sábado, março 01, 2014

O cristão pode ser torcedor de time futebol?

.
FOTO: GERO/FUTURA PRESS
Enterro de torcedor assassinado
João Cruzué
.
Passei a semana inteira com este assunto na cabeça: Um cristão convertido, servo do Senhor,  pode ser um torcedor de time de futebol? Um santo do Senhor pode ser:  flamenguista, cruzeirense, corintiano, são-paulino, santista, botafoguense, atleticano, palmeirense e outros mais? Note bem, estou sendo bem claro: não estou falando de evangélico ou católico, mas de um CRISTÃO,  um seguidor fiel de Cristo. Na minha opinião, desenvolvida no texto, u Cristão quando se identifica publicamente com qualquer time de futebol, está deixando de lado a mesa do Senhor, desprezando, o conselho da Palavra do Senhor, e participando da mesa dos ímpios e pecadores. E põe pecadores nisso.

Quero começar nossa meditação com um excerto da carta de Paulo aos Coríntios: 

"E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo.Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis. Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais? I Coríntios 3:1-4.

Minha interpretação deste texto: Bem, se Paulo considerou os crentes da Igreja em Corinto como meninos, e depois os repreendeu dizendo que eram carnais, pela cizânia criavam ao formar partido de seguidores de Paulo, de Apolo, de Cristo... o que o Apóstolo Paulo não escreveria se soubesse do assunto tratado nas oito notícias, abaixo, cujo recorte mostra o grau de malignidade espiritual que há por trás das torcidas de times de futebol?

Por favor, leia todos os recortes comigo:

Data: 25.02.14 - Márcio Barreto de Toledo foi enterrado na manhã desta terça-feira no cemitério de Itaquera, na zona leste de São Paulo. O torcedor do Santos tinha 34 anos e deixou esposa e um filho de apenas cinco meses. Familiares, amigos e cerca de 20 membros da Torcida Jovem, a qual pertencia Márcio, estiveram no enterro. O corpo do torcedor foi velado no próprio cemitério, durante a madrugada. Estadão

Data:  16.02. 14 - Polícia Militar  prendeu na tarde desta terça-feira (16) um grupo de nove integrantes da torcida organizada Galoucura. Entre os detidos está o torcedor Carlos Eduardo Vieira dos Santos, o Saf, que foi julgado e cumpriu pena por participação na morte do cruzeirense Otávio Fernandes, de 19 anos. O jovem foi espancado e morto por um grupo de atleticanos em 2010, na porta do Chevrolet Hall, localizado na Savassi, após um evento de artes marciais em que estavam presentes integrantes das duas torcidas rivais. Jornal O Tempo 

Data:  23.08.12 - Diego foi enterrado na última segunda-feira, no cemitério de Inhaúma. O crime aconteceu no bairro de Tomás Coelho, quando um grupo de 50 rubro-negros cruzou o caminho de um pequeno grupo de vascaínos. Diego foi morto com três tiros e uma facada. Dois torcedores do Flamengo já foram indiciados pelo crime. extra. globo.com.

Data: 29.08.11 -   corpo do corintiano Douglas Silva, 27 anos, desaparecido desde o último sábado, foi encontrado no rio Tietê na noite desta segunda-feira. Em entrevista ao programa Brasil Urgente, da TV Bandeirantes, a família do jovem acusou integrantes da torcida uniformizada do Palmeiras, a Mancha Alviverde, de terem o agredido e jogado o corpo de Douglas no rio. O primo da vítima diz que Douglas se envolveu em um confronto entre torcidas organizadas na noite de sábado, após sair de casa dizendo que assistiria ao UFC Rio na quadra da Gaviões da Fiel. Uma briga entre as torcidas de Palmeiras e Corinthians estaria marcada para aquela noite. O corpo foi encontrado às 18h desta segunda-feira, e o caso é investigado pelo 28° DP, na Freguesia do Ó. Antes do clássico de domingo entre Palmeiras e Corinthians pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, dois palmeirenses foram baleados próximo ao Estádio Eduardo José Farah. notícias terra.com

Data: 06.11.05 - Um torcedor do Botafogo, integrante da torcida Fúria Jovem, foi morto com três golpes de foice na descida da Serra das Araras, no interior do Rio de Janeiro, na noite deste domingo, após o clássico carioca disputado em Volta Redonda. De acordo com o major Marcelo, comandante do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe), Rafick da Silva Câncio, 20 anos, morreu na hora. esportes terra.com.

Data 24.02.11 -Uma das maiores brigas do futebol nacional. Após constante troca de agressões, a confusão ultrapassou o limite das arquibancadas e foi parar até no gramado do estádio do Pacaembu. O são-paulino Marcio Gasparin da Silva foi morto a pauladas pelo palmeirense Adalberto Benedito dos Santos . O agressor chegou a ser condenado a doze anos de prisão, mas nunca foi para a cadeia. espbr.com

Data 06.12.10 - O crime bárbaro aconteceu por volta das 7h30 da noite de ontem (5), na Beira Rio, quando um homem com a camisa do Fluminense começou a arrancar todas as bandeiras do Corinthians que estavam fincadas no chão e jogava dentro do rio. Foi quando o torcedor corintiano, que estava vestido com a camisa do time, foi tomar satisfação com um torcedor tricolor que puxou uma pistola e detonou vários tiros na direção do torcedor adversário que foi ferido mortalmente nas costas e rosto. Em seguida, o acusado entrou em um carro Ford Ka vermelho de placa NER 2027 e fugiu em alta velocidade. O corintiano foi levado às pressas para o Pronto Socorro, mas já chegou morto. Ele foi identificado como JOÃO EMERSON PINTO GEMAQUE (37) e residia na Rua Raimunda Rodrigues Capiberibe, nº 1, bairro Novo Horizonte e era funcionário da CAESA. Até agora o acusado não foi preso. Joao Bolero Neto.

Data: 11.12.10 - Três homens serão indiciados por homicídio doloso pela morte do torcedor do Vasco Antônio Marcos Alves de Oliveira, de 31 anos. A informação foi confirmada pela delegada da 17ª DP (São Cristóvão), Valéria de Castro, nesta segunda-feira.  O crime ocorreu em agosto, antes de um jogo entre Vasco e Fluminense. Antônio foi agredido nas proximidades do Maracanã e morreu após ser levado a um hospital. Antônio era um dos diretores da torcida Força Jovem do Vasco.

Deixei de recortar uns outras dezenas, centenas de casos semelhan tes Quero fazer agora minha conclusão. 

MINHA CONCLUSÃO

Um texto bem esclarecedor, para estudo,  está no Blog do Pastor Altair Germano -As consequências do julgo desigual . 

Prosseguindo. Quando era adolescente, e não tinha aceitado Jesus como meu Salvador e Senhor, gostava de um time de futebol. Eu cresci no interior vendo as torcidas dos times dos sítios e fazendas ofenderem jogadores e brigarem dentro e fora do campo. Mas, aos 19 anos aceitei Jesus.

 E fui ensinado a não me conformar mais às paixões do mundo, mas converter-me a Deus para experimentar qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. 

Não tem o mínimo cabimento um crente vestir a camisa de um time de futebol para demonstrar sua identidade com seu clube. Além de correr sério risco de morte, está espontaneamente associando-se a ao mundo das trevas. Mundo onde demônios procuram por corações vazios e mentes ociosas para plantar pensamentos de ódio, morte, espancamentos e assassinatos. 

Não erreis, tanto os que fazem estas coisas quanto os que torcem por estes times, indiretamente estão associados. Não podeis participar da mesa do SENHOR e amar o mundo ao mesmo tempo. 

Para sua meditação e minha, vou transcrever Efésios 5, 1-17:

Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como Cristo também vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. Mas a prostituição, e toda sorte de impureza ou cobiça, nem sequer se nomeie entre vós, como convém a santos, nem baixeza, nem conversa tola, nem gracejos indecentes, coisas essas que não convêm; mas antes ações de graças. Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto não sejais participantes com eles; pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz {pois o fruto da luz está em toda a bondade, e justiça e verdade}, provando o que é agradável ao Senhor;

E não vos associeis às obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as; porque as coisas feitas por eles em oculto, até o dizê-las é vergonhoso. Mas todas estas coisas, sendo condenadas, se manifestam pela luz, pois tudo o que se manifesta é luz. Pelo que diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará.

Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus. Por isso, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.

Conclusão: Se você entende o significado de ser submisso à vontade do SENHOR, pergunte se ELE se agradaria de ver você vestido com uma camisa daquele time...

.



4 comentários:

Georges disse...

O que o irmão pensa sobre partido político, dentro do mesmo tema da passagem citada de Coríntios?

Joao Cruzue disse...



Georges: Minha opinião está neste outro texto:

http://olharcristao.blogspot.com.br/2012/03/debaixo-da-sombra-do-carvalho.html

Anônimo disse...

Realmente, depois desse esclarecimento dentro da Palavra e até mesmo visto pela razão humana, é muita violência nesse meio para que um servo do Senhor venha a fazer parte como torcedor nesse meio tão cruél. Realmente não faz sentido.

Josenildo disse...

Se pararmos para analisar os erros cometidos vamos ver em vários ângulos da vida ate mesmo dentro das igrejas, então o que devemos fazer o que a bíblia nos ensinar tudo que você fizer façais com ordem e decência