sábado, setembro 17, 2011

As consequências do avanço da corrupção no Brasil

.
JOÃO CRUZUÉ

Em todos os países do mundo há corrupção. Mas no Brasil ela tem passado de todos os limites, principalmente nos últimos anos, por que, infelizmente, aqui foi institucionalizada a "Lei de Gerson".

A coisa está tão escancarada (e tolerada) que, a continuar assim, daqui a alguns anos os cidadãos honestos vão ser mal vistos e presos. E quando um povo chega a este ponto, sua sustentação se torna impossível como nação. Alguém já disse que: Nenhuma nação consegue ser derrotada por um inimigo externo, se antes não se corrompeu internamente. Por que será que este substantivo abstrato tem sido tão real no cotidiano dos lares brasileiros? Quero confrontar esta situação à luz de um olhar cristão.

A corrupção empobrece a nação por que depaupera ainda mais os pobres. Quando há tantos políticos se dando bem, é porque eles estão pouco se "lixando" com os pobres ou miseráveis, os quais mantêm assim com curral de votos. Cada vez que vejo uma pessoa morando no meio da rua, (e todo dia vejo as dezenas) eu me lembro de que alguém está roubando a parte delas. Cada vez que eu vejo um pedinte comprando um pãozinho, eu sei que pelo menos uns 30% do preço dele, também vai para as burras do governo. A carga tributária brasileira é altíssima e mal distribuída.

Se há quase 130 milhões de brasileiros que não concluíram um cursos universitário, é porque não têm colocado os melhores administradores à frente da pasta. Colocam qualquer um, mais preocupados em distribuir uma cartilha de apologia ao homossexulismo que educação de fato. Porque não colocam ali o presidente de uma grande empresa? Um grande planejador? Por que não ali, uma Luisa do Magazine ou o Roger Agnelli,aquele
que foi defenestrado da Vale do Rio Doce, porque era competente demais?

Por que o Brasil ainda é tão mal administrado? Pelo que temos visto, lido e ouvido, o país tem sérios problemas na administração pública, a ponto de pagar por ano mais de 230 bilhões de juros - dinheiro vindo de tributos que não isentam nem o mais miserável mendigo. E se não bastasse tanto desperdício, estamos a ponto de torrar 20 bilhões de dólares com coisas em elefantes brancos que não servem para comer nem para estudar - a copa do mundo de futebol - um espetáculo que o mundo vai participar e ver, com exceção dos brasileiros.

Um gasto desnecessário, desperdício assumido pela vaidade de um ex-presidente. Dinheiro jogado fora - assim como aconteceu na África do Sul. A copa do mundo vai ser vantajosa apenas para poucas empreiteiras. No mesmo embalo ainda querem torrar mais 60 bilhões de reais com o "trem bala". E deste não posso escrever o que penso...

Eu poderia dizer que a corrupção está "bombando" no Brasil, porque todos estes corruptos nasceram em famílias que toleram a maldita. Isso pode não ser verdade, pois a Bíblia está repleta de exemplos de pais de família retos, que tiveram filhos que se corromperam. De uma coisa eu tenho certeza: um pai pode não ser corrupto, mas se ele não tiver a coragem de confrontar um filho com veemência, e com insistência, ele vai achar que ser corrupto não é tão reprovável assim.

Outros se corrompem porque começam a andar com corruptos. Na minha infância ouvi muito este dito popular "Quem mora com cobra, cria rabo." A corrupção não respeito políticos, nem magistrados nem mesmo os Ministros da Igreja. É como uma serpente enrroscadiça que une todos em um abraço fatal.

Deus há de trazer juízo e miséria para a casa daqueles que torcem o juízo e aceitam propinas para inverter os valores morais. As únicas medidas que podem vencer a corrupção generalizada é o temor de Deus e a punição sistemática. Cada real desviado de sua função, deve ser combatido com tenacidade. É dele que poderia custear uma UTI neonatal nova para que aquele bebê de poucos dias não volte ao pó. É dele que pode ser o investimento que vai dar oportunidade ao necessitado de conseguir seu emprego para levar um pedaço de pão para os filhos.

O ganho da corrupção é amaldiçoado, porque acaba retirando o sustento dos pobres e dos miseráveis para dar aos abastados e satisfeitos. Nossa convivência com a corrupção tem sido tão frequente e tão noticiada que corremos o risco de nos acostumar com ela e deixar de confrontá-la.

Pior que o ato da corrupção em si, é prevaricação dos devem combatê-la. "Não vi, não quero ver, e tenho raiva de viu": esta é a leitura que fiz das atitudes de nosso ex-presidente, homem humilde, admirável administrador, mas de uma omissão homérica ao enfrentar o mal repetindo sempre que ela não foi criada em seu governo. Criada não, mas não combatida.

Isso é verdade, mas por que ele continuou míope todo o tempo? Só é cego neste caso quem não quiser enxergar: um bando de "picaretas" se utilizou do seu carisma, para se dar bem às suas custas. Alguns deles estavam por acaso preocupados com o Brasil?

Pode ser que alguém não ache assim, e eu respeito, mas quando ouço essa gente falar, percebo que eles só têm compromisso com aqueles que financiaram suas campanhas. A começar por aquele senador da oposição que ficou muito irritado com o corte de 0,5% que o Banco Central fez na taxa básica de juros.

A corrupção que grassa entre a maioria (não em todos) dos políticos brasileiros é responsável pela perpetuação da miséria e da pobreza e da humilhação de pais e mães de família, que trabalham o mês inteiro, levam de quatro a cinco horas no trânsito, estudam os filhos nas escolas públicas, para depois deixá-los em faculdades particulares, e muitas outras mazelas.

O meu veemente repúdio a quem vem perpetuando isso. E também àqueles que vendem seu voto para as cobras que depois vão sufocá-los. Isto é nojento aos olhos de Deus, que vai trazer juízo sobre a família desses malandros.

.



3 comentários:

joão disse...

Olá, João.
Meu caro, este é um tema muito mais complexo do que o simples caso da corrupção. É um "sistema", como disse o célebre Cap. Nascimento. O sistema permeia TODA a sociedade, desde o eleitor faminto, que vende seu voto por uma cesta básica (ou pela sua vida, quando ameaçado pelos atuais coronéis: traficantes, chefes sindicais, etc), até a classe média conformista e a classe alta que, se pensarmos, é a única que age de forma que seus interesses sejam atendidos.

No Brasil, cada um adianta o seu lado. Não é, e nunca foi, mérito da classe política. Aliás, eles não passam de uma representação da nossa sociedade. Se eles são assim, há de se perguntar como são aqueles que os elegeram.

É ingenuidade acreditar que um político apenas, ainda mais um membro do Executivo, possa combater a corrupção. O sistema (eu achei a palavra perfeita!) tem em suas mãos legisladores, partidos, aliados, oposições, ministros e juízes. Nenhum político chega e se MANTEM em cargos de importância sem fazer acordos e concessões, e esse tipo de negociação quase sempre viola a tênue linha do lícito e moralmente correto.

Enfim, políticos de qualquer partido, pessoas de qualquer classe, o descaso com a SOCIEDADE permeia a existência da imensa e absoluta maioria. A meu ver, o único lugar de onde viria uma ação de "limpeza" não-ditatorial seria do povo, por meio do seu voto. Mas todos sabemos que o brasileiro é, por natureza, imediatista. E isso é pior quando se trata de votar: eu vendo meu direito de governar o país em troca de benefícios individuais. E ainda dizem que o brasileiro é um povo acolhedor.

Até mais,
João.

Joao Cruzue disse...

João,

Gosto das suas abordagens e da forma com as faz.

Nem sempre é possível afirmar que todo corrupto vem de uma família corrupta. A Bíblia tem personagens que contradizem a regra desta afirmação.

Também, pelo fato de vivermos em uma sociedade que se alimenta de um caldo de cultura baseado na Lei de Gerson, não quer dizer que devo contemporizar e racionalizar certas coisas, pelo simples fatos deles terem se tornado rotina.

Daí, a importância de quem tem o Espírito de Deus fazer o confronto e bater no cravo. Nem todos vão ouvir, mas sempre há alguns que são confrontados mais fortemente pela ação do Espírito Santo.

Seria ingenuidade minha achar que a cultura de corrupção onde corruptores e prevaricadores vivem em uma simbiose confortável, vão deixar de fazer isso - a não ser que sejam confrontados pela socieade. É difícil? É, mas é isso que aconteceu na Tunísia, no Egito, na Líbia, na Síria... um dia também a socieade brasileira também vai começar a engrossar as manifestações contra a corrupção, e o que é regra pode deixar de vir a sê-lo.

A paz.


.

joão disse...

obrigado, caro "xará", saiba que é um prazer desfrutar dessas leituras por aqui.

É, meu comentário-post pareceu conformista. E sinceramente, estou um tanto assim. A cada vez que observo as pessoas, nesse contexto, fico mais desanimado. De certa forma sinto-me como o Elias bíblico, só que consternado pela subserviência do brasileiro.

Sinceramente, não vejo como isso pode mudar. Nos países africanos, eles tinham o pretexto apelativo, aos olhos do mundo, dos seus governos ditatoriais. Aqui o sistema é ao mesmo tempo presente e latente, sutil e ameaçador. Lembra muito mais um país Orwelliano do que o Reich.

Temo que você achará minhas palavras enfadonhas. Desculpe, mas eu agradeço novamente a oportunidade de participar aqui.