quinta-feira, março 05, 2009

Blogs - Oficinas de escritores evangélicos

.
João Cruzué

Eu acredito em sonhos e milagres. Pela primeira vez percebo que uma grande quantidade de evangélicos está diante de seus computadores com um sincero desejo de escrever, de criar alguma coisa bonita, para publicar na Web. São homens e mulheres, jovens e velhos, ministros, professoras, motoristas, zeladores, estudantes, donas de casa. Assembleianos, batistas, presbiterianos, metodistas, gente de quase todas Igrejas evangélicas. Se cada um tiver a paciência necessária para amadurecer, enquanto investe no próprio talento, ao longo dos próximos anos, com certeza, o blogueiro dedicado de hoje, poderá ser o talentoso escritor de amanhã. A realidade é dura, mas tem de ser conhecida: o mercado de títulos religiosos expostos à venda nas bancas e grandes livrarias das cidades pertence dos autores espíritas.

Eu acredito em sonhos, porque Deus ordenou a Abraão que contasse as estrelas do céu. Eu acredito em sonhos porque Jacó viu uma escada posta na terra cujo topo tocava os céus e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. Eu acredito em sonhos, porque o paralítico junto ao Tanque de Betesda, mesmo depois de 38 anos, ainda procurava pela cura. Eu acredito em sonhos, porque ainda hei de comprar muitos livros escritos por blogueiros que estão começando agora.

Para que um sonho se torne em realidade é preciso duas coisas: crer em Deus e acreditar em você. Deus não moverá uma palha para fazer o que for de sua responsabilidade. Por exemplo: um planejamento de trabalho, as metas de seu projeto literário, a definição do estilo, o investimento em redação, na leitura contínua de livros inspirados. Deus cobrou perfeição para conceder o maior desejo de Abrão. Li recentemente o testemunho de um famoso escritor brasileiro famoso; ele dizia: "Enquanto meus amigos mais talentosos desistiam, eu continuava. E quando pensei em parar por causa da crítica, tinha tantos leitores que isso já não era mais possível."

Eu tenho consciência de que milhares de blogueiros evangélicos estão publicando muitas coisas boas na Internet. Estamos presenciando o limiar de um movimento literário evangélico em língua portuguesa. Aqueles que investirem diligentemente em seus sonhos, criando, estudando e melhorando seus textos vão poder contar com o milagre de Deus. Eu sei que o maior problema não é escrever com erros, mas de ter medo de escrever. Ninguém começa perfeito - até com Abraão foi assim.

Criar é difícil. É preciso pensar, planejar, alterar a inércia com o emprego de mais energia. Mas, à medida que se cria, o "azeite da botija" vai aumentando. Não importa se você ainda não escreve bonito. Não tenha vergonha de escrever nem de sonhar. Exercite seu talento. Se alguém o criticar duramente, ouça, mas não pare, não desista. Se você fizer sua parte, Deus vai operar o milagre e o patinho feio de hoje será um belo cisne amanhã. Não estou condenando os copiadores, apenas dizendo que as oportunidades reais estão reservadas para os que criam e enfrentam com paixão suas limitações atrás do sonho de escrever o texto perfeito. A criação não produz esterilidade nem falsas conquistas. É lenta, gradual, mas é um patrimonio cultural seu.

Deus quer fazer um milagre em você. Tirá-lo detrás de um blog simples para consagrá-lo em um "best-seller". Para isso é necessário que você olhe mais longe e mais alto. O sucesso de um blogueiro evangélico não está em um pagerank alto; não está em ter 10 mil visitas diárias registradas no "counter". Em minha opinião um blogueiro evangélico alcançará um lugar de honra, quando puder ver seus livros em todas livrarias e bancas brasileiras. Se os autores espíritas conseguem, por que os crentes não? Eu creio que podemos.

E o que preciso fazer? É preciso deixar a miopia, a visão fixa no próprio umbigo. Nossas oficinas são nossos blogs. Que cada um de nós aceite o desafio de sonhar, planejar, escrever e melhorar, escrever e melhorar, criar, pensar e repensar. Não importa se o começo for uma decepção, a bênção prometida todos nós sabemos que não está no começo nem no meio - mas no fim para aqueles que são os mais teimosos.

Meu sonho é ver centenas de blogueiros evangélicos se transformando em grandes escritores cristãos de amanhã. Um sonho de poder entrar em nas grandes livrarias e ter o prazer de ver dezenas e dezenas de autores evangélicos e não apenas espíritas. Se não estamos ali ainda não é por negligência Deus, mas por falta de sonhos, visões, planos, projetos, muito trabalho, paixão e teimosia

Por isto, vale a pena blogar!

Associe-se aqui na: União de Blogueiros Evangélicos

João Cruzué é blogueiro há cinco anos, e administrador da UBE, uma comunidade virtual para difusão de conhecimentos, dicas e suporte para criar e editar blogs para publicação de conteúdo cristão na Internet.

.




16 comentários:

Anônimo disse...

Eu também creio nesta revolução através de nossas vidas.Sou iniciante no mundo dos blogs, mas tenho muitos sonhos entre eles deixar a minha contribuição para o reino de Deus.

Kleiton Álvaro disse...

muito bom... sou um blogueiro iniciante e essas palavras são inspiradoras. Embora, às vezes achemos que não teremos tempo, nem idéias suficientes que possam despertar a atenção de alguém, a ordem é para "marchar". Quem sabe, em alguns anos vejamos muitos evangélicos sendo exaltados por Deus através de seus textos. Esse é o meu desejo. Esse é o desejo de Deus.
Ass. Kleiton Álvaro, membro da Assembléia de Deus - Convenção Abreu e Lima - PE. E membro da união de blogueiros evangélicos.

Pedro disse...

Também creio ser possível. Uma dificuldade é a divulgação dos blogs. É essencial aumentar o alcance das produções.

Anônimo disse...

Prezado irmão!

Esta postagem foi de total importância para mim, pois me incentivou a continuar acreditando naquilo que eu espero ver lá na frente!

Que todos continuem buscando seus sonhos, pois eu, irei realizar os meus!


Na paz de Cristo!

Anônimo disse...

O sr. me permite que eu coloque o link do seu blog COMO BLOGAR no meu blog?Seria um prazer divulgar o seu trabalho pois tenho sido abençoado por ele.
Fica na paz

ROBSON SILVA disse...

A Paz do Senhor querido Pastor,

Assino em baixo!
Vejo nessa ferramenta a grande oportunidade que alguns de nós esperávamos, mas que por algum motivo parecia não acontecer.

Em partes por "preguiça" ou por falta de visão; de sonhos; de metas.

O computador sempre esteve às nossas mãos (de alguns pelo menos), mas não tínhamos coragem ou predisposição para usá-lo.

Hoje, com diante da realidade de que nossos textos são lidos diáriamente por centenas e até milhares de pessoas (algumas que aguardam ansiosas), sentimo-nos obrigados a aperfeiçoar o texto, a ortografia, a gramática, o uso da licença poética etc.

Há muito o que aprendermos; há muita estrada a trilhar; mas concordo que é galgando um degrau a cada dia que chegaremos ao topo de nossos objetivos.

Eu tô nessa!!!

Abraços!

Em Cristo,

Robson Silva

Mario Gonçalves disse...

Suas palavras são um incentivo da parte de Deus para quem está começando!

Obrigado pelo estímulo meu irmão!!!

Abraços!

Thereza Christina Pereira Jorge disse...

Adorei o seu desafio, João. Estou no barco. Thereza

Unknown disse...

Meu querido irmão, eu realmente precisava ler isso. Sou evangélico a alguns anos, mas ainda sou um pouco tímido pra falar de Jesus. Falo, mas acho que perco ainda muitas oportunidades. Jesus vai me fazer crescer ainda nesse aspecto. Creio firmemente que a internet, assim como a televisão e o rádio, precisam ter mais inserção de pessoas e mensagens cristãs. Parabéns pelo seu trabalho, você é um operário de Cristo.

Dini Kelly disse...

Obrigada pelo constante incentivo. Você nos inspira a não desistir.

rui miguel duarte disse...

Pecado, segundo a Bíblia, passa também por saber fazer o bem e não o fazer. E Jesus contou as parábolas dos talentos. Mais eloquente do que isto?
Palavras pertinentes de estímulo.
Bênçãos

KETY disse...

Nossa que tremendo,muito lindo mesmo se isso acontecer.Na verdade temos muitos escritores dos bons escondidinhos atrás de um blog.Deus te abençoe meu irmão ,seu blog é uma benção

Alexandre Bruno disse...

Eu criei um blog a pouco tempo... e descobri em mim que gosto muito de escrever coisas que aprendi. Fiz um blog muito simples porque não sei usar muito o computador e o que eu consegui fazer foi tentando. Visite me blog se poder e quero acompanhar o seu sempre. Eu achei o seu blog no orkut e tentei divulgar também o blog que criei lá. E valeu aí por estar dando força aos pequenos que estão começando agora.Eu só quero poder abençoar aos outros com a benção que tenho recebido de Deus! www.espiritosantomeucompanheiro.blogspot.com

Danny disse...

Caro Pastor,
Nesta linda manhã tenho mais um motivo para agradecer a Deus: sua vida! Suas palavras são sempre cheias de Deus!!! Além de alimentar-me espiritualmente, reavivou um sonho: reaver os racunhos de 150 páginas de algo que creio ser um livro abençoador.

Alexandro Candido disse...

Estou nesta sua visao e sei que Deus ainda fará uma revolução dentro da literatura

Unknown disse...

Irmãos, sou escritora e publiquei uma série de ficção histórica baseada na vida do rei Davi. São cinco livros e preciso de blogueiros parceiros para divulgar esse romance. Quem se interessar, entre em contato krlacj@hotmail.com ou na página www.facebook.com.br / ascronicasdeadulao. Gostaria muito da opinião dos cristãos sobre esse livro!
Obrigada,
Carla Montebeler