quinta-feira, março 06, 2014

Fernando Henrique Cardoso e a Solidariedade das Igrejas Pentecostais




Evangelização ao ar-livre
JOÃO CRUZUÉ


Em recente entrevista dada ao jornalista Anchieta Filho da Rádio Jovem Pan, o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso surpreendeu a todos com esta pergunta: "Porque existe um crescimento tão grande de certas denominações pentecostais? E responde: Porque elas formam uma rede de solidariedade, o país está precisando disso. 

E ele continuou: Essa é uma constatação preciosa, esse crescimento das igrejas evangélicas só acontece porque elas contribuem de forma importante para mudar e disciplinar a vida das pessoas, tornando-as melhor. Porque se expandiria tanto uma coisa que lhes faria mal? 

O comentário sobre o assunto está em Opinião  escrito por Reinaldo de Azevedo no portal da Jovem Pan.

Quero dar início ao meu comentário dizendo que o ex-presidente sempre bem recebido entre os pentecostais, e deles recebeu muitas orações, principalmente por ter sido o homem abençoado por Deus (embora ateu) para debelar a inflação que literalmente devorava o salário do pobre qual uma praga de gafanhotos. O Plano Real implantado em 1994, teve como seu  principal articulador político o Ministro da Economia, que mais tarde veio a ser candidato e Presidente do Brasil por duas vezes.

O Presidente Cardoso nesta entrevista tocou no ponto: As igrejas pentecostais formam uma rede de solidariedade. E testemunho que está solidariedade é harmoniosa em todo Estados da federação. E quando alguém vai e fala de Jesus e um ouvinte dá lugar àquela Palavra de Deus, há uma transformação de vida. O que era desprezível, começa a ter utilidade. A disciplina que o Presidente fala é a DOUTRINA. Palavra que é ensinada na maioria das Igrejas Pentecostais, o famoso Culto de Doutrina que bem conhecemos, por exemplo, da Igreja Assembleia de Deus. Ali é insculpido, gota a gota, a palavra que muda o caráter de uma vida, qual uma gota de água batendo sobre uma pedra. Devagar e serenamente a Palavra de Deus vai incrustando valor ao que nada valia para a sociedade.

Quando, por exemplo, um alcoólatra aceita Jesus, o SENHOR o liberta do vício. Quebra a força maligna do gosto da bebida em sua boca. E, agora, deixando de beber, leva o seu salário integralmente para a sua família. A obra é feita pelo Espírito Santo, através de esforço de um crente que vai até onde está o bêbado para lhe falar de Jesus. E o mesmo Espírito é o agente que liberta o ladrão do pecado de roubar. E ele deixa de roubar e passa a trabalhar para seu sustento e para o sustento dos seus. E estas mudanças são VALORES que são lapidados pela PALAVRA de DEUS apregoada dentro de uma comunidade pentecostal.

E o presidente se admira de ver como o número dos crentes crescem em todo Brasil. Em pesquisas minhas publicadas sobre população evangélica, trago a informação de que a média aritmética deste crescimento ANUAL  de 1960 a 2010 é uma taxa de 5,7%, sendo de 4,91% a média anual da última década. E ele se admira este crescimento porque é justificado pela introdução de um valor social na vida do cidadão.

FHC conclui o assunto, perguntando: Por que se expandiria tanto uma coisa que lhes faria mal? Ou traduzindo em miúdos: Por que se fala tanto mal das Igrejas Pentecostais e elas continuam com um crescimento firme e constante?  Como sociólogo ele bem sabe que ninguém vai atrás de uma coisa que lhe dê prejuízo, que lhe desanime ou deprecie.

E meu comentário sobre este ponto é o seguinte:  Há um rótulo de ladrão atirado sobre os Pastores Evangélicos. E muitos deles, reconheço, ainda não foram quebrados para reaprender a viver com simplicidade. Mas 99,99% desses pastores são homens honrados, determinados, solidários, bons ensinadores da palavra de Deus, e bons lapidadores de almas. Eles conseguem adicionar valor a quem não tinha nenhum. E nisto, o presidente está certo: ninguém continua indo a uma Igreja, se de lá não estiver vindo resultados, o que chamamos de BENÇÃOS. Eu sei que do dia da prestação de contas a JESUS, está escrito que muitos pastores também irão para o inferno por torpe ganância e exploração de ovelhas. O sucesso de um pastor nunca foi nem será  garantia de que Deus se agrada do caráter dele.

Em tempos em que o crack e a cocaína deterioram a sociedade brasileira, onde mais estes agrilhoados pelas drogas vão buscar socorro, senão de Deus através de um crente amoroso ou na porta da Casa de Deus. A política não tem respostas para isto. Os programas que são implantados não atendem nem 1% das reais necessidades. A resposta para um dependente de crack, de cocaína ou de qualquer outra miséria está na Palavra de Deus. Disse Jesus: Vinde a mim todos vós que estais sobrecarregados e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo [maneira santa de viver] e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, e encontrarei alívio para vossas almas.

Sei que o ex-presidente estava falando de política, economia, eleição, mas seus olhos de oitenta e poucos anos ainda estão atentos. Um povo só vai para frente quando mantém altos valores dentro de suas famílias. E o melhor lugar para se aprender  a ter valor é dentro de uma Igreja. Não é a Igreja que muda a pessoa, mas a Palavra de Deus que ela apregoa, esta sim, tem a semente da transformação.

Diante desta palavra de encorajamento (indireto) de nosso ex-presidente, que não é outra coisa senão uma das formas de Deus falar conosco, e ele fala até  pela boca de um ateu (com todo respeito) o que devemos fazer, a não ser continuar nossa rede de solidariedade. Muitos a desconhecem, mas ela funciona muito bem desde Roraima até o Rio Grande do Sul. Ninguém pode estar vendo nem sabendo daquela alma perdida que você levou para Jesus. Até na Igreja, podem pensar que ela levantou a mão para Deus porque foi parar na Igreja sozinha.  Você e eu sabemos que isto não é verdade. Foi fruto de oração, interação, paciência e muito amor de Deus.

E por fim quero alertar para mais um fato. Esta rede de solidariedade já foi maior no passado. Hoje, muitos já se esqueceram do lugar de onde vieram, e já não têm mais o primeiro amor de ir até as periferias, favelas, hospitais e cidades pobres para para uma dívida de gratidão, ou seja: se alguém veio até você para falar do amor de Deus, agora, você também deve ir para fazer a mesma coisa. Se você hoje tem um curso superior, concluiu uma pós-graduação, um mestrado, ou até um doutorado, lembre-se de que a mão do SENHOR é que trouxe prosperidade a sua vida. E, sendo assim, ensine também os seus queridos. Diga-lhes de onde veio, porque veio e como veio. Mantenha  cheia de valores a sua família. A alegria do SENHOR é a nossa força. E quando estamos fazendo aquilo que o SENHOR determina, o ESPÍRITO SANTO se alegra, e sua alegria é estampado no sorriso de nosso rosto. E quando não estamos fazendo o que DEUS determina para que fizéssemos, se olharmos nosso rosto no espelho, vamos ver que ele perdeu o brilho do contentamento.

Deus abençoe o  nosso ex-presidente, Fernando Henrique Cardoso.










Nenhum comentário: