quinta-feira, setembro 16, 2010

Pastor Jose Satirio dos Santos e o Presidente da Colômbia


.
ENTREVISTA COM O PR. JOSÉ SATÍRIO DOS SANTOS

Por Renan Augusto Veiga - AD Setor da Lapa

.
Pastor José Satírio dos Santos sendo entrevistado pelo Pr. Renan Augusto Veiga


A paz do Senhor irmão João Cruzue,

O Pr. José Satírio dos Santos, missionário brasileiro há 35 anos em Cúcuta - Colômbia, esteve conosco, na Assembléia de Deus da Lapa - Ministério Belém, neste final de semana (10 e 11/09/2010) no Congresso de Missões, quando nos concedeu uma entrevista. Na oportunidade, ele comentou sobre a visita que recebeu do candidato Juan Manuel Santos, hoje atual presidente da Colômbia, no mês de maio passado quando foi ao Centro Cristiano Asamblea de Dios, em Cúcuta. Na ocasião o Pastor Satírio teve oportunidade de se reunir com o Dr. Juan Manuel para defender os dez princípios que regem os fundamentos cristãos da Igreja.

Julgo como muito importante a participação que o Pastor Satírio tem com nossa Igreja no Brasil e conveniente apresentar esta entrevista para que conheçamos os mesmos princípios

Renan Augusto Veiga.


ENTREVISTA

Pr. José Satírio dos Santos
Missionário Brasileiro (Ass. Deus) há 35 anos em terras colombianas.



Por Renan Augusto Veiga

A paz do Senhor queridos e amados irmãos. Nós estamos muito felizes por chegar até os irmãos através do site da nossa Igreja www.adlapa.com em mais um programa especial. Nós realizamos [no último fim de semana] o Congresso de Missões do Setor da Lapa, e tivemos o privilégio da presença do Pastor José Satírio dos Santos do Centro Cristiano Asamblea de Dios - Cucuta/Colômbia. Ele pregou no evento e também nos concedeu alguns minutos para uma entrevista.

PERGUNTA
RENAN - Quando falamos de missões sempre vem o nome do Pastor Satírio como referência entre Nós. Pastor, gostaria que o senhor nos contasse como está o trabalho missionário que o Senhor tem desenvolvido na Colômbia na cidade de Cucuta.

RESPOSTA.
PASTOR SATÍRIO - Nós já estamos servindo ao Senhor, [na Colômbia] por 35 anos completos. No trabalho missionário há uma primeira fase, a implantação da Igreja, quando nós passamos por provas, pelos desafios, pelas diferentes circunstâncias que foram partes deste período., e graças a Deus superamos bem: a Igreja nasceu e cresceu. Hoje ela se estende dentro da Colômbia; na América Latina, entre as nações vizinhas: a Venezuela, Equador, Panamá, subindo para a América; e de 1996 para cá nossa base se estendeu até o Himalaia [Butão], tomando o Himalaia para Cristo. E neste plano a mão do Senhor está estendida, salvando almas da mesma maneira como foi em Cucuta. Cada vez que chegamos a um lugar novo, repete-se o quadro, com algumas diferenças, porém com os mesmos resultados: salvação, nascimento da Igreja, crescimento local e logo a extensão da Igreja na área em que ela está sendo implantada.

Estamos felizes porque primeiro foi possível vencer no tempo umas das provas imensas do missionário, que é de permancer com a visão e com o projeto. Eu pensei que talvez tomaria cinco anos, logo quando se cumpriu cinco anos, eu pensei que seria outros cinco. E se cumpriram dez; então eu pensei que seria outros dez. O certo que já se passaram três décadas e meia.

PERGUNTA
RENAN - Pastor nós temos um tema muito atual que tem tomado nosso país, o Senhor já passou no incício deste ano eleições na Colômbia, e nós estamos vivendo este período agora no Brasil. Nós sabemos que em maio de 2010 o atual presidente da Colômbia, Juan Manuel antes de se eleger esteve com o Senhor lá na Igreja em Cucuta na Colômbia e nós sabemos que o Senhor passou para ele sobre os 10 princípios que defendem os fundamentos da fé cristã

PASTOR SATÍRIO: Foi para nós uma satisfação receber a pessoa do candidato Juan Manuel Santos, o candidato que tinha pretensão de manter as propostas que aplicadas pelo Presidente Álvaro Uribe. Ele veio até a Igreja e eu encontrei uma oportunidade de apresentar ao candidato, aquela precocupação nossa, como pastor, frente aos grandes temas que envolvem a sociedade, e que a Igreja acompanha. Porém nós falamos no púlpito, em salas privadas e poucas vezes temos oportunidades para apresentar este tema aos legisladores, executivo e judiciário.

Nesta ocasião eu disse ao senhor candidato Juan Manual Santos que nós nos preocupamos com os fundamentos; e tomei o salmo 11:3, quando o Salmista faz uma pergunta: Se os fundamentos forem destruidos, o que pode fazer o Justo? Apresentei a ele os dois componentes dos fundamentos: o componente espiritual e o componente social

No componente Espirital, nós lhe falamos da necessidade da nação, de cada família de ter os princípios divinos, como por exemplo Jesus ordenou, exortou que se buscasse primeiramente o reino de Deus e a sua Justiça. E logo também tomei a palavra de Deus em Deuterômio, que diz: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e com toda as tuas forças e ao próximo como a ti mesmo".

Se uma nação tem uma sociedade que põe em prática o componente espiritual está se mantendo no fundamento que é a relação com Deus. É importante acrescentar que sem fé é impossível agradar a Deus.

E logo olhamos detidamente para o componente social, e quando falamos no social, apresentei a ele os 10 príncipios que fazem o componente social:

1 - Ética, da parte ética da vida de cada cidadão. Não ver a ética como algo que pertença a outrem, senão que cada pessoa tome para si este princípio como base para sua vida.

2 - Ordem e limpeza - ordem na vida, ordem na família. E junto com a ordem a limpeza, como parte integral do ser, da sua mente, seus olhos, seus ovidos, seu corpo, seu ambiente e seu entorno.

3 - Integrigade, o príncipio que faz com que o indivíduo seja uma só peça, completo. A integridade permite que uma sociedade seja acreditada e aceita.

4 - Pontualidade - ser pontual em tudo que se pretende fazer; não só no campo de cumprir com encontros, senão com as nossas obrigações em qualquer área da vida.

5 - Responsabilidade, que é intransferível, uma pessoa não pode transferir sua responsabilidade para outra. Se ele acerta, é a responsável, se ele se equivoca, erra, é a responsável. Isto é um ensino que tem que ser dado em casa, na família, tem que ser construído com compromisso paterno, das autoridades da nação.

6 - Falei do desejo de superação, que as pessoas nascem para crescer, que Deus ativa o crescimento no ser, mas o ser administra este processo de crescimento

7 - O respeito às leis que são justas, leis que respondem de maneira ativa aos princípios. É bom resaltar que como família da fé, nós não somos obrigados a seguir nenhuma lei que fere os princípios morais, se as leis legalizam o que não é aprovado pela palavra de Deus, pelos princípios divinos a Igreja não está obrigada a obedecer. É bom lembrar também aquelas palavras dos apóstolos quando foram ameaçados: Importa obedecer mais a Deus que aos homens. As leis que menciono aqui devem ser leis que tenham componentes de justiça.

8 - Falamos também do respeito pelo próximo e os direitos desse próximo, direitos que estejam também dentro deste marco, justo e deprincípios.

9 - Amor ao trabalho, o trabalho não é um castigo, não é uma penalização pela falta, pecado, erro de alguém, o trabalho é uma oportunidade, onde o talento, as habilidades do ser
aparecem e ele pode desenvolver no campo onde se ocupa e logicamente não só pode se realizar, senão também recompensado.

10 -E por último falamos dos princípios da cultura financeira em esfera superior que envolve os governantes em qualquer nação do mundo e também envolve a nós como pastores como igreja, como pastores ter a obrigação de assentar e parar e refletir
e entender o que é um banco, poupança, empréstimo, investimento, de maneira que o cidadão saiba se conduzir corretamente e encontra as facilidades e não seja explorado por juros tão altos. Quem regula isto é o governo quetem obrigação, eu disse ao Dr. João Manuel que era necessário
prestar atenção a esta situação.

Apresentamos também as ameças a estes componentes, vimos uma ameça perigosa que é o materialismo, o materialismo envolve o indivídio que busque reconhecimento a qualquer custo, o propósito do materialista é ganhar dinheiro, é ter bens em suas mãos sem importar a maneira e a forma e a quem possa fazer mal.


VEJA O VÍDEO E TODA ENTREVISTA AQUI: Mensagem Eficaz


Nota: texto sujeito a revisão ortográfica. Não houve tempo para isto: João.




Nenhum comentário: