domingo, março 29, 2009

Como ouvir a voz do Espírito de Deus

João Cruzué

Sempre fui um ávido leitor de bons livros cristãos. A princípio fui lendo de tudo, depois, quando os assuntos ficaram repetitivos, passei, então, a escolher os que pudessem adicionar conhecimentos novos. O gosto pela leitura veio de minha mãe, uma professora de ensino primário, que por sua vez adquirira de meu avô o gosto pela leitura. Sei Deus fala de várias maneiras: pela palavra, pela leitura bíblica diária, pelos pais, pastores... mas fala principalmente pela voz do silêncio que apenas a alma pode ouvir.

Em um país ainda com tantos analfabetos ter aprendido a ler com seis anos, foi uma grande bênção. Ter concluído um curso universitário ao custo de cinco anos de salário também foi mais uma bênção. Mais dois anos de um curso de inglês. Para um jovem que criou-se e viveu no campo, em um sítio, ter conseguido estas três coisas seriam motivos de muita satisfação. Mas, o melhor veio depois: além daquelas três coisas, tive um encontro real com o Senhor aos 18 anos.

O conhecimento é algo maravilhoso, alicerçado no temor de Deus é melhor ainda, porque Ele é quem dá relevância a nossa vida e nos mostra o propósito para o qual fomos criados. Ainda que para isso, Ele possa até permitir que sejamos moídos em moendas de ferro. Diz a Bíblia que Deus é Pai e sabe corrigir bem seus filhos, para que eles adquiram um carater parecido com o dEle. Quem aceita a correção e persiste na busca, conseguirá o favor de Sua intimidade, isto é, quando você ora, Ele responde.

Quando escrevi pela primeira vez esta mensagem tinha 50 anos. Hoje, ao reescrevê-la, estou com 52. Não penso mais como há 10 anos, pois, a medida que os anos passam posso ver uma realidade que antes não conseguia ver. Eu sei que as receitas para uma aproximação com Deus são mais teóricas que práticas, por isso, quem não tem o poder de Deus, costuma exibir-se com pavonices, palavrórios, empáfia, que são de pouco proveito. É uma experiência pessoal, que não pode ser passada por tradição.

Para ouvir a voz do Espírito de Deus é preciso algumas coisas

FÉ EM JESUS CRISTO

"Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz
não endureçais o vosso coração". Hebreus 3:15

Deus, o Criador, nos amou de tal maneira que enviou seu único filho, Jesus Cristo, para nos trazer uma mensagem - O Evangelho - que significa Boas Novas. A missão de Jesus Cristo era reconciliar todos os pecadores com Deus, pagando um alto preço em resgate da vida de cada homem e cada mulher, sujeitos à condenação eterna por causa do pecado. O preço da liberdade já foi pago, mas para que cada pecador seja livre do senhorio do diabo, é necessário que ele tenha um encontro com o Senhor Jesus para aceitá-lo com salvador de sua alma e Senhor de sua vida. Todos os que aceitam publicamente a salvação por meio da fé em Jesus Cristo, tem o direito de ser chamados de filhos de Deus e de ter seus nomes escritos no Livro da Vida. Não há nenhum outro nome no céu, nem na terra, que possa trazer salvação e reconciliação entre um pecador e Deus, a não ser o nome do Senhor Jesus Cristo.

SEDE DA PALAVRA DEUS
"Eis que vêm dias, diz o SENHOR Deus,
em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água,
mas de ouvir as palavras do SENHOR". Amós :11

Quem aceita o Senhor Jesus como Salvador e Senhor naturalmente tem um desejo profundo de compreender a vontade de Deus, que se acha disponível nas Escrituras - A Bíblia Sagrada. Esta sede de Deus a fome pela sua Palavra é uma característica básica de um cristão sincero, tanto novo quanto maduro.

COMPROMISSO DE FIDELIDADE
"Então, o SENHOR, do meio de um redemoinho,
respondeu a Jó: Cinge agora os lombos como homem;
eu te perguntarei, e tu me responderás". Jó 40:5-6

A característica de um cristão sincero está resumida no primeiro capítulo do Livro de Jó: "Perguntou ainda o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal. Integridade, retidão, temor de Deus e distância do mal. Integridade: Jó não era um homem corrupto nem era amigo de gente corrupta; retidão: entre o certo e o errado, o santo e o pecado: Jó seguia a justiça e a santidade; temor de Deus: Jó andava em justiça e retidão porque sabia que Deus abominava o pecado; distância do mal: Jó desviava-se do mal porque não queria perder a comunhão com Deus. Depois de sua provação, o próprio Deus respondeu a Jó.

EXERCÍCIO DA COMUNHÃO

"Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto,
orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice!
Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres". Mateus 26:39.

Comunhão é ouvir e falar. É preciso ter tempo para conversar com Deus. Orar. A oração nunca está completa enquanto conversamos com Deus. Depois que falamos tudo, é preciso exercitar o silêncio para aprender a ouvir. Aqui está o detalhe porquê existem pessoas que passam muito tempo diante do Senhor enquanto outras ficam apenas 15 minutos. A voz de Deus são palavras que se ouvem com a alma, e não com os ouvidos. Em uma geração tão apressada como a nossa, isto soa muito estranho ao nosso entendimento.

Deus não tem pressa, pois é onipresente; na verdade, nascemos apressados, pois nossa vida também é um sopro. Todavia, as grandes escolhas de nossa vida podem correr perigo por causa da pressa. Deus pode responder uma oração de apenas uma palavra, mas quando se trata de comunhão, ele ama estar conosco para dizer principalmente - que nos ama! Aqui vou corrigir uma frase que considero errada: "Muita oração, muito poder" na verdade, precisamos mudar um pouco: "Mais comunhão, mais poder de Deus."

PACIÊNCIA PARA ALCANÇAR AS PROMESSAS
"E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim,
negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me".Lucas 9:23

Para chegar a ser "árvore madura" que produz muitos frutos, demanda algum tempo. Temos também uma tendência natural e ruim à presunção, isto é, quer ser aquilo que ainda não é; e pensar que já se sabe tudo. Ao estudar a história de Abrão, Moisés, Saul e Pedro uma coisa pode ser compreendida: eles erraram por achar que sabiam mais que Deus. Não estavam ainda maduros, Abrão, Moisés e Pedro alcançaram o favor de Deus, pois não insistiram no erro. O rei Saul não teve a mesma sorte, pois era teimoso em fazer escolhas erradas achando que sua vontade era a vontade do Senhor.

O importante a essa altura da vida cristã, já perto da maturidade, é não jogar tudo fora por falta de paciência; em querer ser algo sem ter vocação de Deus, baseando-se em chamado de homens. Ou trocar a visão de Deus por uma coisa superior aos olhos dos homens. Em nossos dias, quem seguiria o conselho de Paulo em Romanos 12:16 "Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos"?

O TRABALHO COMO ATRIBUTO DE CARÁTER
"E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora,
e Eu trabalho também". João 5:17

Em todas as fases de nosso crescimento espiritual Deus espera que sejamos produtivos e laboriosos. O trabalho é o atributo natural de um cristão sincero. Por outro lado, o diabo é o pai de todo ocioso. Não existe nenhum homem ou mulher na história reportada pela Bíblia Sagrada que ouviram a voz de Deus e continuaram no sono dos mortos, no ócio dos pecadores ou árvores que não produziram frutos. Quem crê verdadeiramente no Senhor tem alegria de trabalhar tanto na vida secular quanto espiritual.

Quando o profeta Samuel à casa de Jessé ungir um de seus filhos para ser o novo rei para Israel, não disse antecipadamente quem seria. E por não ter ouvido ainda a voz do Senhor, diante da beleza e altura de Eliabe - o primogênito - o profeta se enganou. Todos os filhos de Jessé que estavam em casa, ociosos, foram rejeitados. David, o mais moço, estava no campo t r a b a l h a n d o. Havia uma diferença entre o caráter deles que significou a rejeição do ócio e o prêmio da unção ao trabalho. Louvado seja o nome do Senhor, que hoje, 01 de maio de 2008 - dia mundialmente comemorado como Dia do Trabalho, este atributo seja uma das principais características de seu caráter.

Espero que estas palavras simples possam agradar ao Espírito Santo e ao concluir esta leitura, você esteja sentindo algo diferente alegrando a sua alma.


cruzue@gmail.com

.

5 comentários:

Thamires disse...

Alegrou muito a minha alma. =D

Anônimo disse...

parabens , pelo blog , AMO LER COISAS QUE ALIMENTAM , MEU ESPIRÍTO !

Anônimo disse...

sou ateu mais quero acredita em deus mais pra ouvir a voz dele precisa fazer todo isso eu quero ouvir tipo ele falou com moises

Camila Soranzo Marques disse...

muito bom irmáo! era isso que eu precisava saber! Deus lhe abençoe!

e para o irmáo que diz ser ateu uma palavra: somos criados com uma centelha divina dentro de nós que clama por nosso criador! viemos dele e fazemos parte dele, por isso muitas vezes nos sentimos vazios e incompletos, pois falta justamente a reconexão com ele, que é simples: basta abrir seu coração e dizer: senhor Jesus, eu nao consigo sozinho crer em ti, mas eu QUERO! me ajude, por favor, a ter fé e ter sensibilidade para te RECONHECER. amém!

Anônimo disse...

Meus Amados em Cristo, hoje 31/10/2013, ja se passaram quase 5 anos, que o irmão acima comentou ser " ateu " e ter se comovido com o comentário desse Homem de Deus que publicou essa matéria ( Que Deus o abençoe), como Deus é maravilhoso, comoveu o coração do amado irmão,ISSO sim é presença Divina em sua vida meu amado, começa com o coração aberto pedindo a Deus, que você em breve estará adorando a esse DEUS que é ÚNICO, Tremendo, Soberano, Deus de amor de Glória e poder, e cremos em Cristo Jesus, apesar de ler essa matéria somenta agora, acredito que você tenha se convertido em Cristo. Amados ficam na Paz de Deus. e vamos interceder por aqueles que nãi conhecem Esse Deus Todo Poderoso.