domingo, março 15, 2009

Pastor Itamar Fernandes - Missões em Moçambique

Joao Cruzué

Em 1998 o pastor Itamar Fernandes, da Igreja Assembléia de Deus em Feira de Santana, então com 35 anos, arrumou as malas e junto com a esposa e três filhos foram cumprir o sublime chamado de Jesus para pregar o evangelho em terras moçambicanas. O tempo passou, mas sua paixão pelas almas dos moçambicanos continuou. Hoje 11 anos depois, o Pastor Itamar e sua família trabalham firme na liderança da Missão PIEIA desenvolvendo muitos projetos com boas perspectivas. Pastor Itamar é casado com a Irmã Alda Fernandes, e juntos têm três filhos: Brunno - 22, Thayane – 20 e Thaymires – 15 anos. A Igreja Assembléia de Deus em Feira de Santana, pastoreada pelo Pr. Joezer Santana, é responsável pelo sustento da família do missionário em Moçambique.


Olhar Cristão - Como se converteu a Cristo, e como foi sua chamada missionária?
Pastor Itamar - Eu nasci em um lar cristão e quando tinha 10 anos de idade tive um sonho que eu estava em uma aldeia. Passaram-se os anos e um dia eu estava em uma aldeia africana e Deus me abriu os olhos e disse - Veja ai o que eu te mostrei quando tinhas 10 anos. Ai eu tive certeza que estava no lugar de Deus. Agora estamos completando 11 anos aqui em Moçambique.

Qual é sua cosmovisão sobre o Moçambique atual, nos aspectos social, político e espiritual?

Quanto ao aspecto social nos últimos anos depois da guerra que durou 16 anos, o país tem crescido consideravelmente a uma taxa de 7% ao ano. Podemos ver esse desenvolvimento no comércio, na área tecnológica, na cultura, educação, na saúde e na mentalidade das pessoas que têm a sua auto-estima renovada.

Na política, o país caminha para um mono-partidarismo esmagando violentamente as forças políticas da oposição. Mas por outro lado, a abertura democrática não para, o país está, apesar de passos lentos, caminhando para uma democracia madura e definitiva. Falar em guerra civil aqui é motivo de piada e risadas, graças a Deus.

No aspecto espiritual, como em todos os países africanos, o ocultismo alinhado a uma cultura rígida e resistente à mudanças formam uma barreira de oposição às igrejas evangélicas e missões. O cristianismo nominal atrapalha em muito a verdadeira Igreja e o verdadeiro Evangelho do senhor Jesus. A falta de visão missionária das igrejas enviadoras que estão principalmente no ocidente, faz com que muitos missionários voltem para casa por falta de sustento. Outros ficam sem condições financeiras de trabalhar, enquanto que o processo deficitário de envio de missionários permite que muitos venham ao campo sem sem nenhum preparo, e portanto, sem condições de desenvolver um trabalho sério - servindo apenas de objeto de zombaria. Costumamos brincar e dizer que o missionário come um leão por dia, isso porque temos um problema sério todos os dias para resolver. Ontem mesmo roubaram nossa única moto que nos foi doada por um irmão no Brasil. Só pra vocês terem uma ideia, na minha família já aconteceram 72 malárias, eu já estive a beira da morte por 3 vezes, meu filho já esteve em coma por causa da malaria, e minha filha já deitou sem nenhuma esperança de viver porque há muitos dias não comia, porém em tudo isso Deus nos deu vitórias tremendas.

Como foi parar em Moçambique?

Minha vinda a Moçambique foi interessante. Eu estava servindo a Deus como copastor e vice-presidente da igreja AD em Feira de Santana na Bahia, na época eu dirigia o culto de libertação e numa dessas noites Deus levantou um vaso que disse que eu iria ser enviado a um lugar muito distante dali e que ele iria mudar meu ministério. Alguns dias depois Deus me desafiou a dar todo o meu salário para obra missionária que estava sendo desenvolvida na Rússia e eu obedeci a Deus dando todo meu salário durante um tempo. Imediatamente fui a escola de missões e um ano depois estava chegando a uma aldeia africana aqui em Moçambique.Onze anos já se passaram; eu que pensei que voltaria um ano depois, agora já nem sei quando vou voltar.


Fale sobre a Missão PIEIA?

O objetivo da Missão PIEIA - Projeto Internacional para Evangelização do Interior da África é essencialmente plantar Igrejas em aldeias de solo africano, mas Deus também nos deu outros ministérios:

1- Projeto PAI-(projeto de amparo infantil) - alimentamos com a palavra de deus e com pão material cerca de 250 crianças diariamente.
2- Projeto Filemon- evangelização das presídios. Temos 150 novos-convertidos estudando a palavra de deus semanalmente
3- CASE - evangelização das feiras livres
4- Igrejas nas aldeias - são 117 igrejas nas aldeias
5- Radio - deus nos deu uma radio 100% evangélica que evangeliza mais de 600 mil pessoas diariamente. Além de outros projetos.

Como tem sido a aceitação do povo evangélico em Moçambique, e que autonomia a Igreja tem para fazer cultos, construir templos... existe Lei de Religião?

Não percebemos nenhuma rejeição visivelmente. Na cidade e fácil as pessoas se decidirem por Jesus, porem o difícil esse manterem na igreja. O mesmo acontece nas aldeias, principalmente por causa da força da cultura que e muito resistente e fixa.

A dificuldade reside no registro legal da denominação, porque o Governo exige que a igreja tenha no mínimo 500 membros ,e esta exigência e válida até mesmo para as aldeias mais distantes, e o Governo mantém controle de suas leis em todo o território nacional não importando se é na cidade ou no interior. Uma vez que a denominação esteja legal, ela pode abrir representações em qualquer parte do país sem nenhuma perseguição governamental, porém no Norte do país existe sim uma forte resistência do povo muçulmano.

O Governo estabeleceu uma direção chamada Assuntos Religiosos que trata de toda a questão religiosa, inclusive recebimento, permanência e expulsão de missionários. É bom citar que em Moçambique não se compra terreno, ele é doado pelo Estado, e a facilidade de liberação para construir templos depende da boa vontade e da estrutura administrativa de cada localidade. Moçambique é um país regido por uma constituição democrática, fora isso temos as leis tradicionais que mudam de região para região.

Seu trabalho em Moçambique fica em que província ou estado? É ligado a Assembléia de Deus em Feira de Santana?

A Missão PIEIA tem registro nacional podendo operar em todo Moçambique. Neste momento já alcançamos quatro províncias e temos representação em mais dois países vizinhos. Estas representações são consideradas campos missionários da nossa igreja-sede. Em Moçambique temos mais de uma centena de igrejas espalhadas pelas aldeias.

Nossa Missão apesar de ser fundada por um missionário enviado e mantido até hoje pela Igreja de Feira de Santana, é uma missão inter-denominacional na sua totalidade. Recebemos ajuda de qualquer denominação, recebemos missionários de qualquer denominação e cooperamos aqui no com igrejas de qualquer denominação evangélica. A igreja de Feira de Santana é a igreja mantenedora da nossa família e nos somos seus missionários, porem a Missão é um órgão, como disse antes, inter-denominacional de tal forma que a responsabilidade de Feira de Santana é apenas em manter seus missionários que desenvolvem funções na Missão PIEIA, porem a manutenção dela vem de pessoas e igrejas amigas, não sendo assim de responsabilidade da Igreja Assembléia de Deus de Feira de Santana.


Pr. Itamar Fernandes

email: mpinternacional@hotmail.com
Tel. 00xx258.825678109 - Moçambique – África

Plante sua semente missionária:
BRADESCO AGENCIA 239-9 C/CORRENTE 49700-2 - Itamar Fernandes.



Visite o site: Missões PIEIA

Referências: Pr. Joezer Santana – AD Feira de Santana - joezer@bol.com.br


.

10 comentários:

Anônimo disse...

Pastor,a minha admiração pelo homem,que se dispõe a enfrentar a Africa para levar o evangelho de JESUS,é uma das maiores provas que realmente é um seguidor do evangelho do nosso senhor JESUS CRISTO DE NAZARÉ.
Parabéns é muito pouco,não tenho palavras para agradecer em nome das pessoa que recebem o pão da vida. o verdadeiro tesouro do universo.

Pr. Tony disse...

Meu querido pastor receba a graça e a paz de Cristo. fico maravilhado com aqueles que se dispõe em levar a preciosa semente do do evangelho, sei que o amado sabe, porem quero reforçar essa mensagem "Porque Deus não é injusto, para se esquecer da vossa obra, e do amor que para com o seu nome mostrastes, porquanto servistes aos santos, e ainda os servis." Hb 6:10 olharei com mais carinho e orarei com mais fervor por esta causa, que Deus em Cristo continue o abençoando.

Carlos Roberto, Pr. disse...

Caro irmão João Cruzue!
A Paz do Senhor!

Parabéns pela excelente entrevista.

Que Deus abençoe o missionário Itamar Fernandes e todos os seus

Além do trabalho missionário em si, o que mais achei importante e aqui ressalto, que é um trabalho mantido por uma Igreja Assembléia de Deus, porém como uma visão interdenominacional.

As denominações existem, e isso é algo de característica antropológica, no entanto, a evangelização é missão da Igreja como corpo místico de Cristo, e para isso não existem bareiras, nem geográficas, nem denominacionais.

A Igreja local planta lá no campo missionário e o Deus que é o mesmo, supre suas necessidades aqui, em glória por Jesus Cristo.

Parabéns por nos presentear com informações tão importantes.

Colocarei um link da entrevista no POINT RHEMA!

Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto

Anônimo disse...

Estimado irmão em Cristo Jesus.
Prº Carlos Roberto Silva

A paz do Senhor Jesus.

Obrigado pelo privilégio em poder saber das notícias destes heróis da fé do Séc XXI.

Neste momento, faltam palavras para descrever o que estes gigantes estão realizando em nome do Senhor Jesus.

É uma chamada específica.Algo que começa como uma pequena centelha em nossos corações que à semelhança de uma pequena tala de fósforo vai incendiando todo o nosso corpo.
Lembro-me agora do que registrou o escritor aos hebreus: Faltarme-ia o tempo contando a respeito destes heróis.

Parabéns a estes bravos cidadãos dos Céus pelo despreendimento em fazer a obra do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Com certeza se cumprirá o que corrobora a Bíblia: Há recompensa para o trabalho das vossas mãos.

Relatos como estes nos fazem refletir que muitas vezes pensamos que estamos fazendo bastante pela obra de Deus quando na verdade nada fazemos.
Eu e minha esposa, a irmã Maria José D. Santana
Continuaremos orando por estes bandeirantes da fé. Heróis de verdade.

Meu desejo e oração é: Que o Deus das consolações esteja sempre com vcs realizando o impossível em vossas vidas e corações.
Não desistam. Continuem. Persistam. Ainda que chorando. As almas precisam de vcs para conhecerem a Jesus. Que o Deus de Abraão, Isaque e Jacó esteja sempre em vossos corações confortando e renovando vossas forças.

José Roberto Santana
Vila Pescador I
Jardim Casqueiro - Cubatão - SP

Unknown disse...

Caro Pr João,

Excelente matéria, envolvendo Missões e especialmente um autentico e genuino missionário que deixou o apogeu ministerial no Brasil, visto que hoje seria uma das lideranças na Bahia e foi a Africa, Moçambique se dedicar a ganhar almas exposto as doenças mortíferas, malária e outras e não fez excursão, lá está há diversas anos.
Parabens Pr Itamar Fernandes.
Felicitações ao Missionário Itamar, a quem vi dando os primeiros passos no seu ministério, enquanto fui o seu pastor em Itabuna, BA e o consagrei ao presbitério e acompanhei de perto uma vez por semana a sua dedicação em oração e Jejum 24 horas numa grande preparação para obra que ora realiza.
Fico feliz pelo seu desempenho e pela importante matéria publicado neste blog e o http://pointrhema.blogspot.com Pr Carlos Roberto.
E Pr João, vou aproveitar a sua reportagem também para os meus blogs.
Los Angeles, 19 de março de 2009
Missionario e Pr Eliel A Soares
prelielsoares.blogspot.com

lucian ERLAN disse...

A PAZ DO SENHOR PASTOR ITAMAR É VERDADEIRAMENTE LOUVAVEL A OBRA QUE O SENHOR ESTA FAZENDO MESMO EM MEIO AS ADVERSIDADES OSENHOR TEM FICADO NA POSIÇÃO QUE O SENHOR TE COLOCOU, EU TENHO UM DESEJO INMENSO DE FAZER A OBRA MISSIONARIA 'NO MOMENTO FAÇO ESSE TRABALHO NO MEU MUNICIPIO MAIS EU SINTO QUE O SENHOR TEM ME PREPARADO PARA ME LEVAR A OUTROS POVOS E TERRAS QUE EU NUNCA VI ANTES. DEUS ABENÇÕE O SENHOR PASTOR.
(DEUS É FIEL PARA CUMPRIR A PALAVRA DELE EM TUA VIDA)JEREMIAS1.12

Anônimo disse...

AMADO GRAÇA E PAZ
DEUS A CADA DIA RENOVE SUA FÉ, FORTALEÇA SEUS ARTELHOS E ESTRATEGIA PARA SER USADO NAS CAUSAS IMPOSSIVEIS.

AGUARDO SEU CONTATO

RogérioASRibeiro disse...

Prezado Pastor Itamar, a paz do Senhor.

Meu nome é Rogério Ribeiro, sou membro da AD em Belo Horizonte. Sou líder de missões em nossa igreja com a responsabilidade de alguns missionários: Guiné Bissau e Moçambique e na base. Li o seu testemunho e observei que o senhor foi era um dos principais responsáveis pela AD em Feira de Santana.
Com a criação do projeto o mesmo tornou-se interdenominacional haja vista, a visão de reino porém, fineza responder-me o seguinte:
o senhor continua membro da AD na Bahia?
Os missionários da AD que estão aí estão ligados ao SENAMI?
Existe uma base formada para a residência dos missionários que estão em sua equipe?
Existem missionários que não são naturais da Bahia?
A igreja AD aqui no Brasil pode enviar missionários para cooperar nesta base ou nesse projeto?
Existem outros projetos missionários em Beira ou Sofala que possam ser indicados para conhecimento e motivo de oração?
No mais, agradeço e aguardo ansioso
Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo abunde em sua vida e de sua família.
Qualquer contato: rogerioasribeiro@gmail.com
infoatos@yahoo.com.br

Unknown disse...

Amado Pr. Itamar gostaria de saber se ainda se encontra em São Paulo, pois desejo reve-lo.

Anônimo disse...

Adalgisalevita@hotmail.com. Moro em São Miguel Jardim Helena. Amo o trabalho do Missionario e pastor Itamar, tenho muita inveja pois o meu sonho é fazer a obra em algum tempo em moçambique.Tudo relacionado a Africa eu amo. Se eu pudesse estaria morando ou ajudando na Etiopia.Como eu admiro esta esposa do Pastor. Todos falam do Pastor. Mas lembre-se se não fosse a esposa que Deus deu pra ele. essa obra não poderis ser feita. Um dia antes de Deus me levar vou louvar nestas aldeis. amo muito esta familia. Pastor joaquim foi o meu pastor. Assim que meu esposo aposentar mandarei os dizimos para o pastor itamar, esse sim merece e precisa dos Dizimos de cada um.