quinta-feira, junho 02, 2011

A blogosfera Evangélica e o Pr. Silas Malafaia

.

João Cruzué


Caro leitor/a do Blog Olhar Cristão,

Tenho um assunto decepcionante para escrever neste post. Eu sei que é rotina a falta de interessa da grande mídia secular em reportar acontecimentos evangélicos. Mas não é disso que vou tratar. Quero, sim, criticar a atitude de alguns colegas, grandes blogueiros evangélicos, que seguiram a esgtratégia da grande mídia, e trataram com extrema INDIFERENÇA o Protesto Evangélico/Marcha da Família ocorrido em Brasília , dia 1º de junho,contra o Pl 122 e a disgtribuição do kit gay.
Eu poderia fingir que não aconteceu nada. Mas aconteceu. E decepcionou-me, não pelo ato, mas pela causa dele: uma atitude de indiferença. De tanto faz como fez.

Decidi escrever depois de ler no blog do irmão Daladier sua indignação contra a falta de equidade dos grandes jornais seculares, que não deram uma linha sequer sobre o Protesto Evangélico em Brasília/Marcha da Família contra o Pl 122. Com a licença dele, vou reproduzir o texto porque é muito pertinente.

"Denúncia enviada ao Ministério Público Federal nesta manhã:

Venho por meio desta denunciar a falta de equidade dos seguinte portais de internet: UOL (www.uol.com.br), G1/Rede Globo (www.g1.com.br), Jornal do Commercio (www.jc.com.br), do Diário de Pernambuco (www.dpnet.com.br) entre outros portais noticiosos, ao NÃO veicular notícias sobre a Marcha da Família, em Brasília, ontem, 01/06/2011, realizada por evangélicos contra a aprovação do PLC 122/2006, que pretende criminalizar a opinião contrária à orientação homossexual.

Entendo que no assunto em questão, os interessados devem ter igual visibilidade. Gays e evangélicos devem usufruir do mesmo espaço, para dar a todos os leitores o direito de se posicionarem. Se fosse uma Parada Gay teria a página principal, como parte dos novos tempos que vigem em nosso País.

Entretanto, a imprensa deve entender que é, em essência, formadora de opinião, não assumindo um dos lados. Ora a Marcha foi flagrantemente omitida do noticiário no dia de hoje. Privando os leitores da informação necessária. Configurando, claramente, discriminação religiosa."

Eu tenho um motivo especial para publicar este post.

Não foram somente os jornais seculares que não deram nenhum destaque na mídia impressa. Eu mesmo conferi isto, lendo a Folha de São Paulo e não tinha mesmo nem uma linha lá. Mas o que me deixou decepcionadíssimo é que muitos blogueiros evangélicos, que ripam o Pr. Silas quando ele erra, também não escrevessem uma linha sequer, sobre o Protesto Evangélico em Brasília. O Pastor Silas Malafaia, não é nenhuma unanimidade entre nós, mas Ele tem sido ousado, corajoso, e dado a cara para bater, e chamando contra si a ira dos intelectuais, organizações homossexuais, jornalistas seculares e agora até de blogueiros crentes.


Até o Jornal Nacional dos Marinho, que sempre espezinharam os evangélicos, divulgou a notícia dizendo que "Os evangélicos fizeram um grande protesto hoje à tarde em Brasília." Eu vi pessoalmente quando o William Bonner, a Fátima Bernardes e a repórter Poliana Britta anunciaram o protesto e a entrevista do Pr. Silas, por volta das 20:37-40 h do dia 01.06.11.

Ou eu sou um blogueiro muito simplório, que não estou vendo que meus colegas indiferentes viram ou estou diante de uma verdade: a constatação da indiferença movida por uma destas três causas: 1) Inveja; 2) Rabo preso; ou 3) Tribalização - comportamento de tribo.

O Blog Olhar Cristão é como seu dono, que não se porta com INDIFERENÇA diante dos temas que dizem respeito à fé. A indiferença para mim, é até compreensível quando se trata da mídia secular, mas o que dizer dos colegas de grandes blogs evangélicos que não publicaram nada?

Será que eles também não viram nada?





.

7 comentários:

Carolina disse...

Parabéns!!
Posso reproduzir em meu blog?
Um abraço!

Matias Borba disse...

Caro João,
A Paz amigo!

Pois é, dia desses elogiei o Silas Malafaia sobre seu desempenho no Porgrama Ratinho, aleguei ainda que do Silas, tudo o que vier de bom deve ser retido, e caso venha algo não "agradável", basta descartar, e mesmo assim recebi duras críticas.

Ora, se eu, que tenho um blog simples com poucas visitas recebo criticas, iganinem alguns blogueiros com maior visibilidade, ou seja, talvez o motivo para essa omissão é o rabo preso mesmo!

Temos blogueiros que usam de atitudes como a sua, como do irmão Daladier que você citou, pr. Geremias do Couto que escreveu sobre a manifestação em seu blog por esses dias, e muitos outros, pessoas que lutam por uma causa, e não por olofotes de glória humana.

Ando meio triste com essa nossa blogosfera, o caminho tomado por muitos destruíram amizades, neste lado do vritual e considerações uns com os outros; sem contar que isso vai sendo imflamado aos "novos convertidos na blogosfera".

Vou orar meu amigo, é o melhor a se fazer, pois você disse tudo!

Um forte abraço!

Cleiton Pereira disse...

estou seguindo, segue http://ebdistas.blogspot.com/

Elaine Neves disse...

João muito licito seu post. É impressionante a indiferença. Cabe a nós fazermos diferente.
obg por ser um dos que fazem a diferença!

Elaine Neves

Cíntia Kaneshigue disse...

Realmente S. João eu não encontrei na internet uma cobertura abrangente do que foi este protesto, isto é uma vergonha!
Tomei a liberdade de reproduzir este texto, me posicionando publicamente também contra esta lei!

Joao Cruzue disse...

Aos blogueiros e amigos:

Carolina Tavares, Matias Borba, Pb. Cleiton, Lainizinha e irmã Cíntia:

É um prazer para mim receber seus comentários.

Qualquer texto assinado por mim, pode ser reproduzido pelos leitores.

Embora, esses textos meus não sejam lá aquelas coisas, fico grato com o incentivo.

O que mais me chateou nesta cobertura do protesto evangélico em Brasília, não foi a estratégia da mídia secular, mas a indiferença de antigos e bons blogueiros cristãos.

Imagino que isto tenha uma explicação, para que eu não entenda como uma atitude lamentável.

Irmão João Cruzué


.

Cleyson Oliveira disse...

Olá João Cruzué, tudo bem com o senhor? espero que sim.

Esse fato é realmente lamentável e não é a primeira vez que acontece. Me lembro também do louvorzão da 93, nao deram a menor repercussão ou importância, mesmo se tratando de um grande movimento cultural como eles chamam. A igreja pode estar movimentando um bilhão de pessoas e ainda assim não darão importância. Hoje mesmo quando estava conversando com meus amigos; jovens de um grau intelecto bem avançado e super ligados em noticias. Falei com eles o que achavam sobre a PLC 122 e eles nem mesmo sabiam do se tratava. E logo depois que falei sobre o que se tratava adivinha o que me defenderam? Claramente os gays, mas não por suas próprias opiniões e sim por conhecimentos distorcidos por divulgações sobre o preconceito da igreja contra os gays. É lamentável. A mesma burrice que são influenciados a fazer nas eleições por falta do conhecimento.