domingo, junho 20, 2010

Curados pelo Amor divino

.

Wilma Rejane


Blog a Tenda na Rocha

Uma passagem bíblica no livro de Gênesis me chamou à atenção. É sobre José. Lendo-a pude perceber porque ele era tão especial e teve um papel relevante na história do povo judeu. Um gesto de José, na prisão, muito me falou sobre sua personalidade (pequenas coisas, grandes significados).

Imaginei a cena como se estivesse lá, embora (na prisão) não fosse um bom lugar para se estar. "E veio José a eles pela manhã, e olhou para eles, e viu que estavam perturbados. Então perguntou aos oficiais de Faraó, que com ele estavam no cárcere da casa de seu senhor dizendo: Por que estão tristes o vosso semblante?"(Gn 40:6,7).

José percebia o estado sentimental das pessoas, coisa rara em nossos dias - Julgo o individualismo uma característica marcante da sociedade atual- Muitas pessoas passam por nossas vidas diariamente e muitas se vão sem que percebamos como estão, quem são e o que poderíamos fazer por elas.

Jesus agia como José. Ele parou em um lugar que os judeus geralmente não parariam e falou com uma samaritana, a quem seus compatriotas ignorariam. Faminto e com sede, Jesus quis primeiro saciá-la: "Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz : dá-me de beber, tu lhe pedirias, e Ele te daria água viva." Em pouco tempo de conversa a samaritana foi curada.

Por que não paramos para perceber os sentimentos e curar vidas? Estamos tão preocupados com nós mesmos que esquecemos do outro. Achamos que precisamos ser curados primeiro para depois curar o outro, porém nunca estamos curados totalmente. Jesus curou toda a humanidade quando esteve em sua maior dor. Ele libertou à todos quando esteve preso pelos pés, pelas mãos,todo o seu corpo doía, seu espírito clamava pelo Pai. Foi ai que consolou as multidões .

Que cada vez mais possamos deparar-nos com pessoas parecidas com Cristo e José, ou melhor, que possamos ser pessoas como eles.


Wilma Rejane é professora, jornalista e barachel em Teologia, em Terezina/Piauí.



.

4 comentários:

Joao Cruzue disse...

.


Agradeço a manifestação do "anônimo" que deixou seu comentário aqui, com palavras de apreço à minha pessoa.

E peço desculpas por não poder aceitá-lo.

Irmão João.


.

Elaine Neves disse...

Amar ao proximo como a nós msm é o pricpio de tudo, pq aí sim, nós colocaremosem pratica todos os ensinamentos de Deus.
Somos Luz e precisamos brilhar!
Fiquem na paz!

Adriana Mattoso disse...

Uma das histórias que mais me tocam certamente é a de José, que através de um ato de misericórdia, mudou todo o rumo da sua família. Imaginem se ele não tivesse perdoado seus irmãos? Certamente nem chegaria ao posto que chegou, tal seria sua amarguara e falta de tato com os seres humanos. Ele foi muito abençoado porque não apenas ouvia a Palavra, mas a praticava.

Maravilhosa reflexão.

Carool_zinha disse...

Eu achava que para curar vidas precisava estar pimeiramente curada, mas com o ótimo exemplo de Jesus nos curandoe m sua própria dor mudou minha opinião, parabéns pela postagem!