segunda-feira, setembro 20, 2010

A multiplicação dos blogs evangélicos

.
Antes que ela aprenda a ler, você precisa publicar.
Comece com um Blog; ela ainda vai ser sua leitora.

Curso de Blog

João Cruzué

Há cerca de seis anos, comecei a me interesar por blogs. Na época, a mídia mais democrática e popular nos Estados Unidos, onde foram decisivos para eleger os três últimos presidentes. A partir de 2005, eles começaram a ser publicados aqui pela "elite" intelectual evangélica, que não tinha (e ainda não tem) interesse nenhum em sua popularização. Em 2007 a UBE - União de Blogueiros Evangélicos, foi criada para reunir a segunda geração de blogueiros evangélicos., principalmente assembleanos. E foi a partir de 2008, que dentro da UBE foi iniciado um movimento para incentivar cada liderança evangélica a criar seu próprio blog para publicar conteúdo cristão. Mais recentemente criamos a Associação de Blogueiros Cristãos para levar avante outro projeto: levar 100 mil líderes evangélicos a publicar conteúdo cristão na Internet a partir de um blog até o final de 2013.

Quando o IBGE concluir o Censo 2010, lá pelo dia 27 de novembro de 2010, o número de evangélicos vai ser estimado, por amostragem. Através de pesquisas e estimativas que este Blog fez no ano passado, nós cremos que em 2010, a população evangélica brasileira esteja em torno de 20%, ou seja, 40 milhões de crentes.

É perfeitamente possível levar 100 mil pessoas a escrever e publicar na Internet. São líderes evangélicos em nossa concepção: pastores, professores, evangelistas, missionários, universitários, maestros, líderes de jovens, líderes de adolescentes, profissionais liberais - enfim, é perfeitamente previsível que há um líder em cada 10 crentes em alguma área da Igreja evangélica.

A Igreja cristã tem uma tradição de cronistas e escritores desde os tempos de Moisés. Mas foi no século XIV, quando a Reforma deu início à Igreja evangélica, que ocorreu a maior revolução na escrita, que se teve notícia. E o primeiro livro produzido pela Imprensa foi a Bíblia Sagrada. E no rastro da Bíblia - até hoje - muitos outros livros pegaram carona na mesma tecnologia iniciada pela máquina de Gutemberg.

Deus sempre quis que sua Palavra fosse pregada, e divulgada na forma escrita para ser conhecida de todos os povos, tribos, línguas e nações. Há uma revolução acontecendo neste século na forma escrita da palavra. Seu alcance não é mais local nem regional. Em dois segundos, um texto publicado neste blog fica disponível aos quatro cantos da terra. Se ele for traduzido para a língua inglesa, pode ser lido por cerca de metade da população do Globo. A Internet é a forma de comunicação mais barata e eficaz, jamais disponibilizada em outras épocas.

Há cinco anos venho publicando conteúdo através do Blogger do Google. Sou um líder evangélico comum. Não sou pastor, não sou bispo, não sou famoso, não sou teólogo, nem venho de família evangélica tradicional. Sou apenas o João. Todavia, na busca do Google, se você digitar "blog cristão", na primeira posição, da primeira página, há pelo menos dois anos aparece o Blog Olhar Cristão. Se você digitar "blogs evangélicos mais acessados", também vai aparecer o Blog Olhar Cristão. Se pesquisar "associação de blogueiros", também na primeira posição vai aparecer a Associação de Blogueiros Cristãos. Humildemente trabalhos nossos.

Por que um líder evangélico deveria criar e publicar um Blog? Fico muito contente por essa oportunidade de responder esta questão. Primeiro, um blog é uma oficina de palavras. É o espaço mais barato e simples para que você comece a aprender a mais promissora e democrática tecnologia de publicação da forma escrita das palavras. Se você tivesse começado há cinco anos, provavelmente seus sites e blogs estariam nas primeiras posições de busca. Cada ano perdido em dúvidas e pouco interesse, são mais e mais endereços digitais não crentes plantados na internet. E você continua em dúvida. Quando toda internet estiver dominada por toda espécie de pessoas, não será mais tempo de começar.

Publicar conteúdo cristão (positivo) na Internet é buscar uma alta posição: formador de opinião. Eu sempre disse isto nos textos que venho publicando: a geração atual de infantes e adolescentes são ávidos usuários da Internet. Se você não quiser publicar, de pagar o preço de um aprendizado que não é imediato, quem vai formar a opinião deles vai ser um ateu, um liberal, um muçulmano, um hindu, um homossexual. Por que? Porque você, talvez, não ache isto importante. E o lugar que é seu por herança e por direito, por indiferença, será tomado por outra pessoa.

É preciso que cada líder evangélico, em casa ou na lanhouse, aprenda a lidar com tecnologia de publicação eletrônica. No começo tudo é difícil, mas com boa vontade e amor à obra de Deus, o tempo e a curiosidade vão trazer o conhecimento necessário para seu proveito, e quem sabe compartilhar com outros para que façam o mesmo.


Eu creio firmemente que vale a pena dedicar tempo para aprender a publicar textos cristãos na Internet. Testemunhos, reportagens, sermões, mensagens, poesias, relatórios de missões, textos de utilidade pública, jornais eletrônicos, etc. Precisamos multiplicar as fontes cristãs de criação de conteúdo eletrônico. É a vanguarda da tecnologia. Eu sei que o Senhor quer isto, e que é muito bom escrever para a glória de Deus. Há muitos famintos de Deus por aí, atrás de um monitor. Eles não querem saber de fofocas evangélicas nem de ortodoxia farisaica. O Espírito do Senhor procura por escritores cristãos que sejam humildes e que se deixem inspirar. E a coisa mais emocionante que já vi nesta vida, e não há outra mais bonita, é quando você vê um pecador arrependido fazendo as pazes com Deus. Aquelas lágrimas de reconciliação são lindas e preciosas ao olhos do Senhor. Eu sempre me emociono com elas.

É para isto que serve um blog genuinamente evangélico. Essa tecnologia precisa ser nossa.


cruzue@gmail.com









24 comentários:

Anônimo disse...

shalom irmao joao, que foto da criança no notbook. muito linda.suas postagens sao demais e animadoras. abracom

Anônimo disse...

Paz do Senhor!

Esta postagem é de grande importancia, de que muitos blogueiros evangélicos devem ou deveriam ler e publicar em seus blogs, Serei bem direto, eu posso publicar em meu blog?

Que Deus te abençõe, e convido para visitar o meu blog: http://gospeltsm.blogspot.com/

Gildo de Carvalho disse...

Também confio que a internet é o meio mais prático e eficiente de comunicação de nosso tempo. E por isso também me empenho a estimular colegas de ministério a fazerem uso dessa ferramenta.
Também me associei a UBE. Fico feliz com o trabalho desenvolvido por lá.
Deus continue o abençoando.
Sou seguidor do teu blog. Caso queira, dê uma passadinha no meu para saber o que fazemos pelo Reino.

Deus o abençoe!

Gildo de Carvalho
www.quadrangularpari.blogspot.com

Joao Cruzue disse...

Para TSM

Obrigado pela consideração. Toda matéria que tem minh assinatura no começo, pode ser copiada e postada.
Peço que mantenha meu no início

A Paz.

Irmão João Cruzué.


.

RSS disse...

Paz do Senhor pastor !

A nossa participação é fundamental na divulgação da verdade do Espírito do Senhor.Estamos vivendo um momento de muitos perigos, mas a Palavra livra, liberta e salva.
Sejamos esse instrumento nas mãos do Senhor.
Graça e paz do nosso Senhor .

Anônimo disse...

Só pode escrever blog evangélico quem é um líder? Posso escrver sobre coisas evangélicas em um blog sobre tecnologia (computadores, internet) sáude, ou seria mais recomendável ter um separado para isso?

Joao Cruzue disse...

Réplica ao "anônimo"

É claro que cada pessoa é livre para editar um blog. Todavia quem exerce uma liderança cristã, "deveria" pensar mais no caso. Minha preocupação é com a públicação de conteúdo cristão.


Irmão João.


.

Clovis Junior disse...

Olá achei ótimo a ideia!!
Façam blog é muito bom e passem no meu!!
http://semmedode-sonhar.blogspot.com/

Clovis Junior disse...

Gostei muito bem concordo plenamente!!
Gente faça um blog mais antes passa no meu!!
http://semmedode-sonhar.blogspot.com/

De papo com Deus disse...

Olá!!
Gostei muito do texto e concordo que internet também pode ser um instrumento valioso para comunicar a Palavra de Deus de forma direta, simples e rápida.Por isso estou aqui!

Estou chegando com muita disposição para expandir o meu ministério.

Vocês estão convidados para visitarem o meu blog (ainda bebê):
depapocomdeus.blogspot.com

Abraços!!

Valdeney disse...

PAZ AMADO DO SENHOR JESUS!

Eu sou também um deste que busca esse espaço na rede para levar esta preciosa palavra que da vida e transforma o homem pecador.

Estou completando um ano em junho, o meu tempo de folga estou lendo e escrevendo para fazer o melhor para Deus! Jesus e contigo!

Anônimo disse...

Gostei...Visitem http://missaopalavraepoder.blogspot.com.br/ Deus abençoe a tds

Kezia Garcia disse...

Durante muitos anos cristãos tradicionais julgaram as midias como sendo do Diabo, e ele acabou tomando posse. Muito bom ver que a Igreja acordou e tem se empenhado em tomar posse das midias as usando como ferramenta de divulgação da Palavra de Deus.
Http://www.blogdakeziagarcia.blogspot.com

Joao Cruzue disse...

Obrigado Késia. É, se a Igreja não atualiza sua forma de evangelizar, vai perdendo terreno para o humanismo. Visitei seu blog (E agora?) e achei muito legal. Parabéns.

Irmão João

Cintia Amorim disse...

Realmente a internet pode se tornar uma grande aliada da evangelização. Seu alcance mundial nos permite alcançar vidas que jamais saberemos. Daí também a responsabilidade em publicar conteúdos de qualidade. Abraços.

Unknown disse...

A internet apesar de ser uma arma muito usada pelo mal, tem por outro lado trazido a nós cristãos uma possibilidade de aprender nunca antes vistas. Durante muito tempo eu tinha uma dúvida sobre a blasfemia contra o Espírito Santo e em um clique minha dúvida se foi. Até deixo o link do vídeo que vi
http://youtu.be/NljwfPT-akg

Davi disse...

Sempre é bom aumentar o alcance da Palavra De Deus.

Joao Cruzue disse...

Abraço, Davi!

FRAM disse...

Falar de Deus, e uma benção fortalece a alma gloria a Deus.

Unknown disse...

Admiro sempre os blogueiros cristão!

Deus abençoe este seu ministério.

Deixo meu link, caso queira ler os assuntos relacionados ao evangelho.

Abraços!

http://www.portalveneza.com.br/?s=paulo+ricardo+lopes

Att,
Paulo Costa.

Unknown disse...

Muito bom

Anne Thimmig M. Bonilha disse...

Amei... que incentivo!!! O que dissera sobre "O Espírito do Senhor procura por escritores cristãos que sejam humildes e que se deixem inspirar."
Estamos também nesse esforço para anunciar as Boas Novas. Deus abençoe.

https://altoajudadivina.blogspot.com.br/?m=1

Joao Cruzue disse...

Obrigado pela gentileza do comentário. A paz do Senhor? Anne.

Anônimo disse...

O Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental e Social / NEPAS desenvolveu uma pesquisa voltada a comparação da percepção ambiental de católicos e evangélicos frente à problemática das Mudanças Climáticas. O estudo foi realizado na Região da Grande Vitória / ES. Os resultados da pesquisa podem ser acessados em www.nepas.com.br .

Roosevelt
roosevelt@ebrnet.com.br