quinta-feira, setembro 08, 2011

População Evangélica do Brasil em 2011


.

MATÉRIA ATUALIZADA EM 29.06.2012 COM DADOS OFICIAIS DO IBGE
.

João Cruzué

Caro leitor, fiz uma tabulação de dados dos 27 gráficos das estatísticas oficiais  da religiosidade brasileira disponibilizados pelo IBGE na data de hoje: 29/06/2012.  Quero ressaltar que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística não fez uma contagem física pessoa por pessoa. Quando o agente do IBGE este em minha casa, ele não perguntou sobre minha religião. Da mesma forma isto não foi perguntado na maioria dos lares. Como nas estatísticas oficiais dos censos anteriores, os dados foram obtidos e tabulados por um processo  científico de amostragem.

Minha tabela é original e inédita.  Ela foi ordenada a partir dos estados com maior percentagem de crentes.

Mapa 1
Mapa Religioso Oficial do Brasil - Censo IBGE  2010
.
Os dados estão em ordem decrescente, a partir do Estado com maior porcentagem de evangélicos - Rondônia (com 35%), até chegar ao Estado com menor participação, o Piauí, (9,7%).  O Estado que está exatamente dentro da média nacional de 22,1% é o Paraná.

A população católica, que segundo o IBGE era de 73,6%  no Censo 2000, caiu   para 64,6% em 2010. Os Evangélicos eram 15,4%  e agora são 22,2%  da população brasileira.  O IBGE levou 19 meses para apresentar o Mapa Religioso do Brasil do censo de 2010.

Os católicos romanos eram  124.976.912 fiéis em 2000. Pelo dados do  IBGE,  caíram para 123.280.173 em 2010; queda de 1,4%.

Mapa Evangelicos
Taxa média de crescimento de evangélicos de 1940  a 2010
Os evangélicos eram 26.166.930 em 2000 e  42.275.437 em 2010. Crescimento de  61,45%. Taxa anual média (composta) de crescimento de 4,91%  ao longo de 10 anos. Mantendo esta mesma taxa de crescimento anual, estimo que evangélicos e católicos estejam iguais em número  por volta do ano 2033.

A população brasileira em 2000 era de  169.799.170. No Censo atual é de 190.755.799.

Os que se declaram sem religião eram  12 milhões em 2000 e  15 milhões em 2010.

Em abril de 2009, fiz uma projeção do crescimento dos Evangélicos estimando em 19% a população evangélica no final do ano seguinte. Cerca de 36,5 milhões de 192 milhões. Errei por 6 milhões. Mas minhas projeções foram mais realistas do que os dados do SEPAL  divulgados na Internet como 57 milhões  de crentes estimados em 2011 e o dobro disso em 2020. 

No ano passado, com base nas tabulações de dados da FGV/CPS sob a supervisão do Economista Marcelo Neri, refiz os cálculos utilizando as taxas de evangélicos por Estado  vezes a população brasileira de cada @Estado do site do IBGE. Os números chegaram a 21,3%, ou 40 milhões de crentes.

Com a publicação de hoje, já temos os dados oficiais do IBGE e um dado novo e relevante surgiu deste Censo 2010: O número das pessoas que se declaram sem religião já são 8% da população brasileira. 

O termo "Outras Religiões" do IBGE, creio que sejam das Igrejas Adventistas, Testemunhas de Jeová e Mormons, predominantemente.

Espero que tenha gostado da análise.

João Batista Cruzué/Blog Olhar Cristão










João Cruzué, é Editor do Blog Olhar Cristão e Gestor da Associação de Blogueiros Cristãos.


Nota: para copiar esta informação, mencione nossa autoria.

13 comentários:

Sede -IGREJA UNIDOS EM UMA SÓ FÉ disse...

A PAZ DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO A TODOS,E MEUS IRMAOS TEMOS QUE GANHAR MUITAS ALMAS AINDA QUE O SENHOR POSSA NOS USAR PARA PREGARMOS U SUA PALAVRA A TODO O MUNDO FIQUE NA PAZ E QUE DEUS ABENÇOE ESTE BLOG MARAVILHOSO

Unknown disse...

A Paz do Senhor, irmão; pois é, se cada um desses denominados evangélicos ganhassem mais uma pessoa pra Jesus e, consequentemente, essa outra também ganhasse mais uma, o nosso país com certeza seria diferente e um lugar melhor pra se viver.

Delta do Nilo disse...

Parabens pela pesquisa, já trabalhei no IBGE e sei o quanto é laborioso realizar tal trabalho mesmo que seja em frente ao computador. e aproveitando o ensejo aviso-lhe que postei sua tabela. Paz
www.deltadonilo.blogspot.com

afonsomfneto@hotmail.com disse...

Parabens pela excelente pesquisa e a publicação dela
.
Sabemos que nossos tempos são outros, e uma pesquisa dessas nos ajuda em muito, se o nosso alvo é 'pregar o evangleho e fazer discípulos de Cristo Jesus', como tão bem observou a irmã Carla logo acima
.
No entanto, NÃO podemos cair no laço em que Davi caiu, e por isso houve uma tremenda peste entr o povo de Deus em Israel.
.
"Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar Israel." 1 Crôn. 21
.
Embora o povo de Israel tivesse orgulho de sua grandeza nacional, não olhavam com aprovação o plano de Davi em 'contar'
.
Pois gera orgulho, envaidecimento, preconceito
.
e no caso de Davi, assim como errou ao conduzir a arca da aliança do Senhor num carro de Boi, por NÃO conhecer as escrituras sagradas
.
Errou mais uma vez, ao CONTAR o povo, e não levantar uma oferta a Deus, por cada um que foi 'contado', como a Torá orienta
.
Mesmo Joabe objetou "O Senhor acrescente ao Seu povo cem vezes tanto como é; porventura, ó rei meu senhor, não são todos servos do meu senhor? Por que procura isto o meu senhor? Por que seria isso causa de delito para com Israel? Porém a palavra do rei prevaleceu contra Joabe; pelo que saiu Joabe, e passou por todo o Israel; então voltou para Jerusalém."
.
A contagem não estava terminada quando Davi se convenceu de seu pecado.
.
Condenando-se a si mesmo, "Davi disse a Deus: Gravemente pequei em fazer tal coisa; porém agora sê servido tirar a iniqüidade de Teu servo, porque obrei mui loucamente". 1 Crôn. 21:1-8.
.
Na manhã seguinte uma mensagem foi levada a Davi pelo profeta Gade:
.
"Assim diz o Senhor: Escolhe para ti, ou três anos de fome, ou que três meses te consumas diante de teus adversários, e a espada de teus inimigos te alcance, ou que três dias a espada do Senhor, isto é, a peste na terra, e o anjo do Senhor destruam todos os termos de Israel: vê, pois, agora", disse o profeta, "que resposta hei de levar a quem me enviou." 1 Crôn. 21:10-12.
.
A resposta do rei foi: "Estou em grande angústia; porém caiamos nas mãos do Senhor, porque muitas são as Suas misericórdias; mas nas mãos dos homens não caia eu." 2 Sam. 24:14.
.
A praga só cessou, quando o rei Davi, fez um grande culto a Deus e sacrificio com valor equivalente ao erro de levantar oferta à Deus pelo censo

Anônimo disse...

Deus me livre! Quanto mais crentes, pior o mundo! Mas virar pastor até que virou uma profissão rentável...

Anônimo disse...

é o mundo ta acabando msm os crentes tao aumentando,vcs crentes se acham os certos,sabe o que vcs sao?um bando de tolos deixando os pastores ricos,jesus nao que dinhero,nem fanatismo,a maioria dos crentes que eu conheço nem um presta diz que ama jesus, mas por tras de igreja e outra coisa,agora pense na tua cabeça vc crente que leu isso,sera que é mentira o que eu disse,sera que é certa a minha religião,porque o bispo macedo tem tanta riqueza se deus disse pra nao se apegar em bens materiais,ah quem diz que católico é idolatra é completo idiota que nao entende nada de religiaõ,sabe o que que é idolatria?é faze tudo que o pastor manda,tratar o pastor como se foce um deus dia e noite,a igreja nao fico para se ir 24 horas por dia,conhece aquele dizer o poko com deus é bastante,depois deste sermão raciocine seja inteligente uma vez na vida,seja catolico que ainda da tempo...talvez co esse recado deus ilumine varias pessoas.....é logico que a igreja catolica tambem tem seus defeitos,mas nao erramos tanto iguais a vcs,pelo menos eu adimito os erros que nao escondo igual a vcs,ah eu tambem nao so perfeito tah,vc crente que vai se converter corretamente passe esse recado para outros tambem thau sou paranaence e preservo minha religiao bjs irmaos

Anônimo disse...

crentes inuteis vao ver só no dia do juizo final quem é que estava certo rsrsrs

Pr. Hélton disse...

Acho que esse anônimo deveria ler mais a Bíblia e também aprender a escrever com um português melhor. Critica quem tem dívida.

Anônimo disse...

Prezados Evangelicos!Infelizes pastores!Esclarecimentos aos evangeliscos- a Biblia como livro(73 livros) nao existiria senao fosse a Igreja Catolica. Os livros foram inspirados somente na Igreja que os definiu porque e assim assistida pelo Espirito Santo. Leiam a Historia da Igreja, a Teologia da Igreja por ser a unica digna de ser lida. Por 2000 anos somos assistidos pelo Espirito Santo, por que Jesus mesmo assim determinou. Faco-lhes uma pergunta, voces conhecem pelo menos um Padre ou Bispo Catolico que utiliza aviao ou Helicoptero proprio, como desculpa para evangelizar? Isso nao ocorre, porque qdo evangelizam fazem por Amor a Deus e aos irmaos. Qto aos pastores, disputam entre si os fieis, porque sao as fontes de suas rendas que permitem comprarem seus avioes, helicopteros, etc.. Onde esta carissimos o amor a Deus e ao proximo? Na propria Biblia que usam encontram-se a resposta, diga-se de passagem, muito preocupante para eles. Os pastores induzem os fieis a somente lerem a Biblia, porque se lerem a Historia da Unica Igreja de Cristo, sua teologia, etc.. com certeza abandonarao o protestantismo. A Biblia protestente e a traducao de Joao Ferreira de Almeida, que contem, somente 66 livros, e inumeras correcoes e que ainda conserva inumeros erros doutrinais. Quem ler a biografia de Joao F. Almeida, pasmem, vera que ele traduziu sua Biblia qdo tinha somente 16 anos. Pergunto, que crediblidade tera tal traducao, algo de tao serio como a Biblia? A Eucaristia fora instituida por Cristo no dia antes se sua Paixao, Centro da Fe Catolica, e o Proprio Cristo Vivo, momento central de missa. Para o protestante passa ser algo de zombaria e outras calunias. Pegunto a esse povo incoerente e ignorante, porque louvam Cristo com os labios e o despreza com o coracao? Qual que e a de voces?
Deixo aqui uma relacao de livros para voces lerem - 1ºColecao de 10 livros da Historia da Igreja do autor Daniel Hope, 2º Como a Igreja Catolica construiu a Civilizacao Ocidental do Autor Thomas E. Woods Jr., 3º Para Entender a Inquisicao do Prof. Felipe Aquino, 4º Historia da Igreja Autor Pierre Pierrared, 5º Compendio do Vaticano Segundo da Editora Vozes, 6º Cursos de Teologia( inumeras apostilas) da Escola Mater Ecclesiae, etc,etc,...
Ha inumeros outro excelentes livros correlatos! Se assim lerem e entenderem(sem preconceitos) no Brasil com certeza somente havera pastores mal intensionados falando sozinho para as paredes. Por Jesus Cristo a salvacao para todos e possivel.
Meu e-mail- taniareginagrecchi@yahoo.com
Meu nome Marcos Brando!

Joao Cruzue disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joao Cruzue disse...

Ao Sr. Marcos Brando

Muitas coisas que o Sr.Disse são verdadeiras.

Mas não todas.

Seus argumentos, colocados em meu blog de uma forma tão agressiva, infelizmente me mostram que o amor que o sr. tanto apregoa, não passa de palavras vazias de conteúdo.

Os tais pastores que o Sr. está descendo o sarrafo, vendem os mesmos livros que laborioso Padre Marcelo Rossi vende. Até mais. com exceção do Bispo da Igreja Universal, os outros NÃO usam os dízimos da Igreja para comprar bens pessoais.

Por favor seja menos racista e preconceituoso. Não vou entrar na sua conversa para atirar pedra na vidraça da Igreja Católica. Se eu fosse fazer isto, assunto é que não me faltava, todavia guardar a língua é sempre bom, para não falar demais, principalmente sobre coisas que não edificam.


Um abraço, e fique mais calmo.

edpaegle disse...

Em termos de análise, a sua afirmação de que ficamos 50% para 50% com os católicos em 2033 me soa estranho, porque os todos os outros grupos religiosos estariam zerados, em outras palavras, deixariam de existir, o que não parece nem ao menos razoável, até porque grupos como os "sem religiao" crescem. Uma contribuição está num artigo em http://www.ultimato.com.br/conteudo/como-sera-a-igreja-evangelica-brasileira-de-2040/Paul+Freston

Joao Cruzue disse...

Aos amigos Paul + Freston.

Eu fiquei com sua visita e honrado com seu comentário.

Acho que houve um mal-entendido, e a culpa é minha. O que quiz dizer éque Lá pelo ano de 2033, católicos e evangélicos teriam participação igual na população brasileira.

Sobre o Últimato, era minha leitura nos anos 80.

Obrigado,


João.