terça-feira, março 18, 2014

Oração para adolescentes evangélicos

.
CONVERSANDO A DOIS SOBRE A ORAÇÃO

e comentários sobre os filmes de Stephenie Meier

ORANDO NO MAR
João Cruzué


Eu imagino que haja neste momento uma multidão de adolescentes cristãos se perguntando se temos mesmo necessidade de orar, uma vez que os exemplos que temos e vemos pode nos levar a uma compreensão de que Deus não esteja ouvindo palavras tão falsas ou desprovidas de sabedoria. Assim como disse o Salmista, também digo eu: "Fui moço, e agora estou velho, mas nunca vi o justo desamparado nem a sua descendência mendigar o pão." O justo do salmo é a figura de um cristão que mantém um diálogo contante com Deus, ao mesmo tempo que evita a comunhão com o mundo.

A oração que funciona é aquela que é feita em secreto. Mateus 6.6. Você conversa com Deus, longe da atenção e da curiosidade de todos. Até isto se tornar um hábito depende de você. Nosso Paizinho (Aba Pai) se interessa pelo que vai em seu coração. Pela fé, você crê que o Senhor está lhe ouvindo, assim com fazia Davi, ao escrever seus muitos salmos. A partir de certo ponto, você sabe, no íntimo, que Deus está ouvindo seus agradecimentos, seus pedidos, suas dores, suas necessidades e seus desejos.

Para orar e ser ouvido, você precisa ser honesto(a) com Deus. Andar a uma boa distância do mundo. Sendo mais claro e bem atual: Há uma sequência famosa de filmes de vampiros no cinema. Stephenie Meier. Entenda, você tem a liberdade para assistir o que quiser, mas para andar com Deus, e ser ouvido por Ele, é bom que não coloque coisas más diante de seus olhos.

Assim como um grande amor pode ser destruído pouco a pouco pela perda de interesse comum, de ficar junto, o Espírito Santo que nos levou a reconciliar e aproximar do Senhor, fica do lado de fora, quando você entra em um cinema para assistir romances de bruxos ou vampiros. O Diabo vendeu uma "boa" ideia para Eva de que o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal era agradável e potencialmente perfeito para dar todo conhecimento. A ideia era: Deus está mentindo para você, não tem nenhuma importância tomar e comer desse fruto. Seus olhos vão ser abertos, vocês não vão morrer, pelo contrário, serão sabidos, iguais a Deus. Ele não disse que perderiam o contato, a comunhão, e que também conheceriam a dor e os espinhos. Assim também, por um simples filme, você pode deixar Deus fora de sua vida. Você é livre para escolher e fazer seu caminho.


Depois de ter lido o parágrafo acima, o que você acha
da "coincidência" da ilustração da capa do primeiro livro "Twilight"?

Deus não nos obriga a andar no caminho estreito, mas o caminho que leva a ter uma profunda comunhão com Ele, é de fato estreito. Separado, distanciado daquilo que o mundo aprova e se alegra. Não obstante, Deus não pode ouvir as orações do mundo, porque Ele é Santo, e todos os que quiserem chamá-lo de Pai, precisam também negar-se ao mundo para viver uma vida de comunhão com Ele.

A diferença entre o caminho largo ou o moderno caminho "meio-termo" nem muito largo, com o caminho ESTREITO está tanto no dia a dia quanto no final da caminhada. No dia a dia, aquele que, voluntariamente, procurar agradar a Deus, andando em santidade, quando orar, sua oração vai ser ouvida e no tempo apropriado - respondida. As bênçãos de Deus são para esta vida e também para a vida futura. (Marcos 10: 28-30).

A pior coisa que pode acontecer na vida de um cristão nominal, que encara a santidade apenas em termos relativos é que: no dia que estiver diante de uma grande necessidade, sua oração não vai ser ouvida. Além da necessidade de arranjar tempo para conversar com o Senhor, também é preciso andar com uma consciência pura, sem acusações, diante Dele.

Tempo é algo que sempre dizemos que não temos. Isto não é verdade. Sejamos honestos. Quantas horas passamos diante de tantas coisas... Tempo para conversar com Deus, para estarmos com Ele, e separação das coisas que são valorizadas pelo mundo. Esses dois segredos são tudo o que você precisa para ser abençoado por toda sua vida.

O que significa orar para mim? Significa, hoje, orar e saber que o Senhor vai me ouvir e responder. Isso custou-me um grande preço, mas como valeu a pena. Passei por dias muito difíceis; eles não foram poucos. Foi isto que ensinou-me algo muito valioso - que O Paizinho me conhece e ouve-me as orações que faço. Eu tenho por costume ir mais cedo para o trabalho, para descer dois três kilômetros antes, para poder orar um pouco. Agradecer, abrir meu coração para compartilhar minhas preocupações e pedir pelas pessoas que me são próximas.

É claro que podemos orar em conjunto na Igreja, nas reuniões de oração, cultos, junto com a família, entretanto, foi Jesus que nos ensinou, em várias passagens do Evangelho: enquanto seus discípulos iam para suas casas dormir, ele, sozinho, às vezes, passava noites em oração. NO Getsêmane, também podemos vê-lo, a um tiro de pedra, orando em particular e reservadamente com o Pai.

O que posso dizer de orações decoradas e repetidas dezenas de vezes? Fui católico, e aprendi a rezar com minha mãe, quando era bem pequeno. Eu ganhava balas nos balcões de vendas, porque as pessoas gostavam de ver uma criança de dois três anos recitando o Pai Nosso inteirinho sem errar. Mas depois que me tornei adulto, e crente, orar para mim é como um namoro, onde palavras decoradas, repetidas, tem menos valor do que aquelas que brotam da sinceridade de um coração romântico. Orar não é isso. Orar é abrir o coração para Deus, agradecendo, chorando de alegria ou de sofrimento, as palavras têm de ser autênticas, pessoais, do fundo da alma.

Orar, significa dizer para Deus o que estou sentindo. precisando. E enquanto oro, também fico em silêncio ouvindo o que meus pensamentos e meus olhos têm a dizer. Eu oro menos do que preciso, mas aprendi a confiar, que quando oro o Senhor está me ouvindo.




cruzue@gmail.com


.




.

Um comentário:

Unknown disse...

Otimo texto. Parabéns! Deus continue te usando e que você continue na sua presença.