sábado, setembro 17, 2011

O papel dos blogs evangélicos na formação de opinião

.

Acenda uma luz para iluminar os que estão nas trevas
.
João Cruzué

Quando conheci um blog pela primeira vez, em 2003, já sabia da sua importância no resultado das eleições presidenciais nos Estados Unidos. Em 2005, o Google trouxe para a língua portuguesa o www.gmail.com e a plataforma de blogs www.blogger.com. Fui um dos primeiros fazer ali os registros de domínios. Eles eram e continuam gratuitos; o registro, a hospedagem e os serviços. Não fazia a mínima ideia do que seria html ou css. Era tudo tão simples como o editor de textos: você abria a página, escrevia e publicava.

Depois de 2007, mais e mais evangélicos começaram a publicar. As associações (blogs) agregadoras de outros blogs davam apoio, incentivo e compartilhavam informações e conhecimentos técnicos. Os líderes das Igrejas Evangélicas ainda olhavam a internet como uma fonte de pornografia, em lugar de uma oportunidade de evangelização.

A cultura original dos blogs amalgamou-se oferecendo informações técnicas. Compartilhando descobertas "for free". A ideia de um diário pessoal passou. A utilização para reverberar fofocas ainda está firme aí, faz algum sucesso porque é fácil falar mal dos outros e há muito interesse em assistir "barracos". A publicação de notícias (na maioria más) tem muita participação, pois trata-se de copiar o que está nos jornais que trabalham os fatos.

Mas não foi para isso que estou escrevendo este texto. Eu creio sinceramente que um blog é uma excelente ferramenta para formar opiniões, desde que para isso o blogueiro se respeite e tenha o juízo necessário para não associar uma imagem não cristã a seu blog. O sucesso fácil não costuma ser perene; confio muito em um trabalho que vai agregando valor e respeito pouco a pouco. É preciso ser respeitado para ser ouvido, para formar opiniões.

A publicação de conteúdo cristão na internet, na minha opinião, tem nos blogs uma oficina de aprendizagem e experimentos. Há interesse das próprias plataformas em financiar (não cobrar) editores que publicam textos originais que façam competição com a mídia tradicional. E falando sobre isto, eu tenho ideias próprias.

Por natureza os blogs são instrumentos de repercussão daqueles que forma opiniões. Agentes secundários. Por exemplo: Pastor fulano disse isto ou fez aquilo... e os blogueiros repercutem. Esta tem sido a função principal dos blogs: repercutir o que os outros fazem ou falam.

Podemos fazer diferente: produzir as notícias; trabalhar os textos e primar pela originalidade. Para isso precisamos focar as coisas e lugares que gostamos. E não se esquecer de documentar com fotos, pois uma imagem revela mais que 1000 palavras, um antigo clichê.

Creio que, nós blogueiros evangélicos, poderíamos agregar valor a nossos blogs escrevendo e falando a verdade. Não a verdade que lemos e ouvimos, mas a que nós mesmos, depois de pensar e refletir, descobrirmos por nós mesmos. Há muitas coisas para revelar e para escrever. Nada valerá a pena se depois de trabalharmos tanto, ninguém acreditar naquilo que escrevemos e continuar a beber das fontes de sempre: incrédulos, ateus, ímpios e inimigos do evangelho, porque são estas as pessoas que formam opinião neste país.

Nossos textos precisam ser planejados, pensados, discutidos. Seremos mais produtivos se blogarmos em grupo, trocando informações, opiniões, abandonarmos aquele espírito individualista, que caracteriza a geração de blogueiros evangélicos atuais, para voltarmos ao berço comunitário, de onde viemos e éramos mais felizes.

O contador de visitas não é a prova definitiva de que estamos bem, nem os comentários dos amigos a bússola que aponta para o rumo certo. Precisamos de colocar mais de Cristo em nossos textos e menos tolices, ofensas e coisas copiadas.

É isso que tenho a dizer, no 6º aniversário do Blog Olhar Cristão.









6 comentários:

ROBSON SILVA disse...

PAZ, prezado irmão Cruzué.

Fiquei imensamente feliz ao me deparar com este post teu... Passei a semana pensando sobre a nossa responsabilidade enquanto blogueiros evangélicos, sobretudo com aquilo que escrevemos (ou replicamos)...

Pela manhã comecei escrever algo, mas não conseguia traduzir em palavras o sentimento do meu coração... Parei...

Agora, lendo "O papel dos blogs evangélicos na formação de opinião" encontrei conforto para minh'alma.

Já posso voltar a escrever!

Abraços, meu querido... Prossiga nesta tua força; o Senhor é contigo!

N'ELE,

Robson Silva
Prossigo.net

joão disse...

João, tudo bem?

Venho acompanhando com interesse seus posts sobre melhorar os blogs. De tudo o que foi dito, pude extrair uma "dica" sua, e pergunto-lhe se tenho razão: você recomenda um blog onde a maioria das postagens seja sobre notícias/fatos recentes, mas COMENTANDO-os do ponto de vista cristão? Sinceramente, isso é o que faz seu blog, e aí cairia no plágio, que você se referiu em seus posts.

Bom, o que você sugere para deixar um blog cristão mais dinâmico, porém sem perder a essência (abordar fundamentos cristãos) e a originalidade?

abraço.

Joao Cruzue disse...

Oi João Marcos,

Deixa ver se é isto.

1 - Por Comentar sobre assuntos recentes de interesse popular.

Seria emitir uma opinião ou escrever em minhas palavras sobre um acontecimento, fato, evento - com minhas próprias palavras - com a finalidade de posicionar o blog na primeira página de buscas.

2 - Postar sobre assuntos variados para chamar atenção de leitores diferentes. Também faço assim e funciona.

3 - Porém deixar à mostra as OUTRAS coisas que faz ou escreve, na forma de menus ou caixas nos boxes laterais, para que a curiosidade das pessoas sob a direção do Espírito Santo as leva onde precisam chegar. Isto também tem funcionado, pois venho recebendo muitos pedidos de aconselhamento, por causa de uma caixinha na lateral com um título bem pequeno "Conselhos". Deixo lá também outras, entre as quais "Mensagens".

3 - Sugestão para deixar um blog cristão mais dinâmico, sem perder a essência e originalidade. Bem, isso depende da vocação e direção de Deus para cada caso. Eu sempre me emociono quando alguém me escreve contando como Deus falou ao coração de alguém lendo uma de minhas mensagens. Sei que elas não são tão eloquentes assim, mas nem por isso o Espírito Santo as despreza. Acho que um blogueiro realmente cristão, deve orar e seguir a própria intuição.

Quando escrevi est texto, quis dizer que também podemos trabalhar notícias, trazer furos, e assim produzir textos em lugar de apenas reverberá-los. Saindo de uma posição para atingir outra mais alta.

Como não sou teológo, nem muito afeito à apologética, deixo isto para quem sabe e gosta, e navego em outras praias.

Obrigado pelo comentário.


.

joão disse...

Caro João,
Seu comentário foi muito mais valioso que um post. Era exatamente essa orientação que eu precisava!!! Vou orar e começar a reparar o muro rsrs...

até mais, Deus seja a Sua luz.

Carlos Sugawara disse...

Parabens!

faz um bom tempo que te acompanho... mas acho que é a primeira que escrevo algo!
Deus te abençoe e cuide de vc man... fica na paz!

valeu pelo ótimo texto.

abc

Anônimo disse...

paz irmao, parabenizo pelo blog, tenho um um blog e gostaria de saber como me conectar com outros blogs inclusive este .muito interessante as materias, é de suma importancia a ultilidade desses blogs ,parabens, Deus abençoe. rblog1000