quinta-feira, março 13, 2014

Plantas e flores no escritório



Autor: João Cruzué


Relembrando meus velhos tempos no sítio, aqui vão algumas dicas básicas para que você possa experimentar novas emoções com algumas plantinhas na janela do seu trabalho. Nestes dias, estou cuidando de um pé de pimenta malagetona e  repicando  algumas mudinhas da pimenta "dedo de moça! Comprei meu pé de pimenta do outro lado do Mercado Municipal, na rua Cantareira.  Um pouco depois do Banco Itaú, já quase na Avenida Senador Queiroz.. Um fator decisivo para cultivar hortaliças: a luz do sol. Na sombra com exceção de violetas e salsinhas, o resto gosta mesmo é de um bom banho de luz do sol.


Salsinha (Parsley)


Se você não tem um sítio, nem um quintal - não faz mal. Se tiver uma área ensolarada ou que pelo menos bata sol à metade do dia, é possível cultivar algumas plantas. Você vai ter que improvisar um quintal. Por exemplo: use bacias de plástico, superbaratas e fáceis de se achar.  Também está muito em modo a horta vertical, feita de garrafas pets cortadas e afixadas na parede.



Hortelã (mint)


Como fazer a mistura que vai ser a terra para colocar no recipiente de plantio. Eu costumo fazer assim: Um terço de areia média, um terço de terra vermelha, de barranco/talude, e um terço de terra vegetal ou esterco de boi. Se é para poucos vasos,  é bom usar uma colher de pedreiro. Na Rua São Caetano, além de vestidos de noiva tem duas casas de insumos para agropecuária. Eu encontro ali, adubos, saquinhos de polietilenos, sementes de plantas, etc.

Já na Rua Cantareira, do outo lado do Mercado Municipal, você pode encontrar terra para vaso, os vasinhos, muitas mudas de plantas. Hoje eu vi duas jabuticabeiras de uns 60 cm de altura a 40 reais cada. Como era muito pesada, sem chance de carregá-la a pé.



Cebolinha - (Spring onion)

Com exceção da cenoura, cuja mudinha não pode ser arrancada para plantio em outro lugar, salsinha, cebolinha, tomate, beterraba, pimentão, todos podem ser semeados em bacias e replantados em outro lugar com mais espaço.


A semeadura - Com um lápis velho ou pedaço de madeira semelhante, você vai fazendo um risco com 01 cm de profundidade, no sentido do comprimento ou circular, dependendo da bacia de plástico. Em seguida, coloque as sementinhas do envelope na palma de u'a mão e com a outra vai pegando as sementes aos poucos e colocando no fundo do risco (sulco). Depois cubra com terra.


Pimentões - (peppers)

A cobertura com terra sobre as sementes deve ser feita usando um copo despejando apenas o suficiente para que fiquem cobertas. Se depois da primeira irrigação elas ficarem descobertas, cubra mais um pouco. Se colocar terra demais na cobertura, vai dificultar a germinação. Um detalhe, quanto menor a semente, menos terra se coloca por cima. Quanto maior a semente, mais terra. Neste sentido a semente maior é a da beterraba.

Irrigação. É preciso alguma vasilha que irrigue sem desenterrar as sementes. Eu uso um pulverizador pequeno desses de umidificar o interior de casa. Se você tem muitas bacias ou vai formar um canteiro, é bom utilizar coisas maiores. Irriga-se uma vez pela manhã. Se estiver muito seco, também à tarde. Depois torna a cobrir a sementeira.

Sombra. A luz do sol e a claridade são inimigos da germinação. Por isso, você vai precisar cobrir suas bacias ou canteiros com alguma coisa que sombreie completamente. Para pequenos recepientes eu uso jornal. O sol será necessário depois das plantas germinadas, gradativamente. Plantinhas são como bebês. Ninguém pode expô-los debaixo de sol forte, para não desidratar.

Animais domésticos. Ponho alguns pedaços de pau ou ripas - para impedir que gatos e cachorros pisem e afundem a terra das sementeiras.




Beterraba ( Beetroot)

Retirada da sombra. Assim que as plantinhas brotarem, retira-se o sombreamento - sem colocar diretamente no sol. O que pode ser feito gradativamente a partir do segundo dia. Se suas plantinnhas pegam sol apenas em uma parte do dia, vai observar um fato curioso elas vão crescer inclinada para o lado do sol. Vire a bacia para endireitá-las. Se estiver aguando demais, elas vão ficar altas, mas muito "fininhas". Por incrível que pareça, há plantas que precisam de um pouco de sequidão para criar mais raízes. A melhor forma de irrigação é um ponto de equilíbrio.


Tomate cereja - (Cherry tomatoe)

Repicagem - Deve germinar mais plantinhas do que a sementeira vai suportar. Você vai precisar de outras bacias para repicar as mudinhas para um espaçamento maior. Depois de umas duas a três semanas elas estaram prontas para a mudança.No dia que for repicar, você deve regar muito. Até que a terra da sementeira fique barrenta. Da mesma forma deve ficar a terra do recipiente para onde você vai repicar. Não arranque diretamente as plantinhas para repicar. Com alguma ferramenta, por exemplo um garfo, você o enfia na terra para soltar a plantinha. O padrão é mudar com terra na raiz.

Furos no fundo das bacias. As plantinhas podem morrer com falta ou excesso de água. Para resolver o problema do excesso, você vai ter que fazer uns dois, três furos pequenos no fundo das bacias. Eu tenho usado uma chave de fenda pequena para isso. Mas pode ser feito com algum outro instrumento de metal.

Pronto. 

Pelo menos agora você já aprendeu como preparar a terra. He he he!





Nota: tenho algo mais interessante em: Ecoview



.

Um comentário:

Unknown disse...

Otima dicas,Parabéns!!
http://featualizada.blogspot.com.br/