quarta-feira, junho 08, 2011

O Olhar de Jesus Cristo

.
Ator Robert Powell - Filme Jesus de Nazareth (1977)

.
-----------------------------------------------------------------------------

"Eu sou a luz do mundo; quem me segue

não andará em trevas, mas terá a luz da vida."


João 8:12
--------------------------------------------------------------------------------

João Cruzué

É notável a diferença entre o olhar de Jesus e o olhar dos homens. Estes habituam-se bem cedo ao pessimismo, ao desprezo, à desconfiança e à crítica. Ajustam o foco sobre as fraquezas, os defeitos, explorando detidamente o lado mesquinho e hipócrita das pessoas. Jesus Cristo, a expressão viva do amor de Deus, não segue o padrão humano, quando examinamos sua maneira de olhar nas páginas do Evangelho.

Por exemplo: Quando Jesus viu Pedro pela primeira vez, não criticou suas fraquezas nem profetizou que o negaria - embora já soubesse de tudo isso. Em lugar de uma taquara (o significado do nome Simão) Cristo via uma rocha; por isso trocou seu nome para Cefas.

É assim que Jesus nos vê.

Quando nos aproximamos dele, não aponta o dedo para nossas fraquezas para que murchemos e desanimemos. Seu olhar  procura por algo  bom em nosso interior, ainda que seja apenas uma partícula de bondade entre um milhão de defeitos. Se você procurar por Ele, vai ver que é assim.

Quando Jesus viu o baixinho Zaqueu no alto da figueira não zombou dele perante as pessoas. Poderia ter dito bem alto: Eis ali em cima o chefe mais corrupto dos coletores de impostos  de Jericó. Não, ele não fez isto. Outros  diriam assim. Mas Jesus olhava para Zaqueu com amor. Foi por isso que sorriu e disse: Zaqueu, desce depressa, pois hoje me convém jantar em tua casa".  Apenas  um olhar e algumas palavras foram suficientes para produzir a mudança mais inesperada na vida do chefe dos publicanos de Jericó.

Já o olhar do diabo é exatamente o contrário. É crítico. Procura insistentemente por qualquer mancha para humilhar, desprezar e destruir. No livro de Jó, isto fica patente. Deus elogiava Jó e o diabo rebatia. Sua especialidade é levar a amargura de espírito porque é um ser amargurado.

Nós também costumamos menosprezar as coisas aparentemente pequenas. Quando o profeta Eliseu perguntou para a viúva endividada: O que tens em tua casa? Ela parou, pensou e disse: Não tenho nada, a não ser um poco de azeite em uma botija. O que ela considerava pouco, era a quantidade certa que Deus precisava para fazer o milagre da multiplicação. Jesus é Deus, e Deus não enxerga coisas pequenas em nossas vidas.

Quando Jesus olhou para aquela mulher, tangida pelas ruas por aquele  grupo de apedrejadores,  não viu uma adúltera nem uma prostituta, mas uma jovem que precisava apenas de uma oportunidade para se levantar e nunca mais pecar.

Quando Jesus mandou retirar a pedra do túmulo de Lázaro, ele não via um cadáver  mal-cheiroso, enrolado, mas  um velho amigo caminhando diante de uma família de pessoas surpresas e maravilhadas.

Jesus vê uma rocha onde todos veem uma fracassado. Jesus vê um convertido sincero enquanto todos enxergam um fiscal corrupto sem possibilidades de recuperação. Jesus vê um homem correndo e saltando, enquanto os conhecidos enxergam um coxo inútil e teimoso. Jesus não atira pedras em quem está caído. Jesus enxerga vida, onde todos já desistiram ou taparam o nariz por causa do mau cheiro. Jesus Cristo não vira as costas ao ladrão arrependido. Ele bate à porta do coração dos homens.

O olhar de Jesus é misericordioso para aqueles que buscam seu socorro. Se nossas virtudes resumissem apenas a uma única gota d'água no fundo do copo vazio, ainda assim Ele volveria seus olhos para ela e nos diria: Me alegra que isto está em teu coração. Este é o olhar de Jesus.


Curso Bíblico: Como se reconcilar com Deus





Nenhum comentário: