terça-feira, setembro 20, 2011

A Igreja de Cristo - voz profética contra a corrupção

.


.
“Eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel;
da minha boca ouvirás a palavra, e os avisarás da minha parte.’’
Ezequiel 3.17


Pr. Mauricio Price

www.mprice.com.br

O mundo está em plena decadência moral, e no Brasil não é diferente. Apesar de sermos conhecidos mundialmente como um país de maioria “cristã”, o Brasil tem sido palco ultimamente de grandes conquistas, mas também de intensas crises, principalmente na esfera moral tanto do seu povo, quanto na vida de seus líderes e governantes. Os desvios morais e éticos são cada vez mais freqüentes principalmente na vida daqueles que deveriam ser exemplo para o povo do nosso imenso e amado Brasil.

Inserido nesse cenário, nós cidadãos, religiosos e não religiosos, estamos acompanhando um momento crítico em nosso país: a institucionalização da corrupção no Brasil. Diariamente, acompanhamos diversas notícias na mídia que evidenciam que essa “praga” tem contaminado todas as esferas do Poder Público. A população anda descrente. A impunidade tem desanimado os mais esperançosos por um Brasil de todos e para todos. Pergunto-lhe: qual será o futuro moral da nossa nação? Pense nisso.

O ex-reitor da Universidade de Brasília, Cristovam Buarque, nos lembra que o patrimônio maior de um povo é o seu capital moral. Ele afirma que: “Durante décadas, o Brasil concentrou seu projeto de desenvolvimento nos resultados que obteria de investimentos de capital econômico. Procurou financiamento externo, mobilizou capital estatal, investiu em indústrias, proibiu importações, montou uma sofisticada infra-estrutura econômica, mas o País continuou subdesenvolvido. O Brasil esqueceu que seu futuro depende também de capital moral. Foi o prêmio Nobel de economia, Amartya Sem, quem chamou a atenção para a necessidade de capital moral na promoção da riqueza de um país.

Segundo ele, a honestidade do povo, especialmente dos líderes políticos, empresariais e profissionais, a auto-estima elevada e a motivação coletiva para os projetos nacionais têm um papel tão importante quanto os investimentos diretamente financeiros. Em nossa estratégia de desenvolvimento, esquecemos o capital moral. A crise moral brasileira é tão grande, que ao despertarmos para a corrupção jogamos a culpa apenas nos outros, especialmente os políticos, como se não tivéssemos, cada um de nós, uma parte na degradação do capital moral de todo o País. Sem uma forte e decente infra-estrutura moral de nada adianta todo o esforço de fazer a democracia funcionar e a economia crescer.”

Uma pesquisa feita por um economista da Fundação Getúlio Vargas, Marcos Fernandes da Silva, reunindo dados de investigações da Controladoria Geral da União, da Polícia Federal e do Tribunal de Contas da União, revelou que pelo menos o valor equivalente à economia da Bolívia foi desviada dos cofres do governo federal em sete anos, de 2002 à 2008.Cerca de R$ 40 bilhões foram perdidos com a corrupção, sendo este valor subestimado pois não foi considerado os desvios em Estados e municípios, que possuem orçamentos próprios.

São R$ 6 bilhões por ano que deixam de serem aplicados na provisão de serviços públicos essenciais como aúde, saneamento e educação.

Com tal volume de recursos, seria possível aumentar em 23% o número de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família – hoje quase 13 milhões. Ou ainda reduzir à metade de casas sem saneamento – no total, cerca de 25 milhões de moradias.

Creia, meu amigo, que a corrupção mata nesse país! Essa “praga” tem causado estragos inestimáveis em nossa população já tão sofrida. Pense nisso.

Meu amado(a), estamos às vésperas de um colapso moral em nosso país e talvez de intensas e até violentas mobilizações sociais contra o Estado corrompido que assola o país, ou pelo menos parte dele. E não adianta só orar; é preciso agir. Precisamos enquanto Igreja de Cristo nessa nação exercer a autoridade que nos foi confiada pelo Senhor Jesus, sendo uma voz profética denunciando todo mau e todo tipo de pecado que afronta ao próprio Deus e ameaça à vida e à dignidade humana.

É hora de toda a Igreja de Cristo orar, agir e reagir contra essa “praga” da corrupção que contamina o país, pois é “....a Igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade”(1Tm3.15) é uma voz profética contra toda manifestação do pecado, inclusive contra a corrupção e seus agentes malignos.

Desperta Igreja! Reage Brasil! Pois, assim diz o Senhor:‘’ Sai dela, povo meu, para que não sejas participantes dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas, porque já os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou das iniquidades dela.’’(Ap 18.4-5). Ele espera por você! “Em Deus faremos proezas...”

No amor de Cristo, Pastor M. Price



Um comentário:

Aluizio Araujo disse...

CORRUPÇÃO É UMA PRAGA QUE MATA

Artigos reflexivos como esse que tenho lido aqui nesse blog deveria estar repletos de comentários, o que provaria a insatisfação do povo humilde que mais sofre os efeitos colaterais dessas ações criminosas da corrupção. Uma nação que diz possuir grande número de cristãos, não consegue se indignar diante de tantas inversões de valores em nosso contexto social. O Saudoso pastor negro Martin Luther King dizia: “Quem aceita o mal sem protestar coopera cruelmente com o mesmo”. Hoje, dia vinte de setembro, um pai se indignou ao ver seu filho sendo transportado, de uma lado para o outro sem poder ser atendido nos hospitais que peregrinou, por falta de recursos. A saúde não é um direito constitucional? A democracia não pressupõe justa representação do seu povo? Será que a dor daquele pai não vai sensibilizar a todos nós depois do seu desabafo na televisão? Precisamos fazer alguma coisa para que haja mais justiça nesse país para casos como esse venha diminuir e possamos viver com mais dignidade. Parabéns pastor M. Price, Por desnudar todas essas mazelas que empobrece nossa nação. Aluizio Araujo