quarta-feira, setembro 22, 2010

A doutrina cristã da ressurreição dos mortos

Jeremias 33:3
Award

João Cruzué


A Palavra de Deus está registrada na Bíblia Sagrada. E nesta Bíblia existem muitos textos que mostram com muita clareza que existe a ressurreição dentre os mortos. Houve vários registros de ressurreição na Bíblia, sendo um dos mais conhecidos o de Lázaro de Betânia, morto há três dias. Entretanto todas essas pessoas tornaram a morrer a seu tempo. O único que foi morto, ressucitou e não tornou a morrer foi Jesus Cristo, por isso Ele é chamado de "as primícias" dos que dormem. O propósito deste texto não é detalhar muito o tema, mas levar luz para o entendimento de muitas pessoas que acreditam em uma coisa muito triste: que depois que a pessoa morre, a sua alma deixa de existir e volta para o "grande" nada, assim como o corpo volta para o pó.

Mas usando da interpretação protestante, em que a Bíblia explica a própria Bíblia, quero deixar a seguir muitas passagens bíblicas que vão mudar a idiossincrazia de muitas pessoas, que foram ensinados a pensar que nunca mais verão seus entes queridos depois da morte.


EVIDÊNCIAS

1 - A Parábola do Rico e do Lázaro.

"Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele. E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.

E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.

E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e ( A Bíblia) os profetas; ouçam-nos".


2 - A visão de João na Ilha de Patmos.

"E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram." Apocalipse 6:9-11.


3 - Jesus respondendo aos saduceus

"E, respondendo Jesus, disse-lhes: Os filhos deste mundo casam-se, e dão-se em casamento. Mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem hão de casar, nem ser dados em casamento; porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição."

"E que os mortos hão de ressuscitar também o mostrou Moisés junto da sarça, quando chama ao Senhor Deus de Abraão, e Deus de Isaque, e Deus de Jacó. Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele vivem todos." Lucas 20:34-38.


4 - A visão de João na Ilha de Patmos

a) "E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem. Apocalipse 14:13.

b) "E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras." Apocalipse 20:12.

c) "E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras." Apocalipse 20:13.


5 - Paulo esclarecendo aos Coríntios sobre a morte

Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão? Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer. E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como de trigo, ou de outra qualquer semente.

Mas Deus dá-lhe o corpo como quer, e a cada semente o seu próprio corpo. Nem toda a carne é uma mesma carne, mas uma é a carne dos homens, e outra a carne dos animais, e outra a dos peixes e outra a das aves. E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres. Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela.

Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.

Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual. O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o SENHOR, é do céu.

Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial. E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.

Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. I Corítinos 15: 35-54.


6 - A advertência de Jesus sobre o juízo após a morte.

E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória. E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas. E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.

Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me. Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.

Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?

E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber. Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.

Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.

Comentário: neste último texto, apesar de não ficar evidente o estado dos que vao estar à direita e à esquerda, no contexto bíblico do assunto: tanto uns ( à direita) quanto os outros (à esquerda) estarão presentes para este julgamento - depois de mortos - na segunda ressurreição.

Conclusão: Depois da morte, o corpo volta ao pó. Mas o espírito e a alma da pessoa são imortais. Enquanto não for o tempo da ressureição, eles ficam reunidos em dois lugares: no Hades (lugar dos que morrerem sem Deus) e no Paraíso ( veja a promessa que Cristo fez para o "bom" ladrão) onde Cristo está com os que morreram salvos. Quando chegar o tempo da ressurreição, o pó da terra reconstituirá o corpo de cada um e o mesmo espírito que havia neles voltará. E na forma da mesma pessoa que viveu aqui nesta terra, cada um se apresentará diante do trono de Deus para receber seu prêmio ou sentença. No dia do grande juízo de Deus com os homens, cada um estará plenamente consciente de tudo o que fez.

É por isso que todos são convidados, hoje, a ouvir a voz do profeta Isaías:

"O ESPÍRITO do Senhor DEUS está sobre mim (sobre Jesus); porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos (Mateus 11:29); enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos. A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes. A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado".

A todos que aceitarem Jesus (Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus) terão por direito ter seus nomes escritos no livro da vida - condição básica para receber do Senhor, no dia do grande julgamento, aquela palavra da profecia do próprio Jesus:

Vinde, benditos de meu Pai,
possuí por herança o reino
que vos está preparado desde a fundação do mundo.
Porque tive fome, e destes-me de comer;
tive sede, e destes-me de beber;
era estrangeiro, e hospedastes-me.
Estava nu, e vestistes-me;
adoeci, e visitastes-me;
estive na prisão, e fostes ver-me.

E ninguém neste mundo, bom ou mau, deve ficar sem conhecimento desta verdade. Aceitar Cristo como salvador pessoal - ou não - é uma questão de foro íntimo. Mas seria muito bom que todos aceitassem, uma vez que depois da ressurreição, os que morreram salvos em Cristo vão ficar juntos outra vez - e na companhia do próprio Senhor - em um lugar onde não haverá nem choro, nem aflição, nem lágrima e nenhuma injustiça. Neste lugar não entrará o corrupto, o ladrão, o tímido (sem coragem de se chegar a Deus) o que se prostitue, e todo aquele que não pratica a justiça.



cruzue@gmail.com


.

Nenhum comentário: