domingo, julho 31, 2011

Seis anos de blogs evangélicos

.

Uma Análise Contextualizada




.João Cruzué

Quero voltar ao tema de tantos artigos meus, com um olhar no presente e outro no futuro. O passado já é conhecido de quase todos. A publicação evangélica de conteúdo na Internet precisa ajustar seu foco, para tentar ir além de um bumbo que só repercute as notícias escritas pela mídia secular. Este post não vai ser uma leitura que desperta ufanismo, pelo contrário, pretende fazer mesmo uma provocação. Sei que há muito potencial na websfera evangélica, mas está faltando estratégia, criatividade e mudança de visão.

Vamos começar comentando este fato: No final de dezembro do ano passado, esteve no Brasil a editora Arianna Huffington, do Huffington Post, um blog americano que congrega outros 9.000 endereços. Diferentemente das associações de blogueiros brasileiras, o Huffpost tem muita semelhança com um portal de notícias (Folha-UOL, Estadão, Globo, etc) com uma diferença: aqui as manchetes e notícias principais são assinadas por enviados, repórteres, fotógrafos da Casa. A diferença é que no HuffPost, o que são divulgados são chamadas dos posts de blogueiros agregados. Há menos de um ano, a proprietária do agregado de Blogs vendeu os direitos do Huffington Post para o Grupo AOL por 310 milhões de dólares. Ela está voltando ao Brasil, como executiva do Post, para garimpar um sócio para produção de conteúdo para a AOL.

O Huffpost emergiu da mesmice da blogosfera americana porque tratou de agregar blogs que produziam conteúdo PRÓPRIO, ou seja, que além de fazer o papel de "bumbo" (repercutir notícias que outros escreviam) também assinavam textos de autoria própria. Deixou o individualismo. A identidade do Huff era fazer uma divulgação TOP de textos de blogueiros comuns ou um pouco além disso que escreviam sobre assuntos atuais de interesse coletivo.

A maioria dos blogueiros evangélicos brasileiros começou publicar a partir de 2007. Há Blogs hoje que alcançam milhares de visitas diárias trabalhando com divulgação de notícias de interesse evangélico escritas pela mídia secular. Entretanto são trabalhos, na maioria, individualista, na contramão das estratégias corporativas.

Evidentemente, é difícil agregar blogueiros que postam com qualidade para estruturar um portal corporativo para produção original (não copiadas) de notícias. As grandes Casas Publicadoras tentam colocar na Internet portais com informações e notícias com o mesmo formato de seus periódicos, mas elas entraram muito tarde no espaço dos blogs, e durante o tempo que seus membros começaram e se aperfeiçoaram na técnica de blogar, não lhes deram nenhum incentivo.

Para ser sincero até há pouco tempo sempre tiveram preconceito e pouco caso com blogueiros. Voltar à casa "paterna" nessas alturas, não é boa estratégia para nenhum blogueiro, pois há questões de patrulhamento, perda de liberdade de escrever sobre determinados assuntos. Blogueiros chapa-branca, não vai dar certo. Querem sangue novo para fortalecer estruturas arcaicas. Cristo "batia" muito nos fariseus quanto a isto.

O passado dos blogueiros evangélicos, a partir de 2007, foi pioneiro, independente e frutífero. No presente os blogs estão no auge de sua popularização - sempre defendida por mim - e desprezada por muitos blogueiros que se achavam da elite. Mas na Internet a mudança de ventos é hiper-rápida. A "elite" passa e os mais inteligentes ficam. Os melhores blogueiros são aqueles que começaram por baixo e nunca tiveram "moleza". Quem agrada a variados tipos de leitores vai colhendo fidelidade. Quem fica apenas jogando pedra na vidraça de pastores e líderes em geral, sob o pretexto de apologética, vai continuar tendo seu trabalho elogiado apenas pela panelinha dos mesmos.

Eu quero ver nos próximos anos, blogs que funcionem como agregadores de outros blogs. Não com o propósito PRINCIPAL de serem vendidos para grandes portais, mas para serem criativos na produção de notícias de primeira mão. Há muitos fatos acontecendo na Cidade, na Igreja, no Bairro, na "Perifa", e porque não dizer: no Mundo.

Trabalhar o lado criativo e perder o medo de se reunir em grupos de blogueiros para divulgar seus textos em um Blog-Portal próprio, que encaixe os textos adequados a cada momento, na primeira página de buscas é um sonho perfeitamente possível já em futuro próximo. Ou nos agregamos para criar musculatura agora, ou seremos eternos bumbos de notícias do tipo "expreme e sai sangue".

Quer ver um exemplo: É difícil para mim estar sempre no Twitter, embora tenha criado minha conta bem antes dele explodir, com aquelas mentiras de blogueiros iranianos. O que eu vi por lá hoje: as mesmas notícias (ruins) divulgadas por vários blogueiros. Minha análise? Coisa copiada e repercutida: " "Pastor" é preso por molestar não sei quantas crianças". Tudo bem, isto é uma notícia: É! Mas uma notícia medíocre. O que um leitor vai pensar ao brousear por vários blogs e ler a mesma coisa (ruim) em todos eles? Será que a divulgação massiva das obras do diabo é o objetivo da blogosfera evangélica? Não estou dizendo para censurar este tipo de notícia, mas que não sejam em uma frequência de 9 em 10.

Proponho um retorno à inteligência. Uma parada para reflexão no grau de individualismo de cada um. O futuro dos blogs evangélicos não pode ser isto que está aí. Isto é ridículo! Enquanto cada um vai por si... os agentes e portais não cristãos na Internet dão de 100 x 0 em questões de estratégia e sabedoria.

Depois de seis anos de blogs evangélicos, é preciso parar e fazer um exame de consciência e voltar aos mesmos princípios de onde começamos: humildade, criatividade e espírito comunitário. E para não dizer que não falei de Cristo: parar de se envergonhar do seu Evangelho. Por que é isso que estão fazendo os que publicam coisas sem analisá-las a fundo. Que ninguém seja marionete de igrejas, mas que também não seja restrito à panelinhas de pensamentos iguais. DNAS com divergências fazem bem à espécie.

Antes de terminar quero insistir mais uma vez na mesma tecla: A Igreja Evangélica, principalmente a Pentecostal, quando entra na zona de conforto tapa o nariz para não sentir o cheiro da pobreza e da miséria. O tráfico de drogas e o crack - hoje - é muito mais atuante na periferia das grandes cidades e nos bolsões de miséria do que a pregação do Evangelho.

O último grande projeto de evangelização realizado no Brasil foi do Pastor Billy Graham - que nem brasileiro era. Se houvesse mesmo um projeto para tirar a Igreja da "prisão" quatro paredes dos templos, o Brasil já seria do Senhor Jesus há muito tempo. Isto sim, deveria estar sendo martelado na bigorna da blogosfera seguidamente. Se as lideranças da Igreja não tomar uma séria atitude - AGORA - em vez do Evangelho acabar com crescimento do uso de drogas, estas é que vão começar a pertubar os lares dos crentes. Isto também não pode ser censurado na blogosfera.
Não se pode contrariar a vontade do Espírito Santo sem ficar impune.

Não tenho a mínima pretensão de conquistar o pódio de dono da verdade. Como não tenho visto ninguém preocupado com isto, estou jogando, com muita consciência, este pedaço de tijolo na sua vidraça.

Em Cristo, João (Batista) Cruzué.


São Paulo, 31 de julho de 2011.


cruzue@gmail.com









Academia de Blogueiros Evangélicos

.

.João Cruzué

Há quatro anos temos patrocinado o "Prêmio Blogueiro Cristão". Uma honraria criada para destacar o trabalho de publicações de conteúdo cristão, sério, ético e criativo. Durante esse tempo ainda não tínhamos uma estrutura formal e virtual por trás do Prêmio. Então, a semelhança de outras boas organizações, criamos hoje a Academia de Blogueiros Evangélicos para assumir as escolhas dos blogueiros evangélicos, cujos trabalhos na publicação de conteúdo cristão, em Língua Portuguesa, melhor se destaquem a partir de 2011.

Como até o momento não houve nenhuma iniciativa na blogosfera cristã para assumir tal compromisso, e como temos investido esforços nisso desde 2007, não julguei que fosse presunção minha continuar com este trabalho de incentivo e valorização dos publicadores evangélicos de conteúdo cristão na Internet.

Com certeza, estamos conscientes de que nosso julgamento não é e nem pretende ser absoluto quando premiar o trabalho do blogueiro Cristão que mais se destaque a cada ano, mas prometemos que vamos usar critérios adequados e nos esforçar para sermos justos.

Pensamos que aquilo que conhecemos por blogosfera evangélica, precisa de boas referências, mais coesão e menos individualismo. A prioridade ainda é o Evangelho e não podemos nos envergonhar dele. O conteúdo de um blog editado por um cristão, necessariamente deve ter uma marca: A marca de Cristo.

Por direito, os agraciados com este Prêmio desde sua primeira edição têm assento conosco nas cadeiras desta Academia para exercer as funções de conselheiros nas decisões de escolha das futuras honrarias; inclusive 2011.

Por isso,

A cadeira de nº. 2, pertence ao Pastor Rubens Teixeira - Prêmio Blogueiro Cristão 2007;

A cadeira de nº. 3, pertence ao Pastor Altair Germano - Prêmio Blogueiro Cristão 2008;

A cadeira de nº. 5, pertence ao jovem Dr. Renato Collyer - Prêmio Blogueiro Cristão 2010.

As cadeiras seguintes serão preenchidas com os nomes dos ganhadores dos próximos Prêmios.



São Paulo 31.08.2011.






Alegrei-me com o Salmo 122


.

"Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR!"



João Cruzué

Em tempos de tanta frieza, dúvidas, mal entendidos
Intolerância, egoísmo, vazios, amarguras...
É bom que ainda existe um lugar, uma Casa de Oração
Aonde podemos levar um coração triste
Cheio de poeira das quedas e impossibilidades.

E humildes, incapazes, chegamos à Igreja do Senhor.
E oramos assim: Ó Senhor, fala comigo.
Pois estou no deserto há tanto tempo...

E quando o culto começa, e vem o sermão
Nos decepcionamos a princípio.
Aquilo que esperávamos, parece bem distante...
Mas, espere. daqui a pouco vem uma surpresa!
Começamos a Perceber que a nossa pressa era míope.

E o Espírito do Senhor faz arder o coração do Pregador
E ele começa a falar palavras diferentes
que brotam da Rocha e gota a gota
vêm mansamente molhar um coração seco.

Agora não temos mais pressa. A pressa acabou.
Uma chuva mansa e serena cai sobre a nossa alma,
Uma cascata já brotou de nossos olhos
E ela desce pelo rosto em gotas de brilhantes
Molhando um coração de paz.

É por isso que Davi com a alma:
"Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR!
Porque é ali o Senhor fraz brotar de novo
os sonhos dos pródigos, o ânimo dos cansados
E a força dos velhos.




Se você gostou, mais em Mensagens de João Cruzué


.

sábado, julho 30, 2011

Jesus Cristo, o Médico dos médicos


..

DISCURSO DE FORMATURA TURMA DE MEDICINA

ANO 2OOO - PUC-RIO



AUTOR: DESCONHECIDO

"Hoje estou aqui para prestar uma homenagem ao primeiro, ao maior e melhor Médico da história da humanidade!

Deus é esse médico, o Médico dos médicos, e o mais excelente conhecedor do corpo humano. Todas as células e tecidos, órgãos e sistemas, foram arquitetados por Ele, e Ele entende e conhece a sua criação melhor do que todos. Que médico mais excelente poderia existir?

Deus é o primeiro cirurgião da história. A primeira operação? Uma toracoplastia, quando Ele retirou uma das costelas de Adão e dela formou a mulher. Ele também é o primeiro Anestesista, porque antes de retirar aquela costela fez um profundo sono cair sobre o homem.

Deus é o melhor Obstetra especialista em fertilização que já existiu! Pois concedeu filhos a Sara, uma mulher que além de estéril, estava na menopausa havia muito tempo!

Jesus, o filho de Deus, que com Ele é um só, é o primeiro Pediatra da história, pois disse: “Deixem vir a mim as crianças, porque delas é o reino de Deus!”

Ele também é o maior Reumatologista, pois curou um homem que tinha uma mão ressequida, ou, tecnicamente uma osteoartrite das articulações interfalangeanas.

Jesus é o primeiro Oftalmologista, relatou em Jerusalém, o primeiro caso de cura em dois cegos de nascença.

Ele também é o primeiro Emergencista a realizar, literalmente, uma ressuscitação cardiopulmonar bem sucedida, quando usou como desfibrilador as suas palavras ao dizer: “Lázaro, vem para fora!”, e pelo poder delas, ressuscitou seu amigo que já havia falecido havia 4 dias.

Ele é o melhor otorrinolaringologista, pois devolveu a audição a um surdo. Seu tratamento? O poder de seu amor. Jesus também é o maior Psiquiatra da história, quando há mais de 2 mil anos curou um jovem com graves distúrbios do pensamento e do comportamento!

Deus também é o melhor Ortopedista que já existiu, pois pela sua palavra juntou um monte de ossos secos em novas articulações e dele fez um grande exército de homens. Sem contar quando Jesus, seu filho, disse a um homem coxo: “Levanta, toma a tua maca e anda!”, e o homem andou! O tratamento ortopédico de quadril mais efetivo já relatado na história!

A primeira evidência científica sobre a hanseníase está na Bíblia! E Jesus é o Dermatologista mais sábio da história, pois curou instantaneamente dez homens que sofriam desta doença.

Ele também é o primeiro hematologista, pois com apenas um toque curou a coagulopatia de uma mulher que sofria de hemorragia havia mais de 12 anos e que tinha gastado todo o seu dinheiro com outros médicos em tratamentos sem sucesso.

Jesus é ainda, o maior doador de sangue do mundo. Seu tipo sanguíneo? O negativo, ou, doador universal, pois nesta transfusão, Ele, ofereceu o seu próprio sangue, o sangue de um homem sem pecado algum, por todas as pessoas que tinham sobre si a condenação de seus erros, e assim, através da sua morte na cruz e de sua ressurreição, deu a todos os que o recebem, o poder de se tornarem filhos de Deus! E para ter este grande presente, que é a salvação, não é necessário FAZER nada, apenas crer e receber!

O bom médico é aquele que dá a sua vida pelos seus pacientes! Jesus Cristo fez isso por nós! Ele é um médico que não cobra pelos seus serviços, porque o presente GRATUITO de Deus é a vida eterna!

No seu consultório não há filas, não é necessário marcar consulta e nem esperar para ser atendido, pelo contrário, Ele já está à porta e bate, e aquele que abrir a seu coração para Ele, Ele entrará e fará uma grande festa! Não é necessário ter plano de saúde ou convênio, basta você querer e pedir! O tratamento que ele oferece é mais do que a cura de uma doença física, é uma vida de paz e alegria aqui na terra e mais uma eternidade inteira ao seu lado no céu!

O médico dos médicos está convidando você hoje para se tornar um paciente dele, e receber esta salvação e constatar que o tratamento que Ele oferece é exatamente o que você precisa para viver! Ele é o único caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode ir até Deus a não ser por Jesus.

A
este Médico seja hoje o nosso aplauso e a nossa sincera gratidão!"


.




sexta-feira, julho 29, 2011

Um quintal ecológico

.
Goiba
Goiabeira

João Cruzué
.
Este post é dedicado aos amigos que tenham um quintal onde bate a luz do sol e desejam se distrair com alguma atividade ou matar as saudades do campo - como eu. Antes de ir ao assunto, tenho bastantes coisas em Olhar Ecológico para você examinar.

Bem, no meu quintal uma das primeiras árvores que plantei foi uma goiabeira vermelha. Isso já faz mais de 25 anos. Minha filha tinha acabado de nascer e eu queria que ela tivesse uma árvore para amarrar uma gangorra.

Foi assim: ao passar pelo Rua Martiniano de Carvalho, na Bela Vista, tinha um senhor que vendia frutas debaixo de uma sombra. E eu vi umas goiabas lindas, com as cascas com muitas rugas que na terra dos mineiros se dá o nome de "carcachentas". Levei duas para casa e plantei algumas sementes no quintal. Casa nova, quintal vazio... E em alguns meses tinha mudas para mim e para os vizinhos.

O tempo passou e a goiabeira cresceu. Acho que lá pelos quatro/cinco anos, como imaginara, amarrei uma corda em um dos galhos do lado direito, próximo ao muro. Ali minha primeira filha balançava, colocando os pés lá em cima.

O tempo passou outros cinco anos, e agora a goiabeira estava ainda mais alta. E foi em um galho muito mais forte, do lado direito, que amarrei outra gangorra. Nela, minha outra filha balançava tão alto que seus pés quase tocavam as telhas da varanda.

É claro nestes dez anos cheguei a plantar uma mangueira, um limoeiro, um pé de mexerica, uma nespereira e por fim um caquizeiro. Naturalmente, embora o quintal seja bem pequeno, essas árvores em certas épocas serviram de tutor para meus pés de chuchus e maracujá.

A terra era ruim... mas eu não contava com a generosidade da primeira goiabeira. Todo ano, antes da primavera, ela derrubava todas suas folhas do chão. No verão, já eram algumas centenas de goiabas (bichadas) que seguiam pelo mesmo caminho. Embora fossem poucas as goiabas sem bichos (lagartinhas brancas) a massa orgânica de folhas e frutos colhidos eram depositados sobre a terra no fundo do quintal. Ali eu ia cobrindo de tempos em tempos com terra. Às vezes a chuva molhava, outras vezes eu mesmo aguava... e uma multidão de minhocas escuras (puladeiras) cuidavam de transformar aquelas folhas secas e frutos em terra orgânica escura em bem menos tempo que os dois anos de decomposição natural.

Pronto. É por isso que em matéria de chuchus devo ser o "plantador-mor" aqui de Sampa. Brincadeiras à parte, é raro um pé de chuchu meu não dar menos que uns 400 frutos por ano. Eu tenho aquela variedade verde-escura. Já acostumei com pencas de dois e até de três frutos. Também já tive um pé de maracujá com muita produção. Eles crescem e se apoiam (tutor) ora no pé de manga, ora no pé de goiaba.

E por falar em chuchus, suas folhas (quatro) fervidas em um litro de água, produzem um chá de excelente uso: reduzir a hipertensão. Junte mais um litro de água ao chá, e beba tudo no mesmo dia. Pode repetir na outra semana. Foi assim, junto com as caminhadas que faço, que minha pressão desceu de 16 para 12 x 8.

Poderia continuar falando do pé de caqui, da mexerica, do limão, mas vou continuar com a goiabeira. Uns seis anos atrás, veio um pedreiro e cimentou à volta do seu pé. Isso apodreceu sua casca, rente ao solo, e isso, infelizmente, a sentenciou à morte. Daí precisei serrar seus galhos, das pontas ao pé, com muita tristeza. Só para se ter uma ideia de quão doida era essa goiabeira, uma vez meu parente e eu contamos 182 goiabinhas verdes em dois metros de galho. Um absurdo. Uma boa notícia, porém, brotou daquele tronco moribundo. De suas raízes nasceu um pequeno galho, que cresceu, e hoje atinge uns sete metros de altura. Um novo galho, também do lado direito, já está pronto para receber a gangorra onde meu neto, o Nino, também vai balançar.

Por que um quintal ecológico? Bem, em meu plano inicial ao levar para casa aquelas duas goiabas vermelhas, para me prover de uma árvore, eu nunca imaginara que ela desse tantas folhas e tantos frutos todo ano para que tivesse um solo com uma riqueza orgânica tão efetivo. Bastava juntar aquilo lá no fundo do quintal e cobrir com terra, molhar, para que surgissem as minhocas e apressar o trabalho de decomposição. Terra escura da melhor qualidade, que depois de peneirada com areia e terra vermelha, é o "must" para canteirinhos ou porta-terra para cebolas, salsas, couves, lírios e outras flores. Substrato excelente também para fazer mudas em saquinhos ou bandeijas.

Se você me perguntar o que vou fazer com o fim das minhas férias, anote aí: trouxe uma cidra para casa. Ela deve possuir umas 70 sementes. Assim como já fiz no passado, vou plantar cada semente em um saquinho cheio de terra do quintal, para conseguir o maior número de mudas possíveis, para depois levá-las de volta para o sítio.

Conclusão: plante um pé de goiabeira vermelha no quintal. Em menos de seis anos você vai ter muitas folhas para montar uma "fábrica de minhocas" e galhos para fazer um balanço para seus filhos e quem sabe, netos.

Abraço do João.



Não deixe de me visitar em Olhar Ecológico



.




quinta-feira, julho 28, 2011

Propaganda de bebidas alcoólicas - por que sou contra

..
.
Abaixo!

a propaganda de bebidas alcoólicas na mídia brasileira.



Amy Winehouse:


João Cruzué

Aqui está:

o penúltimo exemplo do efeito devastador do álcool.


Ela poderia estar viva.

Sabe quem a matou? O álcool.

A bebida alcoólica é uma droga mortífera

que vai tirando aos poucos, visivelmente,

tudo que uma pessoa tem.

Não importa se seja um morador de rua

ou uma cantora de sucesso internacional

O álcool tira tudo: o sucesso, a honra, a família e a vida.

SÓ CRISTO PODE LIBERTAR!

Procure uma Igreja Evangélica

E ACEITE JESUS.




.Por que sou contra: porque o MAIOR público alvo tem sido os adolescentes.



.



.

terça-feira, julho 26, 2011

Amy Winehouse, o álcool entre o sucesso e a morte


.
AVISO!

NÃO BRINQUE COM O ÁLCOOL - ELE VAI MATAR VOCÊ!


Album: Daily Telegraph
Amy 3
Amy Winehouse

Daily Telegraph
Amy 6
Amy Winehouse

Daily Telegraph
Amy 2
Amy Winehouse

Daily Telegraph
Amy Winehouse

Daily Telegraph
Amy 4
Amy Winehouse

Daily Telegraph
Amy 5
Amy Winehouse

João Cruzué

Como cristão, amo a música e aprecio a virtuose e o talento. Eu mesmo, por 14 anos, senti-me realizado tocando guitarra, bateria, baixo em bandas de algumas Igrejas. Acho que o gosto pela música veio do valor que ela tem no meio Evangélico, fonte inesgotável de muitos talentos, às vezes nem tão apreciados no berço. Mas deixa isso prá lá; Amy Winehouse.

Soube que há pouco tempo Ela esteve no Brasil. Sempre ouvi comentários que ela tinha um vozeirão de "negona", creio, ainda mais bonito que o da Tina Tuner. A única música que conheço é a tal "Rehab", uma composição dela própria , mostrando sua ojeriza à internação para tratamento de dependentes químicos.

Interessante. O sucesso de Amy foi também a sua desgraça. Ela cantava para o deleite dos fãs do Soul, espalhados pelo mundo inteiro. Eles se emocionavam e ela não tinha motivo algum para isso. Afogava sua enorme infelicidade na bebida e em algum tipo de droga - ou drogas. Até depóis de morta,
alguns fãs deixaram como homenagem em seu memorial garrafas de vinho, champagne, isqueiros, cigarros... isso é loucura. É como se quisessem que ela continuasse tomando do mesmo veneno. Achei isso de um mau gosto indescritível.

Não estou escrevendo nada para desmerecê-la, nem depreciá-la. Eu apenas continuo surpreso. Enquanto uns buscam a fama através de planos, estratégia, esforço e se mantêm motivados para o sucesso, outros, que já chegaram lá, fazem o caminho inverso: descobrem que o sucesso pode ser um grande peso, onde você é obrigado a satisfazer o egoísmo dos outros, sem receber nada em troca.

Amy Winehouse cantou maravilhosamente a sua própria infelicidade. Um desperdício. Ela conquistou tanto, mas não tinha nada. Nem um amigo para lhe prestar socorro na hora da morte. Poderia estar viva.

Amy tinha liberdade. Liberdade de beber ou não beber. De se drogar ou não drogar. De morrer ou de viver. Sabe, o sucesso às vezes pode ser uma armadilha. Você pode se tornar grande demais para ouvir conselhos ou redescobrir os antigos caminhos onde éramos felizes.

É o Senhor Jesus Cristo que traz à vida o Espírito da alegria. A fonte da alegria de viver. Quem tem o Espírito Santo tem tudo. Não precisa de álcool nem de nehuma droga miserável.Sei disso, porque tive um encontro com Ele, antes.

Amy Winehouse perdeu a vida porque se algum dia ela teve um encontro com Cristo, ela o deixou de lado; trocou-o por álcool e drogas. Poderia estar viva e feliz.


Album: Galeria de Fotos - Daily Telegraph

.


sábado, julho 23, 2011

De volta aos antigos caminhos

.


João Cruzué

Estou de férias na terra das Gerais. Vim para rever a mama, a família, os velhos amigos e aproveitar para andar a pé pelos mesmos caminhos de criança. Tudo está igual e diferente mexendo com as sensações da gente. Pude entender com muita clareza o signicado daquela frase do poeta inglês, William Wordsworth;´A criança é o pai do homem´.

Ao percorrer outra vez as mesmas curvas, subidas e descidas; rever o mesmo córrego, as mesmas águas, a mesma gameleira, a mesma sumaúma. Iguais por se acharem nos mesmos lugares, mas diferentes, assim com eu, que tinha 8/11 anos e hoje tenho 55.

A gameleira centenária, antes tão frondosa, hoje está com poucos galhos, assim como meus cabelos.

A piorra que fazia sombra ao poço mais fundo e temido do ribeirão ainda está lá. Era ali que meus pais passeavan comigo e levavam o pitó para tomar banho. Nós jogávamos um pedaço de pau lá no meio do poço e ele saltava espalhando água por todos os lados e voltava supercontente com ele na boca. E na passagem sacudia os pelos molhados no meio da gente. Recordações de felizes momentos de um garoto de quatro anos.

E o céu? Lindo. Depois das 6:00, sem lua, pude observar toda a presunção da Via Láctea incluindo até as nuvens de poeira das estrelas, visíveis apenas de um lugar sem iluminação artificial.

Para fechar, ganhei de presente um quadro contendo o original da minha primeira poesia,escrita lá pelos meus 13 anos, gentilmente confecionado e guardado com orgulho pela minha professora de Língua Portuguesa Dª. Ofélia Fernandes.

Boas lembranças de uma criança, hoje quarenta e poucos anos mais velha que eu.




.

terça-feira, julho 19, 2011

Redescobrindo os valores da Igreja

.

João Cruzué

Amados,

Este blog não foi criado para ser o padrão de leitura para pastores ou ministros. Creio que o melhor que consigo é escrever para mim mesmo. Mas a vida de um cristão tem seus propósitos e sei que toda palavra que for de Deus não voltará vazia. Ela irá e prosperará naquilo para que foi enviada. Então vou escrever para ela fale comigo.

Com a "Teologia da Libertação", alguns cristãos ficaram hipnotizados com o materialismo dialético e deixaram eclodir em si ovos de serpentes do comunismo. As palavras são como armas. Ao encontrar ouvidos desesperados, elas envenenam suas almas enquanto semeam o ódio, disfarçadas de revolução. Pelo que sei, nunca houve comunhão entre Cristo e Marx. Água e Gasolina. A paz e a guerra.

Com a "Teologia da Prosperidade" a Igreja Evangélica caiu em um conto do "vigário". É "lindo" ouvir palavras e testemunhos de crentes vitoriosos. Uns conquistaram carros de luxo, outros casas e mansões em condomínios fechados. Empresas, cargos de chefia. Universidades. Viagens em cruzeiros marítimos. Compras em Nova York. Todo o bem desta terra! Mas ao instruir nossas almas a buscar a satisfação das necessidades individuais, sempre falta alguma coisa. E os planos de Cristo para nossas vidas ficam esquecidos no "porão".

A situação da Igreja depois da "Teologia da Prosperidade" é de fome. Não fome de pão, mas fome de comunhão. Fome de amor fraternal. Se não vejamos: Qual foi a última vez que alguém foi em sua casa para saber como você e sua família estão. Para compartilhar uma visão de Deus?

A Igreja de hoje assumiu muitos compromissos. Com o aparecimento dos tele-evangelistas milhões de almas passaram a se interessar por Cristo. Querem encontrar o caminho da liberdade. Mas sem uma Igreja real que pratique uma comunhão (interrelacionamento) podemos estar diante de uma grande semeadura á beira do caminho.

O Amor de Deus não pode ser passado de mestre para discípulo apenas por livros, palavras e diplomas. O maior valor da Igreja é Cristo. Ele é a videira, nós os ramos. Para que o amor de Deus flua do tronco para os ramos e volte para o tronco , pelo Espírito Santo que nos foi dado, é preciso estarmos juntos, não separados. Ligados em amor, não em interesses individuais.

Quem hoje tem tempo para estar junto com um novo convertido para praticar a comunhão e um discipulado reais, numa época em que tudo tende a ser virtual?

Se a Igreja deixar de praticar a comunhão real e verdadeira, e se tornar uma comunidade virtual de relacionamento social, perderá de vez o Espírito Santo.










Rede Globo corta ativismo gay de suas novelas

.

João Cruzué

Os autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares foram convocados pela Direção Geral de Entretenimento da Rede Globo para uma reunião. Em pauta o corte do ativismo homossexual da novela "Insensato Coração".

Além de cortar cenas, os autores foram orientados a não praticarem ativismo gay nas novelas e pararem com o apoio explícito à bandeira da criação de uma lei de homofobia.

Em nota a assessoria da emissora afirmou que a Rede Globo é um veículo de massa, que necessita contemplar e respeitar todos seus telespectadores, e zelar para que todos fiquem satisfeitos e não apenas à "minoria".

Comentário: Em tempo, o Pl 122 vai ser definitivamente arquivado, pois interessa somente a homossexuais e nunca vai passar pelo Congresso, pois a maioria dos brasileiros não está de acordo. Em seu lugar está sendo negociado com a banca da evangélica outro projeto que criminaliza e aumenta a pena para agressões fisicas contra gays, e ponto final.




.

sábado, julho 16, 2011

Reserva Raposa Serra do Sol e o alerta dos Villas-Boas

.

O alerta nunca esteve tão atual.

EVb




PAULO CELSO VILLAS-BÔAS


1 - O Alerta de Orlando Villas-Bôas

"Os americanos levaram para os EUA 15 chefes ianomâmis, tanto brasileiros como venezuelanos, para lá aprenderem o inglês e serem treinados "politicamente", para que ao retornarem criem um contencioso internacional com o objetivo de fazer com que a "comunidade internacional" declare a criação de um Estado "Índio", tutelado pelos EUA, cujo território seria delimitado pelas áreas das atuais reservas ianomâmis no Brasil e na Venezuela. Vocês pensam que eles fazem isto por amor aos ianomâmis? Não, e porque em Roraima estão as maiores reservas de urânio do mundo. Eu provavelmente não viverei para ver isto, mas vocês com certeza testemunharão. ORLANDO VILLAS BOAS. Reapresentação: 15/06/ 2003, TV Cultura.

2 - Soberania Nacional

"Outro tópico que nos preocupa e precisamos é de associações e ong’s nacionais que dêem assistências verdadeiras humanísticas, que enfrentem os problemas graves existentes nas comunidades indígenas, responsabilidade que é do governo e que ele não dá conta do recado. Mas cuidado com as ong’s estrangeiras ditas amigas dos índios. Que de amigos não tem nada.

Não cansarei de alertar todos os brasileiros sobre as violências que assistimos nos noticiários das televisões brasileiras, jornais e comentários nos noticiários das rádios. Notícias que exigem reflexão e conhecimento mais apurado da verdade e dos interesses que envolvem os indígenas no Brasil e na América do Sul. Volto a afirmar: cuidado com as ong’s estrangeiras ditas amigas dos índios. Que de amigos não tem nada.

3 - Analisem que interesses há por trás de quem diz que defende a Amazônia.

Em reunião realizada em Genebra na Suíça em 1.981 instituíram para nós verdadeiros donos da floresta amazônica (até quando?) as condições citadas abaixo. Textos traduzidos por Walter H. R. Frank (tradutor público):

L. = É nosso dever garantir a preservação de território da Amazônia e de seus habitantes aborígines, para seu desfruto pelas grandes civilizações européias. Cujas áreas naturais estejam reduzidas a um limite critico.

L. Alínea “C” = Enfatizar o lado humano, sensível das comunicações, permitindo que o objetivo básico permaneça embutido no bojo da comunicação, evitando discussões em torno do tema. No caso dos países abrangidos por estas diretrizes, é preciso levar em consideração a pouca cultura de seus povos, a pouca perspicácia de seus políticos ávidos por votos que a Igreja prometera e abundancia.

L. Alínea “E” = Educar e ensinar a ler os povos indígenas, em suas línguas maternas, incutindo-lhes coragem, determinação, audácia, valentia e até um pouco de espírito agressivo, para que aprendam a defender os seus direitos. É preciso levar em consideração que os índios destes países são apáticos, subnutridos e preguiçosos. É preciso que eles vejam o homem branco como um inimigo permanente.

L. Alínea “F” = É preciso infiltrar missionários e contratados, inclusive não religiosos, em todas as nações indígenas. Aplicar o plano de base das missões que se coaduna com a presente diretriz, dentro do mesmo, a posição dos homens todos os setores da atividade publicas, é muito importante para viabilizar estas diretrizes.

L. Alínea “G” = É preciso reunir as associações de antropólogos, sociologia e outras em torno do problema, que tal maneira que sempre necessitemos de assessoria tenhamos estas associações do nosso lado.

L. Alínea “I” = É preciso confeccionar mapas, para delinear as nações dos indígenas, sempre maximizando as áreas, sempre pedindo três ou quatro vezes mais, sempre reivindicando a devolução da terra do índio, pois tudo pertencia a ele.

(Esta matéria esta registrada no Diário do Congresso Nacional (Seção 1) do dia 17/02/1.989 (Sexta Feira) pronunciamento proferido pela Deputada Federal Sra. Raquel Candido (PDT-RO) na época líder do partido. O presidente do congresso deputado Sr. Inocêncio Oliveira). A tradução esta registrada sob o número 4.039 – Livro XVI – fl. 1 em 22.07.1.987)

4 - Conclusão

E então? Não há como negar que existe não apenas um plano, mas um plano com estratégias e em andamento com interesses não humanísticos e não ambientais em relação à Amazônia e que, conforme o plano prevê e realiza, usa dos próprios índios para alcançar interesses ocultos.

Tenho convicção que os índios são orientados por estas ong’s e missões como está bem explícito no Simpósio de Genebra em 1.981 tudo arquitetado e cada dia mais condicionando simpatizantes aos seus objetivos a colocarem em situações de riscos ou de criticas absurdas a machucar profissionais como o engenheiro Paulo Fernando Rezende, funcionário da Eletrobrás. Será que realmente as ong’s ou missões explicaram o porquê da construção da hidroelétrica de Belo Monte para as comunidades indígenas como parte de possíveis soluções para os mesmos ou que riqueza ficará inundada. Você tem dúvida? Sabemos que toda alteração efetuada pelo homem tem danos irreversíveis para natureza. Por que eles, os “protetores dos índios” não pegam o microfone e protestam contra estes projetos? Por que eles deixam os índios pagar este mico? E a sociedade branca? Simpatiza e ajuda estes povos que a milhares de anos sobreviveram e agora tentam sobreviver a duras penas onde o governo não dá condições a tantos os problemas que os índios sofrem?

Por que estas Ong’s ao invés de ajudar as comunidades indígenas com os problemas de subsistência alimentar, educação e saúde, apenas lutam por agressividade e aumento de áreas já demarcadas ou a demarcar?

Que sejam demarcadas todas as áreas indígenas nós também queremos e que os governos definitivamente olhem com mais atenção todas as comunidades que ainda sonham com seus espaços antes que a fome no mundo mude as posições de direito e depois teremos mais conflitos. É isto que nos preocupa e sonhamos com a sustentabilidade econômica ambiental.

Para mim os índios não foram por conta própria adentrar “nas terras do fazendeiro” que teve uma reação grotesca e abominável. Um erro não justifica outro.

Na questão de Altamira no Estado do Pará, os organizadores do Encontro Xingu Vivo para Sempre, não deveriam permitir que os índios entrassem munidos de facões, ou com qual seja a arma de suas tradições. A intenção do evento foi dizer para o governo e sociedade que não querem a hidroelétrica, e não intimidar quem que seja com hostilidades e agressividades. Os organizadores foram muitos ingênuos ou a alínea “E” do simpósio de Genebra foi cumprida a risca. Quero deixar claro, os índios é o que tem menos culpa neste episódio, por mais hostis que sejam, (não queremos tirar o mérito da legislação brasileira) eles índios recebem orientações para serem brandos ou para mostrar suas indignação por algo que não é correto para seu povo ou meio que ele vive. Nós brasileiros temos sim que ajudá-los a viver com dignidade como um verdadeiro ser humano, pois eles são muito mais brasileiros do que nós.

Minha convicção é de ser um humanista como Orlando VILLAS-BÔAS foi. Pacificador, lutou pelos índios, lutou pelas suas tradições, lutou para que a sua cultura fosse preservada para as futuras tradições, não como animal dito no passado, mas como ser humano. O que somos se não respeitamos os índios como irmãos?

Roraima, profecia de Orlando Villas Boas

Veja o que o meu guru, ele, Orlando VILLAS-BÔAS disse há muitos anos:

"Os americanos levaram para os EUA 15 chefes ianomâmis, tanto brasileiros como venezuelanos, para lá aprenderem o inglês e serem treinados "politicamente", para que ao retornarem criem um contencioso internacional com o objetivo de fazer com que a "comunidade internacional" declare a criação de um Estado "Índio", tutelado pelos EUA, cujo território seria delimitado pelas áreas das atuais reservas ianomâmis no Brasil e na Venezuela. Vocês pensam que eles fazem isto por amor aos ianomâmis? Não, e porque em Roraima estão as maiores reservas de urânio do mundo. Eu provavelmente não viverei para ver isto, mas vocês com certeza testemunharão. ORLANDO VILLAS BOAS. Reapresentação em 15/06/ 2003, TV Cultura

O programa "Expedições" o qual re-apresentou parte de uma entrevista feita com o grande brasileiro, sertanista e patriota Orlando Villas Boas, falecido em dezembro de 2002.

Governo, acorda! Acorda, governo!"

Fonte: Site Expedição Villas-Bôas

Sete Promessas do Salmo 23

.
Águas tranqüilas

Por João Cruzué

O Salmo 23 é uma das leituras mais conhecidas da Bíblia Sagrada. Posso ver nele lindas promessas que se cumpriram no passado, continuam cumprindo-se no presente e se cumprirão também no futuro, na vida daqueles que se aproximam para buscar a presença de Deus. Entre tantas coisas belas que posso ver nele, existem sete promessas para o nosso dia a dia.

O autor dessas promessas é o Senhor Jeová.

Quando você aceita Jesus como Salvador da sua alma e Senhor de sua vida, você muda de senhorio e de posição diante de Deus. Assim como no Brasil, para ter uma existência civil é necessário o Registro de Nascimento, na Bíblia também ensina, no primeiro capítulo do Evangelho escrito por João que a todos que receberam Jesus em seus corações pela fé, foi lhes dado o direito, de ser registrados como filhos de Deus, no Livro da Vida. A esses, o Salmo 23 declara a primeira promessa de que o Senhor é o Pastor pessoal, atendo a suas necessidades. O Senhor Jesus, o nosso Pastor, sabe o que está passando com você e comigo.

Quando Faltavam poucos dias para encerrar o longo período de desemprego por que passei, de 1992-2003, pude experimentar isso bem de perto. Eu estava passando por um mar revolto e o Senhor entrou no barco e levou-me às águas tranqüilas. Em março de 2003, estava no sítio da família concluindo o plantio de 160 covas de bananeiras, a maioria delas da variedade maçã. Março, na Região do Vale do Rio Doce, significa o fim das chuvas de verão. E, ao terminar o plantio, um irmão da Igreja Presbiteriana e eu oramos agradecendo a Deus, como é de nosso costume.

Então uma chuva caiu moderadamente sobre a superfície da terra seca. Contudo não a molhou completamente. Vi naquela chuva, justamente no final daquele trabalho o cuidado de Deus. À noite, quando fui deitar-me, lá pelas 8:00h, assim que pus os joelhos no chão, caiu outra chuva, exatamente quando comecei orar. Entendendo eu que o Senhor estava querendo provocar em min uma oração mais ousada, com muito bom humor orei assim:

--Senhor, hoje por duas vezes já choveu moderadamente. Eu poderia, amanhã, gastar metade do dia regando cova por cova daquelas 160 bananeiras. Mas, já que o Senhor insisti, vou orar com mais ousadia: Se queres mesmo molhar aquela terra, então envia uma chuva de verdade, 10 vezes mas forte que estas, e molha tudo de uma vez!

Foi aí que, em meio à madrugada, acordei com um barulho forte de chuva no telhado da cobertura da fazenda. Grandes goteiras caiam dos beirais do sobrado lá embaixo na calçada. No outro dia, havia sinais de enxurrada por todos os lados. O Senhor molhou mesmo! Ele poderia ter feito tudo na primeira chuva, mas isso passaria despercebido. Ao estimular minha oração queria revelar seu cuidado por mim.

Na terceira chuva entendi o significado do cuidado, do amor, que Deus tem por nós. Se Ele insistiu em mostrar-me que se preocupava com simples bananeiras, naturalmente desejava que eu entendesse que Ele me amava e que estava cuidando de mim e da minha familia, durante aquele 11º (e último) ano de desemprego.

Presença, cuidado, paz, segurança, vitória, compromisso e bondade. Sete bênçãos. Todas essas elas estão se cumprindo em minha vida.

Vim de uma família que não tinha paz. Meus velhos, embora católicos, honestos, trabalhadores, eram bem materialistas e me xingavam muito. Um dia comecei a ter ataques epilépticos. Mãe ficou horrorizada, pois toda família de meu pai tinha a mesma doença. Assim que entreguei minha vida para Jesus, na Igreja dos Crentes, eu fui curado dessa doença horrível. Eu tinha 19 anos.

Quando permiti que Jesus entrasse de verdade em minha vida, a paz que eu não tinha veio completamente. Quando descia a antiga Rua 10, do Jardim São Luiz - em 1975 - seguindo para o trabalho onde hoje fica o Extra da Ponte da João Dias, Descia alegre, feliz, como se flutuasse sobre a rua. A família estava endoidecida porque me tornara crente, mas eu não ligava muito para a raiva deles.

Uma parte importante desse Salmo, o quinto versículo, ainda está por se cumprir na minha vida. Aquela que diz que o Senhor prepara uma mesa diante dos inimigos. Na verdade, posso dizer que não possuo inimigos na expressão literal dessa palavra. Mas, entendo que ao me tornar um cristão, deixei de perseguir os degraus da segurança financeira, da riqueza que a família de minha origem sempre priorizou. Para eles, ao me tornar crente, preocupei-me em demasia com o espiritual e deixei de correr atrás do que de fato a sociedade valoriza: a fama e a riqueza.

Eu Aprendi algo importante ao observar um atributo marcante na vida de Davi: antes de tomar qualquer decisão, ele orava e buscava a presença do Senhor para orientar-se. Eu não preciso de riquezas para conquistar paz, alegria, gozo, uma família firme na casa do Senhor - pois tudo isso já tenho. Mas por outro lado sei que Ele vai colocar-me atrás de uma mesa, e diante dela todos os difamadores, murmuradores, incrédulos, para mostrar a todos eles, não que o joão é alguma coisa, mas que o Deus do João é.

Assim como o João, você também está prestes a receber de Deus o que tem buscado. O mesmo Senhor que mostrou-me o cuidado para com simples bananeiras vai enviar no tempo apropriado (breve) aquilo que tanto lhe faz falta. Creia nisso. Ele não descançará enquanto não lhe abençoar com todas as bênçãos prometidas, e seus difamadores ainda vão ter que dizer: como é maravilhoso o Senhor Jesus! Se ainda não é crente, aceite Jesus para as bênçãos do Salmo 23 se cumpram literalmente em sua vida. Se já é cristão e elas ainda não vieram, insista com Deus e não fique com os braços cruzados. Eu sei que o amor de Deus não consiste de palavras, mas de bênçãos.

autor: João Cruzué


.

segunda-feira, julho 11, 2011

A graça de Jesus Cristo ainda está salvando Homossexuais


.


M. Moreira

Irmãos, consegui largar esta vıda de homossexual, graças a Jesus e o poder libertador da verdade.

Hoje eu dıgo sem medo, e com todas as letras, que ısso é coisa condenada por Deus, e apesar das tentações e dos constantes ataques de um mundo corrupto, sou felız por me ver lıvre de tamanha desgraça.

Fiınalmente percebo o tamanho da maldade que exıstıa em mınha vıda. Sei que aında vou ter que lutar muıto, mas tenho total conscıêncıa de quão vıtorıoso sou em Crısto Jesus.

Sou totalmente contra taıs leıs que fazem da ımoralıdade uma coısa normal e me entrıstece profundamente se tal lei for aprovada, poıs ao mesmo tempo acabará com a lıberdade dos crıstãos, que não sao homofóbıcos, mas apenas querem fazer a sua parte em salvar almas da perdıção eterna.

Fıca aquı o meu depoımento.

Infelızmente, não pude partıcıpar da manıfestação [IIº Protesto Evangélico em Brasília], poıs me encontro longe do meu país, mas teria ıdo com muıto prazer.



Nota: Comentário recebido na postagem "II Protesto Evangélico em Brasília"

.


.

Quanto vale seu sonho

.

A Final do Britain's Got Talent 2009

João Cruzué


Quando Susan Boyle terminou de cantar "Sonhei um sonho" na final de 2009 do programa de talentos da TV Britânica, apresentadores, jurados e a plateia se levantaram para aplaudi-la de pé. Mas ela não conquistou o primeiro lugar - ficou em segundo. Imagino que tenha ficado surpresa e até chorado de frustração por isso. Deus tinha dito em seu coração que ela seria vitoriosa. Mas nem de longe teria sonhado que aquele "segundo" lugar iria transformá-la em um fenômeno mundial em menos de um ano.

Deus escreve certo por linhas misteriosas para nós.

Francamente eu nunca soube quem conquistou o primeiro lugar naquele concurso de talentos. Nem ao menos ouvi a performance vencedora. Contra todos os estereótipos e mesmo ficando em segundo, Susan Boile se tornou um fenômemo musical, não apenas da Inglaterra. Sua voz foi ouvida em todo o mundo. Eu mesmo comprei os dois CDs dela; a metade de suas canções são do gênero "Gospel".

Susan não era bela, nem jovem, nem curvelínea, nem de família de artistas. Ela era mais comum das pessoas. Mas a escocesa de 47 anos tinha um sonho: de um dia poder mostrar para sua mãe que seria alguém.

E com certeza ela orou por isso. E deve ter orado por muitos anos. E quando pensou que Deus não tivesse respondido suas orações - pelo segundo lugar - foi surpreendida com uma conquista iria muito além do 1º prêmio daquele programa de TV.

E a explicação está aqui: Porque para Deus os últimos serão os primeiros. Os quebrantados de coração se levantam do pó da derrota mediante a Graça da resposta do Senhor.

Há tempo para tudo na face da terra - disse o Rei Salomão. E quando Deus responde uma oração, até os que ficam em segundo, em terceiro, em último, resplandecerão para mostrar que a Glória pertence a Deus.

Há alguma dúvida de que a mão de Deus está na vida de Susan Boyle?


Confira agora no
YouTube a final apresentação que lhe rendeu o segundo lugar.



domingo, julho 10, 2011

O clamor das pedras do Pula Arena da Croácia

.

AMAZING GRACE

As pedras do Pula Arena ecoando a graça de Cristo

Coliseu Romano
Pula Arena da Croácia

João Cruzué

Este anfiteatro parece o Coliseu Romano, mas não é. Ele foi construído pelos romanos entre 27 aC e 68 dC e fica na Croácia. Veja aqui IL DIVO, cantando no YouTube o hino AMAZING GRACE e sinta como as pedras clamam e glorificam o nome de Jesus.

Ele faz parte do grupo dos seis maiores entre os 200 anfiteatros semelhantes ao Coliseu Romano espalhados pelo mundo. Suas medidas são: 132,45 x 105,10m com muros de 19,40m de altura.

São 15 portões e quatro torres com cisternas de água perfumada para encantar os espectadores.

Seu uso não era tão perfunado assim: ele fazia parte do circuito dos gladiadores.




.

Maravilhosa graça


.

Foto: João Cruzué

Cachu em B. Turvo/SP

João Cruzué

No fim do ano passado encontrei na Santa Ceia um irmão, amigo dos tempos da juventude, hoje pastor; missionário, tanto na Argentina quanto em Portugal, responsável pela extensão da Faculdade de Teologia da Igreja. Então eu lhe perguntei sobre o significado da Graça de Deus. O que ele definiu não como "favor imerecido" como eu imaginava ouvir, mas como o ato de Deus descendo ao nível dos homems, para lhes prover reconciliação, perdão. Como não sou teólogo, confesso que essa definição me surpreendeu.

Mas ela é de fato bíblica.

No Salmo 40, aparece o inclinar de Deus já no primeiro versículo: "Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor". O Rei Ezequias também orou ao Senhor dessa maneira: "Inclina, SENHOR, o teu ouvido, e ouve; abre, SENHOR, os teus olhos, e olha; e ouve as palavras de Senaqueribe, que enviou a este, para afrontar o Deus vivo". Também no Salmo 17, Davi faz esta oração: "Eu te invoquei, ó Deus, pois me queres ouvir; inclina para mim os teus ouvidos, e escuta as minhas palavras".


Mas o que mais me tem admirado sobre a profundidade da graça de Deus, é a escolha de Salomão para sucessor do trono do Rei Davi. Deus, neste episódio, mostra sua grande misericórdia.

De quem Salomão era filho? De Bethsaba. A mulher de Urias; aquela com quem Davi adulterou; e depois planejou a morte do esposo na frente da batalha. O filho concebido em adultério morreu, mas o segundo, foi Salomão. Davi teve outros filhos com várias mulheres, mas nenhum deles foi escolhido por Deus para se assentar no trono - a não ser Salomão.


Davi pagou muito caro ao diabo pelo muro espiritual derrubado pelo pecado do adultério. Mas o perdão de Deus ficou muito evidente na escolha de Salomão para ser o herdeiro do trono. Isto mostra para mim que todos que se voltam para Deus com um arrependimento sincero, podem obter o favor do perdão de Deus. À oração de um coração quebrantado, de um pecador arrependido, Deus não se fará de surdo, mas inclinar-se-á enternecido para perdoar.

Ou para abraçar, como fez o pai do "filho pródigo".
A imagem de um Deus vingativo não corresponde a um exame bíblico mais acurado.

As misericórdias do Senhor não têm fim, e a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo está ao alcance de quem se arrepende e busca a presença de Deus em oração. Se quiser saber mais sobre reconciliação veja : aqui.






Biografia Dr. Fernando Mauro Pires Rocha

.
Biografia não oficial do Médico que deu nome
ao Hospital Municipal do Campo Limpo:

Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires "da" Rocha

João Batista Cruzué

A cultura de um povo se mede pelo respeito à história dos homens e mulheres que se destacaram em suas épocas, contribuindo com suas vidas para que dias melhores surgessem para as gerações futuras. Este é o perfil do Dr. Fernando Mauro Pires Rocha, mineiro de Belo Horizonte, nascido em 22/09/1914 e falecido em 03/08/1985, em São Paulo.

Durante dois anos, procurei saber quem era Dr. Fernando Mauro Pires Rocha, o médico que deu nome ao Hospital Municipal do Campo Limpo, local onde trabalhei até 2009. Não havia nenhuma memória até 2005; nos meios administrativos do Hospital ninguém sabia quem era. Muito menos na internet. Então a partir dessa época começou a surgir algumas referências publicadas no Google. Valeu a pena persistir,finalmente em 2006, tivemos a oportunidade de saber ele tinha um filho de mesmo nome, médico, quetrabalhava no Hospital Alvorada, em Indianópolis. Após um contato com a Administração da Casa, cheguei até Dª Maria Helena, filha do ilustre médico biografado: Dr. Fernando Mauro Pires Rocha.

Agendamos uma entrevista, no próprio Hospital Alvorada, que fica na Avenida Ibirapuera. Lá fomos surpreendidos com a beleza da história e do carisma deste médico. Dedico esta biografia, não oficial, aos meus colegas de trabalho da ex-Autarquia Hospitalar Municipal do Campo Limpo (jul/2003 a fev/2009) e a todos que ainda não sabem porque aquele Hospital traz o nome de Hospital Dr. Fernando Mauro Pires Rocha. Faltou a foto. Infelizmente a Assembleia Legislativa do Estado mais rico deste país ainda não está organizada o bastante para disponibilizar um arquivo digital das fotos dos homens que fizeram a sua História.

Quanto ao meu interesse em divulgar estes dados históricos veio da minha admiração pela completa falta de memória (mesmo recente) existente nos meios administrativos das instituições públicas paulistas. Nosso trabalho não está autorizado. para cópia. Se houver interesse em utilizá-lo, que seja mediante solicitação por escrito.

BIOGRAFIA

O jovem Fernando formou-se em Medicina, em 1939, na UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais. Nascido de uma família de 13 filhos e poucos recursos, conta-se que chegou a tomar emprestado alguns livros de medicina dos colegas para concluir sua carreira.

Aos 25 anos decidiu fazer uma viagem até o Paraná. E quando o trem chegou na cidade de Marília-SP,ele parou para visitar uma irmã recém-casada. Ali, por influência de um médico local, deixou de seguir viagem e adotou a cidade do interiro paulista como seu novo lar.

Foi em Marília que montou um pequeno e modesto consultório. Conheceu e se casou com a jovem Maria de Lourdes Carvalho Rocha (ainda viva em 2005) com quem teve seis filhos: Maria Helena, Fernando Mauro, Germano de Carvalho, Carlos Alberto, Paulo Cesar e Antonio Carlos.

Dr. Fernando tinha um carisma e personalidade muito fortes. Tornou-se um grande e respeitado médico na Região Mariliense. Tempos adiante foi médico da família do Ex-Prefeito Jânio Quadros e de sua esposa - Dª Eloá.

Não tinha hora para exercer a Medicina: estava sempre pronto a atender aos chamados de quem precisasse. Clinicava também, gratuitamente, para quem não tinha recursos. Era admirado pelos mais humildes. Fundou a Associação Paulista de Medicina da Região de Marília e sempre estava presente nas atividades sociais e beneficentes do lugar. Foi Por isso que a sociedade Mariliense o incentivou a representá-la na esfera política.

Primeiro como vereador, de 1956 a 1959. Depois foi escolhido Presidente da Câmara de Vereadores, para o biênio 1958-1959. Por quatro vezes foi eleito deputado estadual:
1959-1963, com 10.997 votos, pelo PDC;
1963-1967, com 9.435 votos, pelo PDC;
1967-1971, com 11.498 votos, pelo MDB;
1983-1987, com 28.383 votos, pelo PTB.

Arquivo da ALESP

Teve seu mandato cassado pela ditadura militar em 29/04/1969, nos termos do art. 4º do famigerado Ato Institucional nº 5 de 1968.

Foi perseguido e preso na Base Aérea de Cumbica por mais de uma semana.

Perdeu seus direitos políticos por 10 anos: de 1969 a 1979.

Quando veio morar em São Paulo, em seu primeiro mandato, como deputado estadual, não abandonou a medicina. Dizia aos amigos que: "Nasci médico, não nasci deputado". Trabalhava das 6:30 até certa hora da manhã em uma clínica de particulares, depois da manhã até às duas da tarde em seu consultório na Liberdade, à tarde ia para a Assembléia Legislativa, no Parque Dom Pedro.

Mas não abandonou seus clientes nem os amigos de Marília. Embarcava toda sexta- feira no trem "noturno" para chegar pela manhã naquela cidade. Atendia pacientes no sábado e domingo e, à noite, retornava. Segunda-feira de manhã bem cedo ele já estava de novo em São Paulo, na clínica onde prestava serviços.

Metódico, franco, responsável, agradecido, dedicado às pessoas e coerente com suas convicções. Na política tinha um posicionamento social, de centro para a esquerda.

A ditadura tirou-lhe parte da alma. Tirou-lhe a honra, para quem conhecia perfeitamente o significado da expressão: "direitos civis". Foram longos os 10 anos de mordaça política. Depois disso, Marília o elegeu mais uma vez, em 1982, para seu último mandato.

Dona Helena nos contou que, em 1983, no momento da posse, ao chegar à rampa do Palácio da Assembléia Legislativa, os antigos funcionários da casa desceram para recepcioná-lo. Foi naquele dia que ele, junto com todos os amigos se emocionaram muito, pelo resgate da sua honra ao recuperar os direitos civis que a ditadura militar NOJENTA tinha lhe roubado.

Durante os anos que ficara sem os direitos políticos, dedicou-se, com outros amigos médicos, a continuação de um projeto nascido de um pequeno pronto socorro: o desenvolvimento do Hospital Alvorada, da Sociedade Alvorada, culminando mais tarde na "Rede Medial de Saúde". Ele foi diretor presidente, ao longo do tempo, de todas essas instituições.

Atuou desde 1940 em ginecologia e clínica geral. Como político sempre participou das comissões ligadas à Saúde. A coroa de seu trabalho, da qual se sentia realizado, foi um projeto de sua autoria, convertido na lei estadual nº 3.914, de seis de abril de 1984, que desde aquela época obriga todas as maternidades e hospitais do Estado de São Paulo, públicos e privados, a realizar o exame preventivo de dois tipos de deficiências mentais: a fenilcetonúria (teste do pezinho) e o hipotiroidismo.

Na época, o governador Franco Montoro decidira pelo veto à aprovação da lei. Sua assessoria receava que isto traria aumento de gastos para o tesouro. Mas em um discurso emocionado feito na tribuna da Casa Legislativa Estadual, Dr. Fernando foi incisivo defendendo com bravura a conversão do projeto em lei, pois era um médico experiente e sabia do que estava dizendo.

O veto do governador Montoro foi quebrado. Derrubado. E para esclarecimento geral, a Lei do teste do "pezinho" tem as digitais do Dr. Fernando Mauro Pires Rocha. Da esfera estadual, o teste do "pezinho" também foi instituído por lei federal.

O Hospital Municipal do Campo Limpo, por decreto do Prefeito Janio da Silva Quadros, recebeu em 1988 o nome de "HOSPITAL DR. FERNANDO MAURO PIRES ROCHA". Uma homenagem justa, merecida, e adequada para a um homem público cujas realizações, tanto no campo da política quanto da medicina, repercutiram e iluminaram o futuro.

Fim.
---------------


Agradecimentos: A grandes servidores da Instituição do Hospital do Campo Limpo. que sempre foram além do possível, prestando um serviço com qualidade, responsabilidade e discrição - em meio a muitos que não se deram tanto.

É com muito orgulho que cito seus nomes: Sr. Antônio da Gasoterapia, Dª Maisa Isabel Aquino do DepartamentoFinanceiro, Dr. Fukuda da Ortopedia, Drª Cheng da área de atendimento infantil, Do mestre Cristovão do antigo depto de compras, de Dª Maria Antônia da Copa, Da Luciana Mello, do David, Pedroca e Rildo do D.Pessoal, do Alexandre e do Bruce do Almoxarifado, do Sr. Giberto (Seu Giba) da contabilidadade. Todos com muitos anos de serviço a casa. Não podemos deixar de mencionar duas pessoas que foram muito especiais para aquela Autarquia: Drª Susana Rosa e Dr. Ricardo Wady Gebrin a primeira e o último superintendentes.


Autoria: João Batista Cruzué

Agradecimentos: Dra. Maria Helena - Filha do Homenageado

SP-22/02/2006 - Revisão em 10/07/2011



NOTAS:

1) Comentário recebido hoje:

"Tive a oportunidade de conhecer Dr. Fernando Mauro, sempre disposto, salvou a vida de minha mãe, isso a +/- 38 anos. Que Deus o tenha." (Anônimo)

2) Falta a foto digital do Médico. Aceito uma para completar meu trabalho



.

sábado, julho 09, 2011

Café com Jesus 9




"Sobre tudo o que deve guardar, guarda o teu coração."


João Cruzué

Somos muito influenciáveis. Um pouco de muitos e não nos damos conta de que velejamos por uma corrente que pode chegar onde não imaginamos. Esta geração é caracterizada pela liberdade de opinião e pela velocidade das mudanças como torrentes e grandes ondas de incertezas e medo metamorfoseado. O que nós somos? O que nós fomos? Podemos ser felizes?

A cruz é inevitável. Os mal-entendidos também. A falta de planos, os planos utópicos, as coisas que não são mais possíveis de consertar. Não há como voltar no passado, pois não existe máquina do tempo nenhuma. A única máquina que existe são nossos sonhos e imaginação que pode voltar ou avançar dentro de nossos pensamentos.

Podemos ser felizes? Como cristão, meu conceito de felicidade passa por Jesus Cristo, pelo Espírito Santo de Deus... e os vários atos protagonizados pelos personagens bíblicos. Felicidade para mim é poder estar envolvido com alguma coisa relacionada com atividades cristãs.

Eu me lembro de quando andei por um deserto de onze anos de desemprego e naveguei por uma crise de privações. E no final dela fui recolher literatura usada para mandar para a igreja do cárcere nas prisões do estado de São Paulo. Tínhamos muita falta de coisas comuns em casa, mas eu me sentia muito alegre com a missão que estava tocando. Eu tinha certeza de que aquilo era um presente de Deus para que fizesse. E quando eu estava fazendo aquilo que o Espírito de Deus queria que eu fizesse, sua alegria era a minha força.

Não há perfeita felicidade nem alegria duradoura no coração de uma pessoa se ela não estiver envolvida com alguma ação de amor ao próximo. Nós viemos ao mundo para ser a expressão do amor de Deus. A pessoa certa, no momento certo, para levar uma palavra, um livro, um gesto, um moeda, um agasalho, um sorriso, um copo de água para alguém com uma necessidade ou um coração quebrantado. Deus existe, porque seus filhos adotivos são a única prova de sua existência. O amor existe, então existe Deus.

Vejo, leio, e sinto muita frustração, decepção e tristeza ao meu redor. Eu não posso deixar de notá-las. Corações quebrantados. Mas mesmo com um coração quebrantado, você pode dar. E Paulo citou o Senhor Jesus Cristo: "Melhor coisa é dar, do que receber".

Quando o profeta perguntou: O que tens em tua casa? A viúva respondeu: Nada! a não ser um botija com um pouco de azeite. Por mais necessitado que alguém esteja, há sempre algo que ela tem para dar. Entretanto, é muito mais fácil e coerente ser mesquinho. Não é dar toda fortuna ou uma contribuição substantiva que traz a felicidade. Se assim fosse, só os abastados seriam alegres. Mas longe disso - eles não o são.

O que conta é dar quando é preciso dar. Dizer algo quando é preciso dizer. Ir aonde é preciso chegar. Deus é muito detalhista em seus planos. E para estar no tempo e lugares certos, é preciso primeiro conhecer a Deus - e ser conhecido dele. Há uma multiplicidade de caminhos, escolhas, filosofias, escritores e artistas. Você pode ser qualquer um, mas vai descobrir depois de algum tempo que não será feliz.

É preciso ter Cristo dentro do Coração. Ele mesmo disse em Apocalipse: Eis que estou a porta, e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei e ele comigo. A porta é seu coração; o seu eu.

Hoje mesmo, vá a uma Igreja Evangélica, a mais próxima de sua casa. Se você quer trocar seu quebrantamento, seus fracassos por algo que lhe traga valor e alegria de viver: aceite Jesus como Senhor do seu eu. Foi assim que fiz aos 18 anos. Hoje tenho 55. Não posso dizer todos meus dias foram felizes, mas que quando estive ou estou fazendo algo pelo próximo no tempo e lugares certos, uma onda de felicidade passa pelo meu coração, e eu costumo molhar os olhos.

E se você já fez um concerto com Cristo, mas estranhamente tem se sentido seco, vazio, distante, faça uma análise. Com quem tem andado? Tem sido muito crítico? Está envolvido com alguma coisa constante que tem levado amor ao próximo ou não tem tido oportunidade para isso? Descubra sua real condição e faça planos para se envolver. Ser a pessoa certa na hora certa para levar conforto, fé, até uma oração para quem esteja em grande tristeza. Mostre que Deus existe, se colocando como instrumento do amor Dele. Não pode haver alegria sem envolvimento com ações cristãs. E - principalmente - somente com aquelas que a voz do Espírito Santo soar claramente dentro do seu espírito. Fazer coisas fora da vontade do Senhor é tão nocivo - ou mais - que ser omisso. Planeje, pense, sonhe, envolva-se no rio da vontade de Deus.

Não de tristeza. Mas pela oportunidade de sentir a presença de Deus. E isso não acontece quando você está envolvido com coisas egoístas e agindo com mesquinhez.

Que bom que você tomou este cafezinho conosco. Jesus esteve presente durante este tempo.

A paz de Cristo,


João.



.