quinta-feira, setembro 23, 2010

Como colocar mais qualidade em seu blog

em .

João Cruzué

A grande preocupação dos blogueiros mais antigos é: como podemos produzir muito conteúdo cristão se a blogosfera evangélica, apesar de ter crescido muito em quantidade, ainda tem pouca qualidade? Basicamente, estamos diante de um problema que no curto prazo não pode ser resolvido. A maturidade vem com dois três anos, todavia a Associação de Blogueiros Cristãos pode ajudar nesta questão abrindo a discussão, promovendo cursos de blogs e sugerindo princípios, protocolos, normas e mudança de visão.

A forma e o conteúdo. É natural que nos preocupemos com a forma, o layout de nossos blogs. Uma questão vem à mente: quem veio primeiro o ovo ou a galinha? Como não há unanimidade neste assunto, da mesma maneira acontece com blogs. Posso dar minha sugestão: priorizar o conteúdo, pois a forma é mais fácil de trabalhar.

Não basta um blog bonitinho, cheio de ferramentas (widgets), mas pobre de idéias, de conteúdo. Se você quiser ser um blogueiro respeitado invista no planejamento, na pesquisa, publique com regularidade e paciência. Uma semente não se torna árvore em apenas uma semana nem vai produzir frutos antes da maturidade e da estação própria.

Se você tem mesmo um compromisso com Deus não vai se contentar com o bom nem com o agradável. Você vai buscar a perfeito - a qualidade no processo de blogar.

Para buscar essa perfeição, sua primeira preocupação deve ser com a língua portuguesa. Arranje uma gramática atualizada, use dicionário, e tudo sobre literatura que puder. Leia bastante bons escritores de nossa língua. Por exemplo: Machado de Assis. Observe concordância, regência verbal. Se a língua portuguesa é seu instrumento de trabalho e sua visão é ser um blogueiro perfeito, você precisa dominar a língua mãe. Geralmente as pessoas que gostam de ler, ao ver uma postagem de sua, podem até não gostar de religião, mas diante de um texto bem construído, podem gostar do seu trabalho. E se gostarem, em outra ocasião quando virem um link seu, com certeza vão querer clicar para ler.

Porém não basta ter o domínio da língua portuguesa, inglesa, espanhola, francesa, chinesa se como cristão não tiver inspiração nos textos que escreve. Eles podem ser bonitos, mas serão estéreis. Perfeitos tecnicamente, mas sem a presença do Espírito. O outro lado da moeda também é verdadeiro. Não adianta ser 100% inspirado se escrever Jezus com "z", fieu com "u" e deus com "d" minúsculo. "A lei e o testemunho". A graça com a erudição. O texto com o Espírito. Um blogueiro evangélico perfeito deve ter inspiração de Deus e o domínio da Língua mater. Ainda não alcancei isto, mas estou me esforçando. Enquanto não tenho este domínio, uso regularmente o programa Word para descobrir as indicações de erros. Se conclusivos, eu os corrijo. Este princípio de melhorar sempre é uma atitude de respeito para com os leitores.

Conteúdo variado. É um erro postar sempre o mesmo assunto. Os leitores têm necessidades e gostos de leitura diferentes. Coisas diferentes os atraem. É por isso que a leitura de uma Revista é mais agradável que a de um jornal. Por exemplo, em tempos de crise, a grande mídia impressa tem mais cuidado com a linha editorial. A mensagem de cada semana é mais trabalhada. A competição obriga a publicar algo melhor, sempre acima da concorrência. A mídia secular busca potencializar seus ganhos explorando e publicando assuntos de grande apelo popular. Da mesma forma, um blogueiro evangélico que busca o incremento tanto de performance quanto de leitores precisa servir um "prato" variado, colorido e substancioso.

Blogagem compartilhada. Respeitando as opiniões de cada um, creio que NÃO seria bom blogar sozinho para quem tenha a possiblidade de ter um amigo para postar conteúdo. Uma blogagem a dois, é potencialmente mais produtiva. Isso leva à discussões, interação, divergência e unanimidade. Blogar a dois pode levar a um desenvolvimento maior de formas de pensamento.

Criatividade X "copiagem". Há uma insatisfação muito grande de muitos blogueiros que reclamam ter seus textos surrupiados e publicados em blogs alheios. Tenho visto que blogueiros que criam os próprios textos estão mais presentes nos sites de buscas da Internet. Você pode publicar textos de colegas, conquanto que os avise antes e não se esqueça de colocar os créditos a que têm direito. Créditos quer dizer a autoria, o nome do blog do colega que criou a postagem e o link da postagem original. Isto é respeito pelo trabalho dos outros. Blogs apenas com textos alheios, e nenhum próprio, mostram falta de personalidade ou complexo de inferioridade. Quem sabe você se considera um patinho feio, não descobrindo o talento que tenha, porque nunca tentou?

Reação a elogios e críticas. Não despreze as críticas. Elas podem não agradar. Elas provocam reações iniciais negativas, mas depois podem melhorar nossa visão das coisas. Desconfie dos elogios. Eles podem lhe trazer a falsa sensação de perfeição. Há muitos prêmios sendo distribuídos na blogosfera. Não pense que essas premiações são sempre honestas. Na maioria das vezes, essas premiações são políticas de atração de leitores, não se preocupando muito com o blog premiado. Iscas.

Resumindo: trabalhe primeiro com a qualidade do conteúdo de seu blog. Mostre respeito aos leitores investindo pesado no domínio da língua portuguesa. Por princípio, escreva focado e inspirado. Dê primazia ao Espírito Santo em seus textos. Seja diferente. Se estiver começando com um blog, respeitando caso a caso, é uma boa estratégia blogar a dois. Com respeito mútuo, um vai potencializar as habilidades do outro. Não poste sempre o mesmo assunto, meses a fio. Mensagem, mensagem, mensagem, mensagem e mensagem. Ninguém aguenta. Nem mesmo crentes. Procure variar com sabedoria, trabalhando seu blog como se fosse uma revista de conteúdo variado. Não seja um eterno copiador de textos alheiros. Arisque, crie, produza, não tenha medo de errar, aprenda com os erros. Valorize e agradeça as críticas, elas potencializam o crescimento.

Quanto à forma, o layout de seu blog, um bom começo é criar um blog-teste similar ao modelo do seu blog principal para pesquisar e conduzir experimentos nele. Enquanto eu não desmontei o código de html de um blog, não adquiri o conhecimento que precisava para trabalhar a forma de meus blogs.


João Cruzué/ABC


Curso de blogs: Como fazer um link



4 comentários:

joão disse...

ok... vc sugeriu um blog com vários assuntos, mas eu pergunto: Como fazer isso no meio de tantos blogs que vivem do 'comentarismo cristão' de notícias?

Louvor Josemar Santos disse...

Olá benção de Deus, seu blog é uma benção, estou até seguindo! Deixo o meu link para uma possível visita! Um grande abraço do amigo irmão: JOSEMAR SANTOS
www.josemarsantoslouvai.blogspot.com

Desrelativisando disse...

Ótimas dicas João, muito obrigado!

Concordo que esses simples passos podem fazer um blog realmente bom, tento seguir mas ainda tenho muito o que melhorar... é um aprendizao ;]

Um Abraço e fique com Deus.

Joao Cruzue disse...

.

Marcos,

Explicando: se você publica digamos, só poesia, vai term um blog com apenas um assunto.

Se você escreve sobre varios temas, a probabilidade de receber leitores é muito maior.

A maioria (89%) dos meus leitores vêm do serviço de busca do Google. Eu costumo usar coisas de interesse popular para atrair leitores para as coisas que de fato gosto de escrever.

Por exemplo, quando postei as regras do hífen da nova ortografia da Língua Portuguesa, está interessado em atrair estudantes.

Quando publiquei um assunto ligado à morte de Michael Jackson, estava interessado em atrair fãs de música pop.

Quando publico informações do DPVAT sobre Seguro Obrigatório, estou atraindo outro tipo de usuário da Internet.

Note bem: para cada 10 assuntos que escrevo da minha área (religião/mensagens) eu coloco de dois ou três de coisas que podem trazer leitores para meu blog.

Dá uma lida na Revista Veja para você entender o que é variar os assuntos do Blog. É claro que tem muita gente escrevendo sobre os mesmos assuntos. Mas o Google não privilegia na Busca apenas os grandes, a disposição nas páginas de busca é bem democrática.



Abraço.


.