sábado, junho 25, 2011

Café com Jesus 8

.
.

A Igreja e as Obras Sociais.


João Cruzué

"E eis que aproximando-se dele um jovem lhe disse: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? E o Mestre respondeu: Por que me chamas bom? Só há um bom - que é Deus! Se queres porém entrar na vida, guarda os mandamentos." Foi assim que um moço muito rico se aproximou de Jesus.

--E quais são os mandamentos? Pela segunda vez o jovem perguntou.

E Jesus lhe disse:

--Não matarás;

--Não adulterarás;

--Não furtarás;

--Não dirás falso testemunho.

--Honra teu pai e tua mãe;

--E amarás o teu próximo como a ti mesmo.

E depois de ter ouvido os seis mandamentos, o jovem justificou-se e ainda voltou a perguntar pela terceira vez: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade. Que me falta ainda?

E Jesus vendo a insistência dele, respondeu na medida: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me.

Depois dessas palavras aquele jovem retirou-se mudo e triste, porque possuía muitas propriedades.

Eu ainda não tinha analisado com cuidado este texto. Nos seis mandamentos citados por Jesus, apenas o último enseja a obra social. Como houve insistência do jovem rico em querer ir além, pois deve ter descobrido que ainda havia a falta de alguma coisa, Jesus continuou e foi direto:

-- Vai (ação) vende tudo o que tens (teste de liberalidade) e dá-o aos pobres (o próximo).

É curiosa a forma de atuação das lideranças das grandes Igrejas Evangélicas de nossa época. Eu já ouvi do pito que certo líder deu em certo pastor que abriu o precedente em tirar um pouco do dinheiro da Igreja para atender às necessidades de certa pessoa necessitada. Acrescentou que se tivesse que ajudar todo mundo a Igreja não teria como custear suas despesas.

Embora haja alguma ração no raciocínio daquele Bispo, a mesquinhês não era o padrão da Igreja primitiva. O foco no início não era a compra de terrenos nem a construção de Templos e muito menos um cofre trancado a sete chaves.

A julgar por este tipo de raciocínio o que "prejudica" o foco destes líderes de hoje são os "próximos" a pedra no sapato deste tipo de "liderança." Não estão nem um poco preocupados com os detalhes oferecidos em Mateus capítulo 25.

Perfeição? As grandes Igrejas de hoje não demonstram interesse verdadeiro em obra social coisa nenhuma. Ficam só no aspecto formal e moral: muita teologia, muito conhecimento, muita "palavra" mas sem olhar para as necessidades dos pobres. Um 'evangelho' do venha-sempre-a -nós" e uma "banana" para o próximo.

É uma vergonha o tamanho da obra social que tais grandes Igrejas fazem hoje. Me faz lembrar a brincadeira de uma antiga chefe de trabalho, uma senhora espírita que sempre teve o meu respeito. Quando a "gente" levava algum bolo de casa para dividir com os colegas no expediente ela dizia:

-- A amostra estava muito boa; agora quando é que você vai trazer o bolo de verdade?




Se você gostou: leia meu primeiro Café: Café com Jesus 1

.

Um comentário:

Eu já fui um bom cristão disse...

Louvado seja DEUS!!

Eu realmente fico feliz após ler um comentário simples, mas poderoso na verdade. Seu artigo mexe com os leitores!

eu tenho um bloguinho recém criado, caso você ou um de seus leitores queiram vizitar:

http://eujsfuiumbomcristao.blogspot.com