quinta-feira, julho 16, 2009

Blogueiros Cristãos - sete razões para não desisitr de blogar

.
Consertando o arado
João Cruzué

Queremos deixar aqui alguns comentários sobre a importância do Blogueiro Cristão não desistir de publicar seus textos. Venho lembrar da comparação que Paulo fez entre a maratona e a carreira cristã, que também produz a mesma imagem quando o assunto são blogs. Assim, passo a apresentar algumas razões por que você não deve abandonar seu projeto

1 - Realidade - O lado negro da internet continua crescendo dia após dia. Publicadores de conteúdo de prostituição, homossexualismo, pornografia, neonazismo, corrupção, terrorismo, e outras coisas ruins. O inimigo mor de Cristo não tem em seu dicionário a palavra "desistir".

2 - Oportunidade - Hoje blogar é gratuito. A tecnologia para divulgar o Evangelho a toda criatura está aí disponívelcomo nunca antes esteve. A inteligência para criar estas tecnologias foi dada por Deus aos Homens. Se deixarmos passar a oportunidade para falar de Cristo por razões as mais justas, quem pode assegurar que no dia de amanhã teremos outras? E a liberdade que conquistamos neste país? Por acaso na Europa, e mesmo na América existe uma país como o nosso, laico, que nos dá amplos direitos para exercer a vida religiosa?

3 - Conhecimento - Cada ano, se continuar escrevendo, editando, publicando, serão mais experiências de trabalho acumuladas. Com esforço e curiosidade, sempre se alcança mais saberes com o passar dos anos. Por uma questão de respeito aos seus leitores e sob a ótica da excelência, é muito bom ter domínio da língua portuguesa quanto à semântia, ortografia, concordância, redação. Blogar então faz bem à cultura da própria blogueiro, além de fazer amizades com pessoas que têm os mesmos objetivos.

4 - Compromisso - A partir do dia que entregamos nossa vida a Cristo e repetidos que Jesus é o Senhor, então somente podemos provar isso com ações. Todo discípulo tem ao menos um talento e uma função dadas por Deus para trabalhar em prol do Reino Deus. Se por acaso seu dom ou função é liderar, então também vai precisar de escrever. As duas gerações que estão crescendo, agora, basicamente se informam pela Internet. Se você se considera um discípulo, um cristão em fase de crescimento espiritual, precisa saber que há uma ordem para trabalhar na "vinha". Como se trata de um fonte de informação e difusão do conhecimento, a Internet também é uma vinha.

5 - Compartilhar - Até há pouco tempo somente sua família, seus colegas, sua congregação, sabiam das maravilhas e bênçãos que Deus vem lhe concedendo. Saúde, emprego, o pão de cada dia, a roupa para vestir, talvez até um carro, dinheiro para pagar a universidade, enfim o testemunho do que Ele tem feito de bom na sua vida. Hoje através de um blog todas as bênçãos que você recebe podem ficar disponíveis como um testemunho encorajador aos leitores nos quatro cantos da terra, em menos de um minuto após a publicação. E Deus não dá bênçãos pequenas para ninguém. Quando comecei a escrever meu primeiro blog, foi para contar as grandes coisas que Ele tinha feito em minha vida.

6 - Parceria - Pode ser que você ainda não pensou nisto: houve tempos, que também pensei em desistir e parar. Mas eu não consegui. Durante 11 anos fiquei desempregado, depois o Senhor se lembrou de mim e começou a me abençoar, por isso e por que gosto de escrever, decidi publicar mensagens e testemunhosno Blog Olhar Cristão. Há sempre alguém precisando, em determinado momento, ouvir a voz de Deus. Sempre oro para que meus textos sejam encaminhados diante de quem esteja precisando. Se para Deus uma alma salva vale mais do que um mundo inteiro perdido, neste exato momento, há centenas, milhares, milhões de almas angustiadas, vazias, que precisam ouvir uma palavra da parte de Deus. E quem sabe somente você tenha esta palavra.

7 - Criticas - A internet é muito demonizada por grande parte das lideranças da Igreja Evangélica como uma fonte de águas sujas. Curiosamente se esquecem de que Lutero também sofreu grande perseguição quando decidiu imprimir a Bíblia em alemão para que o povo de seu país pudesse ler a palavra de Deus na própria língua. A língua desta geração - crianças, adolescentes e jovens tem um nome. Internet. Se ela não encontrar por lá a presença de Cristo nas multiformes publicações eletrônicas, vai se alimentar apenas de secularismo, humanismo, ateísmo. Menos Cristo.

Sei que ainda há outras razões, todavia creio já ser o bastante. Se você não sabe o que escrever, comece publicando seu testemunho de encontro pessoal com Cristo. Depois conte as coisas que tem recebido do Senhor. Foram por esses motivos que comecei. Tenho certeza de que você, por mais novo que seja na fé, tem ao menos um testemunho de salvação e uma bênção para contar. Se já é um cristão adulto, escreva e publique com o auxílio de sua formação. Se é um jornalista, escreva reportagens sobre assuntos cristãos. Se é um missionário, descreve um quadro de missões do país onde está ou aonde vai trabalhar. Se você é uma professora, publique textos que falem de Cristo. Publique os melhores textos de seus alunos sobre assuntos cristãos. Se é um Pastor, publique esboços, sermões, testemunhos de curas, milhagres. Se você é líder de jovens, publique coisas e fotos da juventude da sua Igreja. Se você é adolescente escreva sobre as atividades do seu grupo. Do outro lado do monitor, sempre haverá alguém para ler.

Portanto não é hora de desistir, pois a maratona mal começou. Analise suas dificuldades e peça ajuda, comente sobre elas para nós da UBE. Pode usar meu email para se comunicar: cruzue@gmail.com. Arranje alguém para dividir a publicação de textos no seu blog. Monte um grupo para publicar no mesmo blog. Cuidado com os exageros, não use mais tempo do que o necesário em blogs. Quero lembrar também sobre as as críticas: elas têm seu lado positivo, use-as para subir degraus.

Você não está sozinho(a) nisso. Conte com a: União de Blogueiros Evangélicos


.

3 comentários:

Filipe Cantarino disse...

Olá João,

Muito obrigado pelo encorajamento. Há dois meses comecei um blog somente para compartilhar meus textos e fiquei muito surpreso quando meus colegas não crentes e professores começaram a ler. Dai percebi que é uma excelente ferramenta para evangelismo e edificação.

Deus te abençoe

Anônimo disse...

Comecei um blog agora, mas é bom o encorajamento

Anônimo disse...

João, q benção encontrar pessoas iluminadas q utilizam desta ferramenta para evangelizar. Parabéns!!