domingo, setembro 18, 2011

Opinião sobre as recentes manifestações contra corrupção


NÃO! À CORRUPÇÃO!


João Cruzué.

Há um fenômeno novo ocupando as praças e surpreendendo a mídia, a partir do "7 de Setembro" - são as marchas contra a corrupção. Elas são bem-vindas e tomara que cresçam e mostrem a temperatura do descontentamento da sociedade brasileira com a forma patrimonialista que a maioria dos políticos brasileiros vive e opera.

A Marcha contra a corrupção começou por Brasília, donde 25.000 pessoas se reuniram pacificamente para confrontar a ousadia dos políticos corruptos que proliferam nesta nação tal qual mosquitos borrachudos, que vivem às custas do sangue dos brasileiros. Por enquanto seus líderes são pessoas comuns que usam as redes sociais para se organizarem politicamente.

No mesmo dia, em outras 30 cidades espalhadas pelo Brasil inteiro também aconteceram protestos menores. Com a multiplicação das denúncias nos notíciários da TV, é muito provável que em algum feriado próximo, estas marchas engrossem.
É isto que gostaria, sinceramente, de ver.

E muito me admiro, por isto não ter acontecido antes. Com tanta miséria e privações por aí, cada real roubado são quatro pães a menos na mesa de uma família pobre. Enquanto isso, o superávit primário garante os 250 bilhões de juros que saem do bolso dos brasileiros (do mendigo ao executivo) para o bolso dos banqueiros internacionais. E ai do Ministro da Fazenda que tentar baixar os juros sem avisá-los... seus ventríloquos armam o maior barraco em Brasília.

Isso não é nenhuma novidade: cerca de 99,% dos políticos brasileiros tem "rabo preso" com os financiadores das suas campanhas. Para seus eleitores (aposentados, assalariados, donas de casa) eles dão sim: uma "banana".

Enquanto a sociedade permancer silenciosa, a ousadia desses corruptos tende a aumentar, pois sabem que as autoridades não terão forças para confrontá-los nem os juízes para sentenciá-los.

A partir do momento que os protestos aumentarem e centenas de milhares marcharem pelas ruas, a temperatura vai subir e a sociedade civil vai exigir decência, respeito com o dinheiro público e cadeia para os sanguessugas dos brasileiros.








Nenhum comentário: