terça-feira, setembro 14, 2010

De volta ao Mar da Galileia

.

Salmo 103
.João Cruzué

Depois de três anos acompanhando o Senhor, os discípulos agora estavam sozinhos. Jesus, o Filho do Deus Vivo, estava "morto", e Pedro, seu discípulo mais destemido, confrontava com a realidade: o Mestre estava morto! O tempo dos milagres, da multiplicação dos pães, as multidões interesseiras, o partir do pão, as parábolas (para Pedro) passou De volta à Galileia ele decidira voltar à velha vida de Pescador; junto com ele, os outros discípulos. Todos eles passaram pelo "Caminho de Emaús. Jesus, o profeta poderoso em obras e palavras sofreu a condenação da morte na cruz. O Remidor de Israel, estava morto. A profecia da pesca de homens, chegara a um fim decepcionante.

Ao menos era o que pensava os seguidores de Jesus. O sonho tinha acabado; agora eles estavam acordados e de volta a monotonia e à mediocridade. E foi assim que eles subiram no barco da decepção e passaram a noite inteira pescando - sem apanhar um peixe sequer. A pequena chama do início da Igreja estava se estinguindo. O nome de Jesus ficaria restrito àquela geração e região. Mas os planos que são traçados por Deus não terminam no barco da decepção. O Senhor, de novo, observava seus discípulos lançando as redes no lago da Galileia.

E assim tem sido com muitos crentes, cujos corações já arderam sob a labareda do fogo do Espírito Santo. Como é fácil esquecer os momentos felizes que passamos na presença do Senhor. Basta uma decepção, um pisão, uma cotovelada "santa", uma oração não respondida, para começar o longo e silencioso processo do esfriamento espiritual. As bênçãos e graças já não mais são lembradas. Os pequenos e grandes livramentos, esquecidos. Há uma força maligna sorrateira, incansável no propósito de apagar a chama do Espírito que arde nos corações dos crentes.

Existe uma entidade maligna que procura atiçar, fermentar a natureza do velho homem nos crentes. E quanto mais se critica, murmura, reclama, mais a chama da presença do Espírito de Deus se apaga. E quando acordamos, estamos de novo na velha vida - pescando - sem apanhar nada. Resumindo tudo em uma palavra: um desânimo total.

Se não fora o Senhor, Pedro passaria o resto da sua vida lavando redes vazias no mar da Galileia. Entretanto houve um fato que mudou todo o curso da história. Depois de pescar a noite inteira, o barco retorno à praia. E naquela praia estava um homem, que não chamou a atenção de nenhum deles, até o momento que perguntou:

--Filhos, tendes alguma coisa para comer?

--Não!

Então aquele homem insistiu: Lançai a rede à direita do barco e achareis. E eles lançaram; e grande cardume de peixes se enredou. E João foi o primeiro a se lembrar.

--Pedro... é o Senhor!

Querido, como somos propensos a viver sempre nos esquecendo das bênçãos de Deus. Creio que é pela nossa maneira egoísta de ser. As maravilhas e bênçãos do Senhor, devem ser lembradas e agradecidas a cada manhã. A lembrança deve sobrepor-se ao esquecimento. Se pararmos para pensar e enumerar as maravilhas que o Senhor tem feito em nossa casa, todo dia nos emocionaríamos, porque elas são muitas. Precisamos separar algum tempo, para lembrar e relembrar daquilo que Deus fez por nós. Um coração agradecido, sempre alegra o Senhor.

E se tivermos um pouquinho mais de tempo para meditar sobre nossas faltas, mesquinhez, egoísmo, rabugice, avareza; esquecimento do próximo, falta de amor, omissão, desculpas de falta de tempo... vamos encontrar as razões injustificáveis de nosso desapontamento e decepção.

Precisamos ler mais o salmo 103:


"Bendize ó minh'alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome.

Bendize ó mina alma ao Senhor e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.

É Ele que perdoa todas as tuas iniquidades e sara todas as tuas enfermidades,

quem te redime a vida da perdição e te coroa de benignidade e de misericórdia.

Que enche a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a águia."


Ah! irmão, se o Senhor não tivesse um diálogo com Pedro depois daquela pescaria, Pedro teria ficado com remorso pelo resto da vida. "Simão, filho de Jonas, tu me amas? Vai então deixa esta rede e vai apascentar os meus cordeiros! Simão, filho de Jonas, tu me amas mesmo? Porque abandonou as minhas ovelhas? Vai cuidar delas! E pela terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me?

--Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo.

--Então vai e apascenta as minhas ovelhas!

E assim também, neste momento o Senhor pode falar com você: O que tem feito com o propósito dele em sua vida? É por isso que suas redes voltam sempre vazias? Se você o ama de verdade, então vai, e faz com alegria a obra que o Senhor entregou sob sua responsabilidade, e recebe o renovo da presença do seu Espírito Santo. Aleluia!


SP- 14.0.2009


cruzue@gmail.com

.


.

4 comentários:

joão disse...

Olá! Este seu post é a mais pura verdade. A fé em Deus foi comparada a uma semente, e essa semente só frutificará se cair em solo adequado. Ela precisa ser regada todos os dias, ser bem cuidada.
É difícil enxergarmos a importância do tempo dedicado exclusivamente à Deus. Mesmo que seja só 10min, mas 10min entre você e Deus já valem mais do que 24h sem Ele!
Obrigado e parabéns pelo blog.

Otaciano Aguiar disse...

Meu irmão, Cruzué,

não foi por acaso que eu encontrei esse blog seu, suas palavras são muito abençoadas e com elas eu também compartilho com algumas pessoas pois certamente ela irá impactar muitos corações. Sou um Servo do Senhor Jesus também e me alegro muito quando vejo que existem pessoas que como você não se prostraram diante de baal. Deus continue te usando sempre em sua obra. Abraço, e fica na Paz do Senhor.

Otaciano Aguiar.

Iraluz disse...

Irmão Cruzué, glória a Deus pela sua vida, pois sempre que leio seus post me emociono muito e sei que é Deus falando comigo. Fui muito tocada com essa palavra. Obrigada. Gostaria de aproveitar o ensejo para me desculpar por não dar continuidade ao concurso literário. Passei por um problema familiar de enfermidade na vida do meu pai, que me afstou das atividades na Web, mas o Senhor está no controle e ele vem se recuperando a cada dia vemos a boa mão do Senhor. Peço desculpas mais uma vez, não era minha intensão começar e parar. Deus te abençõe irmão. Fica na paz do Senhor Jesus.
Um abraço

Joao Cruzue disse...

Oi minha irmã de Guarulhos,

Aguardo os dois textos que me faltam.

Eu compreendo, e que o Senhor responda suas orações.

Sua inscriação ainda está de pé.

Vamos em frente.


Irmão João.


.