segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Cinco anos de Blogs Evangélicos

.

A Blogosfera Evangélica de 2005 a 2016


Joao Cruzue

Por João Cruzué

Sábado - 27.02.2011.

No começo, nos primeiros cinco anos da última década, os blogs cristãos brasileiros eram coisas de nerds, intelectuais evangélicos que tinham livre acesso à cultura americana. Com sua popularização a partir de 2007, a blogosfera intelectual começou sofrer o impacto de emergentes menos "nobres" E como água e gasolina não se misturaram. Os "intelectuais", no isolamento, sumiram. Os blogueiros emergentes, mormente presbíteros da Igreja Assembleia de Deus, deram início a uma segunda leva de associação de blogueiros, da qual a UBE - União de Blogueiros Evangélicos foi precursora. Daí por diante se iniciou uma política de incentivo à publicação de conteúdo cristão na Websfera.

Sem falsa modéstia, fomos um dos pioneiros no fomento de criação de blogs cristãos para ir de encontro às porcarias da Internet que não tinham nenhum contraponto cristão. Não estive sozinho nisso, pois os fundadores da UBE e outros moderadores da comunidade estiveram juntos. Pagamos o preço do atrevimento sofrendo muitas críticas, a maioria delas contra a péssima qualidade dos textos dos novos, manchada ainda mais pela esterilidade e consequente publicação de textos de outros autores.

Até hoje ainda não sei escrever direito, e creio que não chegue a ficar bom nisso, mas procurei dar qualidade às publicações investindo em revisões de português, melhoria de layots, estudo de HTML, CSS, uso do corretor ortográfico do Office... e ao mesmo tempo, compartilhava meus progressos em dois tutorias: Como Blogar e Curso de Blogs.

É bem verdade que a qualidade não acompanhou a quantidade na blogosfera cristã, mas ela existe e pode ser apreciada em muitos blogs que surgiram de 2009 para cá. Continuamos insistindo no mesmo ponto: Cada líder cristão, principalmente os que trabalham com educação cristã, deveria transpor a linha que marca o limite entre o usuário passivo e um publicador de conteúdo cristão na Internet - 100 mil blogs até 2012. E para não ficar apenas em palavras, investi do próprio bolso nisso porque acredito na efetividade de um blog : Prêmio Blogueiro Cristão.

Por natureza um blogueiro evangélico é uma pessoa individualista, plenamente contextualizada com esta era pós-moderna. Narcicista. Minha visão começa a mudar aqui. Para que a Websfera cristã comece de fato a ser efetiva ela precisa deixar de ser individualista e narcisista para trabalhar o lado social desenvolvendo laços entre blogueiros, compartilhando espaços em seus blogs para outros escritores - convidados. Do individual para o comunitário.

A título de exemplo, há três semanas Ariana Huffington vendeu seu Blog, o Huffington Post que na verdade é um espaço agregador que divulga links de 9000 blogueiros afiliados. Não estou aqui fazendo apologia dos ganhos financeiros (315 milhões de dólares) que ela obteve com a transação com a AOL, mas da capacidade estratégica que teve, consciente ou não do princípio bíblico da unidade composta.

Ainda há espaço para um novo blog evangélica na Websfera?

Tenho uma excelente notícia para você: o seu espaço continua vazio por lá. Há milhões de leitores esperando textos que traduzam experiências de vida, conselhos bíblicos, testemunhos bíblicos, boas notícias de evangelismo, missões, ações sociais, etc. Crie seu blog e comece a escrever nele a sua cosmovisão, as coisas que acredita, a visão das coisas a sua volta. Não tenha medo de escrever. É preferível começar alguma coisa errando (e depois melhorando) do que deixar o medo embotar um dom que você talvez nem imagina que tem. Mas não comece sozinho/a. Tente primeiro compartilhar seus planos com um irmão amigo. Um planejamento a dois é bíblico. Vai reduzir o tempo de amadurecimento e aumentar as chances de qualidade do conteúdo de suas publicações.

A maioria dos presbíteros, professores e superintentendes de EBD de nossos dias vieram de tempos da ou imediatamente pós-ditadura, onde um grau maior de passividade empurrado e aceito por esta geração. Tenho observado isso em minhas tentativas de convencimento de destacados colegas, mestres em teologia e docentes da Escola Dominical. É uma pena.

Uma pena porque daqui a cinco anos, 100 milhões de Tablets estarão substituindo os atuais celulares nas bolsas e valises de cada brasileiro. Um equipamento de fato portátil, onde se pode ler a bíblia na igreja, fazer as anotações do sermão do pastor, fazer ligações telefônicas para o mundo, ler jornais, baixar arquivos da internet, fazer treinamento de EAD e gravar aulas na escola. Isto é irreversível!

Não podemos começar a pensar nisto daqui a cinco anos, mas agora. Se você estiver na blogsfera, potencialize sua criatividade, transforme seus olhos e seu coração em uma janela onde seus leitores possam ver aquilo que você está vendo e sentindo. Comente sobre todos os assuntos com RESPONSABILIDADE, sem cair na crítica improdutiva e perigosa, pois há um crescente aumento de processos por ofensa moral sendo julgados nos tribunais, contra difamações gratuitas. Comente sobre tudo, pois é preciso estar nas primeiras páginas dos buscadores virtuais para atingir todas as áreas em busca de todos os leitores.


Escrito para o Blog Olhar Cristão e Associação de Blogueiros Cristãos.






.

domingo, fevereiro 27, 2011

Café com Jesus 6


.
O ARGUEIRO E A TRAVE

trave
Duas traves
João Cruzué


Vejo que estamos na temporada de diagnósticos sobre a situação da Igreja Evangélica no começo desta segunda década dos anos 2000s. Todos eles bem críticos. Também quero emitir uma opinião, mas uma opinião destoante. Quando falo de Igreja Evangélica, a primeira imagem que deve aparecer na minha frente, é a minha própria situação espiritual diante de Deus. Eu não estaria sendo justo com Deus nem honesto comigo mesmo se fosse analisar o argueiro da Igreja sem levar em consideração a possibilidade de uma trave à frente dos olhos.

Vou levar em consideração que:
1 - A Igreja não é Evangélica nem Católica. Foi o Senhor Jesus Cristo que lançou sua pedra fundamental, há 2000 e poucos anos, e o que conta efetivamente na sua composição não são os registros do rol de denominação alguma, mas os nomes daqueles que foram salvos, perseveraram, e mantêm seus nomes escritos no Livro da Vida.
2 - Cristãos nominais nem sempre são Cristãos de verdade


O QUE ESTÁ ERRADO

Em primeiro lugar considero a perda gradual da comunhão com o Espírito Santo, que não mora nesta ou naquela Igreja. Seu templo é o nosso corpo, e continua conosco se não o magoarmos, afastarmos e o apagarmos de nossas vidas. Não é a Igreja que esfria, mas cada um de nós que perde o calor do Espírito, ao teimar em tomar atitudes erradas e
fazer escolhas contrárias a vontade do Senhor. De escolha em escolha, de teimosia em teimosia, o Espírito vai se entristecendo, o primeiro amor se vai, e meus olhos começam a sentir que a temperatura da Igreja caiu.

Mas na verdade fui eu quem provocou queda na sua temperatura. Ora, ora, isto está se tornando muito comum no tempo. A inversão de valores. A busca pela presença do Espírito de Deus cedeu lugar a coisas "mais" imediatas, e a forma da pirâmide de necessidades está de cabeça para baixo. O mais importante, que sustenta nossa vida espiritual está em baixo, mas desejamos nos dar bem e não mais depender a CADA DIA da providência do Senhor. Algo do tipo: Alma, deita e regala-te, pois tens no depósito muitos bens!


INDIVIDUALISMO EXARCERBADO

Vivemos na época do pós-modernismo, onde princípios e marcos foram banalizados e desacreditados. O amor, a moral, a política, as relações familiares são relativisadas como produtos descartáveis. Um zilhão de informações e transformações agride nossos sentidos e paradoxalmente nos esvaziam. Consumismo, secularismo, narcisismo, a coroação do eu, o excesso de abertura de novas igrejas. O não contentamento, a pressa e a velocidade estão ditando as normas de tudo.

Sem a dependência de Deus, seremos como um barco perdido, varrido pelas ondas e açoitado por fortíssimos ventos. É preciso uma âncora. E esta âncora não pode chegar ao fundo sem ter tempo para estar na presença de Deus. Orações não são coisas descartáveis. O tempo da oração não pode ser reduzido, reduzido e reduzido a cinco minutinhos - por semana. Para buscar a presença de Deus é preciso estar na presença de Deus. Isso vem sendo desrespeitado ultimamente. Se eu não tenho este tempo, e você também não, é bem provável que culpemos a Igreja pela nossa frieza.

Deixar nossa vontade em segundo plano e colocar a de Deus em primeiro lugar na nossa vida, é o retrato da fotografia da Igreja de hoje, E quem é esta Igreja: eu e você.


ATITUDES PESSOAIS

Não posso escrever muito, pois não é preciso muitas palavras para concluir o assunto. O quanto você e eu desejamos pagar para que a Igreja de hoje deixe de ser fria, ineficaz, ineficiente e pouco efetiva?

Bem, isto depende de cada um de nós. Se cada crente tomar aquela atitude necessária para subir em um grau a temperatura da sua vida espiritual, isto vai também refletir positivamente na congregação.

O quanto estamos conscientes e dispostos a melhorar nossa situação espiritual? O apóstolo Paulo citou uma frase de autoria do Mestre que diz: "Melhor coisa é dar do que receber". Estamos dando alguma coisa ao nosso próximo? Pelo menos já descobrimos que é este próximo? Temos incluído este próximo em nossas atividades anuais? Temos planejado repartir com nosso próximo uma parte daquilo que temos recebido com tanta fartura? Enfim, estamos mesmo interessados em solidariedade e compaixão? Se não estivermos, não podemos dizer que amamos Deus, se nem conseguimos perceber os seres humanos que fazem parte da nossa comunidade.

A Igreja está "ruim", porque eu estou aquém do que deveria estar. Antes de criticar a Igreja, eu preciso passar as mãos à frente dos olhos, pode ser que uma trave esteja bem ali, tirando a visão de mim mesmo.

Para mudar a Igreja, devo começar produzindo uma mudança em minha vida. Eu preciso que Deus transforme um carvão em brasa e este carvão sou eu. A partir do momento que houver o fogo do Espírito em mim, é possível compartilhar com os outros que ainda estão apagados. Por último, não é possível fazer nada sem Jesus, pois sem Ele nada podemos fazer". Para meditação, II Crônicas 7:14/15




Em Cristo,



João Cruzué.

cruzue@gmail.com

Se você gostou, leia também:


Projeções da população evangélica para 2010



INTRODUÇÃO

Por João Cruzué/Blog Olhar Cristão

Quando fiz as projeções abaixo, EM ABRIL DE 2009, eu pensava que, no Censo do IBGE de 2010, contivesse uma pergunta específica sobre Religião no questinário comum de pesquisa. Entretanto, quando o Censo ocorreu, a pergunta religiosa não esteve presente naquele questionário. Ela foi feita em questionário próprio, distribuido por amostragem científica, para projetar dados estatísticos sobre a religão dos brasileiros.

Resumindo, não houve contagem, mas uma amostragem científica, do tipo pesquisa eleitoral. Portanto, se você ler nos jornais, livros ou internet que a população evangélica do Brasil será de 57 milhões em 2011 ou 109 milhões até 2020, trata-se apenas de especulação sem suporte estatístico das fontes oficiais: IBGE, TSE e FGV. Para que as projeções da SEPAL se tornem realidade, é preciso que que cada um dos 40 milhões de evangélicos de 2010, ganhe para Cristo, pelo menos 3 pessoas não evangélicas. E para que isto aconteça, embora muito simples na teoria, na prática não é tão simples assim, porque o discipulado é coisa do passado! Infelizmente. Seria preciso que cada congregação desenvolvesse um projeto de discipulado prático (e não teórico) e começasse a influenciar a comunidade local, não com palavras, mas com ações sociais em benefício dos mais humildes. A Igreja Evangélica parou de crescer porque se fechou em quatro paredes, e passou a usar a Televisão. Mas televisão não gera discipulado.

Nosso trabalho, feito em abril de 2009, usou séries históricas do IBGE e alguns dados da FGV, que com certeza não vieram de contagens oficiais, mas de projeções feitas por amostragem em censos anteriores. Demais disso, além do IBGE, tivemos estatísticas mais recentes vindas do site do TSE e, a julgar pelos 70 deputados federais evangélicos eleitos em 2010, é bem possivel que estejamos perto de 20% da população brasileira. Ir MUITO além disso, não tem nenhuma SUSTENTAÇÃO das fontes de pesquisas oficiais.


SEGUE A MATÉRIA DE ABRIL DE 2009

PROJEÇÃO DA POPULAÇÃO EVANGÉLICA PARA 2010

Proj2009
As informações da tabela são oficiais,
exceção aos dados de 2010, que foram projetados


João Cruzué

Cópia não autorizada

Semana passada, publiquei um artigo incluindo uma projeção da população evangélica para 2010 com base na evolução estatística de 2001 até 2003, cujas fontes foram o IBGE e a FGV. Depois de colocar o assunto em debate no mural da comunidade Ning da UBE, percebi que as interpretações do texto foram variadas e, de certa forma, distorcidas. Então, aproveitando o descanso desta Sexta-feira Santa, pensei em desenvolver o tema usando de uma abordagem crítica.

Dados da tabela acima provenientes do IBGE com informações desde 1890, mostram que a população de religião evangélica em 1991 era de 13.189.284 fiéis. Cerca de 8,98% da população brasileira com 146.825.425 habitantes na época.

Dez anos depois, o IBGE fez o Censo demográfico de 2000; os dados foram os seguintes: a população brasileira aumentou para 169.779.170 e os evangélicos foram contados em15,4% da população, cerca de 26.184.941 crentes. Em dez anos os evangélicos praticamente dobraram - de 13,2 para 26,1 milhões. Um crescimento de quase 98% em 10 anos.

Em 2010 o IBGE vai realizar novo recenseamento. Considerando os 17,88% que a FGV- Fundação Getúlio Vargas, uma instituição de grande conceito na área estatística, estimou para a população evangélica em 2007, como um dado confiável, o Blog Olhar Cristão publicou uma projeção para 2010 estimando em 19% o número dos evangélicos sobre uma população brasileira de 192 milhões de habitantes. Isso resulta em 36.480.000 crentes, mas por outro lado, mais de 150 milhões de não crentes.(1)

Se considerarmos que este número está dentro de uma realidade bem provável, vamos ter um crescimento de 39,72%, menos da metade do que crescemos entre 1991 e 2000, que foi de 97,59% - conforme está registrado em nossa tabela.

A pergunta que vem agora é: Por que os evangélicos perderam o fôlego? Parafraseando o apóstolo Paulo: Corríeis tão bem, quem vos impediu de continuar a carreira no mesmo ritmo? Isso mesmo: o que aconteceu para uma queda de 40% - de 98 para 40%?

Tendo dito isto, gostaria de fazer uma análise do que está acontecendo nesses últimos nove anos com a Igreja Evangélica. Direto ao ponto: O Evangelho da "prosperidade", a novidade introduzida pelas Igrejas Neo-pentecostais na década de 1991-2000 perdeu o encanto e se revelou descartável. A inovação eficiente nos anos 90 trouxe um componente estranho para os primeiros nove anos do nosso século: as pessoas perderam o entusiasmo por ele e aguardam uma outra novidade que agrade aos seus ouvidos. Para mim, o Espírito Santo foi trocado pela "novidade" dos anos 90, mas a energia daquela "prosperidade" minguou, assim como o azeite das lamparinas da Parábola das dez virgens, do Evangelho. Como bem criticou alguns blogueiros da comunidade, a quantidade não trouxe qualidade.

Para não ser prolixo, vou concluir. O método que Jesus Cristo usou há 2000 anos ainda se mostra o mais eficiente para nortear a Igreja. Quando ele concluiu seu ministério, estima-se que tivesse 500 discípulos. Discipulado. A TV mostra-se eficiente para evangelizar, mas ela tem um ponto falho: não produz discipulado! Não, porque trata-se de um veículo de entretenimento descartável na sua essência. E, discipulado significa um novo convertido aprendendo com um cristão maduro - em comunhão com o Espírito Santo. Para por isto em prática não é necessário um mega-projeto nem recursos financeiros astronômicos, basta implantar em cada Igreja a volta do discipulado. Ainda não inventaram nada melhor para a prosperidade da Igreja.

1 - "Crentes" era o rotulo que os evangélicos recebiam no Brasil antes da década de 90.


Original publicado no Blog Olhar Cristão em: 10/04/09

-------------------------------------------------------------

ANÁLISE

SOBRE UMA PROJEÇÃO DA POPULAÇÃO DE IGREJAS EVANGÉLICAS
Com base em dados anteriores do IBGE

João Cruzué

Data de publicação desta projeção: 05.04.2009.


Project

O Blog Olhar Cristão elaborou a projeção tendo como base os números oficiais do Censo Demográfico do IBGE do ano 2000 e uma população evangélica em 2007 estimada pela FGV em 17,88%. Com base nessas informações estimou em 19% a população de evangélicos para 2010. Esta projeção atende ao princípio da razoabilidade e destoa de muitos dados ufanistas. Depois do Censo demográfico do IBGE de 2000, não existe nenhuma fonte com dados reais.

Antes de olhar a tabela da projeção que fiz em abril de 2009, quero dizer hoje (02.11.2010) o seguinte: O Censo que o IBGE está terminando esses dias, não está contando pessoas por religião. O agente que veio em minha casa e talvez na sua, não perguntou sobre a minha religião. Eles vão fazer isto também por AMOSTRAGEM. Neste sentido, a projeção que fiz em abril do ano passado (2009) continua de pé.



Confirmando: Censo de 2000: população: 169.799.170; evangélicos: 26.184.941 - 15,4%. Projeção para 2010: Censo da população: 192.000.000; evangélicos 36.480.000 - 19,0%.

Análise.Em 1991, era de 9% a participação dos Evangélicos na população do Brasil. De 1991 a 2000 houve um grande crescimento e esta taxa subiu para 15,4%. Foi durante esta época que surgiram com força o evangelismo pela TV com o Bispo Macedo da Igreja Universal e o Missionário Romildo R. Soares da Igreja da Graça. Também foi nesta década que a Igreja Batista encantou uma geração de adolescentes e jovens com o aparecimento da excelente Banda mineira - Diante do Trono - liderada por Ana Paula Valadão.

De 1991 a 2007 o crescimento patinou. Segundo Pesquisas da Fundação Getúlio Vargas, em 2007 os evangélicos eram estimados em 17,88% da população brasileira. Isto foi motivo de comemoração pela Igreja Católica que ficou aliviada da perda constante de membros para o lado evangélico. Para o próximo censo demográfico de 2010, o Blog Olhar Cristão projetou um pequeno crescimento, situando em 19% a porcentagem de evangélicos. Sinceramente, esperamos que esta taxa seja maior, embora a realidade nos aponta para uma taxa sem brilho.

Ainda há tempo para refletir sobre o pouco crescimento de 2000 (15,4%) a 2003 (17,88%), caso queiram desconsiderar os 19% projetados por nós para o censo do IBGE de 2010. Por que o freio de mão está puxado?

Vamos apresentar algumas causas, sem pretensão de ser donos da verdade. Uma delas é a excessiva esposição da mensagem "dinheiro" através da TV e do rádio. É um "pede-pede-$" que assusta os não crentes. Isto leva a uma interpretação literal de ganância e avareza. A outra causa é a quantidade elevada de novas Igrejas que se funda todo dia. Todos querem ser pastores, e a presuposição de que as "outras" não sou do "meu" gosto. Por que será? Mas não é isso que é preponderante sobre a queda brusca na taxa de crescimento.

Pessoalmente, creio que hoje não se ganha mais almas apenas com um Evangelho de palavras. Evangelho é poder de Deus, e o poder de Deus são palavras confirmadas com sinais e maravilhas. Em uma geração que praticamente abandonou e desprezou o Espírito Santo de Deus, não me admira que a Igreja esteja trabalhando pouco e colhendo mais pouco ainda. O principal agente da conversão de pecadores está sendo apagado e relegado a terceiro plano, enquanto que o evangelho da "vitória" campea a muito tempo nos primeiros lugares no gosto do povo.

As grandes Igrejas Evangélicas não têm mais projetos e a visão acabou-se. Estão contentes com o tamanho dos próprios rebanhos. Hoje, talvez não esteja equivocado se disser que um projeto político gere mais paixão do que um projeto evangelístico. Billy Graham, um estrangeiro, no ocaso de seus 90 anos, mostrou às lideranças da Igreja Brasileira o caminho de um grande projeto. Ele veio, foi-se, e tudo voltou ao dantes. Morno.

Há um grande equívoco na maneira política das grandes Igrejas Evangélicas brasileiras. Não é um projeto político que vai levar a Igreja Evangélica a se dar bem no Brasil. É melhor um projeto evangelístico de grande envergadura. Se a Igreja desenvolver e se apaixonar por um grande projeto, vai voltar a crescer com mais ímpeto. É melhor ter 50% da população brasileira crente em cristo, do que ter 100 deputados na Câmara Federal. É muito simples: dos 50%, sem nenhum projeto político, sairão muito mais que 100 deputados - além do principal: que é agradar ao Espírito Santo e ao Senhor Jesus. Já não se trata de tornar o Brasil evangélico, mas de levar as almas dos perdidos, dos pródigos, dos gays, das prostitutas, dos grandes traficantes de drogas - a CRISTO.

Observando as últimas taxas de crescimento da Igreja Evangélica brasileira, podemos fazer uma interpretação com base em uma analogia: O noivo está chegando, mas está faltando azeite nas lamparinas dos convidados. A ceia das bodas está preparada, mas cada um, à sua maneira, não está de fato interessado em ir na festa.

Isso precisa mudar.

Publicação original no Blog Olhar Cristão em: 05/04/09

-------------------------------------------


João Cruzué/cruzue@gmail.com


.

Moçambique - informação para missões cristãs



.
Metical
Moedas - Dinheiro de Moçambique

Por João Cruzué.

CÂMBIO

O nome da moeda local moçambicana é o Metical.
No câmbio de hoje, 27/02/2011, Um Dólar americano vale MT 31.500,00 Meticais.
E R$1,00 real brasileiro vale MT 18.915,80 Meticais.
Fonte: Greenwich.


POVO

População
(2009) 20.226.000; 48,2% - homens e 51,8% - mulheres.

Taxa de crescimento
: 1,9% a.a.

Etnias: Makhuwa, Tsonga, Makonde, Shangaan, Shona, Sena, Ndau, e outros grupos indígenas.
Cerca de 10.000 europeus, 35.000 euroafricanos e 15.000 asiáticos

Taxa de Mortalidade Infantil: 115/1000.

Expectativa de Vida: 42,07 anos de idade.

Taxa de Analfabetismo adultos: (2008) 52,2%

Escolaridade adutos: homens, 2,1 anos; mulheres 1,2 ano de estudos.

Taxa de matriculados no ensino primário: (2005) 78%

Língua Oficial: Português e várias linguas nativas.

Religião: (1997) 40% - Cristianismo; 20% Islâmicos - pesquisas mais recentes mostram um
alto crescimento de muçulmanos na região.

Maior Cidade: a Capital Maputo, antiga Lourenço Marques.

Força de Trabalho: (2006) 9,4 milhões. 81% - Agricultura; 13% Setor de Serviços; 6% na
Indústria.


GOVERNO:

Sistema de Governo: parlamentarismo

Forma de Governo: República

Tipo: Democracia multipartidária.

Independência: 25 de junho de 1975.

Constituição: Novembro de 1990.

Divisão Política: 10 Províncias (Estados) , 224 distritos (Municípios) e 33 municípios ( Grandes cidades) sendo Maputo o maior deles.

Divisão de Governo:
Executivo: Presidente e Conselho de Ministros,
Legislativo: Assembleia Legislativa Nacional, Assembleias Legislativas Municipais;
Judiciário: Suprema Corte e Cortes municipais, distritais e provinciais.


ECONOMIA

Produto Interno Bruto (PIB): US 17,64 bilhões de Dólares.

Taxa anual de Crescimento do PIB: (2009) 4,5%

Renda percápita anual: US 465 Dólares

Recursos Naturais: Energia hidréletrica, carvão mineral, gás natural, jazidas de titânio, tantalita, grafite, jazidas de ferro, pedras semipreciosas e terras agriculturáveis.


PRINCIPAIS AUTORIDADES DE GOVERNO DE MOÇAMBIQUE:

Presidente - Armando Guebuza

Primeiro Ministro--Aires Bonifácio Baptista Ali

Ministro de Relações Exteriores: Oldemiro Baloi

Minisro das Finanças: Manuel Chang

Ministro da Defesa Nacional: Filipe Jacinto Nyussi

Ministro do Interior: Alberto Ricardo Mondlane

Ministro da Indústria e Comércio: Armando Inroga

Ministra da Justiça: Maria Benvinda Levi

Ministro da Agricultura:Jose Pancheco

Ministro da Saúde: Alexandre Lourenco Jaime Manguele

Ministro da Casa Civil: Francisco Caetano Madeira



Fontes: Site do Departamento de Estado Americano e Internet









sábado, fevereiro 26, 2011

Biografia do Pastor José Pimentel de Carvalho

.

Pr Pimentel


"Com extremo pesar o Ministério da Assembleia de Deus em Curitiba, comunicou o falecimento do pastor José Pimentel de Carvalho, Presidente da Assembleia de Deus em Curitiba (PR) e Presidente de Honra da CIEADEP, um dos grandes pioneiros das Assembleias de Deus no Brasil, presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), órgão máximo da denominação no país, nos anos 60, 70 e 80.

O pastor José Pimentel de Carvalho, nasceu em 8 de fevereiro de 1916, e sua vida sempre esteve ligada ao ensino da Palavra de Deus." Ele faleceu na manhã de quinta-feira, 24/02/2011, às 08h20, aos 95 anos de idade."

Continue a ler direto da fonte, a biografia do Pastor Pimentel: www.assembleiadedeus.org.br

-------------

O Blog Olhar Cristão apresenta, nestes momentos dolorosos, os sinceros sentimentos à família Carvalho e aos irmãos membros da Igreja, em Curitiba e no Estado do Paraná.



.

Ao mestre Geremias do Couto com carinho



Contrapropostas para mudanças na Igreja Evangélica atual


Igreja
Igreja vazia.

João Cruzué

Reproduzi, em fevereiro de 2011, no blog da Associação de Blogueiros Cristãos mais um texto da lavra do Pastor. Geremias do Couto, grande mestre da Igreja e verdadeiro discípulo do Senhor Jesus. Tenho muita admiração pelo seu caráter cristão e tive oportunidade de participar ativamente na divulgação da excelente campanha de evangelização nacional ( Projeto Minha Esperança de Billy Graham) liderada por ele. Desejo aproveitar o texto publicado por ele, para, em alto nível, oferecer contrapropostas sob um outro ângulo, com respeito e humildade.

A princípio me senti envergonhado de tecer algum comentário público, depois repensei o assunto e decidi emitir minha opinião, esperando também que outros contribuam para o debate, de um assunto tão atual.

Contrapropostas ou propostas complementares para melhorar a efetividade da Igreja, que não estão presentes na crítica do Pastor Geremias.

1 - Proibir a praga do "evangelho" da prosperidade que vem envenenando igrejas e pregadores com mensagens que levam fiéis e pastores a se desviarem (imperceptivelmente) de milímetro em milímetro da vontade de Deus. Enquadrar esses pregadores, com advertências veementes.

2 - Rejeitar o ministério de homens e mulheres divorciados, que tanto mau exemplo vem dando à juventude e outros segmentos da Igreja.

3 - Reintroduzir a prática do discipulado na Igreja, que foi abandonado. Hoje grande parte das ações da Igreja é consistida de palavras.

4 - Praticar o Evangelho de amor ao próximo. Samaritano. Indo às aldeias, às favelas, aos mangues, em lugar de ficar pregando apenas dentro das quatro paredes de um templo.

5 - Parar de ficar abrindo dezenas de salões de culto nas mesmas ruas com o interesse enrustido de arrecadação de dinheiro, dinheiro e dinheiro!

6 - Ensinar seus pastores a serem mais modestos, principalmente na compra de seus veículos. Nada contra Mercedes, Porches, Bmws e Toyotas, mas aos olhos de qualquer autoridade, isto são sinais de mau uso das finanças da Igreja, levando ainda em conta que há muitos necessitados nelas.

7 - Voltar a praticar e investir verdadeiramente em Missões, em lugar de usar o pouco de faz como publicidade enganosa.

8 - Voltar a dar prioridade ao Batismo com o Espírito Santo que desapareceu da Igreja, por falta de interesse. A Igreja está tão envenenada pela pregação da prosperidade, que se colocar duas filas na Igreja, uma para comprar um carro novo e outro para receber o batismo... misericórdia!

9 - Que grande parte de Ministros pare de dar mau exemplo nas Convenções Nacionais e de manipular seus estatutos, de acordo com a mudança das estações do ano. Tomar vergonha na cara e se comportar como um Ministro decente, servo de Deus, na participação dessas convenções. Que se fosse presenciada pelos membros de uma Igreja ficariam escandalizados com manobras dignas de políticos corruptos.

10 - Parar de enviar ministros da Igreja para que se candidatem a cargos políticos, para que depois de eleitos arranjem cabides para empregar os familiares e criar cargos fantasmas para surrupiar dinheiro do contribuinte.

11 - Que a cúpula das Igrejas tenham mais compromisso com a família, e deixem de ficar em silêncio quanto aos projetos de lei que vão contra os princípios bíblicos.

12 - Que pratiquem as 12 propostas do Pr. Geremias, mas que não se esqueçam de que a Igreja se aviva do Púlpito para a nave!

13 - Que tudo seja feito com muita oração e uma boa consciência, para que o nome do Senhor não venha a ser amaldiçoado, vulgarizado, odiado, pelo testemunho daqueles que deveriam ser mestres em bons exemplos cristãos - mas deixaram de sê-lo. Imagino que estas propostas também sejam aprovadas pelo Pastor.

Ao mestre com carinho,


João Batista Cruzué








Blogs Cristãos - minha visão cinco anos depois

.

A Blogosfera Cristã de 2005 a 2016


Joao Cruzue

Por João Cruzué

Sábado - 27.02.2011.

No começo, nos primeiros cinco anos da última década, os blogs cristãos brasileiros eram coisas de nerds, intelectuais evangélicos que tinham livre acesso à cultura americana. Com sua popularização a partir de 2007, a blogosfera intelectual começou sofrer o impacto de emergentes menos "nobres" E como água e gasolina nunca se misturaram. Os "intelectuais", no isolamento, sumiram. Os blogueiros emergentes, mormente presbíteros da Igreja Assembleia de Deus, deram início a uma segunda leva de associação de blogueiros, da qual a UBE - União de Blogueiros Evangélicos foi precursora. Daí por diante se iniciou uma política de incentivo à publicação de conteúdo cristão na Websfera.

Sem falsa modéstia, fui um dos pioneiros no fomento de criação de blogs cristãos para ir de encontro às porcarias da Internet que não tinham nenhum contraponto cristão. Não estive sozinho nisso, pois os fundadores da UBE e outros moderadores da comunidade estiveram juntos. Pagamos o preço do atrevimento sofrendo muitas críticas, a maioria delas contra a péssima qualidade dos textos dos novos, manchada ainda mais pela esterilidade e consequente publicação de textos de outros autores.

Até hoje ainda não sei escrever direito, e creio que não chegue a ficar bom nisso, mas procurei dar qualidade às publicações investindo em revisões de português, melhoria de layots, estudo de HTML, CSS, uso do corretor ortográfico do Office... e ao mesmo tempo, compartilhava meus progressos em dois tutorias: Como Blogar e Curso de Blogs.

É bem verdade que a qualidade não acompanhou a quantidade na blogosfera cristã, mas ela existe e pode ser apreciada em muitos blogs que surgiram de 2009 para cá. Continuamos insistindo no mesmo ponto: Cada líder cristão, principalmente os que trabalham com educação cristã, deveria transpor a linha que marca o limite entre o usuário passivo e um publicador de conteúdo cristão na Internet - 100 mil blogs até 2012. E para não ficar apenas em palavras, investi do próprio bolso nisso porque acredito na efetividade de um blog : Prêmio Blogueiro Cristão.

Por natureza um blogueiro evangélico é uma pessoa individualista, plenamente contextualizada com esta era pós-moderna. Narcicista. Minha visão começa a mudar aqui. Para que a Websfera cristã comece de fato a ser efetiva ela precisa deixar de ser individualista e narcisista para trabalhar o lado social desenvolvendo laços entre blogueiros, compartilhando espaços em seus blogs para outros escritores - convidados. Do individual para o comunitário.

A título de exemplo, há três semanas Ariana Huffington vendeu seu Blog, o Huffington Post que na verdade é um espaço agregador que divulga links de 9000 blogueiros afiliados. Não estou aqui fazendo apologia dos ganhos financeiros (315 milhões de dólares) que ela obteve com a transação com a AOL, mas da capacidade estratégica que teve, consciente ou não do princípio bíblico da unidade composta.

Ainda há espaço para um novo blog evangélica na Websfera?

Tenho uma excelente notícia para você: o seu espaço continua vazio por lá. Há milhões de leitores esperando textos que traduzam experiências de vida, conselhos bíblicos, testemunhos bíblicos, boas notícias de evangelismo, missões, ações sociais, etc. Crie seu blog e comece a escrever nele a sua cosmovisão, as coisas que acredita, a visão das coisas a sua volta. Não tenha medo de escrever. É preferível começar alguma coisa errando (e depois melhorando) do que deixar o medo embotar um dom que você talvez nem imagina que tem. Mas não comece sozinho/a. Tente primeiro compartilhar seus planos com um irmão amigo. Um planejamento a dois é bíblico. Vai reduzir o tempo de amadurecimento e aumentar as chances de qualidade do conteúdo de suas publicações.

A maioria dos presbíteros, professores e superintentendes de EBD de nossos dias vieram de tempos da ou imediatamente pós-ditadura, onde um grau maior de passividade empurrado e aceito por esta geração. Tenho observado isso em minhas tentativas de convencimento de destacados colegas, mestres em teologia e docentes da Escola Dominical. É uma pena.

Uma pena porque daqui a cinco anos, 100 milhões de Tablets estarão substituindo os atuais celulares nas bolsas e valises de cada brasileiro. Um equipamento de fato portátil, onde se pode ler a bíblia na igreja, fazer as anotações do sermão do pastor, fazer ligações telefônicas para o mundo, ler jornais, baixar arquivos da internet, fazer treinamento de EAD e gravar aulas na escola. Isto é irreversível!

Não podemos começar a pensar nisto daqui a cinco anos, mas agora. Se você estiver na blogsfera, potencialize sua criatividade, transforme seus olhos e seu coração em uma janela onde seus leitores possam ver aquilo que você está vendo e sentindo. Comente sobre todos os assuntos com RESPONSABILIDADE, sem cair na crítica improdutiva e perigosa, pois há um crescente aumento de processos por ofensa moral sendo julgados nos tribunais, contra difamações gratuitas. Comente sobre tudo, pois é preciso estar nas primeiras páginas dos buscadores virtuais para atingir todas as áreas em busca de todos os leitores.


Escrito para o Blog Olhar Cristão e Associação de Blogueiros Cristãos.






.

Desconstruindo as razões do novo salário mínimo


Os trabalhadores do Brasil estão de Luto.

Hoje morreu o PT.
.
545
clique na figura
João Cruzué

É muito divertido ver no contexto político atual o rodopio do Partido dos Trabalhadores fazendo uma apologia do menor valor do SM, paradoxal à própria história. Quem apostaria, 13 anos atrás quando Vicentinho era presidente da CUT, que Sua Excelência iria defender um salário mínimo de R$ 545,00 em pleno Congresso - como Relator do novo Salário Mínimo. Vamos dizer algumas coisas sobre este fato, contextualizando com outros importantes assuntos do cenário político nacional, sob um olhar cristão.

Um olhar cristão além da tensão superficial.

Cada aumento de R$1,00 no valor do salário mínimo, segundo as avaliações da CNM - Confederação Nacional dos Municípios - produz um impacto anual de R$ 38 milhões. No patamar governista de R$ 545,00, o impacto soma 1,3 bilhão de reais nos orçamentos de todos os municípios brasileiros. No patamar de R$ 560,00, 1,9 bilhão, e na casa de R$ 600,00 de 3,4 bilhões.

A Petrobrás - a empresa "do povo" - tão "defendida" nas últimas eleições presidenciais produziu um lucro no ano de 2010 de 35,189 bilhões. Deste lucro, 11,7 bilhões vão para o bolso ( não do povo) dos seus acionistas. Alías, 7,94 - já foram antecipados.

Sem considerar qualquer outro caso para comparar, somente a Petrobrás vai dar 300% de impacto que os 3,4 bilhões de um salário mínimo de R$ 600,00. Você sabe quem são estes acionistas tão sortudos? Garanto que no topo desta lista não está o povo que levou o PT ao poder.

E o "terrível" impacto que os R$ 560 ou R$ 600,00 produziriam nas finanças municipais? Será que de fato seria terrível mesmo? Considerando que são pessoas simples os que ganham "isso" cada real deste valor iria para o consumo; girando a economia nacional e produzindo mais investimentos e empregos em cada município brasileiro.

E para onde iria a "mixaria" dos 11 bilhões de dividendos para os "coitados" dos acionistas da Petrobrás? Com certeza ficariam concentrados assim: a menor parte deles fica em duas dezenas de municípios e a parte maior (62%) vai para acionistas do exterior, imagino grandes banqueiros e ditadores inimigos de seus povos.

A ideologia do PT antigo se esfarelou. Diante dos fatos ocorridos no Congresso neste mês de fevereiro, eu vejo, sob um olhar cristão, que o PT deveria ser processado por falsidade ideológica e condenado a mudar o próprio nome. Com menos de dez anos no poder, ele poderia ser chamado hoje de Partido contra os Trabalhadores, pois "pisou" e traiu todos eles.

E o que virá em seguida? CPMF, e qualquer outra coisa que der na telha da Presidente. Eu sinto pena do ex-presidente Lula, por ter sido o grande responsável pelo vai acontecer de 2011 em diante. Ele não vai poder dizer nada, pois foi o maior cabo eleitoral do atual governo. Ela não vai poder dizer nada, porque não queria ser governo e foi obrigada. No meio de tudo isto reina as velhas raposas políticas que nunca deram a mínima para o povo - a começar do Maranhão.

No passado Pelé, o "rei" do futebol disse uma frase infeliz: " O povo brasileiro não sabe votar". Ele estava se referindo às más escolhas políticas. Eu penso que não temos muitas escolhas, que os nossos representantes políticos mudam suas idiossincrazias à medida que permanecem no poder. A isso soma-se as campanhas políticas que incitam e exploram as emoções populares e a razão fica abandonada no fundo da gaveta.

Eu confio que a geração "Y", com melhor capacidade de comunicação, está chegando aí para cobrar, nas ruas, atitudes concretas e realistas. O mundo está mudando. Povos passivos estão surpreendentemente acordando e exigindo uma nova ordem política mundial. O Brasil ainda está assim, porque quem cala, consente. E quem aceita a monta, deve também esperar pela espora.

E isto me faz lembrar aquele velho (e maravilhoso) poema de Vladimir Maiacovski, já repetido dezenas de vezes no Blog Olhar Cristão:


É PRECISO AGIR

Na primeira noite

eles se aproximam

e colhem uma flor

em nosso jardim.

E não dizemos nada.



Na segunda noite,

já não se escondem:

pisam as flores,

matam nosso cão,

e não dizemos nada.



Até que um dia,

o mais frágil deles,

entra sozinho em nossa casa,

rouba-nos a lua, e,

conhecendo nosso medo,

arranca-nos a voz

da garganta.



E, porque não dissemos nada,

já não podemos dizer mais nada.




.

terça-feira, fevereiro 22, 2011

Entrevista com João Cruzué no Blog A Tenda na Rocha



"Felicidade é sentir a presença de Deus"


Por Wilma Rejane

Blog A Tenda na Rocha

Excerto

"Antes de Jesus eu era um moço inteligente, mas triste e epiléptico. Depois de Jesus eu continuei inteligente, e duas coisas melhoraram: Jesus me curou da epilepsia e minha tristeza cedeu lugar a uma alegria permanente que vem do Espírito Santo. A presença deste Espírito em minha vida faz com que todas as outras coisas não tenham uma importância exagerada."

"Minha visão de internet é muito simples: se é possível ser um produtor de conteúdo, por que continuar sendo apenas um passivo leitor? Entendo que minha missão, como cristão, é conhecer e utilizar a melhor tecnologia para glorificar o nome do Senhor Jesus. Esta visão não apareceu com os blogs, mas com o primeiro jornal evangélico que fui editor lá atrás:Fazer, e fazer melhor a cada nova tentativa."

"Queríamos evitar que uma cultura religiosa hipócrita, elitista, existente na vida real das igrejas, alcançasse a blogosfera antes de nós, com os seus velhos atores de sempre, aqueles que ocupam todos os espaços, todos os microfones e todos os lugares. Lutamos para que os blogueiros novos aprendessem a se expressar e publicar, difundindo o conhecimento da nova tecnologia, para que tivessem voz e dissessem o que pensam. Em parte fomos bem sucedidos temos visto coisas boas (como o blog A Tenda na Rocha). Nós inserimos o aparecimento dos blogs evangélicos na busca do Google. É muito provável, que não haja uma página de busca onde não esteja um blog evangélico, ressalvado aquilo que é podre."

"Tenho para mim, que para escrever bem é preciso ler muito e ter uma boa consciência, para não causar aversão à fé nos leitores não crentes de nossos blogs. Eu creio firmemente neste princípio: Eu posso, eu sei escrever, eu escrevo, mas eu escrevo com uma boa consciência, para agradar ao Senhor."


Continua aqui: Blog A Tenda na Rocha



20.fev.2011





.

sábado, fevereiro 19, 2011

Vídeos antigos da Igreja perseguida da China


.

Quatro Documentários em Vídeos


da Igreja Cristã Perseguida da China


Feitos no início dos anos 90




Photobucket
Um batismo na Igreja subterrânea


Visite este blog: www.china4jesus.blogspot.com


Os links dos vídeos são narrados na língua francesa


Jesus in Chine 1
.
Jesus in Chine 2
.
Jesus in Chine 3
.
Jesus in Chine 4



cruzue@gmail.com
.




.

Uma TV "evangélica" a serviço do diabo.


.
TROCA DE FAMÍLIA - TV RECORD
João Cruzué

O que você diria de uma grande rede de TV , adquirida com o dinheiro da contribuição dos fiéis de uma igreja "neopentecostal", que fala de Deus pelas madrugadas, para deixar seu horário nobre disponível para veicular programas secularistas e mundanos?

Uma TV que veicula um programa chamado "Troca de Família", e que durante uma dessas trocas, segundo uma grande revista semanal, houve traição conjugal?

Não vou ser imprudente para dizer nomes e nomes, mas creio que você sabe: nem tudo que ora: Senhor! Senhor! é profeta do Altíssimo ou trigo da seara do Senhor.

Eu sinto nojo e a mais profunda indginação pelo que tem acontecido na TV Record. Uma TV comprada para servir a Deus, mais que faz muito tempo não está a serviço dele.

Eu já tinha ouvido muita coisa ruim, mas se for mesmo verdade, uma TV "neopentecostal" patrocinando troca de casais, ops, troca de família, é o mais puro exemplo fonte de duas águas.

Como poderia o Bispo consentir numa porcaria dessas? Ele não é doutor e mestre da Bíblia? Que bíblia é esta que ele está usando para racionalizar o profano?
Este programa revela-se uma vergonha! Um laço do diabo, que está morrendo de rir ao ver que pessoas tão religiosas, tão "expertas" que andaram expulsando e entrevistando demônios por aí, estão sendo expostas à luz do meio dia.

E diante de Deus, todos os bispos, pastores e oficiais desta igreja que fiancia uma TV com esta programação podre, que escandaliza tanto crentes e não crentes, tornando o nome do Senhor vugalr aos ouvidos dos dos perdidos, são sim responsáveis diante de Deus por tudo iso.

Não se engage, a cobrança divina vai ser inexorável DENTRO dentro das suas mansões. Quem ainda tenha um poco de temor de Deus que saia imediatamente dessa babilônia. Cruz Credo! Eu fui católico e vim de um catolicismo que se corrompeu depois de séculos, mas isto que estou vendo no meio evangélico não tem nem 30 anos! Como pode apodrecer tão rápido?

Fonte: Veja.Abril-Troca de Família


SP-19.02.2011




.

quarta-feira, fevereiro 16, 2011

As provações na vida do cristão

.

João Cruzué

Por que o Senhor Deus sendo tão bondoso, dono do ouro e da prata, permite que cristãos fiéis sofram? Aparentemente é um contra-senso a visão de ímpios vivendo regaladamente, incrédulos se "dando" bem na vida, enquanto alguns honestos filhos e filhas de Deus estão comendo a poeira do deserto. Uma corrente filosófica diz que Deus criou mesmo o mundo e os seres humanos, mas os deixou à mercê das circunstâncias e da própria sorte, à semelhança de uma tartaruga marinha que coloca seus ovos na areia e nunca mais volta para cuidar dos filhos. Quero dar meu testemunho para desmentir este sofisma.

Entre 31 de julho de 1992 e 13 de julho de 2003, eu fiquei desempregado. Bati em muitas portas, fiz muitas entrevistas, enviei centenas de currículos, falhando em todas as tentativas, exceto a última.

Naquele tempo, perdi quase todo conforto que possuía. Para reduzir as despesa da casa fomos cortando gastos de quase tudo. Tiramos nossa filha da escola particular, vendemos a linha de telefone e nossa segunda filha cursou do ensino básico ao colégio em escola pública. Nossa comida foi medida, até que um dia , ao voltar do supermercado com meio kilo de café nas mãos, eu fui dar graças a Deus e chorei.

Por falta de opções fui plantar mandiocas no sítio.

Na vida espiritual Deus me deu uma ocupação estranha. Coletar literatura usada nas Igrejas e despachá-las, pelo correio, para igrejas de presos dentro das penitenciárias do Estado de São Paulo.

Em julho de 2003, somenteonze anos depois, uma porta se abriu. Era um contrato de emergência para trabalhar por seis meses no Hospital do Campo Limpo, Zona Sul de São Paulo. No ano seguinte quando houve o concurso, eu passei e recebi a contratação definitiva.

Durante aqueles seis anos naquela Autarquia, eu vi muita gente nova chegando e conquistando cargos maiores, oportunidade que poderiam ter sido minhas - mas não foram. Ouvi comentários de ex-colegas dizendo que eu era sempre o último da fila...Todavia mantive o mesmo princípio: o que Deus me desse, viria a mim, seria meu e ninguém o tomaria.

Seis anos depois, em 2009, fui convidado pela terceira vez para deixar meu posto de trabalho, para fazer parte da equipe de contadores da Secretaria de Finanças do Município de São Paulo. Cheguei a ser aprovado na entrevista feita com o próprio Secretário, Dr. Walter Aluisio de Morais. Mas seria um "empréstimo" e eufFicaria por lá à mercê dos ventos da política. Mas era mesmo uma grande honra para quem durante onze anos só passou em uma entrevista e três vezes convidado para trabalhar naquele departamento não acontece para qualquer um.

Então surgiu outra oportunidade ainda melhor.

Quando faltava uma semana para assumir o novo cargo na contadoria da SF, recebi um telegrama em casa. Eu Pensei: Deve ser alguma conta atrasada, ou alguma intimação para testemunhar em algum processo. Mas não se tratava de nada disso. Falava da convocação de um concurso de 2005, prorrogado para 2009. Convocação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo para uma seção de posse e escolha de local de trabalho. Eu nem me lembrava mais desse concurso. Quase três vezes o meu salário na Prefeitura de São Paulo.

Foi o Senhor que fez isso, e é coisa maravilhosa aos nossos olhos.

Isto aconteceu comigo 18 novembro de 2009. Hoje, 18 de fevereiro de 2011, já faz mais de um ano que estou no meu novo trabalho. É benção daquelas grandes e inesperadas.

O Senhor permitiu que eu fosse provado, amassado, afinado e provasse da poeira do deserto até que um dia chegou o tempo de cantar e o tempo de cantar chegou!

Se você também anda no deserto comendo poeira, debaixo de um sob sol forte da injustiça, não desanime. Mantenha-se ocupado na vida material e arranje alguma ocupação para na Casa do Senhor. Mantenha-se ocupado no plano espiritual.

Não descuide dos exercícios físicos nem da oração. Mantenha equilibrados seu corpo e seu espírito e saiba que o Senhor não se esqueceu de você. Eu gosto de fazer caminhadas e aproveito para orar.

Dues pode não tirar você do deserto, nem da fornalha. A graça dele na sua vida é e será o bastante. E a partir de determinado dia, o prato da balança da sua vida vai começar a subir. Quando você nem estiver esperando mais, o Senhor vai levá-lo mudar o seu cativeira e vai colocar você sobre um monte e cumprir na sua vida todas as promessas do Salmo 23.

Uma maravilhosa supresa!

As provações são tempos que antecedem as grandes bênçãos de nossa vida. Basta ser fiel no pouco. Não ficar deitado no pó. Todo dia é dia é uma nova batalha. Continue se levantando, e orando, e esperando sua vitória. Assim como o dia sucede à noite, a misericórdia do Senhor está com você nas provações .É durante as provações que aprendemos a ser mais honestos com Deus.

E também mais agradecidos.




sábado, fevereiro 12, 2011

Na casa da irmã Doquinha

.

João Cruzué

Quero louvar a Deus por ter abençoado e prosperado o Pastor Silas Malafaia como o maior pregador evangélico da atualidade, substituindo o presunçoso Caio Fábio, na época o príncipe dos pregadores evangélicos. Quero comentar aqui sobre programa do Pastor Silas de hoje, que me trouxe à lembrança a famosa irmã "doquinha" que ele sempre critica.

Os tempos mudaram muito nos últimos 20 anos, surpreendendo ou decepcionando a muitos.

Quem era o Sr. Caio Fábio antes de ser o príncipe dos pregadores nacionais? Segundo ele mesmo, um miserável pecador, que com as orações e ajuda do seu pai, se tornou um príncipe. Mas depois de ter conquistado um grande nome

Quem era o Edir Macedo antes da Igreja Universal? Também nada. E hoje, depois de ter prosperado tanto no campo empresarial? Voltou a ser o que era antes: nada! Refiro ao péssimo testemunho de cristão que ele tem dado ao gastar dinheiro santo em seu capricho infantil: destronar os "marinho" usando as mesmas armas: prostituição, lascívia, indecência, distribuídas a torto e a direito na sua rede de televisão. Se é preciso transmitir porcaria para se manter com a concessão de uma TV, logo isso não é empreitada para que é crente de verdade.

Pastor Silas Malafaia não atingiu o topo da fama a não ser depois de décadas "ralando" e comendo poeira. No programa de hoje, na Band, disse que era um tocador de bumbo em cultos na praça e pregador em coletivos do subúrbio carioca.

Graças a Deus ele ainda não voltou ao limbo, ao nada. Pelo contrário, com pequenos deslizes, ainda tem prestado um grande serviço na pregação do Evangelho. e combatido projetos políticos destruidores da sociedade. As evidências mostram que sua presunção ainda não atingiram a loucura e o desvario, o ponto em que não há volta, senão a queda, pois ainda vejo no Pastor sinais de humildade.

Porém, acho que ele hoje pisou na língua.

Quando o Pr. Silas, no seu programa na Band, contava sobre o convite que recebeu para comparecer na consagração de uma Capela, na presença de generais e capitães no Rio, disse que ficou curioso em saber por que um General não crente construíra aquele local de oração. Então a mulher do Militar que na época desejava duas estrelas, contou que pediu a uma colaboradora (empregada doméstica) que trabalhava na casa deles há 40 anos para que orasse pelo seu marido para que Deus o abençoasse com duas estrelas do generalato. E aquela crente humilde disse que iria orar e se Deus falasse ela dizer. Quatro dias depois, chegou e disse que Deus não só iria conceder as duas estrelas ao seu patrão, como também as três estrelas. E uns quinze dias depois da cerimônia da consagração da Capela, as três estrelas foram outorgadas.

Fico aqui imaginando. Geralmente é costumeiro entre as santas irmãs assembleianos as campanhas de orações nas casas em busca de solução de problemas. O pastor Silas não quis contar os detalhes do que aquela crente, empregada doméstica, fez nos quatro dias que foi orar. Talvez ele nem saiba ou nem queira mesmo muito saber, porque se ela foi orar na casa da "irmã doquinha" seria uma grande decepção para ele.

Em dias de tantos pastores doutorados em saberes bíblicos, nunca a voz de Deus tem permanecido tão distante dos ouvidos crentes mais aflitos. Com todo respeito, com tantas portas fechadas e o Espírito do lado de fora, não me estranho se as únicas, abertas, sejam as das humildes casas das irmãs "doquinhas", não deixando de lembrar que me refiro àquelas que são grandes servas do Senhor, que trabalham na informalidade, fazendo campanhas de orações nas casas.







.

sexta-feira, fevereiro 11, 2011

O que está acontecendo no Egito

.

Pirâmides de Gizé
João Cruzué

Uma repentina e inesperada revolução está varrendo grandes nações árabes e derubando governos. Começando pela Tunísa, já varreu o Egito e não deve parar por aí. No final da década de 80, caíu o muro de Berlim. Em 11 de setembro de 2001, caíram as torres gêmeas de Manhattan e, ontem também 11 de fevereiro de 2011 ruíu uma ditadura de 30 anos no Egito. São grandes acontecimentos históricos sem nenhuma sombra de dúvida.

O que está acontecendo no Egito é muito importante, pois, na verdade, diz respeito a todo mundo árabe. Chegou o tempo da fragilização do fundamentalismo islâmico, que ao meu ver, depois da grande corrupção eleitoral no Irã, revelou uma face de grandes egoístas e hipócritas por baixa de suas indumentárias de santos.

A Tunísia, o Egito, o Jordânia e outras nações árabes sob antigas e ferrenhas ditaduras encabeçadas por autoridades secularistas, que relativizaram os costumes do Islã, estão passando por um surpreendente período de revolução.

O governo do Egito é o segundo a cair em menos de 60 dias, desde que o engenheiro tunisiano Mouhamed Boazizi ateou fogo no próprio corpo.

Por trás de tudo, insuflando os sentimentos do povo árabe estão: a pobreza, o alto desemprego, a ausência de democracia, a falta de liberdade sob ditaduras injustas que não governam para o povo.

Na espreita desses acontecimentos, organizações políticas muçulmanas fundamentalistas sonham um regime religioso fundamentalista, ainda pior que as ditaduras secularistas.

Enquanto isso povo árabe dessas nações também sonha com um governo que lhes traga emprego, liberdade e melhores níveis de educação e bem estar social . Os próximos meses vão dizer quem vai se dar bem nestas nações insatisfeitas. se o povo e a democracia ou se outras ditaduras teocráticas. O povo do Irã também tinha um sonho que virou pesadelo.



O Egito corre o sério risco de trocar um Mubarak por um Ahmadinejad.



Fatos históricos recentes.


O engenheiro Mouhamed Boazizi

1 - Em 17 de dezembro de 2010, na República da Tunísia, país situado no Norte da África, entre a Líbia e Argélia, um engenheiro desempregado que trabalhava como vendedor de frutas ateia fogo no próprio corpo em protesto pelo confisco de sua licença de trabalho no mercado da cidade de Sidi Bouzid.

Mouhamed Boazizi era seu nome. Ele não resistiu. Seu funeral atraiu milhares de pessoas que começaram a organizar protestos na Capital, Túnis, e em todo país. Os olhos do mundo foram atraídos pela revolta tunisiana. Em 14 de janeiro 2011, depois centenas de mortos entre muitos confrontos entre a polícia e os manifestantes caiu o ditador Zine el Abidine Ben Ali.

O fogo da autoimolação de Boazizi ultrapassou os limites geográficos da Tunísia e começou a incendiar outros suicidas na Jordânia, Iêmen, Mauritânia, Argélia e Egito. Eu imagino que ver uma pessoa ardendo em fogo em uma praça pública traz um sentimento indescritível e pavoroso.



.


Em 25 de janeiro de 2011, o Egito viveu seu primeiro dia de grandes protestos. O povo egípcio começou a dar um basta nos 30 anos de ditadura encabeçada pelo ex-presidente Hosni Mubarak. Um governo marcado pela corrupção, altas taxas de desemprego, miséria e opressão policial.

Ontem, 11 de fevereiro de 2011 Hosni Mubarak renunciou após 18 dias de grandes protestos.




.

O olhar de Jesus

.

Ator Robert Powell - Filme Jesus de Nazareth (1977)

.
-------------------------------------------------------------

"Eu sou a luz do mundo; quem me segue

não andará em trevas, mas terá a luz da vida."

João 8:12
--------------------------------------------------------------------------------

João Cruzué

É notável a diferença entre o olhar de Jesus e o olhar dos homens. Nascidos em pecado, estes habituam-se desde cedo ao pessimismo, ao desprezo e à desconfiança. Ajustam o foco sobre as fraquezas, defeitos, explorando detidamente o lado mesquinho e hipócrita das pessoas. Jesus Cristo, a expressão viva do amor de Deus, não segue este padrão quando examinamos sua maneira de olhar nas páginas do Evangelho.

Por exemplo: Quando Jesus viu Simão Pedro pela primeira vez, não criticou suas fraquezas, nem profetizou que o negaria - embora soubesse de tudo isso. Em lugar de uma taquara (significado do nome Simão) Cristo viu uma rocha - Cefas. É assim que Deus nos vê. Quando nos aproximamos dele, não aponta o dedo para nossas fraquezas para que murchemos e desanimemos. O olhar de Jesus procura por aquilo que há de bom em nosso interior, ainda que seja uma partícula boa em um milhão de defeitos. Se você procurar por Ele, vai ser bem recebido.

Quando Jesus viu o baixinho Zaqueu no alto da figueira, não zombou dele perante a multidão. Poderia ter dito: Eis aí, o chefe dos coletores de impostos mais corrupto de Jericó. Não, ele não fez isto. Todos diriam assim, mas Jesus olhava com amor. Foi por isso que disse: Zaqueu, desce depressa, pois hoje vou jantar em tua casa". Apenas um olhar e algumas palavras foram suficientes para produzir a mudança mais inesperada na vida do chefe dos publicanos de Jericó.

Quando Jesus viu o coxo junto ao Tanque de Bestesda, ele não viu um aleijado. Ele viu um homem que depois de 38 anos doente ainda tinha esperança de ser curado. Todos viam um coxo maluco, mas Cristo enxergava um homem andando normalmente, levando embora um leito sobre as costas.

Quando Jesus olhou para a mulher adúltera diante daquele grupo de apedrejadores, ele não viu uma prostituta, mas uma jovem que precisava apenas de uma oportunidade para se levantar e nunca mais pecar.

Quando Jesus mandou retirar a pedra do túmulo de Lázaro, ele não enxergava um cadáver mal-cheiroso, mas via um velho amigo caminhando diante de uma família de pessoas críticas.

Jesus vê uma rocha onde todos veem uma taquara. Jesus vê um convertido sincero enquanto todos enxergam um fiscal corrupto sem possibilidades de recuperação. Jesus vê um homem correndo e saltando, enquanto os conhecidos enxergam um coxo inútil e teimoso. Jesus não atira pedras em quem está caído. Jesus enxerga vida, onde todos já desistiram ou taparam o nariz por causa do mau cheiro. Jesus Cristo não vira as costas para quem bate à sua porta.

Esta fixação em procurar os defeitos e descobrir os erros das pessoas para depois dizer para todo mundo; esta ânsia de difamar, de derribar para produzir no criticado um sentimento de pequenez, de frustração, de desânimo revela, na verdade, algo interessante sobre a pessoa do crítico. Mostra sua necessidade premente de manipular as faltas alheias para dispersar o foco sobre si mesmo. Usa a crítica como capa para cobrir a própria nudez. Era porisso que o diabo só enxergava maldade no caráter do patriarca Jó.

Em tempos em que é tão fácil descer a "lenha" na vida de nossos irmãos, não custa perguntar: de que maneira estamos vendo a vida deles. Se apenas conseguirmos enxergar defeitos, e nada mais que isto, temos um problema grave problema de miopia espiritual.

O olhar de Jesus é misericordioso, para aqueles que buscam seu socorro. Se nossas virtudes resumissem apenas a uma única gota d'água no fundo de um copo vazio, Ele volveria seus olhos para ela e nos diria: Me alegra que isto esteja em teu coração. Este é o olhar de Jesus.


Curso Bíblico: Como se reconcilar com Deus












terça-feira, fevereiro 08, 2011

A crise no discipulado cristão


DISCIPULADO - CRISE, CAUSAS e CURA

Photobucket

---------------------------------------------------------------------------------

A Igreja Evangélica Assembléia de Deus americana tem uma crise no discipulado de acordo com o Pastor Charles T. Crabtree, ex-assistente da Superitendência Geral e encarregado da Comissão para Educação Cristã e Discipulado da AD nos Estados Unidos. Julguei importante traduzir esta mensagem, porque as Assembléias de Deus brasileiras também passam pelo memso problema. Este é meu presente de Natal para reflexão e dos ministros e líderes da AD.

---------------------------------------------------------------------------------

Charles T Crabtree

Tradução de João Cruzué

"Eu quero dividir com vocês o peso do meu coração com respeito ao discipulado. Na última reunião do Ministério fui convocado para servir como chefe da comissão de Educação Cristã e Discipulado. Vou conversar com vocês a respeito da crise do discipulado. O significado de crise na língua chinesa é perigo com oportunidade. Eu creio que existe um grande perigo nas Assembléias de Deus no que concerne ao discipulado, mas junto ele, uma oportunidade de assistir para elevar o nível desta Igreja. Eu quero discorrer sobre as causas da crise e em seguida a sua cura.

Para colocar isto em perspectiva, é importante observar o que acontece na Igreja como o Senhor vê. Afinal a Igreja é Dele. O que Ele pensa a respeito disso é mais importante do que nós pensamos e o que Ele sabe é ponto final.

Nossos pais
na fé colocaram diante de nós uma ordenança bíblica com o propósito das Assembléias de Deus: evangelismo, discipulado, e edificação ou adoração. Permita-me tratar destas área com total honestidade.

EVANGELISMO

Sobretudo, eu creio que a situação do evangelismo nas Assembléias de Deus não é digno de nota. Eu estou preocupado com a situação do evangelismo. Eu não vejo um influxo notável de conversões verdadeiras. Nos últimos dez anos ( 1996-2005) nós tivemos 5,3 milhões decisões declaradas para Cristo.

O crescimento de nossos cultos matutinos no domingo durante o mesmo período foi somente de 221,890 pessoas. Isto é apenas 4,2% de crescimento das conversões. Alguns dirão para mim: “Bem, vir para o culto matutino de domingo não é prova de salvação. Eu lhes direi, se um bebê não estiver sob os cuidados do lar, este bebê estará morto ou perdido ou com grandes problemas.

Alguns apontam que muitos “morreram” durante aquele período, e está é a razão por tão pouco crescimento. Se esta é a taxa de mortalidade, as Assembléias de Deus seriam a mais perigosa entidade no mundo para se juntar. A taxa de mortalidade seria de 200%, bem mais que o número de membros da Assembléia de Deus (EUA) que é de 2.8 milhões.

Outros dizem que as almas são salvas, mas em seguida vão para outras igrejas. Graças a Deusque elas estejam servindo a Jesus. Mas, nós as recebemos de outras igrejas tanto quanto as enviamos. Logo, as estatísticas falam de resultados pífios na área de evangelismo das Igrejas Assembléias de Deus Americana.

DISCIPULADO

As estatísticas também revelam uma crise no discipulado. Em sentido geral, discipulado nas Assembléias de Deus é ineficiente. O discipulado verdadeiro começa com obediência e comprometimento. Eu sinto muito em dizer-lhes que somente uma pessoa em quatro das decisões do último ano (2005) seguiram o Senhor até as águas do batismo, e uma em cinco receberam o batismo com o Espírito Santo. Se nós continuarmos nesta tendência, eu projeto que em dez anos, teremos uma minoria de crentes pentecostais dentro das Assembléias de Deus. Por isso devemos ter uma profunda preocupação a respeito do discipulado Pentecostal.

Adoração

Eu creio que o estado da adoração nas Assembléias de Deus tornou-se incidental em lugar de penetrante. O que eu quero dizer com isso? Para muitos, adoração é um incidente na manhã de domingo, não um estilo de vida. Por exemplo, a musica durante um culto é apenas uma pequena parte da adoração na vida de um crente. A grande expressão de adoração deveria ter lugar entre os domingos. Ele não apenas digno de ser adorado em casa, mas Ele é digno de ser honrado no supermercado e cultuado no lar. A Adoração é para ser constante, humilde obediência ao Senhor em todas as áreas da vida.

AS CAUSAS

Eu tenho uma profunda preocupação a respeito do triplo propósito da nossa Igreja. Quais são as causas por trás das informações? Nós precisamos chegar às causas, e então nós descobriremos a cura. A primeira causa pela ineficiência do evangelismo e discipulado nas Assembléias de Deus e na grande Igreja americana, é a pregação de um outro evangelho – as boas novas para o ego. A cruz não é mais o foco central em grande parte da pregação.

Uma boa pessoa, não uma nova pessoa.

Parece que a Igreja americana diz para aqueles que passam por suas portas “ Vocês são pessoas boas, e a igreja pode dar-lhes valor adicionado para a vida temporal. E dá. Mas esta não é a primeira razão por que a igreja existe. A Igreja existe para tornar as pessoas prontas para a eternidade, e não para amanhã. Isto não é um evangelho temporal; é um evangelho eterno, e o âmago deste evangelho é a cruz e um arrependimento verdadeiro.

O que nós temos é uma cultura que diz: “Se vocês querem confessar com suas bocas o Senhor Jesus, isto é tudo que nós vamos exigir. Nós não estamos pedindo para uma mudança de comportamento, nós queremos é uma mudança de doutrina. Nós queremos que vocês creiam no caminho que nós cremos, mas como vocês vão agir isto é problema de vocês”. E quando vocês vierem para esta igreja nós prometemos que não confrontaremos vocês com o pecado. Nós não faremos você sentir ao menos um pouquinho convertido”.

Nós vemos isto mais e mais. É a filosofia do universalismo: “Aceitem Jesus, e Deus cuidará do resto. Todo mundo está eventualmente indo para o céu de qualquer maneira... Então não fiquem nervosos. Tudo o que você precisa fazer é ser uma boa pessoa, não uma nova pessoa”.

Em muitas partes do mundo, você tem que crer em seu coração que Deus ressuscitou Jesus de entre os mortos. Você tem que crer que Ele é Senhor, e que Ele é a autoridade final. Se você não crer em seu coração, seria estúpido aceitá-lo com seus lábios por que em muitos países você seria perseguido até, ou mesmo martirizado por causa de sua fé em Cristo. Na América é popular confessar Jesus com os lábios, mas não é popular viver uma vida santa.

Nós precisamos ter um mover do Espírito Santo que trará uma divina revelação concernente ao poder da Cruz junto com o Jesus ressurreto, então as pessoas dirão: A pérola de grande preço é mais valiosa que este lixo, todas estas bobagens e todos estas ricas mercadorias. Deus é digno. Nós não renunciaremos a estas coisas materiais chorando, nós renunciaremos a elas glorificando e adorando e agradecendo a Deus. Jesus nos amou tanto, que Ele disse “Eu quero mudar sua vida, dar-lhe uma nova vida e quero que você comece de novo. A velha vida é uma desordem, você não poderá melhorá-la por si mesmo.” Eu creio que a razão para um evangelismo pífio é uma falta de insistência sobre o arrependimento dentro do coração tanto quanto a confissão da boca.

Calcule o custo antes de carregar sua cruz

A segunda causa pela crise no discipulado é encontrada em Lucas 14:26-27: “Se alguém vier a mim e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não levar a sua cruz e não vier após mim não pode ser meu discípulo”.

O que é a sua cruz? Sua cruz é viver em um mundo hostil e abandonando a sujeira, podridão, e pecado nos lares, famílias, locais de trabalho e dizer: “ Não, senhor, eu sou um Cristão; eu sou um seguidor de Cristo. A única razão que você pode fazer isto é para amá-lo mais que a sua vida, mais que a você mesmo. O Verso 28 dá um formidável requerimento de discipulado: não comece até que você saiba o custo.

Eu creio que as Assembléias de Deus necessitam irradiar esta mensagem: “O alto custo de servir a Jesus” Você sabe o que acontecerá? As pessoas virão aos milhões para uma causa que é maior que suas próprias vidas. Se nós “amolecermos” o evangelho e deixar passar um discipulado frouxo, nossos jovens não ficarão interessados em algo que não é desafiador.

É tempo de confrontar; é tempo de desafiar e oferecer um estilo de vida alternativo – uma vida submissa a Cristo – de tal modo que as pessoas observarão que é uma alegria segui-LO. Se nós perdermos nossas vidas pela Sua causa, nós experimentaremos um vida cheia de milagres.

Arrependimento não é um conceito negativo. Ele abre a porta par viver uma nova vida cheia de poder divino e bênçãos, mas por uma razão – viver a vida Cristã, e não apenas ouvir falar dela. A razão das pessoas estarem tão desesperadamente apatetadas na igreja é porque elas não planejam fazer uma coisa que elas ouvem na igreja. Elas não entendem discipulado.

O Espírito Santo fortalece o discipulado

Muitos cristãos vêm a um templo para ouvir as pessoas tentar motivá-las para viver a vida cristã – para dá-las ferramentas espirituais. Mas se elas não vão usar estas ferramentas, por que estariam elas interessadas em examiná-las. Em outras palavras, se elas não estão planejando testemunhar, pregar, alcançar o perdido ou impor as mãos sobre o doente, porque elas necessitariam de batismo no Espírito Santo? Não haveria propósito nisto.

Você contrataria um “personal trainer” para fazer seus exercícios? Em certo sentido muitos fazem isto todo domingo. Eles estão pedindo para que profissionais façam seus discipulados. A razão por que esta igreja não é maior hoje na América é porque os profissionais estão fazendo a obra do ministro que é suposta para ser feita entre os domingos pelos templos. Eles colocaram Jesus debaixo de uma casa preso em quatro paredes e cápsulas de tempo. Não é inteiramente falta dos leigos. Muitos líderes espirituais têm dito para os discípulos de Cristo: Vocês vão vencer aqui, vocês adoram aqui, e vocês servem a Deus aqui. Não se preocupem se tiverem qualquer efeito lá fora. Este tipo de pensamento deve mudar.

É tempo para a Igreja preparar-se no sábado à noite para se levantar na segunda pela manhã e dizer: “ Nós vamos ser uma Igreja forte, saudável e nós vamos mudar o mundo através de nossa fé em Deus e nossa obediência ao Senhor. A única maneira que nós podemos impactar a América hoje é ter um discipulado que seja poderoso no Espírito Santo do lado de fora de um templo no período entre os domingos.

Avivamento significa produtividade sadia

A resposta para nosso dilema é o avivamento. Minha maneira de pensar sobre o avivamento é muito diferente do que a maioria pensa. Tempos atrás eu estava em um aeroporto apressado para ir a bordo do avião. Eu ouvi uma tremenda comoção e vi um homem grande no chão. Eles tinham rasgado sua camisa e tentavam revivê-lo. Eu sussurrei uma oração enquanto passava, mas assim que segui a caminho do jato, o Espírito do Senhor falou para mim, e disse; Considera isto. Se eles o trouxerem de volta, todo mundo se regozijará. Se ele tiver o cérebro prejudicado, haverá alegria com um grande sentimento de tristeza. Se eles trouxerem-no de volta e ele estiver bem, haverá uma alegria maravilhosa. Mas se ele disser: “Agora que estou curado, não preciso fazer mais nada”, haverá uma terrível frustração.

Avivamento é trazer a igreja de volta a uma produtividade sadia. Nós não temos um avivamento para sermos abençoados; nós temos avivamento para nos tornar uma bênção.

Vocês estariam chocados em como pequeno eu me senti a respeito de respostas emocionais. A maioria dos avivamentos são pré-pentecostais, preparando pessoas para ser pentecostais. E em seguida nós paramos o louvor em lugar de mover para o discipulado. Pensem a respeito disso. Nós estamos dizendo que ser curado ou ser salvo é o bastante, mas o Senhor quer uma Igreja Pentecostal sadia para estar em constante avivamento – em constante produtividade no evangelismo, no discipulado, na adoração. Minha oração é: “Deus, traga de volta as Assembléias de Deus á conscientização do Senhor como SENHOR, não como um título denominacional para uma vida temporal, mas como uma ferramenta para mudar o mundo.

A terceira causa por trás de um discipulado ineficiente é um descuido de uma exigência básica do discipulado, encontrada em João 8:31: “Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos”. É por isso que creio que avivamentos são pré-pentecostais. Freqüentemente pessoais experimentam o derramamento do Espírito Santo, recebem o batismo ( suas experiências no cenáculo), então voltam-se para a cruz e recebem outra bênção, mas nunca são produtivos. Por que? Porque eles não continuam em Sua palavra. É imperativo que eles continuem sob Sua autoridade.

Depois do Pentecoste, as Igrejas do Novo Testamento foram eficientes porque elas continuaram. Elas continuaram em oração, evangelismo, comunhão, culto, em atitude de servos, e na doutrina dos apóstolos.

A tarefa diante de nós é desafiadora, mas nós somos confotados porque sabemos que nós vamos fazer é certo. É certo criar um discipulado pentecostal nas Assembléias de Deus. Por causa disso, Deus nos ajudará.

A CURA

Um novo discipulado.

Então, o que é a cura? A cura é organizar igreja sistematicamente para um novo discipulado. Quando a igreja é preparada para o avivamento, os ministros têm fé para preparar o povo para o influxo. Eu prego em algumas igrejas e quando faço um convite, para meu desespero, não existe ninguém para ajudar em volta do altar. Isto é porque eles não têm planos para dar boas-vindas a novas vidas que vêm para a igreja.

Eu creio que vocês devem ter fé o bastante para fazer planos. Eu creio que as Assembléias de Deus necessitam planejar para um novo dia em discipulado. Conseqüentemente, nós estamos dissolvendo a velha Agência de Escola Dominical e a velha Comissão de Discipulado, e nós vamos colocá-las juntas sob um única comissão – a Comissão para Educação e Discipulado Cristão.

Nós organizaremos igrejas modelos pelo país que vão fazer pequenos grupos de acordo com manuais de orientação de uma igreja Pentecostal. Nós promoveremos nossos próprios modelos de pequenos grupos. Nós diremos para as pessoas: “Vá até estes vários modelos espalhados pelo país e aprendam com eles.” Nós treinaremos pastores, diretores em educação cristã, e líderes de pequenos grupos, para estarmos prontos para receber aqueles que estão interessados em começar e sustentar um ministério de pequenos grupos. Através desta estratégia, as pessoas estarão repassando treinamento de praticantes.

As igrejas expressarão o discipulado de muitas maneiras e formas diferentes, segundo a direção do Espírito Santo. Com a ajuda do Senhor, nós nos moveremos de um discipulado ineficiente para um poderoso ministério que levará as pessoas do altar para o trono. Nós tomaremos bebês em Cristo e os discipularemos em produtivos adultos espirituais.

Um amor que nunca falha.

Nós devemos iniciar com cuidado e cautela das criancinhas em Cristo. Bebês podem ser um problema, mas eles valem a pena se você amá-los. Meu amigo Jim Hall, dá-nos um ótimo exemplo. Quando um novo bebê está junto com uma família reunida, todo mundo é dono do bebê. Eles passam o bebê de um para outro. Mas quando chega a hora de alimentar o bebê, a mãe dirá: “Onde está o bebê? Eu sou a responsável.”

Eu quero perguntar a qualquer um, “Vocês estariam abertos para amar um novo convertido? Sua igreja poderia preparar mamães e papais espirituais para quando qualquer perguntar: “Onde está o bebê” você poder dizer: “Ele está em boas mãos.”

Haverá alguém que entenda onde estes bebês estão, amá-los, serem amigos deles e cuidar para que eles estejam seguros nos braços amorosos da igreja? Você não sabe o que fazer em discipulado? Ame os. Esta é a resposta. E não vá pelo seu programa, vá pelo deles. Pode não ser conveniente, mas eles são bebês. Eles são dependentes, eles precisam de alguém para entendê-los. Eles têm que ser alimentados para não morrer.

Cristãos bebês estão morrendo aos milhares junto aos degraus das portas das igrejas sem amor e sem cuidado. O que nós estamos dizendo para você é que a grande qualificação é o amor – amor por Jesus, amor pelos perdidos, e amor pelos novos convertidos. O amor nos ensinará o que fazer. “O amor nunca falha.” ( 1 Coríntios 13:8)

Se nós amarmos através de Jesus, nós podemos transpor os problemas e inconveniências. Nós podemos mesmo nos alegrar na viagem. Se nós ofendermos os bebês, isso nunca funcionará; mas se nós amá-los, nós veremos milagres não apenas em suas vidas, mas também nas nossas.

CONCLUSÃO

Com a ajuda de Deus, nós mudaremos nosso mundo através uma Igreja cheia de força, discípulos cheios do Espírito, que amaração as almas o bastante para transformar programas não produtivos, tradições egocêntricas e atividades sem significado para um ministério excitante de amor por Jesus traduzido em uma vida disciplinada de propósitos eternos e produtividade espiriritual."
Fim

Nota: A mensagem acima condensada foi entregue aos empregados do Conselho Geral durante um culto semanal na capela da sede do Conselho Geral das Assembléias de Deus em Springfield, Misouri, EUA, em 15 de agosto de 2006.


Fonte: Enrichment Journal
Tradução de João Cruzué



.