quarta-feira, julho 22, 2009

Conselhos cristãos parar vencer a depressão

Não foi fácil. Foram mais de 11 anos. Mas com ajuda
do Senhor Jesus, eu deixei o fundo do poço. E o poço.

Bricks

João Cruzué

Quando você passa por problemas difíceis por um longo tempo, se não tomar alguns cuidados pode entrar em um "corredor da morte". Em algumas de minhas mensagens fiz referências aos 11 anos em que estive desempregado. Sei de outras pessoas que passaram e estão passando por graves problemas financeiros, de saúde, familiares, sentimentais... Pode ser que você, agora mesmo, esteja bem no meio do olho de um furacão, e seria muito egoísmo de minha parte não deixar de falar algumas palavras das atitudes que tomei para enfrentar aqueles difíceis anos de depressão e como Jesus me deu vitória, curando meu quebrantamento.

Durante a depressão aquilo que você pensa é o que determina a qualidade do seu dia. Como, de fato eu não sei, mas "alguém" pode usar sua mente como depósito de pensamentos ruins. Você não se dá conta e acha que todo pensamento é seu. Mas pode não ser. Lembro-me de algumas vezes quando saía de casa para caminhar e orar um pouco (gosto de orar caminhando) pelas Ruas de São Paulo. Algumas vezes, estava com uma tristeza tão imensa, como se um pesado fardo estivesse em minhas costas. Pela graça de Deus, eu detinha meus pensamentos, mesmo sem experiência ainda, eu dizia para mim mesmo: "Jesus, o Senhor há de me tirar dessa" eu vou voltar a trabalhar de vou ser feliz de novo. Poucos minutos depois, não é que eu começava a me alegrar, meu humor se transformava, e assim vencia a provação do dia. É uma luta constante, de todo dia.

Quando você põe um vigia à porta da sua mente, para observar seus próprios pensamentos, você pode atacar uma das fontes do problema que é maligna. Na Bíblia, a mente é também chamada de coração. No livro de Provérbios diz: " Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração porque dele procede as saídas da vida."

Uma coisa, muito importante, que você deve saber: há muitas pessoas que estão passando pelo mesmo problema que você, e até bem maiores, portanto não está sozinha(o) nisso. Como dizia, antes, é importante vigiar os próprios pensamentos; quem sabe a origem da sua depressão é apenas um montinho de areia da praia. Se você olhar para seu cotidiano pode descobrir seu exato tamanho. Também pode ser um "Pico da Bandeira", ou pior, um "Everest".

"Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." Está na Carta de Tiago, 4:7. Uma forma de sujeição a Deus é orar todo dia. Quando orava eu conseguia mudar meu coração. A tristeza vai saindo com a escuridão da noite, quando vem a manhã. Orar, aqui, não se trata de repetir "Pai Nossos", estou falando de um conversa sincera com Deus. Como um namoro. Só a oração pode fazer o milagre de mudar nos nossos sentimentos, pois, quando você ora, traz a presença de Deus para perto e afugenta os pensamentos da presença maligna.

Certa vez, recebi a carta de um irmão na fé, presidiário, contando sobre seus dias no "Piranhão" de Taubaté. Depois de ter cometido um crime horrível, ele foi posto lá. Todo dia acordava com uma enorme dor de cabeça e um pensamento que não mudava como uma voz insistente que dizia" Você já fez isso e aquilo, envergonhou seus pais, seus vizinhos; seus amigos não gostam mais de você, então você de fato não presta e não deve mais viver. Por que não se mata? Era todo dia a mesma pressão. De vez em quando ele punha um lençol no pescoço, subia em uma cadeira, amarrava o lençol em algum lugar alto, e quando dava por si, estava a um passo do suicídio. Ele dizia que nos piores momentos, antes de tentar se matar, ele se lembrava dos tempos de criança, dos momentos que passeava com seu pai indo à feira. Isso foi antes da sua conversão.

Há um sábio provérbio que diz "mente vazia é oficina do diabo". A oração muda o foco do seu pensamento. Mas tem outra coisa tão boa quanto. Tiago disse "sujeitai-vos a Deus". Sujeitar-se não é apenas orar. A oração leva você até a presença de Deus ou faz você senti-la. Deus pode nos orientar sobre o que devemos fazer enquanto a depressão não se vai.

"E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus".Romanos 12:2. É uma seqüência de degraus para cima: boa, agradável e perfeita. Nos últimos anos de provações, 2001 a 2003, o Senhor orientou-me quanto ao que fazer para realizar Sua vontade. O carteiro veio e colocou uma carta de um preso no meu portão. Por que eu sabia que aquilo era da parte de Deus? Porque o destinatário da carta tinha os dizeres de um carimbo para folhetos que eu havia perdido há seis anos. Imagine você recebendo a resposta de uma coisa feita seis anos atrás? A probabilidade é muito pequena, não acha?

"Lança o teu pão sobre as águas, pois, depois de muitos dias o acharás" Ao manusear e entender o conteúdo daquela carta, o Espírito Santo, naquele momento, lembrou-me esse versículo acima de 11 de Eclesiastes. É por isso que afirmo: nossos pensamentos podem ter três fontes diferentes: a nossa, a maligna e a divina. E foi seguindo a voz do Espírito que por dois anos e meio nos ocupamos com um dos melhores trabalhos que Deus nos orientou a fazer, que era de recolher literatura cristã usada, e pelo correio, entregá-la em caixas para grupos de cristãos dentro de penitenciárias do interior paulista.

Para não ir tão longe, nos tempos que andei deprimido por vários fatores, sendo o maior um desemprego de 11 anos, a receita que segui e que me tirou do corredor da morte ou do fundo do poço foi: a vigilância dos meus pensamentos, a oração constante e solitária enquanto caminhava por ruas e estradas tranqüilas e por fim executando um trabalho social e cristão que era de escrever cartas de aconselhamento cristão para presos e coletar revistas usadas de Escola Dominical e Bíblias para mandar para as Igrejas do cárcere, pelo correio. Uma madrugada orei e pus no papel um plano: estabeleci que em dois anos conheceria lideranças cristãs em 50 penitenciárias paulistas e enviaria uma tonelada de literatura.

Enquanto coletava literatura usada, e escrevia "cartas sociais", conheci por cartas presos cristãos em 48 presídios. Recebi mais de 500 cartas de lá em uma caixa de papelão; contribuimos com literatura para 29 penitenciarias. Esta ocupação trazia-me um senso de utilidade enquanto tirava o foco dos meus problemas. Foi assim que o Senhor nos deu uma oportunidade para melhorar nossa auto-estima.

Vigiar os pensamentos, orar todo dia, de preferência caminhando, aliando o exercício físico à oração, ocupando-se com algum trabalho cristão enquanto seus dias de vitórias se aproximam, e depois, testemunhando para a Glória de Deus como estou fazendo.

Ao lado do Correio aonde postava as cartas para o cárcere, tem um grande Hospital. E mesmo com 48 anos de idade, Deus deu um basta no desemprego e provação financeira ao enviar alguém em minha casa, para dizer que aquele Hospital estava precisando de um contador temporário. Depois por concurso fiquei efetivo. O Senhor preparou aquela oportunidade para dar em minhas mãos o melhor emprego que jamais tive.

Apesar de ter trabalhado em quase todos os ramos de contabilidade, de contabilidade pública eu não entendia nada. É a mais complicada. Mas como foi o Senhor quem abriu a porta, tive a oportunidade de aprender praticando - a melhor forma de aprendizagem para meu caso.

Eu sei que Deus pode permitir que passemos por lutas de todos os tipos e tamanhos, crises e depressão. Mas não vamos passar sozinhos. O importante é que Ele o(a) encontre ocupado(a). Mexa-se!

"Mas graças a Deus, que nos dá a vitória, por Nosso Senhor Jesus Cristo." Não somos nós que vencemos. É no mundo espiritual que a vitória acontece. Por isso, é Cristo quem dá a vitória para nós. Para você e para mim.


Se você ouviu a voz de Deus falar com você através deste texto, e quiser ler outros testemunhos
e mensagens vou deixar meu endereço: Mensagens de João Cruzué para você.



.

9 comentários:

estudosgospel disse...

Meu irmão, eu estou passando por momentos dificeis em minha vida. Já faz um ano que estou desempregado, dez a menos que o prezado irmãos, mas dá para entender um pouco do que o irmão passou. Mas, graças a Deus, eu tenho Jesus no meu coração, e Ele esta me ajudando a passar por esta. Às vezes, paro a olhar minha esposa e filhas e uma tristeza tenta entrar, mas, aí, eu me lembro de Cristo, que me diz: No mundo tereis muitas aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo. Bom, Ele venceu o mundo e com certeza, vai me ajudar a vencer também. Orem em meu favor.

Irmão João disse...

.Amado irmão,

Cada dia é uma batalha. Mas você é quem determina (não gosto desta palavra) como vai ser o seu dia. Quando eu estava muito triste, eu orava. Orava levando meus olhos, para os dias futuros, onde já estaria de posse da bênção. Aí, eu agradecia ao Sennhor, muitas vezes chorando, porque Ele me tiraria do sufoco. E quando eu fazia isto, a tristeza ia saindo de fininho, e eu recobrava o ânimo. Com ânimo novo, eu conseguia vencer o meu dia.

Não era todo dia que eu me sentia arrasado. Mas nos dias que isto acontecia, eu estava preparado para não aceitar pensamentos depressivos. Eu estava atento a eles.

Deus vai lhe abençoar.

O aque aconteceu comingo depois deste tempo? Passei a testemunhar, escrever para a glória de Jesus. Há cinco anos faço isto. Não deixei barato. Se foi o diabo que me oprimiu, como Jó eu nunca soube. Mas, considerando esta hipótese, não estou deixando passar batido aqueles dias. Eles potencializaram em mim um desejo de testemunhar, não só para os amigos mais íntimos, mas para o mundo inteiro. Pela WEB eu posso, quando registro tudo isto também em inglês.

Eu queria que soubesse disso. Que por trás de toda guerra que o cristão sincero passa, há um grande propósito que pode ser usado para glorificar a Deus.

É no vale que se aprende a manter humilde quando subir à montanha. Temos uma tendência muito grande à presunção e ao orgulho. Isto impede toda obra de Deus em nós. Não que eu esteja purificado de tudo isso, mas que adquiri consciência disso.

Em Cristo, Irmão João.
Tenho muitas mensages escritas além desta em
www.olhar-cristao1.blogspot.com


.

J.P. disse...

Prezado João Cruzue,

Entrei no seu blog hoje por acaso, quando pesquisava textos sobre desemprego. Se bem que não acredito em "acaso". Bem, deixe-me apresentar primeiro: Meu nome é J. P., aceitei Jesus Cristo há 19 anos, tenho 40 anos, divorciada, sem filhos, moro na capital de São Paulo e estou desempregada há 3 anos. Não acreditei quando li seu texto com o título "Não foi fácil. Foram mais de 11 anos. Mas com ajuda do Senhor Jesus, eu deixei o fundo do poço. E o poço." Você não faz idéia de como este texto mexeu comigo. Eu precisava ler ele. Que Deus te abençõe muito por dividir essa experiência que fortaleceu minha fé. Estou bastante desanimada e triste porque além do desemprego, divido a casa que meus pais deixaram com uma irmã de 57 anos, deficiente mental, bipolar e epilética. Tenho mais 2 irmãos, mas não posso contar com eles. Estou vivendo pela fé, literalmente. Me sinto muito sozinha, mas sei que Deus nunca vai me desamparar, porque Ele já me socorreu em situações piores e sempre me dá sinais de que Ele está comigo e tem um propósito para minha vida. Agora eu vou sempre visitar seu blog, porque a gente sempre acaba voltando ao restaurante quando a comida é boa. Para não ficar deprimida, decidi fazer um blog - até para ocupar meu cérebro. Gostaria de te apresentar (...). Continuo procurando trabalho e já não sei mais o que fazer a respeito disso, mas depois que li seu texto, fiquei mais esperançosa. Se me permite, gostaria de manter contato - porque quero contar meu testemunho quando Deus me tirar do fundo do poço. Quero compartilhar essa vitória com todas as pessoas que sabem o que é esperar em Deus, incansavelmente.

Deus abençõe a você e toda a sua família.

Abs, J..

Nova Criatura disse...

Amado irmão, esta postagem realmente falou comigo, pois a grande luta que tenho é em meus pensamentos, pois não consigo enfrentar os depressivos e desanimadores. Saiba que hoje estou muito animada, pois li o seu texto. Deus o abençoe!

Felipe disse...

João, acho que esse foi o primeiro texto que li em seu blog, ou talvez o seu testemunho.
Pelo que li nos comentários acima, as pessoas foram muito tocadas, assim como eu, quando li (na verdade essas pessoas parecem ter sido mais tocadas ainda pela mensagem, pois estão enfrentando dificuldades enormes).
Este texto em seu blog é uma bênção, glória a Deus!
ps: acredito que os seus textos são mais profundos pelo fato de que o senhor costuma falar de situações que viveu (exemplo: aquela menininha que falou pro pai segurar a mão dela). Gosto muito desse tipo de texto :D
Abraço, fica com Deus.

Anônimo disse...

Paz do Senhor meu irmão !!

Preciso de conselhos sobre um assunto muito delicado que atinge a juventude assim como eu, pois terminei um relacionamento mais sabe como são os sentimentos e eu ainda amo minha ex que hj me faz saber que já iniciou outro relacionamento depois de quatro meses que terminamos... estou meio sem ação!
Deus te abençoe.

Aline disse...

Olá querido amado e escolhido pra vencer!
Como foi benção ler suas postagens sabe hoje me encontro desempregada sim , mas não me deixo mais levar pela escravidão que satanás tem tentado me aprisionar pois estou á luta! sei que vou conquistar pois á batalha não é minha mais do meu redentor que vive e se importa com cada lágrima minha caida ou momentos de tristeza que vivo.
Estou maravilhada do grande milagre que deus tem operado em sua vida e agradeço á Deus por voce ser um vaso usado por Deus para levar seu testemunho de vida á muitos que estão vivendo ou que já passaram por esta luta.
Estou á 6 meses desempregada mas já posso ver minha vitória concretizada o inimigo não sabe com quem ele se meteu
Sou filha do Rei Jesus e nada nem ninguém pode deter sua mão á nos abençoar!!
É promessa e eu já recebi e tomei posse em nome de Jesus!!
DEUS ABENÇOE!!!!

Anônimo disse...

Seja a luz do mundo!
Declare sua Fé em Jesus - Acenda uma luz!
Você já declarou a sua fé em Jesus, hoje? Ainda não?
Conheça o projeto que está sacudindo as redes sociais brasileiras e acendendo a luz de Cristo em todos os lugares do país. O site http://feemjesus.com.br é uma revolucionária ferramenta que pretende reunir todos aqueles que crêem em Jesus na internet.

Com apenas alguns cliques, você se cadastra e anuncia a sua fé. Vamos fazer uma força única e cumprir a missão de Jesus.
Não se envergonhe da palavra da salvação. Vamos mostrar ao mundo o poder do evangelho e proclamar a verdade.
http://www.feemjesus.com.br
"Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus." Mateus 10:32

Unknown disse...

Estou vivendo isso eu luto e reluto contra meus pensamentos eu ja cheguei a ter vontade de bater a cabeça na parede pq eu oro ao meu senhor e falo q eu n sou esse monstro q esta pergubando meus pensamentos e sempre q entrego nas maos dele pra ele lutar e vencer essa batalha por mim e como um algo muito forte q tornasse pior do q antes tem hra q da vontade de sair ppr ai sem destino tem hra q n da pra aguentar eu sempre amei ao meu Deus sempre fui temente a ele sou conpletamente desejosa de ser usada por Deus mais essa fortaleza me impede impede ate de eu me relacionacionar com os meus irmao da igreja e quando eu desejo louvar esse pensamento vem muito mais puir q antes ai r aonde eu paro de louvar pra repreender eu fico pertubada jejuo me consagro mais eu sei q vou vencer em nome de jesus...