quinta-feira, setembro 09, 2010

Primeiro Congresso Nacional da Convenção da Igreja Batista de Angola

.
Foto: Bernardo
Caotinha

Fonseca Bengui

02.09.10
Os pastores da Convenção Baptista de Angola (CBA), decidiram, no seu primeiro Congresso Nacional, realizado entre o dia 24 e domingo, divulgar o conteúdo da Constituição do país junto das comunidades.

Num comunicado divulgado no final do encontro, os congressistas felicitaram o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, pela passagem do 68º aniversário ocorrido no sábado.

Os pastores salientaram os "valores inalienáveis da família", condenaram o divórcio e enalteceram a fidelidade e a pureza conjugal.

Com a participação de 140 congressistas das 18 províncias, o conclave teve como objetivo principal o aprofundamento dos alicerces do compromisso ministerial.

Os congressistas discutiram temas como "o pastor e a sua formação teológica, intelectual e cultural", "o pastor e a Constituição de Angola", "o Pastor e a ética", "o Pastor e a família", "o Pastor e a Administração" e "o Pastor como agente promotor da evangelização do país". O congresso elegeu o reverendo Virgílio Matutuka para presidente da Ordem Nacional de Pastores da CBA e decidiu passar a reunir de quatro em quatro anos. Jornal de Angola.

24.08.10
O pastor e a Constituição do país é o tema de um estudo a ser ministrado hoje pelo jurista Gracione Paulo, aos líderes da igreja Convenção Baptista de Angola (CBA), que se reúnem em congresso na Igreja Baptista da Paz, em Luanda. O objetivo é explicar aos pastores as bases fundamentais da Constituição e como ela trata a questão da fé cristã.

"Como promotores da justiça social, os pastores devem conhecer a lei-mãe", declarou ao Jornal de Angola o reverendo Virgílio Matutuka, vice-presidente da Ordem de Pastores da CBA, promotor da actividade.

Outro tema em análise durante o encontro, que vai durar seis dias, é "o pastor e o seu envolvimento na política". O conclave tem como objectivos fortalecer o ministério pastoral na CBA, avaliar e reflectir sobre o governo congregacional da referida denominação. Haverá igualmente uma reflexão sobre os valores da família, cujas bases, segundo o reverendo Virgílio Matutuka, estão a ser postas em causa com o recrudescer da violência no lar e o aumento dos divórcios.

"O divórcio não é bom", sublinhou. "Devemos trabalhar para a reconciliação, ainda que haja problemas", apelou, apontando que esse fenómeno afecta também as igrejas.

Estão agendados outros temas de cariz religioso como a admissão de pastores ordenados por outras denominações, o pastor em serviço activo nas forças armadas, o ministério feminino nas igrejas locais e a consagração de mulheres ao ministério pastoral, o pastor e a sua formação, o pastor como superintendente dos recursos humanos e financeiros. Jornal de Angola.



.

Nenhum comentário: