domingo, setembro 18, 2011

Mensagem para adolescentes evangélicos.

.

.
JOÃO CRUZUÉ

Escrevi há uns quatro anos um post chamado "Carta para uma adolescente"; este texto é bastante lido. Quando o escrevi, estava pensando na minha filha caçula, que naturalmente se parecia e tinha os mesmos interesses que toda adolescente cristã tem: cuidados com a beleza, roupas, sapatos, amigas, o primeiro namorado, novelas, muitas incertezas, uma mente saindo da infância mal adaptada em um corpo em rápida transformação para o mundo dos adultos. Pois bem, estou de volta para escrever, agora, tanto para garotos quanto mocinhas que não chegaram a uma consciência das complexidades deste mundo, que está em um processo vertiginoso de mudanças.

Olha que eu vou escrever muito. Você está disposto a concluir esta leitura? E fazer uma releitura para gravar melhor certas proposições? Maravilha!

Obrigado!


INÍCIO

Como enfrentar o futuro, o desconhecido, às incertezas, por quais caminhos andar para evitar tantos estresses e se dar bem na vida. Isso depende muito da maneira que cada um faz da leitura do contexto social, educacional, profissional, sentimental, etc. Daí quero escrever sobre alguns princípios para subsidiar seus processos de escolha e planejamento.

Conceito: Princípio é um ponto de referência. Uma proposição que dá segurança para se guiar por um caminho.
Um farol de aviso no meio da neblina.


1. PRINCÍPIO DO USO DO TEMPO

Einstein certa vez explicou com muito humor o que seria a Relatividade. Ele disse assim: Se você colocar a mão no fogo 10 segundos vai parecer uma eternidade, mas se ficar meia hora com sua namorada, o tempo vai passar tão depressa que vai parecer que foram apenas 10 segundos. Isso, de certa forma, prova que
sempre temos tempo para coisas que nos interessa. Isso também leva a outra constatação: Que nem sempre separamos tempo para as coisas que nos aborrecem, e que via de regra tais coisas tem muito a ver com o nosso futuro.

Por causa do amálgama de nossa cultura (Portuguesa, indígena e africana) temos dificuldade em planejar nosso tempo. Esses clichês já dizem tudo: "Deixa como está, para ver como é que fica" ou "Deixa a vida me levar" - aquele samba que trouxe a fama de Zeca Pagodinho. Mas a experiência de meus 55 anos (sou avô) já me mostrou que - quando fiz um planejamento de longo prazo - eu consegui atingir 95% dos meus objetivos. Planejamento é como sonhar: você senta, toma um caderno e escreve um alvo para daqui a dois anos. Depois quebra esse planejamento em períodos menores: seis meses, um ano. Isso vai ajudar no acompanhamento do seu tempo. E, à medida que o tempo passa, vai anotando o que foi conseguindo. Você vai perceber que o tempo pode ser bem administrado. O seu coração não para. Ele marca com pancadas cada segundo da sua vida.


2 . PRINCÍPIO DO PLANEJAMENTO.

Como cristão, você já deve saber que os olhos do SENHOR acompanham cada passo da sua família. Ainda que sua família seja humilde, e que sua casa seja um barraco de família, você é muito especial para Deus, e não nasceu para conquistar coisas pequenas. Tudo aquilo que você sonhar, Deus é capas de realizar em tamanhos muito maiores. Preste atenção neste pequeno testemunho.

O Pastor David Wilkerson foi a pessoa que Deus usou para iniciar o projeto das Casas de Recuperação para dependentes de drogas, o "Teen Challenge", os Desafios Jovens que surgiram a partir de 1958. Ele era pastor de uma igreja em uma pequena cidade do interior. Como não tinha muita coisa para fazer à noite, ficava assistindo televisão. Talvez, como você vem fazendo. Mas um dia ele decidiu fazer uma coisa diferente. Ele PLANEJOU separa uma hora daquele tempo para se dedicar à oração e meditação na palavra de Deus. E foi assim que o Espírito Santo teve oportunidade de mudar a vida daquele pastor. Um dia ele acordou com um desejo de ir à grande cidade de Nova York. E ele foi com o líder da mocidade da Igreja. Lá eles dormiram à noite no carro, e pela manhã ao passar perto de uma banca de jornal, viram que naquele dia iria acontecer o julgamento de alguns jovens negros, acusados de matar um menino branco. Ele foi até a CORTE do julgamento, e se viu no emio de um grande tumulto por lá. Na saída, a imprensa estava frustrada por não ter conseguido entrar e tirar fotos dos acusados. Ao ver aquele caipira saindo com o paletó todo amarrotado e o cabelo desgrenhado pela confusão, não perderam tempo:

--Pastor, levanta essa Bíblia bem alto!

E assim, tiraram uma foto e no outro dia apareceu aquela foto nos jornais e um texto que trouxe muita vergonha para os crentes da pequena cidade daquele pastor. Mas Deus estava naquele negócio, e por causa da foto "vergonhosa", as gangs de adolescentes de Nova York passaram a ter simpatia por aquele pastor. Ele passou para o Senhor em junho deste ano e deixou com o seu exemplo milhares de casas de recuperação espalhadas por todo mundo. Eu já tive a oportunidade conhecer uma e a presença do Espírito de Deus nestes lugares é indescritível.

E tudo começou de um simples plano: separar uma hora por dia, do tempo que ficava assistindo televisão, para passar na presença do SENHOR.

Vou repetir: Deus tem muito senso de humor. Quando você sonha com um grão de areia ele pode lhe surpreender com uma montanha.

O tempo que você separa (todo dia) para passar na presença de Deus, vai ser o tempo que ele vai usar para fazer dos dias da sua vida tudo, menos tediosa.


3 . PRINCÍPIO DO TEMOR DE DEUS.

Como você tem visto, o Brasil está apodrecendo de tanta corrupção. Do congresso à uma Igreja há pessoas que querem se dar bem e levar vantagem em tudo. E quando alguém procura levar vantagem (indevida) em tudo, vai tomar o que não é seu e deixar uma pessoa no prejuízo. Você terá que decidir entre o santo e o profano. A retidão e a corrupção. Servir a Deus ou ao diabo. Entre entrar pela porta estreita (de uma vida digna) ou no caminho largo da corrupção. O que plantar, mais tarde vai colher. Se você enganar, vai colher engano em dobro. Se você roubar, o produto do roubo será maldito. Tudo o que você fizer, alguém lá no céu estará anotando no Livro das Obras. Não se iluda: nem todos que vão a Igreja todo dia, estão servindo ao SENHOR com sinceridade. Ainda nesta vida você vai poder testemunhar a colheita nas famílias de cada um deles. O malfeito de um crente é pior do que o mesmo pecado de um incrédulo, porque um pratica a iniquidade conscientemente e o outro por ignorância.

Se você quiser ser muito próspero em sua vida, não iludas pessoas. Quando não gostar, não diga que ama. Quando fizer uma coisa errada, não ponha a culpa nos outros. E sobretudo deixa de ser medroso quando tiver alguma coisa para fazer que tem a ver com as coisas de Deus. Adolescentes costumam viver debaixo da "saia" da mamãe, e costumam enxergar as coisas distorcidas de seus verdadeiros tamanhos. Às vezes você passa a vida inteira tentando ver Deus, sem saber que Deus tem passado perto de você todos os dias. Leia bem o que está escrito em Mateus 25: 36 a 40, que vai entender.

Sabe por quê vale servir sua sinceridade com Deus? Quando você estiver passando por tempos difíceis, Deus vai ouvir suas orações. Quando alguma coisa ruim estiver acontecendo em sua casa, você vai pedir socorro a Deus, e via de regra, ele vai responder na HORA. A sinceridade diante de Deus e dos homens é como o investimento em uma Caderneta de Poupança - do céu. Diante de um fato inexperado, você vai poder sacar, porque vai ter crédito na contabilidade do Céu.


4 - PRINCÍPIO DA PACIÊNCIA

A muitos crentes se casas fora da vontade do SENHOR, por trás disso está a ansiedade. O sentimento de que Deus está demorando em atender aquilo que você quer. Resumindo: a pressa estraga tudo. Quando você faz uma escolha para depois orar pedindo a bênção de Deus, você está atropelando a provisão de Deus. Muitas adolescentes (e adultos) fazem confusão sobre o que é o amor. Amor nunca foi sinônimo de sexo. A cultura mundana atual trocou e rebaixou o conceito de amor e no embalo, alguns cristãos têm aprendido errado.

Amar é se guardar para uma entrega (corpo alma e espírito) àquela pessoa especial que Deus sabe vai ser feliz e fazer você muito feliz quando constituir o seu lar. De novo o pecado da ansiedade tem levado muitos a passar na frente de Deus e escolher pessoas para ter ou conseguir algo delas. Isso não é amor. Quando você ama, você deseja dar o melhor de você para alguém - e quando for egoísmo, paixão, você deseja o melhor das pessoas para satisfazer sua cobiça pessoal.

Como é muito difícil encontrar por si próprio seu para ideal, é melhor entregar isso nas mãos de Deus, para que Ele ajude na Escolha. Foi Deus que respondeu às orações de Abraão, Eliezer e Isaque. Rebeca foi ao encontro de Isaque, em resposta de orações. Isaque não começou a namorar ou ficar com uma "pá" de garotas até descobrir que a garota certa era a Rebeca.

Também foi Deus quem preparou o encontro de Jacó com Raquel. Mas muitas coisas deram errado na vida sentimental deles, porque no passado Jacó não foi sincero com o irmão e com o Pai. Também no dia do seu casamento estava tão bêbado que não reconheceu a mulher com que se deitou.

Quanto a mim, tenho liberdade para aconselhar sobre este assunto, pois alcancei o favor de Deus. Foi ele que mostrou a Cléo para mim. Estamos casados há 27 anos. Passamos por muitas dificuldades, mas como Deus participou do processo da escolha, nos tempos ruins, ele se levanta no barco para repreender o mar e fazer calar o vento.

Quando Deus é convidado a tomar à frente do processo de construção de um lar, é um amor para toda vida. Bem diferente das coisas descartáveis que andam acontecendo por aí.


5. PRINCÍPIO DO PERDÃO

Na vida, fatalmente, você vai pisar em muitos espinhos. Vou escrever pouco sobre este assunto. Você não pode ficar preso/a ás frustrações e decepções do passado. A forma mais eficiente do diabo roubar a bênção de muitos crentes é pela forma sorrateira de plantar pensamentos de amargura e tristeza no coração das pessoas quando elas ficando olhando para as coisas ruins que aconteceram no passado. Quando Deus manda perdoar, você deve OBEDECER. Você não percebe, mas no decorrer do dia você deixar de fazer muitas coisas que deveria feita e pratica outras que aborrecem às pessoas e a Deus. A natureza de Deus é perdoadora. A natureza do diabo é de se queixar e acusar cada pessoa. Quando você decide murmurar, reclamar, se amargurar com as perdas do passado, você está indo contra um dos dois maiores princípios cristãos: o Perdão. Tudo o que o diabo roubar, tirar, e dar prejuízo, O SENHOR, o dono do ouro e da prata, tem poder para repor duas, três quatro, dez vezes mais.


6 - FOCO NA EDUCAÇÃO

Jesus disse que o PAI trabalha e no capítulo 1 do Livro de Jó, o diabo respondeu que andava ocioso. Em certo tempo de minha vida eu fiquei desesperado, pois passei 11 anos desempregado. Eu queria levar um pão mais farto para dentro da minha casa, mas não havia uma porta sequer, aberta. Por este motivo eu aprendi a dar muito valor ao trabalho. Para conquistar cargos mais altos e ter remunerações maiores, você tem que se graduar em uma Faculdade, ou com sorte, em uma Universidade Pública. Se não mantiver o foco nos estudos, vai suar muito e ganhar pouco.

Certo lenhador, já velho, produzia muito mais lenha cortada do que os companheiros mais jovens. Enquanto eles se esforçavam o dia inteiro, ele parava a cada meia hora para afiar o machado. A graduação em uma universidade é o esmeril que vai afiar o seu machado. Se você for muito pobre e estudar em uma escola pública muito simples, desde já saiba que, talvez, não possua os melhores livros para estudar. Mas isto pode ser melhorado com planejamento. Na internet da sua cidade, faça uma busca no Google, e lá digite "melhores colégios de São Paulo" ou da cidade grande que desejar. Depois adentre no site deles, descubra os endereços, anote, e depois envie uma carta em atenção ao "Responsável pela Biblioteca". Peça os livros que deseja. Não peça apenas para um colégio. Peça de uma vez para uns cinco. Garanto que um dia vai se surpreender com uma caixa chegando pelo correio com os livros que você pediu.

Enquanto muitos garotos estão na rua dançando o funk, bebendo porcaria, e fumando crack, você precisa ter sabedoria: Planeje seu tempo para estudar. Planeje também suas horas de lazer. Não deixe de praticar algum esporte. Se não gostar de nenhum, pelo menos caminhe 40 minutos umas três a quatro vezes por semana. Uma mente sadia, precisa de um corpo saudável. Afine seu corpo como as cordas de um violão. Nem muito frouxas, nem muito esticadas. É isso que vai fazer sua mente aprender e guardar coisas que aprendeu.


7 - BUSQUE AS MELHORES OPORTUNIDADES

Afie o machado. Busque as melhores oportunidades. Eu passei em três concursos públicos e fui convocado para tomar posse em dois grandes Tribunais do Estado de São Paulo. Ano 2009 e 2010. Sabe desde quando eu vira as folhas de minhas apostilas? Desde 1994.

Enquanto na Europa, nos Estados Unidos, Japão, os três primeiros anos de uma Universidade/Faculdade são de matérias básicas - não profissionalizantes - no Brasil é diferente.

A Máquina Pública do estado brasileiro é muito grande. Por causa disso, dependendo da carreira que escolher, você corre o risco de se graduar e não gostar da sua opção. Ha carreiras generalistas, hoje, que constroem uma boa base profissional. Por exemplo: Direito, Tecnologia da Informação, Administração, Pedagogia, Engenharia Civil, Contabilidade. Todas elas garantem uma boa remuneração para alçar voos mais complexos, ou seja, outras graduações específicas ás oportunidades que vão surgir mais tarde. Direito e Contabilidade são duas carreiras básicas que dão acesso às melhores oportunidades em concursos públicos.

O maior empregador do país é o governo. Por muitos anos olhei com desdém a carreira de servidor público, mas se tivesse sido aconselhado lá atrás, não teria passado tanto sufoco na iniciativa privada. Não é preciso fazer cursinho para passar em concursos. Com uma boa apostila você pode fazer isto: tome nota: meta Concurso, Central de Concursos, Damásio de Jesus, pela ordem.

Em São Paulo, na Rua Barão de Itapetininga tem uma Livraria Siciliano. Pelo menos nos dois últimos anos tinha. Aquela livraria se converteu em um "sebo" de livros novos, com algum tipo de desatualização. Eu comprei muita coisa lá por R$ 9,00. Hoje mesmo, estava folheando um compêndio de Direito Administrativo de José Cretella Junior. Sabe o que deve estar desatualizado ali? muita pouca coisa. Comprei muitos CDs de concursos nas bancas de Jornais para ver questões e respostas de provas. As perguntas de certas matérias (principalmente) Direito dos concursos não mudam muito com o passar do tempo. Os temas são finitos. Enquanto trabalha, você pode ir afinando as cordas da sua memória e estudando essas coisas. Vi o testemunho de uma moça que andou passando em primeiro lugar em alguns concursos. Ele andou refazendo muitos simulados ( testes anteriores) Disse que fez mais de 100. Quando chegou no dia da prova, estava tudo na ponta da memória.

Uso do Tempo, sinceridade com Deus, Deus na frente das escolhas, Educação, graduação, preparo para as melhores oportunidades, constituição de um lar, segurança financeira e expulsão da pobreza (para sempre) do meio da sua família pelas gerações seguintes.



7 - PRINCÍPIO DO AMOR

Amar é deixar Deus se expressar em nossa vida. Deus expressa seu amor através das mãos de um cristão fiel. Faça tudo aquilo que você deseja que os outros façam para você. Sobretudo, ame você mesmo.

Se ofender, peça perdão.
Difamar é pecado, mesmo se a pessoa não prestar;
Não compre, se não vai poder pagar;
Se não puder pagar uma dívida, converse com o credor;
Se seja um eterno escravo de dívidas.

Se sujar uma louça, um copo, um prato, limpe;
Ao acordar, arrume a cama;
se acender uma luz, apague;
se usar o chuveiro, não demore.
Se sobrar comida no prato, guarde na geladeira;

Quando chegar, não jogue o sapato no meio da sala;
Quando vier chateado da rua, não traga junto o mau humor;
Quando receber algo, diga muito obrigado;
Quando vir seus pais,peça a bênção;
O mais jovem cumprimenta o mais velha;

Não fume, não beba, não procure baladas;
Não coloque coisas ruins diante dos olhos;
Não fique atento à coisas que não prestam;
Não creia tudo verdade, o que os outros dizem;

Guarde sua mente dos pensamentos ruins;
Não seja companheiro de ímpíos;
Fuja da prostituição;
Não fale mal da Igreja;
Não fique ocioso;
Controle seu tempo na Internet.
Não despreze a opinião dos pais.


Tem muito mais, mas até aqui chega. Tudo isto são pequenos detalhes, que DEMONSTRAM amor, pela família, pelos outros e por você mesmo.


8 - PRINCÍPIO DA PERSEVERANÇA

É muito difícil conseguir as coisas na primeira tentativa. Há sempre outras que já fizeram várias tentativas e estão em vantagem. E nós, por sua vez, algum dia à frente também estaremos competindo com iniciantes.

Deus sabe do que precisamos, mas ele quer estabeleçamos um diálogo com Ele, para o dia que recebermos - expressarmos nossa gratidão.

Adolescentes costumam desanimar diante de coisas que parecem não dar certo, por outro lado são pessoas que expressam muito mais alegrias que os velhos.

A gente começa conseguindo pequenas conquistas, elas vão aumentando de tamanho, ao mesmo tempo que aumentam o grau de dificuldade para recebê-las ou conquistá-las. Os objetivos mais difíceis, demandam mais esforços, mais oração e mais tenacidade.

Alguém comparou a resposta de uma oração por uma causa difícil como uma balança de dois pratos. De um lado foi posto o peso de um quilo. Do outro, um cartão de visitas. O peso não se mexeu.

Dois cartões de visitas. Nada!

Dez cartões. Nada!

Cem cartões. Nada!

Mill cartões. Nada!

Dez mil cartões. Parece que se moveu um pouquinho.

Quinze mil cartões: O peso se levantou e os pratos ficaram em equilíbrio.

Você não sabe quando o peso vai subir. Mas sabe que em algum momento ele vai subir. Isto é esperança - Continuar tentando, pois sabe que Deus não vai permanecer em silêncio por todo tempo. Então continue tentando. O peso pode ser grande, mas continue tentando. Orando, e mantendo a expectativa. Um dia a bênção chega - e maior do que imagina.


9 - PRINCÍPIO DO SERVIÇO NA CASA DE DEUS

A Igreja é uma instituição estabelecida pelo SENHOR Jesus Cristo. Não se trata da Igreja Batista, Presbiteriana, Assembleia de Deus, Universal, Internacional da Graça, Batista da Lagoinha - não. São as pessoas salvas em Cristo que servem a Deus em espírito e em verdade, que servem a Deus congregando em todas elas. Não está escrito em suas testas. São Pessoas salvas que aceitaram Jesus e congregam me várias organizações humanas.

O bispo pode não ser fiel, o pastor pode ser um avarento, um lerdo, mas na Igreja que você congrega, há salvos congregando. Você pode ser um deles. Dizendo mais sobre isso, nos dias de Jesus a maioria das autoridades religiosas do Templo, estavam corrompidas e cegas. Mortas espiritualmente. Nem por isso o Senhor Jesus deixava de frequentar o Templo e participar de todas as festas judaicas - principalmente - da Páscoa. Ele honrava a Casa do seu Pai.

Da mesma forma, é muito importante que você - adolescente - esteja envolvido em alguma atividade na sua Igreja, para que isto agrade e glorifique ao Senhor. Se não houver nada lá, que você possa participar, não se esqueça de que, o amor de Deus é requerido lá fora, as pessoas que precisam de Jesus não entram no Templo, elas estão perdidas e têm carência de Deus nas suas casas, na rua, nas praças... Jesus ensina nos templos e sinagogas, mas evangelizava nas ruas, nas praias, nas praças, nas casas dos judeus, e até nas casas de fariseus e publicanos.

Da mesma forma que você pode traçar um plano para uma causa pessoal, você pode
estabelecer um plano simples para se manter ativo, no serviço do Senhor. Por exemplo: tem uma senhora doente na sua comunidade? Faça-lhe uma visita. Tem um jovem que é dependente de drogas na sua rua? Arranje uma Bíblia usada e dê para ele, sem se esquecer de dizer que Jesus o ama e tem um propósito especial para a vida dele. Você conhece uma moça ou um jovem que deixou de ir na Igreja? Arranje uma companhia e vá até ele ou ela e diga que as pessoas estão sentido a falta dele/dela na Igreja. Estas coisas não precisam de autorização do Pastor para fazer.

Cristo já nos comissionou para isto: Ide por todo mundo e pregai o Evangelho.

Muitas pessoas gostam de falar em Missões. Pois bem, os antigos pastores ensinavam que nós devemos fazer um compromisso anual de ofertar um quantia exata para o sustento de missões. Ajunte ao longo do ano uma parte de seus recursos, economize, e depois oferte. A uma multidão de adolescentes e jovens na Igreja que nunca ouviram falar desta proposta.

Fazendo assim, você vai se manter ocupado na obra de Deus. Deus tem os maiores propósitos para aqueles que não ficam alheios, omissos, indiferentes e ociosos na sua Igreja. Por que Davi foi ungido Rei, e seus irmãos mais velhos, não? Porque ele se mantinha ocupado - TRABALHANDO - enquanto os outros ficavam à toa dentro de casa. Quando o Profeta Samuel veio à casa de Jessé, todos os irmãos estavam dentro de casa, com exceção de Davi - que estava cuidando das ovelhas no campo.

Faça da mesma forma. Tenha um espírito voluntário. O que é uma pessoa com espírito voluntário? É alguém que não precisa receber ordens para fazer algo. Antes de mandar, ele já estava trabalhando naquilo. Hoje isto é contextualizado com outro nome: pró-ativa!

Viu? Eu não disse que iria escrever muito?

Deus lhe abençoe!

Não deixe de me visitar!



Irmão João.




3 comentários:

Lorena disse...

Oi amei o comentário... Deus abençõe

Esperança disse...

Deus o abençoe mais e mais,abraços

Joao Cruzue disse...

ESPERANÇA,

Obrigado pela visita e pelo comentário.

iRmãO JoÃo.