sexta-feira, junho 11, 2010

Pastores de ovelhas x administradores de empresas


Paulo Cezar Lima
Meu objetivo com esse tema não é o de criar um debate, mas quero fazer algumas observações quando ao que está acontecendo em nosso Brasil. Principalmente quando se trata do rebanho do Senhor e daqueles que foram chamados para cuidar das ovelhas do mestre.

Alguns dias atrás, visitando algumas comunidades do orkut deparei-me com a comunidade do pastor Ciro Sanches, um sábio escritor que vem se destacando em blog pelo seu desempenho como ministro do evangelho e escritor. Nesse blog um visitante comentou algo sobre pastores leigos, que sem o conhecimento necessário estão por esse nosso Brasil pastoreando muitas igrejas, alguns até, eu entendo, que se fazem necessários devido a regiões sem escolas, porém outros usam o título de pastor devido a divisões eclesiásticas, alguns se auto-consagram e por uma interpretação errônea das escrituras propagam ensinamentos que hermeneuticamente fogem das verdades bíblicas.

Porém o que desejo tratar aqui não é isso, mas de um assunto que se tem alarmado nesses últimos dias, onde muitos líderes estão consagrando seus membros a pastores, mesmo sem terem nenhuma chamada ou quando têm, é para outro ofício.Pessoas que têm um diploma de teologia, porque têm um ótimo relacionamento social e eclesiástico já estão sendo consagradas, não por chamada, mas por posições social e acadêmica.

Concordo plenamente que uma pessoa que freqüentou um seminário por três ou quatro anos tem capacidade para exercer cargos em uma igreja, até porque estudou para isso, porém para ser um Pastor é necessário uma chamada divina e não um canudo acadêmico.

Nossas igrejas hoje estão mais sofisticadas, temos ótimos professores de escola dominical que estão muito bem preparados para ensinar; temos pessoas na igreja com ótima capacidade de comunicarem-se que se apresentam impecáveis, com seus ternos belos e caros , com voz bem modulada, movimentos ensaiados, ótimos comunicadores que usam com perfeição o rádio e a televisão.
Tudo isso é muito bom, e necessário para a igreja do século XXI, porém ainda falta alguma coisa.

Nossos púlpitos não precisam somente de intelectuais, mas de Pastores que amem as ovelhas, que se importem com elas, que se preocupem em alimentá-las com a genuína palavra de Deus, que façam visitas não somente aos empresários ou aqueles que dão um dízimo alto, mas também ao mais pobre que muitas das vezes não tem oferta para dar, mas que nas madrugadas está lá no seu quartinho de joelhos humildemente orando pelo seu pastor e sua família.

O grito das ovelhas é por Pastores, mas a liderança que temos hoje, ou melhor, o modelo de líderes que temos buscado, não está satisfazendo os anseios das almas das ovelhas de Jesus Cristo. Temos tecnologia, bom administradores, bons professores, excelentes gerentes que tocam a igreja, mas muito pouco Pastores.

Nossas igrejas estão se transformando em empresas e nossos pastores em administradores, que quando estão perdendo as almas (clientes), não estão indo atrás e nem fazendo visitas, mas apenas trazendo inovações para atrair os crentes novamente ao seio da igreja, o problema é que esses métodos (promoções) são falsificados ou importados dos EUA.

Isso quando não se fazem grandes congressos com nomes de pessoas que entraram para o evangelho, porém o evangelho ainda não penetrou nelas. Pessoas que tiraram a glória que pertence a Cristo e a transferiram para elas, os famosos "gospel stars", que cobram fortunas para pregar e cantar, mas que estão com a vida totalmente torta. Pregadores que convidam as pessoas para aceitarem Jesus, quando são elas que deveriam descer do púlpito para aceitar Jesus de novo.


Muitos “pastores” - se é que os posso chamar assim - sabem da arrogância e da carnalidade que esses "gospel stars" estão vivendo, mas os convida para ocupar púlpitos que deveriam ser usados somente por aqueles que tem uma vida reta com Deus. Não estão interessados na vida espiritual das ovelhas, mas sim na lã que elas oferecem. Enchem igrejas (quantidade), com essas inovações, que irresponsavelmente estão trazendo pensando que elas sejam de Deus, porém com isso estão diminuindo o mover do Espírito Santo (qualidade) que deveria ser o ponto de referência dessas igrejas.Precisamos de Pastores que cuidem de ovelhas e não de "pastores" administradores de empresas.

Paulo Cézar de Lima - Assembléia de Deus –Itararé SP



.


4 comentários:

Graziano Costa disse...

Parabéns pelo blogs e pela maneira com a qual conduz os leitores à coerência do Evangelho.
Abraço,
www.speculacoes.blogspot.com
@_gazao

Fabio L. Volpini disse...

A paz do Senhor e meus parabéns pela postagem, o evangelho simples e puro de Cristo está tendo seu lugar ocupado com finanças e crescimento da igreja ao invés da salvação e amor as almas, claro que não é errado lutar pelo crescimento da igreja, mas o crescimento quem da é o nosso Deus a função do pastor é cuidar das ovelhas e apascentá-las, hoje quase não se vê mais isso o dinheiro tem falado mais alto, ao invés da voz de Deus.

Paulo Cézar de Lima disse...

Irmão João...

Muito me alegro em ver publicado um texto de minha autoria em vosso blog, fiquei feliz em le-lo novamente, pois havia perdido esse texto quando formatei meu computador.

o endereço do blog citado fora mudado para www.pbpaulocezar.blogspot.com

tomei a liberdade de postar novamente este texto copiando o mesmo de vosso blog.

Deus te abençoe

Pb. Paulo Cézar de Lima

joão disse...

Olá! Excelente mensagem. O fato é que estamos substituindo a ação de Deus pela nossa ação, pelo nosso ÚNICO e PRÓPRIO esforço. Mesmo que bem intencionados, agir sem antes consultar e pedir orientação à Deus é no mínimo arriscado, e chega a ser cômico quando trata-se de uma igreja. A igreja é o local onde o Espírito Santo age transformando vidas (não só suas finanças, como muitos dizem, mas principalmente o CARÁTER) e onde aprendemos a conviver com outros irmãos.
Sem essa escola de convivência, não há como dizer que exercitamos o amor para o próximo.
Não há nada de errado em aperfeiçoar a estrutura material de uma igreja. Isso é um erro quando torna-se PRIORIDADE, quando acreditam que isso fará a diferença na vida das pessoas. Mas não. O que pode mudar as pessoas é a atuação de Deus e a liderança genuinamente cristã, que sacrifica-se pelos seus.
Uma igreja grande não é aquela num prédio imenso, ou com muitas pessoas. É aquela onde existe um verdadeiro "exército de Deus", pessoas realmente seguidoras de Jesus.
Como diz o ditado afegão: "Melhor 100 ovelhas lideradas por um leão, do que 100 leões liderados por uma ovelha."
Abraço e Deus te abençoe.

ps: se puder, visite meu blog http://crucificadocomcristo.blogspot.com/