domingo, julho 26, 2009

Blogosfera Evangélica - Visão e Oportunidade


O que nos une - Cristo - deve ser mais forte,

do que o que nos separa.



João Cruzué

Fonte:
Blog Olhar Cristão

Sou um dos poucos "malucos" que vem publicando artigos visionários nesta Web. Minha intuição diz que estamos diante de uma oportunidade rara. De um momento decisivo. O que parecia ser apenas um hobby, um lazer de final de semana, momentos prazerosos diante da tela do computador, nos levou a perceber coisas com novos olhos.

WEB - A dimensão atual
Web é comunicação. Através dela um político negro se tornou Presidente da nação mais poderosa da terra. Apenas um vídeo, vazado clandestinamente, foi o bastante para tirar a ferrugem de um sonho de 23 anos de uma cantora desconhecida. A semelhança entre os dois casos foi tão grande que o primeiro chegou atrasado em um compromisso, porque ficou em casa para assistir o final do concurso da segunda. A Web talvez seja o único espaço realmente democrático em que o virtual pode ser transformado em real. Um sonho, em realidade. Principalmente se que estiver por traz dele é um batalhador ou uma batalhadora. Eu tenho também um sonho, uma visão, que estou sempre "tagarelando" aqui: que nós blogueiros evangélicos podemos construir uma ponte, juntos, para atravessar o "Jordão" e conquistar a "Canaã" digital.

Nossa oportunidade
Sem meias palavras. A geração atual de kids e teens, crianças e adolescentes , não se informa em jornais. Nem em revistas. Eles apreciam a tela de monitor. Seu mundo mágico se chama Internet. Ricos e pobres, católicos e crentes, meninos e meninas trocaram os livros de contos de fadas pela Internet. Ela é o meio, que alimenta suas curiosidades e desenvolve seus sonhos.

Curiosamente o acesso a este mundo virtual é um fenômeno muito recente. Ele está em constrante expansão. Há uma revolução em andamento. Nem a grande mídia, nem governos nem Igrejas detêm o controle do meio virtual. Liberalismo. O coração daquelas duas gerações ainda não foi conquistado. Minha visão é: por que não aceitamos o desafio e atravessamos este mais este Jordão de Língua portuguesa e espanhola?

O que podemos fazer.
Nossa forma de pensamento ocidental, individualista, precisa ser moldada. Trabalhada. Transformada em uma nova forma para que blogueiros mais engajados no Reino e comprometidos com o Rei, possam deixar de lado certas animosidades e mudar o entendimento em relação às suas referências. Temos muito mais a ganhar no diálogo e no estreitamento de relacionamentos. Conversar mais. Interagir. Se nos tornarmos mais próximos poderemos fazer e receber críticas. Receber e dar sugestões. Deixar bairrismos. Incentivar. Podemos e devemos trabalhar mais nisso.

Se conseguirmos compartilhar com desembaraço nossos pensamentos e ouvir as opiniões uns dos outros, podemos, sim, conquistar um grau de conhecimento coletivo ímpar e necessário para uma formação de opinião verdadeira. Isto tem sido dificuldado pela nossa forma rudimentar de comunicação entre nós mesmos. Somos simpáticos a um contador de visitas do que ao diálogo. Apreciamos reinar em ilhas pequeninas em lugar de desenvolver nosso potencial através da convivência coletiva. Há um ano temos fomentado a criação de blogs entre as lideranças evangélicas para publicação de conteúdo cristão para fazer contraponto a uma cultura secular e humanista já estabelecida na WWW.

O que de fato nós podemos fazer? Se evoluirmos para formas de pensamento mais eficientes, podemos trabalhar juntos na conquista de uma Visão maior: a produção de informação não apenas religiosa, mas sobre tudo. Tudo o que possa ser comentado, para atender à demanda de informação das novas gerações que já estão aí. Sim, decerto que nossa prioridade é comunicar o Evangelho, mas podemos produzir conteúdo sobre tudo. Com nossa cosmovisão. Lembro-me de um fato interessante. Quando Carey estava trabalhando na Índia ele precisou aprender o sânscrito, a língua dos brâmanes. Para conseguir recursos para imprimir Bíblias em 13 línguas diferentes, Carey ganhava rúpias dos próprios brâmanes ao imprimir literatura na língua deles.

Convite à travessia
Estamos diante de uma oportunidade rara. Existem duas gerações crescendo em nossos dias, em todo mundo, cujo meio de informação chama-se Internet. Há uma revolução em andamento na área de comunicações. A mídia tradicional está perdendo terreno. Quebrando. As grandes Igrejas brasileiras não tem foco nesta área. Estão presas no passado, infelizmente à formas de dominações que não funcionam com a nova geração. Minha visão não é reproduzir o atraso nem promover uma nova forma de dominação religiosa. Podemos aproveitar esta oportunidade rara, globalizada, para publicar conteúdo informativo, cultura e cristão. Em todas as áreas, em todos os lugares, em todas as línguas que pudermos. Alguém vai atravessar este Jordão.

Se exercitarmos entre nós, blogueiros evangélicos, o diálogo e nos reunirmos em torno da desta visão, poderemos, sim, ser e preparar grandes formadores de opinião e melhorarmos tudo o que está aí. Eu creio nesta visão.


SP 26.07.2009
cruzue@gmail.com

Projeto: Curso de Blogs

.

2 comentários:

ROBSON SILVA disse...

A Paz do Senhor, meu prezado irmão visionário João Cruzué.

Quero que saibas que compartilho da visão e estou à disposição para o que for preciso...

Eu creio no poder da Igreja no comando da web.

A Deus toda Glória!

Robson Silva
Prossigo para o Alvo... Fp 3:14

Unknown disse...

Verdade irmão , também comungo da mesma ideia e tenho a firme convicção de que qto mais vamos abrindo espaços mais longe chagará a Palavra. Bênçãos, e mais bênçaos. Amém.