domingo, março 23, 2014

Por falta de Governança Petrobrás perdeu 43% do valor em sete anos.


Petrobrás 2014
JOÃO CRUZUÉ

No curso de Pós-Graduação, meu professor ensinou que as boas práticas de governança corporativa agregam valor a uma empresa. Isto não é o que está acontecendo na Petrobrás. Se você olhar a tabela e depois o gráfico, vai verificar que em 2006 uma ação valia R$24,55 e que  23 de março 2014, vale R$ 13,99 reais. Por ser um ano eleitoral, o preço dos combustíveis vão ser mantidos do jeito que está. Com mais um ano de roubalheira e má administração, esta empresa quebra. E junto com ela, toda a credibilidade dos negócios brasileiros. Quem é que vai querer colocar seu dinheiro nas ações de empresas de um país onde sua maior companhia está fazendo água?



Agora veja os efeitos de uma política estratégica temerária no gráfico:



Trocando em  miúdos, de dezembro de 2006 a março de 2014, em pouco mais de sete anos, a Petrobrás perdeu 43% do seu valor patrimonial. Se isto não é uma péssima administração, por favor me digam então o que é! Até petróleo estamos importando. 

Cadê os bilhões de barris de petróleo do pré-sal? 

Sabe de uma coisa, foi tudo conversa fiada para vencer  as eleições de 2010, quando disseram que a Petrobras era nossa. Se é mesmo, porque esta empresa está fazendo água? 

De quatro em quatro anos ouço as mesmas palavras: estão querenda privatizar a Petrobrás, e nos não vamos deixar, porque ela é nossa. E este "nossa" não é a mesma coisa que ser do povo brasileiro. São apenas conversa para pobre dormir bem. Agora, se usassem a mesma energia que usam para roubar a e da empresa, aí sim, teríamos razão para dizer que o petróleo é mesmo nosso.  Nosso, o caramba!


.



.

Nenhum comentário: