quinta-feira, março 19, 2009

A estátua do cristo redentor do Rio de Janeiro

.
João Cruzué
A Unesco, braço da Organização das Nações Unidas, criticou a campanha de uma iniciativa privada que elegeu as sete novas maravilhas do mundo com cerca de 100 milhões de votos pela internet e mensagens de texto por telefone. O Cristo Redentor foi eleito uma das novas maravilhas e ano passado até ocorreu uma celebração do fato. A campanha foi uma iniciativa do cineasta suíço Bernard Weber, que se inspirou após a destruição dos Budas Gigantes em Bamiyan, no Afeganistão, pelo Talebã em 2001.

Em nossa opinião evangélica a estátua do "cristo redendor" da cidade do Rio de Janeiro, representa exatamente o que ela é: um ídolo de pedra inútil. Se aquilo representasse de fato o verdadeito Cristo, o Rio de Janeiro não sofreria tanto com a bandidagem ou com o tráfico de drogas.

Pelo tamanho e com aqueles 30 metros de braços abertos, de um lado pode ser considerado uma obra de engenharia e arte, mas por outro é a prova viva de que é um ídolo morto e impotente. Não serve para abençoar ninguém. A Bíblia diz que ídolos/imagens de escultura são motivo de maldição e miséria. Deve ser mesmo verdade, pois a cidade que tem a maior estátua, também é a que mais sofre com as drogas.


Mas temos uma boa notícia: O Cristo verdadeiro, o que redime de fato a alma desesperada e liberta das drogas também está no Rio. Está nas mãos e na boca dos homens e mulheres crentes que evangelizam pelos morros e favelas cariocas.


Cruzué



.

13 comentários:

Anônimo disse...

Caro João Cruzué:
Sempre leio suas postagens , que são por demais interessantes...
Essa em especial, o senhor disse com muita propriedade que o Cristo Redentor a estatua do Rio , só serve como ponto turistíco, e para ver o Rio de um ponto estratégico, uma vista muito linda.
O verdadeiro Redentor, que veio para salvar a humanidade está em todos os lugares e não só com os braços abertos, mas olhos, boca ,nariz, ouvidos e todos os atributos que a Ele pertence .

Deus o abençoe.
Em Cristo Marcos
www.blogdomarcosserafim.blogspot.com

Carolina disse...

achei essa postagem ridicula só um idiota acharia que a representação do cristo redentor seria, o proprio cristo é apenas uma obra que de fato é muito bonita para que um metidinho venha chamala de de pedra inutil. Quem é inutil é você que de fato não ve a grandosidade desse trabalho. E deus esta em todo lugar, pelas pessoas que acreditam não numa istatua glorificada! ESSA ESTATUA É UM SIMBOLO QUE SO ENTENDE QUE TEM MATURIDADE PARA ISSO !

João disse...

.

Réplica a Carolina

O trabalho artístico é realmente grandioso. Paradoxalmente é uma pedra inútil. No sentido de poder ajudar em nada quanto a resolver, por exemplo: a miséria da cocaína que "empoeira" a bela cidade do Rio de Janeiro. Como ídolo, falo com base na Bíblia, não consegue sair do lugar nem espantar um simples urubu ou pombo.

Minha crítica não foi quanto a obra, mas ao fato de que não tem nenhum valor para resolver os problemas da cidade.

Quanto a sua forma "educada" de rotular-me de inútil, vou recorrer a suas próprias palavras. Você não consegue ver o grandioso trabalho de Deus ao criar-me. Pelo menos eu posso mover-me, comunicar e criticar e defender-me.

O Verdadeiro Cristo Redentor não se materializa nem pode ser lapidado em uma pedra sabão. Mas no coração das pessoas,que adquirem intimidade com Ele.

É deste que escrevi.

.

Samuel disse...

Sou evangelico,acho que o senhor Joao equivocou-se em suas colocacoes biblicas quanto idolos na sagrada escritura ( a imagem é apenas expressao artistica,nao diz respeito a fé de a ou b, consiste infantilidade acredita que alguem ache que nosso Senhor esta ali hahaha.. ). Agora seria interessante debatemos quanto a expressao "idolos" no texto original hebraico,na biblia massoreta.

renato tecnocel disse...

RENATO TECNOCEL comentários servem para expor sua opinião, porém, com sabedoria parcialidade e respeito. algumas pessoas que fizeram seus comentários foram infelizes ao dizer palavras pejorativas como as palavras de CAROLINA, acredito que não concordar e uma opção de cada leitor e pelos seus conhecimentos adquirido pela cultura da sua família ou religião, más, redicularisar com palavras baixas não constrói e sim distrói.

por renato simoes

Anônimo disse...

Crentes idiotas, se não gostam da imagem praq dizer que é inútil? inútil é crente ser alienado, eu acredito em deus, mas certas atitudes de gente alienada me da raiva

Anônimo disse...

Essa postagem intitulada "A estátua do cristo redentor do Rio de Janeiro" é tão contraditória (para não dizer "burra") que basta pegarmos dois trechos dela e uni-los de outra forma, SEM ALTERAR O CONTEXTO DO TEXTO ORIGINAL, como coloco a seguir: "O Cristo verdadeiro, o que redime de fato a alma desesperada e liberta das drogas também está no Rio. Está nas mãos e na boca dos homens e mulheres crentes que evangelizam pelos morros e favelas cariocas. Se aquilo (as mãos e na boca dos homens e mulheres crentes que evangelizam pelos morros e favelas cariocas) representasse de fato o verdadeiro Cristo, o Rio de Janeiro não sofreria tanto com a bandidagem ou com o tráfico de drogas (Ué! Mas o Cristo verdadeiro, o que redime de fato a alma desesperada e liberta das drogas também está no Rio! Em suma, mais contraditório do que isso é impossível!)."

Joao Cruzue disse...

Ao anônimo católico que chamou de burro o texto.

O uso do anonimato para emitir uma opinião mostra o tamanho do caráter de um indivíduo. Se o texto que escrevi é burro, na sua opinião, como devo classificar a sua falta de coragem por esconder seu nome como autor do comentário? Você tem vergonha dele? Quanto aos evangélicos que levantam as mãos e pregam o Evangelho nos morros e favelas, cheios de bandidos e tráfico de drogas, não vou nem comentar. Você foi "brilhante" sacando uma ideia tão nazista.

BF disse...

Essa estatua traz maldição pro Rio.

Anônimo disse...

0 brasil ê laico ' nao deveria ter nada
. Nem buda crito maome nem santo nenhum cada um tem seu Deus interior

joelson disse...

logicamente os não céticos e os não alienados, religiosamente falando, sabem da importância de cada objeto em em sua vida,idolatria é a adoracão ou zelo em excesso a qualquer item,sendo imagem ou não. A imagem do "Cristo" nada mais é que um monumento homenageando uma cidade.Adore esse monumento quem quiser pois todos tem o livro arbítrio e se é pecado ou não quem deve julgar é Deus no derradeiro dia.

Unknown disse...

Deus abomina qualquer tipo de imagem que o represente, a ideia poderia ser até de boa intenção de quem a construiu, mas podemos ver que esse monumento e totalmente pagão, se não fosse isso nao teriam feito uma capela com imagem de Aparecida,e muitos adoram sim essa imagem como sendo o protetor da cidade e não passa de idolatria toda a imagem ou tudo que está tomando lugar de Deus em nossos corações.

Unknown disse...

Verdade !basta ler exodo 20 os dez mandamentos.
Quem estuda a palavra sabe que Deus nao se agrada de que se façam qualquer imagem ou se apeguem a qualquer coisa que possa se passar por Deus, Deus e Santo e habita num alto e sublime trono, nao tem rosto, nem formato, Ele quer que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.