segunda-feira, setembro 06, 2010

Blogs evangélicos - inspiração e conteúdo

.


João Cruzué

Há cinco anos venho publicando o Blog Olhar Cristão. Confesso que fiquei surpreso do alcance desta mídia ao longo desse tempo. Um dia, eu propus a meta de evangelizar e ser lido em 20 países. Na época associei-me ao Friendster para me comunicar com os povos da Ásia; e criei o olhar cristão em mais três línguas de alcance universal: inglês: Christian View, espanhol: Mirar Cristiano e alemão: Christlicherschauen.

Não pude me dedicar com afinco nos últimos três blogs, e mesmo assim, o counter da neovox aponta leitores em 197 países. Sete a menos que a FIFA (204) (Futebol/Copa do Mundo) e seis a mais que os países membros da ONU. Com sinceridade, acho isso muito bom. Se esta ferramenta chamada Internet fosse bem trabalhada com um olhar além do horizonte que cada um de nós enxergamos poderíamos fazer, em grupos, um estrago muito grande nesta grande "horta" globalizada que precisa ser fermentada com o Evangelho genuíno de Jesus Cristo.

Em 11 de abril de 2009, Susan Margaret Boyle, uma cantora escocesa desconhecida estava participando de um concurso de calouros chamado "Britain's got talent". Aparência? nenhuma! Bem vestida? desleixada. Mas atrás daquela pessoa tão insegura e feia havia uma coisa que fazia diferença: uma voz de anjo. Ao cantar a música " dreamed a dream" (Eu sonhei um sonho) composta por Alain Boublil, sua voz atravessou o mundo em poucos minutos pelo YouTube. Seu primeiro álbum, lançado em final de novembro de 2009, se tornou o álbum mais vendido do ano, e superou a casa dos 9 milhões de discos em apenas 30 dias. Interessante: no campo musical as cantoras vencedores não são apenas as divas curvilíneas que fazem sucesso? Então como foi que Susan Boyle bateu todas elas? É simples: foi Deus quem a criou para um propósito especial. Ele tem um estranho e maravilhoso propósito de chamar as coisas que não são à existência, para confundir as que são.

Tenho recebido muitos emails de blogueiros que estão pensando em parar de escrever, por que não têm mais inspiração ou não sabem bem para que criaram seus blogs. Usando o exemplo de Susan, eu pergunto: por que ela alcançou seu objetivo em adiantados 48 anos, considerando que há tantos artistas que alcançam a fama ainda na adolescência? Eu creio que a resposta está bem no Evangelho. Ela continuou acreditando, tentando, insistindo, por muito, muito tempo. Aos 48 anos ela ainda estava tentando.

Estou plenamente consciente de que o Blog Olhar Cristão não é a página de visita diária de preferência nem de católicos nem de evangélicos. Há centenas de pastores famosos e blogueiros que escrevem com muita graça na Internet. Recebo poucos comentários. Meu estilo de blogar é esquisito, sou muito generalista. Nos primeiros dois anos: 2005 e 2006, alcancei a modesta marca de 7.000 leitores - nos dois anos. No final de abril de 2008, chegava aos primeiros 100 mil leitores. Nos dois anos seguintes 2009 e 2010 o blog está chegando na casa de 1.000.000 de leitores e ultrapassando 1.300.000 textos visitados. Não há explicação, a não ser persistência e um desejo sincero de levar 100 mil líderes para publicar conteúdo cristão na Internet a partir de um Blog - até 2013.

Na verdade, há tempos que nossa inspiração está mais árida que um deserto. Mas assim com o ano tem quatro estações, considero a inspiração cíclica. Uma coisa, porém, provoca nossa inspiração: a leitura. Quem lê mais, escreve mais e eu gosto de ler bastante. Não tanto quanto nos tempos acadêmicos, mas estou voltando ao prazer de ler novamente. Durante minhas leituras estou sempre fazendo contraponto com as referências cristãs que possuo. Eu creio que as pessoas gostam de ler aquilo que vemos, aquilo que sentimos, aquilo que planejamos, acreditamos, pensamos. Quando Susan Boyle cantou "Eu sonhei um sonho" ela cantava o sonho da própria vida. Seu sucesso era uma coisa impossível? Era! Mas nosso Deus tem prazer de mudar as impossibilidades.

O conteúdo de um blog cristão para mim deve ser como o conteúdo de uma Revista. E a melhor revista que temos neste país é a Veja da Editora Abril. Ela sempre traz uma entrevista, para que as ideias e pensamentos dos entrevistados sejam absorvidos pelos leitores. Aprendemos muito lendo sobre a maneira de pensar dos outros. O que é bom a "gente" guarda. Tem informações científicas, política, tecnologia, religião, educação, saúde, etc. Sua mensagem principal é a informação e o jornalismo político. No caso do Blog Olhar Cristão, o que mais gosto de escrever são mensagens cristãs, entretanto crio postagens sobre vários assuntos, para atrair a leitura (para elas) do mais variado tipo de leitores. A maioria de meus leitores não são evangélicos. Creio que um blog com um conteúdo repetitivo, cansa.

O conteúdo de um blog cristão não deve repelir leitores. Neste momento, os blogs que exploram COTIDIANAMENTE apenas o lado ruim das lideranças evangélicas, são muito populares. A cultura brasileira é ligeiramente interessada em fofoca e difamação, mas em se tratando de um endereço cristão, acho a falta de equilíbrio e a agressão gratuita um péssimo testemunho. Acredito muito em conteúdo positivo. Coisas que mostram o Cristo, que colocam a mensagem do amor de Deus diante de uma pessoa deprimida e suicida às 04 da manhã diante de um computador. Eu acredito sinceramente que toda palavra escrita e inspirada por Deus, vai, prospera, leva a voz de Deus e não volta vazia. Temo que os blogs de fofocas evangélica em pouco anos vão produzir um grande vazio em seus escritores. O Espírito de Deus é muito sensível.

Eu tenho certeza que as pessoas gostam de ler textos originais, não copiados. Há um aborrecimento antigo na blogosfera contra os copiadores. Pessoas que ainda não venceram a timidez para escrever a maioria de seus textos. Também tenho certeza de que não se nasce escritor, mas torna-se escritor com dedicação, muita leitura, investimentos na gramática da língua portuguesa, regras da nova ortografia, isso é respeito aos leitores. Não tenho tanto conhecimento da língua, mas por respeito, sempre usa as dicas do corretor ortográfico do "Ms-Word". Sei que ele ainda não está atualizado sobre tremas e hífens, mas revela muitos erros de digitação. Imagino que continuando assim nos próximos cinco anos estarei bem melhor em português. Se deixar de blogar durante esse tempo, o conhecimento da língua não acumula, pelo contrário, vai diminuir pela falta de uso.

Se você me perguntar, agora, se vale a pena criar ou continuar editando um blog, com certeza eu vou dizer que sim. Este território chamado internet é com um mundo novo a ser desbravado. As principais ferramentas são as imagens e as palavras. A harmonia do visual na combinação de texto e imagem. A comunicação impressa começou com a Bíblia de Lutero. A partir da Imprensa de Gutemberg a humanidade inteira foi beneficiada através dos livros. Sou totalmente a favor de que: Cada líder evangélico deve aprender a escrever e publicar conteúdo na Internet. E o começo mais fácil e barato são os blogs. Ainda estamos no tempo em que eles são hospedados e divulgados nas buscas gratuitamente. Perder esta oportunidade ou usá-la mal, vai ser motivo de muito arrependimento.

Para terminar vou contar mais uma vez porquê decidi aprender a lidar com blogs, que no princípio foi muito difícil para mim. Certo dia eu digitei a palavra "church" na barra do Internet Explorer - aquele navegador do "ezinho" (e) azul. Eu esperava que se abrisse um site de uma Igreja cristã. Em seu lugar apareceu a página de uma igreja satanista. Com tanto cristão no mundo, eu pensei, porque os satanistas estão à frente dos crentes na Internet? Por que as Igrejas cristãs e os crentes são tão lerdos? Eu me perguntei aborrecido. Depois de pensar com mais calma sobre o caso, cheguei à conclusão que eu era um dos lerdos! Durante dois anos tive muitas dificuldades em aprender a lidar com os Blogs. Mas insisti, pois eu tento escrever para glorificar a Deus.



Sorocaba, 06.09.2010.


.

2 comentários:

israel batista disse...

muito bom este texto, eu tenho meu blog que eu faço a miscijenação entre o literario e cristão, são trabalhos meus e copiados parabéns vc arrasou neste texto ele realmente é uma realidade tudo que vc disse abraços

Antonio Cruz disse...

Não tenho dúvida de que suas palavrasa foram direcionadas pelo Espírito de Deus. É uma grande realidade na blogosfera, como blogueiros as vezes, percebendo ou não, deixamos a desejar quando pederiamos fazer mais.
Tenho um blog (www.metanoiacruz.blogspot.com)onde trato de assuntos sociais e teológicos, sempre com a intenção de denunciar práticas cristãs em desarmonia com a Palavra de Deus. trago ainda informações,testemunhos, notícias,e conteúdos teológicos.

Apesar de ser um blog recente (iniciado em fevereiro 2010), ultrapassa os mil acessos por mês, porém, com poucos comentários. Sei que o trablaho que faço tem influenciado pessoas, e já tenho conciência da responsabilidade que assumi ao me tornar um blogueiro cristão, mas confesso que se não ficar atento a minha missaõ como blogueiro, acabarei perdendo o foco pelo simples desejo de ser comentado (que Deus me livre disso).

A leitura desse seu artigo me fez parar para refletir sobre minha ação na blogosfera, minha dedicação a continuação na divulgação do mesmo.

Grande abraço!

Em Cristo.
Antonio Cruz