quinta-feira, setembro 23, 2010

Ponto de inflexão


.

João Cruzué

Quando estava no segundo ano da faculdade, o professor de matemática ensinou sobre o "ponto de inflexão". Também na vida espiritual existe o momento da virada. Um exemplo disso aconteceu com Davi, e está registrado em I Samuel 30.6. Estas palavras foram muito úteis para mim, durante uma época muito difícil, de uma longa provação de 11 anos de desemprego.

A luta com Golias trouxe fama para o jovem Davi. A partir daí, ele começou a ser mal visto pelo rei Saul. Foram poucos os seus dias de fama. Caçado como um animal, escreveu este salmo: Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! "Salmo 42:1".

Este cervo, o orix. Um animal que se escondia nas rochas mais altas dos montes de Israel, fugindo dos caçadores. Quando estava no limite de morrer de sede, ele descia do monte, bramando de angústia , diante dos caçadores, em busca de água. A sede extrema o fazia se expor, à procura de água, mesmo sab
endo que seus algozes estavam à espreita.

Davi conhecia, na própria pele, esse detalhe.
E foi descendo da fama para ser um foragido. O diabo sabia do propósito de Deus para sua vida e procurava levá-lo a um erro para matá-lo pelas mãos de Saul. Davi era ungido de Deus, mas seus dias de glória ainda estavam no futuro. Quanto ao presente, ele andava se escondendo por cavernas
, desertos e até morando com o inimigo, no caso com os filisteus.

A Davi, foram se juntando os homens aflitos, endividados, amargurados; cerca de 400 homens.
O momento da virada na vida de Davi aconteceu quando ele passava por uma aflição duríssima. Mas depois dela, a providência de Deus mudou a sua sorte.

Estando fora da cidade, onde pousavam, vieram os inimigos amalequitas e deram com ímpeto sobre a cidade de Ziclague, incendiando todas as casas e levando cativas as famílias de Davi e de seus 40
0 seguidores.

Quando estes homens viram a cidade queimada, saqueada, suas famílias levadas cativas, entraram em um desespero tão grande que deciram apedrejar Davi. Eles o culpavam pela má sorte. Seguiam um homem azarado.


Enquanto eles procuravam por pedras, Davi chegou ao seu limite. Mas ele era diferente. Naquela hora de desespero ele tomou a decisão correta: foi buscar a face do Senhor. Mandou chamar o sacerdote Abiatar, que colocou o éfode, e Davi consultou ao Senhor: Perseguirei e alcançarei esses amalequitas? E o Senhor respondeu: Persegue, porque, decerto, os alcançarás e tudo libertarás! E foi assim mesmo que aconteceu.

Ah! meu amigo(a) leitor(a), como esta palavra fez bem ao meu coração em meus dias de aflição...

Foi naquele momento, que Davi foi posto a última prova, antes de seguir para um reinado de 40 anos. O diabo apertou Davi na beira do "precipício", mas saiu "derrotadíssimo" porque Davi em vez de murmurar, blasfemar, se desesperar, ele foi buscar a presença do Senhor.

Foi o momento da virada na vida de Davi. Ali, ele parou de descer e começou a subir. Dias depois, Saul morreu. Davi foi aclamado rei de Judá. Sete anos mais tarde, rei de todo Israel.

Ele tinha razão, quando escreveu:" Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Salmo 46, 1-2.

Se você ceder ao desespero diante do seu limite, seu adversário - o diabo, vai se alegrar, vai gargalhar às escondidas da sua derrota enquanto você pode estar culpando Deus pelos seus problemas. Mas se em lugar de se desesperar, você se levantar da poeira e buscar a presença de Deus, como Davi buscou, quem vai beijar a poeira vai ser o seu inimigo!


Amigo quem sabe você esteja em luta duríssima, igual a de Davi?

Fique firme.

Na extrema angústia, não saia correndo, nem jogue tudo para o alto. Estes momentos costumam acontecer bem próximo da vitória. Basta ter paciência um pouco mais. Contra todas as circustâncias - espere no Senhor. Vai chegar um momento que o Senhor vai olhar para você, e colocar um ponto de inflexão positivo em sua vida. Você vai parar de descer, e vai começar a subir. Não se esqueça de que quando mais fundo for o poço, mas profundas serão as raízes que vão sustentar uma vida de muitas bênçãos





Nenhum comentário: