sexta-feira, março 13, 2009

A Web faz 20 anos - parabéns para nós

World Wide Web comemora 20 anos nesta sexta-feira

João Cruzué

Hoje, dia 13 de março de 2009, a World Wide Web comemora 20 anos de existência. Seu aniversário foi comemorado em evento na Suiça, com presença de seus dois idealizadores: Tim Berners-Lee e Robert Cailliau. Apesar de Cailliau afirmar que desde o começo eles sabiam que ela se tornaria na grande rede mundial de computadores de hoje, isso não é muito provável.

A WEB nasceu no CERN o famoso Laboratório de Pesquisa Nuclear Europeu, pelas mãos de dois cientistas computacionais o Inglês Tim Berners-Lee e seu assistente belga Robert Cailliau.

Foi em março de 1989 que Lee escreveu "A Proposta", a idéia de um sistema de gerenciamento de informação para um conjunto de documentos interligados em hipertexto que podiam ser acessados em uma página da internet. Cailliau "vendeu" a idéia da Web dentro do CERN em busca de financiamento para desenvolver o projeto.

Existe uma grande diferença entre Web e Internet. A Web combina textos e imagens em páginas de hipertexto enquanto que a Internet é um sistema global de comunicação de dados criada nos anos 60. A Web usa a Internet como meio de comunicação. Foi Tim Berners-Lee quem desenvolveu as ferramentas básicas para operar a Web. O protocolo http ( Hyper Text Transf Protocol), a linguagem HTML (Hyper Text Markup Language), o primeiro software para servidor de http e o primeiro "browser" chamado WorldWideWeb, além das primeiras páginas de instruções em blocos rústicos, um "manual" que explicava o funcionamento da Web.

A popularização da WWW começou apenas em 1993, quando um estudante americano de computação chamado Marc Andreessen lançou a versão 1.0 do lendário navegador Mosaic. Foi a partir do Mosaic que a interface gráfica da navegação pela Internet foi se tornando mais simpatica e acessível aos usuários. Um ano depois o Mosaic se tornou um produto comercial e trocou de nome para Netscape Navigator. Mais tarde ele foi literalmente esmagado pelo Internet Explorer da Microsoft de Bill Gates.

Para armazenar e disponibilizar o hipercrescimento do conteúdo publicado na Internet, surgiram os buscadores Yahoo! Altavista, Cadê... mais tarde suplantados e atropelados pelo Google - a marca que é sinônimo de competência e eficiência de gerenciamento de conteúdo publicado na net, o gigante da prestação de serviços diigitais; o melhor serviço de busca, a melhor plataforma de blogs, o melhor site de relacionamento social - Orkut - segundo os brasileiros.

Quando os grandes empresários descobriram o fabuloso potencial de fazer lucros da web, bilhões de dólares foram investidos em construção de sites para comunicação, publicidades e vendas pela internet. Na esteira do comércio a Igreja do Senhor também percebeu uma grande oportunidade de divulgação do Evangelho pelas páginas digitais.

Nós, blogueiros evangélicos, somos a prova viva desta iniciativa. Em 20 anos, simplesmente, aconteceu uma revolução mundial na forma de se comunicar que em tempo algum foi prevista ou profetizada. Para nós cristãos isso tem um significado: Cristo está voltando, e hoje é possível falar de Jesus a 2 bilhões de pessoas pela internet. Na próxima década é provável que esta comunicação esteja acessível a toda população da Terra - e sem censura.

Maranata!

.

Um comentário:

Carlos Roberto, Pr. disse...

Caro irmão João Cruzue!
Parabens pela postagem histórica e informativa.
Parabéns ao irmão e a todos da UBE.
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto