quarta-feira, junho 30, 2010

Fotos inéditas da Igreja Evangélica da China



Prints de fotos por João Cruzué


Documentário Jesus en Chine - upload by Septre/Dailymotion


São 30 fotos inéditas da Igreja subterrânea Chinesa. Elas não precisam de texto para descrever como esse povo ora e busca a presença do Senhor. Ano do documentário: 1991. Alguns leitores já me perguntaram qual a razão das lágrimas desta gente? Eis a resposta: em qualquer lugar do mundo onde um crente ora, de vez em quando sua oração é acompanhada de lágrimas. Algumas são mesmo produto de aflições, mas também há lágrimas de alegria, de agradecimento e principalmente aquelas que derramamos quando sentimos estar diante da presença do Senhor. Eu penso, que esta é a explicação mais correta do que você vai ver nas fotos abaixo. Mas você também vai ver fotos de pessoas sorrindo. Tenho outras 200 fotos da Igreja da China em China4Jesus ainda mais inspiradores que estas.


China

China

China

China

China

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

China

China

China

China

China

China

China

China

China

China

China

China

China

China

China

China

China

China

China


cruzue@gmail.com


.

terça-feira, junho 29, 2010

Publique um livro com os textos do seu blog

.


João Cruzue

Esta é uma boa notícia. A possibilidade de publicar um livro de 200 páginas, formato 21 x 18cm, com capa e revisão, ao preço unitário de 11,00 a 13,00 para uma quantidade 100 exemplares. De 10,00 a 12,00 para 200 exemplares. Metade do valor na encomenda e a outra metade na entrega.

São valores
aproximados.
Nada mau para quem deseja investir na carreira de escritor.

Estou pensando seriamente em reunir alguns textos meus e experimentar. Se você também tem algum interesse, escrevar para nós comentando sobre seu desejo. A Associação de Blogueiros Cristãos pode ajudar a começara sua carreira.


João Cruzue
Associação de Blogueiros Cristãos
cruzue@gmail.com



sábado, junho 26, 2010

Porque Jesus chamou 12 discípulos

.
Disciple
Foto do ator Robert Powell, em "Jesus de Nazareth"

João Cruzué

Há vários argumentos que podem explicar bem as razões da chamada de cada um dos doze discípulos que Jesus, depois enviou para pregar o Evangelho do Reino. Neste pequeno texto eu quero abordar a comunhão. Jesus chamou os 12 para ensinar comunhão.

Comunhão para mim é estar junto, em perfeita harmonia com alguém. Jesus queria ensinar os primeiros passos da comunhão com Deus. O início de um relacionamento sincero com o Pai. A evolução deste relacionamento. As crises de relacionamento. As frustrações. A sensação de abandono. Os tempos difíceis. o Vale. O ponto de virada. Uma nova comunhão em um nível mais alto, mais íntimo. Jesus tinha um extensa grade curricular para ensinar de forma muito simples e peripatética os valores mais altos de uma comunhão com Deus.

Jesus chamou os 12 para estarem no dia a dia com Ele. Para aprenderem ouvindo e observando. Eram 12 jovens, provavelmente entre 30 e 40 anos. Tiveram que deixar tudo, para aprenderem a comungar com Ele. Mateus estava assentado na coletoria. Jesus passou e disse duas palavras: "Segue-me". E ele se levantou e O seguiu. A comunhão era a disciplina mais trabalhada e valorizada na "universidade" do Senhor Jesus Cristo.

Os 12 andaram com Jesus durante três anos. Costumeiramente subiam ao Templo em Jerusalém algumas vezes ao ano. Depois voltavam pelo caminho de Samaria em direção à Cafarnaum da Galileia. Indo para Jerusalém, Ele e seus discípulos pousavam na casa de Lázaro e suas irmãs, Marta e Maria. Ele ensinava e eles ouviam. Ele pregava às multidões e eles observavam. Ele expulsava os demônios e eles aprenderam sobre o valor do jejum e da oração. Ele orava frequentemente sozinho pelos montes. E eles sabiam disso.

Será que a comunhão é mesmo tão importante assim? Nos dias atuais não temos mais tempo para conversar uns com os outros. É tudo movido pela pressa. A tecnologia trouxe os computadores. Os computadores turbinaram a tecnologia. As redes de relacionamento ligam centenas de milhões de pessoas. "Nunca na história deste mundo" as pessoas se comunicaram tanto. Mas apenas se comunicam. Redes de relacionamento social são simples sinônimos de relacionamento superficial, onde cada um faz parte da coleção de alguém. Como coleção de figurinhas, selos... O recente filme de Bruce Willis, "Os Substitutos" é um bom exemplo disso. Nele as pessoas ficam deitadas em casa, enquanto seus avatares (robôs) de corpos sarados e esculturais saem para interagir na sociedade. À noite voltam, se recolhem em seus "cabides"e a pessoa real acorda cheia de pensamentos negativos e frustrações, porque a realidade é bem diferente da "virtualidade".

Evoluímos muito em tecnologia, mas estamos desaprendendo rapidamente como nos relacionarmos uns com os outros. O vizinho prefere passar o dia diante do computador e da TV. Ás vezes nem sabe que alguém em nossa casa está doente. E vice versa. Nossas Igrejas estão cheias de membros, que não fazem a mínima ideia do que se passa na casa e na vida familiar uns dos outros. Se vivemos em um ambiente de comunicação formal tão incipiente, estamos mesmo vivendo em comunhão uns com os outros? E se não temos mais comunhão uns com os outros, como podemos dizer que temos comunhão com Deus que nem vemos?

Eis o grande paradoxo: a Igreja que nasceu depois de um trabalho árduo de três anos de ensino sistemático de COMUNHÃO, agora não sabe mais o que isto seja.

Os planos estratégicos da Igreja de hoje está voltado para difusão massiva do conhecimento. Da letra. PhDs em Divindade. Veio-me uma imagem interessante: Um corpo com um cérebro enorme, mas um coração pequeno. A racionalização bem mostrada na parábola do "bom samaritano." Nunca fomos muito bons em lidar com muito conhecimento. Aliás, foi o marketing do saber ilimitado que atraiu a curiosidade de Eva e de tantos outros. Um alto conhecimento, via de regra, não leva a uma profunda comunhão. Talvez, eu creia, que seja pelo fermento da presunção humana ou da soberba, mesmo.

O momento atual da Igreja é de muita prosperidade material ímpar X uma pobreza sem tamanho de comunhão. Bom dia, boa tarde e a paz do Senhor, são apenas cumprimentos. Nas grandes cidades as famílias recolheram-se, isolaram-se. Uma Igreja constituída sobre estes pilares vai seguir o caminho do fracasso. Eu posso ver a ruptura nos olhares dos irmãos nos cultos de domingos. Os evangélicos somam ao redor de 25% da população brasileira, mas o que significa o termo "evangélico" hoje? Apenas um substantivo abstrato religioso. Um predicativo do sujeito.

Jesus chamou 12 discípulos para ensinar o valor da comunhão. E a dislexia dos pregadores de nosso tempo está ensinando humanismo. Secularismo. Um evangelho que agrada aos nossos ouvidos, mas que está desviado dos propósitos de Deus. O primeiro sinal disso, é que o Espírito Santo já saiu do dicionário de muitos pastores. O carro, o bom emprego, a "vitória" substituíram o batismo com o Espírito Santo. Os temas da prosperidade estão destruindo os pilares da comunhão das Igrejas. No final de um curso teológico, sabe-se de quase tudo, menos como praticar a comunhão diária com as pessoas e com Deus. A comunhão cristã é prática. Ela não é teórica.

Diante de tudo isso, como nos resguardar diante de tempos tão difíceis? Precisamos reaprender a ter comunhão uns com os outros. Planejar nosso tempo nos finais de semana, incluindo neles pelo menos uma visita aos vizinhos ou à comunidade. As Igrejas que não ensinarem a comunhão na prática vão desmoronar. Tive uma visão no passado, onde as colunas de uma Igreja estavam com os vergalhões quebrados e à mostra. Uma parte da laje, bem no local onde fica o Círculo de Oração tinha arriado. E uma voz dizia-me: Isto caiu, porque puseram pouco cimento.

A comunhão é o cimento que liga os "grãos de areia", a pedra e as armações das colunas de uma Igreja. Jesus começou investindo na comunhão. Ele poderia ter trazido à terra a melhor tecnologia, uma que em nosso século ainda não é conhecida, mas ele não fez isso. Ele não fundou uma escola de apóstolos.

Jesus chamou 12 discípulos para estarem com ele durante três anos. Para ver, ouvir, partir o pão, resistir ao preconceito e aprender o significado da palavra misericórdia. E Jesus fez assim, porque tinha comunhão com nosso Paizinho. Depois de 40 dias no deserto, em jejum e oração, praticando a comunhão com o Pai, resistindo às sugestões do diabo, Jesus conseguiu entender que projeto da fundação da Igreja tinha que começar com 12 homens unidos a Ele pela comunhão.


SP - 26.06.2010.




Como centralizar textos em HTML



.
Por João Cruzué

Da Associação de Blogueiros Cristãos


Como posicionar textos em HTML no Blogspot, Wordpress...

Ilustração de João Cruzué




Em textos e linhas curtos eu uso apenas a tag center :



cruzue@gmail.com




.

Os novos modelos e design do Blogger


Por João Cruzué


Estive analisando, de forma rápida, os novos modelos e o menu "design" do Blogger. Percebi que certas coisas que passei anos para entender para mudar por conta própira, agora estão disponíveis no Blogspot. Já é possivel aumentar as larguras, mudar a cor de fundo, escolher entre uma ou duas barras laterais, etc.

Uma coisa é muito importante quando o assunto é fazer mudanças no seu Blog. Se você quiser experimentar primeiro, para depois implementar as mudanças, siga o caminho mais seguro: 1) crie um blog de testes; 2) Em Editar HTML, copie toda página de configurações do seu blog principal e salve no bloco de textos. Agora venha comigo, para dar uma olhada nas novidades.


A figura abaixo é o Painel do Blogger.
Estou usando como exemplo o Blog de testes João Cruzue


Prints de João Cruzué

New Blogger
Figura 1

PRIMEIRO PASSO: acessar o PAINEL do blogger. Para mudar o Modelo, o Layout, Cabeçalho/Banner, o HTML, CSS e outros. O caminho passa pelo "Design". Observe bem a figura acima.


New Blogger 2
Figura 2


SEGUNDO PASSO:
No menu Design, você seleciona "Designer do modelo". Ao fazer isso, você acessa o painel abaixo, onde pode mudar Modelos, Plano de Fundo, Layout (larguras) e Avançado.


New  Blogger
Figura 3


TERCEIRO PASSO
: Sempre que precisar salvar alguma mudança, clique em APLICAR AO BLOG. A figura abaixo, é a metade da esquerda da figura acima. Para tornar acessar o menu da figura 2, clique em "Voltar para o Blogger". Para ver as mudanças: "Visualizar blog".


New Blogger 4
Figura 4



Clique nas próximas figuras para ampliar e analisar.


O PLANO DE FUNDO DA FIGURA 3
As opções de cores já previamente testadas estão à sua disposição

Figura 5


O LAYOUT - Figura Abaixo.

1 - Você pode ajustar o CORPO, formado pela Caixa de textos e Barra(s) lateral(is)

2 - Ajustar o Rodapé para uma, duas ou três caixas

3 - Ajustar LARGURA de todo o Blog e a largura do(s) Box(es)



Figura 6


O menu AVANÇADO
Uma série de mudanças para você experimentar.

Figura 7
Como expliquei (lá em cima) clique na figura para abrir a imagem.


O Blog de testes pronto



Abraço,



João Cruzué - cruzue@gmail.com

Faça parte da Associação de Blogueiros Cristãos."






quarta-feira, junho 23, 2010

Pastor Gildo Sousa dos Santos - 12 anos de Missões na Venezuela

"Breve História da vocação

do Pastor Gildo para Missões na Venezuela"



Pastor Gildo -Venezuela


Por Gildo Sousa dos Santos

Blog do Pastor Gildo

Upata/Venezuela, 18 de maio de 2010


Amados irmãos em Cristo,

Chegamos na Venezuela no dia 31 de julho de 1988, passamos um mês na casa do missionário Carlos Oliveira, e fomos para uma cidade no estado Miranda perto de Caracas, a uma região chamada de Barlovento, na cidade de San José.

Nesta cidade estabelecemos o nosso primeiro trabalho, ai, vimos as mãos de Deus estendida para salvar e libertar este povo.

Porém, a vontade de Deus era que saíssemos deste lugar, e obedecendo a vontade do Senhor retornamos a Puerto Ordaz, e passamos mas vinte dias na casa do mesmo missionário. Quando Deus nos enviou a esta bela cidade chamada de Upata, a menos de cem quilômetros de Puerto Ordaz.

Foto:Pr. Gildo Sousa dos Santos
Batismo - clique para ampliar a foto.

Aqui começamos nossos cultos na sala da casa que alugamos, em pouco tempo a sala não dava para a quantidade de pessoas que vinham ouvir a mensagem da Sagrada Escritura, nós (minha esposa e eu) gostamos de pregar uma mensagem simples do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, sem inovações ou invenções.

Não sou religioso e não suporto esta hipocrisia dos chamados “bons costumes”, levando cargas pesadas sobre aqueles que Cristo libertou. O que devemos dar à Igreja local é exemplo, vivendo o que prega e pregando o que vive... Sem meias verdades, mas, com a verdade integral. Vestindo a quem está nu, alimentando ao faminto, curando as feridas dos que foram feridos...

Passamos a fazer os cultos na frente da casa, e logo fomos obrigados a alugar um terreno que estava ao lado da casa; fomos à fazenda de um conhecido e derrubamos e trouxemos madeiras e construímos um galpão. Minhas mãos ficaram em carne viva, e Val tinha que passar as paginas da Bíblia.


No inicio do ano 2000 compramos nosso terreno na rua principal do bairro de La Floresta.

Em 2001 os nossos pastores de Salvador – Bahia (Pr. Israel Ferreira, presidente da igreja, e sua esposa a irmã Joilda; o Pr. Euclides Arlindo (in memori) na época era o vice –presidente; e o diretor de missões da Adesal, PB. Derivaldo, fizeram a primeira visita, e colocamos a pedra fundamental na construção do nosso primeiro templo.

Pr. Gildo e esposa Irmã Val


Mas somente no final de 2005 é que realmente mudamos para o nosso terreno, na rua principal de La Floresta. Ai também começamos com um simples galpão de madeira e não tinha piso, era na areia que tínhamos que ajoelhar para orar.

Em junho de 2006, quando chegamos aqui depois de passar 5 meses ai em Salvador, trouxemos dinheiro da campanha, então levantamos a fachada do templo e uma parede lateral pela metade. Não deu pra fazer muito, nesta época o real não valia muito e um milheiro de bloco custava 1200 reais, o cimento e ferros eram muito caro. Foi um ano de consolidação da igreja local, muitos novos convertidos, tivemos um ano de ministração diária, graça a Deus hoje temos uma Igreja abençoada e consolidada. Já temos: 4 ministros de louvor, vários lideres de células, 15 auxiliares, 20 diáconos, 5 presbíteros, e 4 pastores auxiliares. Todos trabalhando para honrar e glorificar o nome do Senhor Jesus Cristo.

Em dezembro de 2006 compramos o nosso terreno em Hipódromo sul, onde estamos construindo o nosso segundo templo. Tem sido com muita dificuldade para nós construir este templo, tem havido uma batalha espiritual muito forte, existe uma oposição muito grande da parte do inimigo para não levantarmos este templo. Varias pessoas quiseram invadir, inclusive a junta comunal (associação de vizinhos), autorizou um “pastor” a invadir nossa construção, graças a Deus que não recebeu autorização da confraternidade de pastores.

Porém, com a ajuda de Deus, mesmo com todas as lutas estamos construindo um templo com 9 mts, de largura por 17 mts, de comprimento. E atrás uma secretaria, uma sala para as crianças e um banheiro. Conto com sua ajuda, nossa conta está ai no final. Cada 10 reais que você investir nesta obra, Deus te abençoará de forma especial, cumprindo o que está em Hebreus 6:10.

Em 2007, passamos todo ano construindo o templo de La Floresta o qual concluímos em 2008, e fizemos nosso aniversario de 10 anos.

Em 2008, no mês de outubro recebemos a visita do diretor financeiro do departamento de missões o Pr. Dario Gomes, onde realizamos pré inauguração do nosso templo, um batismo em comemoração a 10 ANOS DE NOSSA MISSÃO.

O ano de 2009 foi muito difícil, devido à crise mundial, e a nossa cidade foi atingida duramente, com a falta de emprego, muitos de nossos irmãos perderam seus empregos, e os que já estavam desempregados ficaram em pior situação, mas graças a nosso bom Deus e que esta crise já passou e nossos irmãos estão trabalhando. Realmente este foi um ano de duras provas pra nós, os nossos planos era construir Hipódromo Sul, e para comprar um terreno em Guamito ou em Serra 3; porém com a crise não foi possível e ainda vimos por varias vezes a tentativa de invadirem nosso terreno. Mas, agora estamos vendendo comida aos sábados e domingo, para comprar os tubos de ferro para o teto da igreja em Hipódromo, e no nome de Jesus Cristo vamos concluir até novembro deste ano.

Em Serra 3, tem um terreno de 45 mts por 45 mts, qu estão vendendo por 10 mil reais. Neste lugar não tem igreja e é um bairro grande com dezenas de bairros pequenos pertos, e agora estão construindo casas popular para os que não tem casa e fica no fundo do terreno, separado pela principal rua do novo bairro que estão construindo. Se pudéssemos comprar este terreno seria uma grande bênção para este povo, e para nossa Missão. Como vivemos sempre esperando um milagre, cremos que este milagre pode acontecer.

A construção de Hipódromo Sul é a nossa meta principal até novembro e conto com tua ajuda financeira e suas orações.

Deus em Cristo abençoe a todos nossos irmãos; ao pastor Israel e sua digna esposa; ao departamento de missões; aos dirigentes das congregações; coordenadores e secretários de missões; pastores setoriais; em fim a Igreja do Senhor que tem contribuído para a realização de nossa Missão na Venezuela.

Hoje podemos dizer que nossos sonhos foram transformados em realidade, pois Deus tem cumprido em nós o seu chamado. E podemos dizer que representamos a Igreja Assembléia de Deus de Salvador, honrando o nome do nosso Salvador Jesus Cristo e da sua amada Igreja.

Em Cristo Gildo e Val servos a serviço do Senhor Jesus.


----------------


Nota do Irmão João: Ore e contribua para o Ministério do Pastor Gildo e da Irmã Val.




terça-feira, junho 22, 2010

Campanha contra a publicidade de bebidas alcoólicas em qualquer mídia

.


Um motorista bêbado apagou o sorriso de Zenani, a bisneta de 13 anos de Nelson Mandela.


João Cruzue

Três razões por que sou contra a propaganda de bebidas alcoólicas seja em que tipo de mídia for é muito fácil de explicar.

1 - O álcool é a droga "legal" que mais mata pessoas em acidentes de trânsito. Atrás da mensagem de companheirismo e mulheres seminuas sempre vem uma conta altíssima para pagar. Em 1997 a Princesa Diana morreu em um acidente de trânsito em Paris ,por causa de um motorista bêbado. Em 11 de junho passado, Zenani Mandela, 13 anos, bisneta de Nelson Mandela voltava da festa de abertura da Copa em Soweto, quando sofreu um acidente de carro.e faleceu O carro capotou várias vezes. O motorista também estáva bêbado. Quantos milhares de jovens anônimos não têm perdido a vida ou ficado com sequelas para o resto de suas vidas tendo como causa o àlcool?

2 - Mas o que o álcool tem a ver com essas mortes? Em princípio é uma droga lícita, mas os custos em perdas humanas é tão alto que não justifica a veiculação de propagandas de bebidas - a não ser para que aumente o número de vítimas. Como a bisneta de Nelson Mandela. Você vai querer que alguém da sua família seja a próxima vítima?

3 - Bebidas alcoólicas poluem o meio ambiente. Recentemente a Ambev Lançou uma campanha de ensino consciente da água. Pura hipocrisia. Como uma companhia que toma bilhões de litros de água pura da naturez e os transforma em bebidas alcoólicas totalmente poluidas tem algum crédito para ensinar ensino consciente da água. Foi isso que criticamos. Então no mês de maio, no dia do Meio Ambiente a mesma Ambev veio com outra campanha do tal projeto Cyam. Agora ela dizia que recuperava 15% da água que utilizava, e isso dava menos de 5 bilhões de litros recuperados. E os outros 85% que foram poluídos e vão acabar nos esgotos?

Propaganda de bebidas alcoólicas? Na minha opinião, assim como aconteceu com o cigarro, deve também ser banida de qualquer mídia brasileira. Isto sim é responsabilidade social e sustentabilidade familiar.


domingo, junho 20, 2010

Curados pelo Amor divino

.

Wilma Rejane


Blog a Tenda na Rocha

Uma passagem bíblica no livro de Gênesis me chamou à atenção. É sobre José. Lendo-a pude perceber porque ele era tão especial e teve um papel relevante na história do povo judeu. Um gesto de José, na prisão, muito me falou sobre sua personalidade (pequenas coisas, grandes significados).

Imaginei a cena como se estivesse lá, embora (na prisão) não fosse um bom lugar para se estar. "E veio José a eles pela manhã, e olhou para eles, e viu que estavam perturbados. Então perguntou aos oficiais de Faraó, que com ele estavam no cárcere da casa de seu senhor dizendo: Por que estão tristes o vosso semblante?"(Gn 40:6,7).

José percebia o estado sentimental das pessoas, coisa rara em nossos dias - Julgo o individualismo uma característica marcante da sociedade atual- Muitas pessoas passam por nossas vidas diariamente e muitas se vão sem que percebamos como estão, quem são e o que poderíamos fazer por elas.

Jesus agia como José. Ele parou em um lugar que os judeus geralmente não parariam e falou com uma samaritana, a quem seus compatriotas ignorariam. Faminto e com sede, Jesus quis primeiro saciá-la: "Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz : dá-me de beber, tu lhe pedirias, e Ele te daria água viva." Em pouco tempo de conversa a samaritana foi curada.

Por que não paramos para perceber os sentimentos e curar vidas? Estamos tão preocupados com nós mesmos que esquecemos do outro. Achamos que precisamos ser curados primeiro para depois curar o outro, porém nunca estamos curados totalmente. Jesus curou toda a humanidade quando esteve em sua maior dor. Ele libertou à todos quando esteve preso pelos pés, pelas mãos,todo o seu corpo doía, seu espírito clamava pelo Pai. Foi ai que consolou as multidões .

Que cada vez mais possamos deparar-nos com pessoas parecidas com Cristo e José, ou melhor, que possamos ser pessoas como eles.


Wilma Rejane é professora, jornalista e barachel em Teologia, em Terezina/Piauí.



.

A coragem e a simplicidade da Igreja Cristã do Nepal



A obra de Deus na Região de Tikapur
extremo Oeste do Nepal
.


Photo: Pastor Madan Shah

Pastor Madan Shah de Tikapur/ Nepal para o Blog Olhar Cristão

Texto de João Cruzué


Em 29 de maio 2010, uma violenta tempestade arrancou o teto da escola de Jyoti em Kailali - Tikapur, dirigida pela Igreja Cristã do Nepal, sob a direção do sogro do Pastor Shah, Presidente do Campo que fica no extremo oeste do Nepal. Observe a desolação no olhar triste das crianças.

Photo: Pastor Madan Shah

Em apenas uma semana as famílias dos crentes reuniram-se e cada uma enviou ao menos uma pessoa para ajudar o Pastor Shah na reconstrução do teto da Escola em tempo récorde.

Photo: Pastor Madan Shah

Aí está o resultado. Em poucos dias a Escola de Jyoti tinha telhado novo, financiado pela Tikapur Christya Church com mão de obra dos próprios membros. Agora, 110 crianças estão estudando e três professores lecionando. Todos estão muito felizes porque sabem o novo telhado vai protejer da chuva e do calor. Dois antes antes, quando a escola foi iniciada não havia um único cristão na comunidade. Agora há trinta famílias convertidas e muitos cultos nas casas na região.


Photo: Pastor Madan Shah
Agora veja a Igreja orando emum culto de agradecimento a Deus. Observe a reverência
e a atenção dos presentes enquanto o Pastor ensina a Palavra de Deus.


Photo: Pastor Madan Shah
Aqui está a juventude da Igreja reunida para ouvir a Palavra de Deus.


Photo: Pastor Madan Shah


E agora a foto mais bonita enviada pelo Pastor Shah: Um culto de oração dirigido pela Sociedade de Senhoras da Igreja. Nota-se pela foto um povo simples, mas que se veste muito bem.




.