sábado, junho 04, 2011

Uma contextualização da família do filho pródigo

É muito curioso que os pregadores pouco abordem nos sermões o objeto da parábola do "Filho Pródigo", ficando apenas nos focos secundários que é o desvio seguido do infortúnio e depois do arrependimento do filho mais novo e o perdão gracioso do Pai.

Quero neste início comparar a Igreja no contexto atual com a família do "filho pródigo". Também é siginificativo que nesta parábola não apareça a presença da figura materna. É assim, pois o Pai é Deus, o filho pródigo, os pecadores (meretrizes, publicanos, cegos, paralíticos, centuriões romanos) e o irmão mais velho os religiosos judeus, na figura dos levitas, sacerdotes, fariseus e saduceus.

A Igreja de hoje também se assemelha à família da parábola de Jesus. O Pai continua sendo Deus. Os pródigos, os pecadores e desviados que estão cansados de pecar e de sofrer. No fundo do poço e em situações de profundo desespero eles se lembram e planejam uma reconciliação com Deus, através de Jesus Cristo.

--Levantar-me-ei, e irei até meu Pai, e vou dizer: Pai, pequei contra o ceu e contra ti. Já não sou mais digno de ser tratado como seu filho, trata-me apenas como um simples empregado.


Nenhum comentário: