sábado, fevereiro 27, 2010

Ramiro Machado de Araruama - Um blog para glorificar a Deus


HISTÓRIA DE UM BLOGUEIRO

Irmão Ramiro de Oliveira Machado

Blog Triunfo em Graça

"Quero agradecer a Deus por me fazer um crente perguntador, bereano, estudioso da sua palavra, chato e inconformado com o mundo. Tenho 45 anos, sou de Jesus há oito anos, e ainda me pergunto: por que Ele me ama tanto?


Irmãos eu tenho um Blog. Começei há mais ou menos um mês. Logo depois que eu saí do hospital, onde fiquei quatro dias de CTI e 15 dias de internação. Passei por um AVC e fiquei sem os movimentos e a sensibilidade dos membros do lado esquerdo do corpo. Porém não deixei de postar nem de falar das maravilhas do Senhor, de quem sou uma testemunha viva e mesmo contando apenas com a mão direita para digitar.

Creio que Deus permitiu isto em minha vida com um propósito: porque todos os seus caminhos são perfeitos e retos. E que apesar deste meu pequeno problema, minha vontade de falar, louvar e engrandecer o seu Nome tornou-se em mim mais forte do que nunca., pois eu vi os milagres que o Senhor faz em nossas vidas.

Como posso eu deixar de falar de um Deus que me deu tão grande livramento?

Que todos os Blogueiros Cristãos usem da sabedoria que vem do Alto, para que sirvam divulgando o Reino de Deus, e não para engrandecimento próprio. Que todos os Blogueiros diminuam e que somente ELE seja exaltado.

---------------

Sugestão de leitura de um post no Blog Triunfo em Graça que conta um recente episódio onde dois pastores da Assembléia de Deus do Estado do Espírito Santo, presos, num mar de sangue, nas ferragens em um engavetamento. Eles cantaram o hino "Mais perto quero estar" até o último suspiro, enquanto os bombeiros homens acostumados com tragédias, iam às lágrimas.





Cem mil blogueiros evangélicos até 2012

.



João Cruzué


Tenho acompanhado o crescimento da blogosfera evangélica brasileira desde 2007. Acredito que ela não atingiu ainda nem 10% do seu potencial de popularização. Depois do Rádio e da TV, a Internet é a maior forma de comunicação e evangelização já disponibilizada. Se a Igreja evangélica brasileira tem mais de 20 milhões, 100 mil representam apenas 5% dos que poderiam aprender a publicar conteúdo na WEB.


O Evangelho foi atingido pelo fenômeno da globalização. A Internet abriu as portas do mundo para ouvir as boas novas da Palavra de Deus. O tempo é curto. Terremotos e mais terremotos. Filmes de ficção científica de meteoros e cometas vem produzindo impacto na terra e na mente de centenas de milhões de pessoas. Diante disso temos duas alternativas: aceitar o impacto da mensagem subliminar passivamente ou aproveitar o contexto para protagonizar um impacto de fé para glória de Deus.

Entre algumas frases quotadas por pessoas notáveis do passado, escolhi uma de Eleanor Roosevelt, que gostaria de comentar mais abaixo.

------------------------------------------------

"Grandes mentes discutem ideias,

mentes medianas discutem eventos


e mentes pequenas discutem sobre pessoas."

------------------------------------------------

Por que 100 mil blogueiros até 2012? Bom, temos as circustâncias a nosso favor, e brevemente teremos mais um: a Microsoft outra gigante do mundo digital decidiu desbancar o Google nos serviços de busca e conteúdo. Isto pode significar mais oportunidades para publicação de conteúdo gratuitamente na Internet. Competição pelo grande potencial de receitas de anúncios virtuais. Um enorme campo de batalha está disposto.

De um lado está a grande imprensa tradicional que gasta uma fortuna com repórteres e jornalistas para produzir jornais e revistas - onde - veiculam anúncios de grandes usuários: indústrias automobilísticas, bancos, cosméticos, petroquímica e bebidas alcoólicas. Do outro lado os grandes portais de serviços da Internet: Google, Bing e Yahoo. O Google tem a maior fatia do mercado de publicação de anúncios virtuais. A imprensa tradicional ainda não sabe faturar na Internet pois perdeu o trem da oportunidade. Discute nos tribunais o abuso do Google que se apropria de conteúdo tradicional sem pagar por isso.

Ao acionar o dispositivo de busca todo usuário começa a sofrer um bombardeio de anúncios. Quando um blogueiro, como você ou eu, começa a produzir conteúdo, notícias originais, reportagens, mensagens, crônicas, testemunhos, críticas, e as publica na WEB é um leitura a menos nos sites tradicionais. Quem ganha com isto? o Google que procura disponibilizar notícias produzidas fora da grande imprensa. É por isso que temos o Blogger gratuitamente, pois isso interessa ao dono na plataforma.

----------------------------------------------------------------------------

Precisamos de 100 mil blogueiros

que tenham o temor de Deus;
que escrevam e publiquem

para sua glória, e não para sua vergonha!

------------------------------------------------------------------------------

Fico me perguntando: por que precisamos de 100.000 blogueiros publicando na Internet até 2012? Bom, é porque eu creio em um sonho. Se criarmos e produzirmos um movimento que leve a maioria das lideranças evangélicas deste país a participar da produção e publicação de conteúdo cristão na Internet teremos levado a Igreja do Senhor a um mais um shift em sua cultura de comunicação. É preciso deixar de ser apenas um leitor passivo para se tornar se tornar um protagonista atuante neste mundo digital, onde as novas gerações já nascem com o dedo no celular e não se desgruda de um computador.

Cem mil blogueiros evangélicos. Estamos muito ocupados desde 2007 na missão de multiplicar as fontes de conteúdo bíblico - a começar por blogs, e não somente em blogs. É preciso ser um erudito para começar? Não. É preciso ter um diploma de teólogo? Não. É preciso ser um pastor para começar? não. E justamente porque não é a Igreja, nem a Universidade, nem o Seminário que disponibilizam as plataformas de publicação. É por isso que não há barreiras de qualquer espécie, a não ser a forma de pensar da própria pessoa. E quanto a isto, Romanos 12:2 dá uma verdadeira receita: "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que conheçais a boa, a agradável e a perfeita vontade de Deus."

Eu prefiro ler o testemunho e a frase de um blogueiro evangélico do que a crônica de um ateu. Sei que Internet tem espaço para milhões de publicadores, de ativistas engajados com a grande comissão. Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." João 8:12. E disse também: "Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens." Mateus 5:13.

O que é preciso para começar: abrir uma conta de email no Google: www.gmail.com e criar o primeiro blog no portal do Blogger: www.blogger.com . Pronto. Como devo começar? Vou dar uma sugestão: comece publicando com riqueza de detalhes o testemunho de sua conversão. Depois, escreva, revise e publique todas as mudanças e bênçãos que Deus fez em sua vida. Nisso eu tenho certeza, que haverá mais de 200 mil textos edificantes inundando a Internet e sendo fonte de bênçãos e inspiração para milhões de leitores. Basta que cada blog receba 10 visitas de pessoas não cristãs. Se ficarmos apenas e tão somente nisso, já teríamos produzido um poderoso impacto na vida de milhares de pessoas. Só para lembrar: um blog do Google pode ser lido em qualquer lugar do mundo.

--------------------------------------------------------

Só para lembrar:

um blog do Google ou do
Wordpress,

pode ser lido em qualquer lugar do mundo.


--------------------------------------------------------

Tenho ouvido opiniões negativas da maioria dos blogueiros veterenos de que isto é pura perda de tempo, pois - segundo eles - a qualidade dos conteúdos publicados é muito pobre. Em parte eles têm razão: há mesmo muita gente que procura o caminho do sucesso mais fácil e menos trabalhoso de copiar em lugar de PRODUZIR textos de própria lavra. Mas estou falando de uma cultura onde as pessoas adquiram o hábito de usar a internet para escrever e publicar. Uma cultura de uso ativo da Internet. Considero que o esforço e o tempo podem resolver a dificuldade, uma vez que de 2004 para cá eu percebi que melhorei muito e tenho mais de 1.000 leitores diários mesmo não sendo pastor, nem teólogo, nem blogueiro de fofocas.

O que é preciso para conseguir 100 mil blogueiros evangélicos publicando até 2012? Resposta: muita comunicação e conscientização. Cada líder evangélico, não importa se adolescente, jovem, músico, pastor, levita, Batista, Assembleiano, Presbiteriano, Metodista, de todas as Grandes e pequenas Igrejas, comunidades e missões, DEVE SABER e SER CONSCIENTIZADO de que a Internet é boa para o lazer, para ler, pesquisar, mas melhor ainda é produzir textos e publicá-los para outros os leiam. Impactar, sem ser apenas impactado. Formar opiniões em lugar de ter a mente massificada. Conduzir, iluminar, salgar, em lugar de ser tangido e entristecido pela opinião de ímpios e ateus.
----------------------------------------------------------

Eu também tenho um sonho.

E neste sonho, eu posso ver milhares de evangélicos escrevendo

e publicando textos para a glória de Deus.

---------------------------------------------------------------

Eu também tenho um sonho: e neste sonho eu posso ver milhares de evangélicos escrevendo e publicando textos para a glória de Deus. Aprendendo melhor a língua portuguesa para encantar seus leitores. Deixando de lado o foco emperrado no aspecto negativo da vida dos outros para emprestar os olhos a Deus para enxergar mais longe e mais alto. Vejo antigos copiadores escrevendo e publicando conteúdo posicionado na primeira posição de um buscador. Vejo o Pastor despertando seus liderados, os seminários abrindo a visão de seus educandos, a família conscientizando seus membros e a juventude editando notícias e eventos. E tudo isso a custo financeiro mínimo.

Cem mil blogueiros é um número alcançável? Na minha opinião ele é até baixo. Incentivar e fomentar uma nova consciência mais ativa e mais participativa, no mundo digital, é a missão venho implementando desde setembro de 2008 na ABC - Associação de Blogueiros Cristãos. Para se afiliar faça sua inscrição e aguarde o trabalho da moderação em Portal da ABC.

Termino dizendo que tenho os pés no chão. Sei que o mundo digital tem produzido impactos sutis dentro de nossas casas. Ficamos menos comunicativos na vida real. Mais isolados. Menos propensos ao dialógo na vida real. Quem já assistiu o filme "O substituto", com Bruce Willis, entende o que estou dizendo. Creio firmemente que a fé cristã precisa de ambiente cristão real.

---------------------------------------------------------

Mas se o mundo se isola e se fecha

em um quarto atrás de uma tela de computador, é nele

que temos uma grande oportunidade de produzir impacto!

----------------------------------------------------------------

Mas se o mundo se isola e se fecha em um quarto atrás de uma tela de computador é nele que temos uma grande oportunidade de produzir impacto! É preciso muito mais que 100 mil blogueiros evangélicos. Não para fazer fofoca, falar mal da vida e da Igreja dos outros, perder tempo com frivolidades - para isto já tem outros que fazem bem este papel. Precisamos de 100 mil blogueiros que tenha temor de Deus, que escrevam e publiquem para sua glória - e não para sua vergonha!


cruzue@gmail.com


Meu instinto de bumbo: Martin Luther King



"
Instinto de Bumbo"


Excerto do sermão: "The Drum Major Instinct", 1968



Tradução de João Cruzué



Sim, se você quiser, diga que eu fui um tocador de bumbo.

Diga que fui um bumbo pela justiça.

Diga que fui um bumbo pela paz.

Diga que fui um bumbo pela retidão.

E todas as coisas superficiais não importarão.



Eu não quero deixar nenhum dinheiro para trás.

Eu não quero deixar nenhum conforto e luxo para trás.

Mas eu quero apenas deixar para trás uma vida de comprometimento.

E isto é tudo que eu tenho a dizer.



Se eu puder ajudar alguém passar adiante,

Se eu puder animar alguém com uma palavra ou canção,

Se eu puder mostrar a alguém que está andando no caminho errado,

Então meu viver não terá sido em vão"



Fonte: The King Center


Nota: troquei a tradução de "Tambor-mor" por bumbo, para melhor entendimento entre nós brasileiros.


Cruzue@gmail.com

.

Boicotes - Consciência e cidadania evangélica em ação


Martin Luther King
João Cruzué

Tempos atrás eu assisti na Band TV o filme "O Pastor" protagonizado pelo ator James Earl Jones. Pesquisando na WEB, descobri que o nome original é " Vernon Johns Story - The Road to Freedon. Trata-se de um filme de 1994, dirigido por Kenneth Fink e escrito por Leslie Lee e Kevin Arkadie. É a história de um pastor negro, já velho, e sua luta pela liberdade e igualdade racial nos Estados Unidos, nos tempos da segregação. Depois de muitas pressões o conselho da Igreja conseguiu demiti-lo, na esperança de convidar um outro de perfil jovem e flexível. Tudo foi por água abaixo, pois o jovem e "flexível" pastor da Igreja da Rua Dexter era, nada mais, nada menos, que Martin Luther King, Jr. Embora tenha procurado muito, ainda não consegui achá-lo para comprar.

Dr. Vernon Jones (James Earl Jones) vivia no tempo do ápice da segregação racial entre a sociedade americana. Curiosa e ironicamente todos evangélicos. Brancos e negros. Se um negro estivesse assentado em um ônibus e chegasse um "branquelo", aquele tinha que se levantar para que este ocupasse o lugar. Havia restaurantes onde negros não podiam entrar. E John Kennedy foi eleito com a maioria dos votos da comunidade negra porque fez uma promessa de emenda constitucional que iria estabelecer a igualdade dos direitos civis. Kennedy foi assassinado antes, mas seu vice-presidente, o Sr. Lindon Johnson, conseguiu concretizar aquela promessa em 1964, o mesmo ano que Martin Luther King foi laureado com o Prêmio Nobel da Paz.

O Pastor Martin Luther King deixou seu nome escrito nos anais da história pelas conquistas sociais que liderou utilizando-se dos conceitos de desobediência civil e resistência pacífica. Em poucas palavras: pelo uso eficiente do recurso do BOICOTE.

Para andar de ônibus, tanto negros quanto brancos pagavam tarifa. Mas os negros tinham seus direitos desrespeitados nos ônibus. Então foram aconselhados a andar a pé. Depois de um ano de boicote e muitos ônibus trafegando vazios, batendo lata, o costume segregacionista veio abaixo. Nas escolas de brancos, negros não podiam estudar. Provocado pela associação dos negros de defesa dos direitos civis, a Magna Corte americana interpretou como inconstitucional aquela segregação. E de boicote em boicote, de batalha em batalha, depois de quarenta anos, a sociedade americana evoluiu o bastante para eleger um presidente negro.

Não é a primeira vez que escrevo sobre boicotes. Uma atitude pacífica legal e eficiente. Temos visto algumas ameaças e também preconceitos contra a comunidade evangélica brasileira; é bem verdade que hoje isto é um pouco menor, mas nunca deixou de existir.

Para que conquistemos um país com mais justiça social e respeito pelo povo evangélico é preciso que aprendamos o exercício de atos pedagógicos de cidadania que vão de encontro aos quem ofende nossos direitos. Tomemos atitudes que deem prejuízo direta ou indiretamente ao bolso daqueles que financiam o preconceito ou desmerecimento dos crentes.

Sabe aquela marca de sabonetes que patrocina novela onde um personagem evangélico é caricaturizado ou exposto preconceituosamente diante do público? Boicote! Nunca mais compre produtos daquela marca. Isso precisa ser ensinado em nossas famílias. Imagine, por exemplo, que por ignorância, uma senhora evangélica compre no supermercado aquela marca de shampoo que patrocina a novela das oito, em que uma atriz representa uma senhora crente de "cabelão" e "saião" de forma proposital, para veicular uma imagem distorcida e preconceituosa da mulher evangélica? Por falta de orientação, ela não terá a consciência de que esteja financiando o preconceito contra si mesma.

Ainda que apenas sua família esteja consciente disso, já serão alguns reais a menos para financiar o preconceito contra cidadãos evangélicos. Se o Pastor da sua Igreja, comprovadamente, negociou os votos dos crentes com algum político incrédulo por qualquer vantagem, boicote! Não vote no corrupto, e dê seu dízimo para outra Igreja que não faça isto. Uai! irmão João isso não é anti-bíblico? Ore, medite, e tome uma atitude pedagógica. Se todos fossem mais didáticos e conscientes, não haveria político corrupto que comprasse votos de por 200 blocos, nem pastor que profanasse a santidade da Casa do Senhor.

Com mais de 25 milhões de cidadãos, as Igrejas Evangélicas desta nação podem se fazer respeitar pela força de seu potencial de consumo. A escolha é sua, mas tenho a liberdade de expressar-me para alertar que toda propaganda ofensiva, toda novela preconceituosa, é financiada por alguma empresa, ou por várias empresas. Se você se sentir desrespeitado(a) por alguma coisa que vir, ler ou assistir, não fique apenas nas palavras. Descubra todas as fontes de financiamento desses programas e quando for ao supermercado, à uma concessionária de carros, a um posto de gasolina, comprar um telefone celular - lembre-se: boicote! Compre outra marca de sabonete, outra marca de carro, outra marca de perfume, outro serviço de telefonia móvel.

Seja consciente. Seja pedagógico. Não compre e ensine sua família a boicotar aquelas marcas comerciais de empresas que desrespeitem direitos do consumidor evangélico. Conquiste respeito aos seus princípios.




sexta-feira, fevereiro 26, 2010

Pastor Silas Malafaia no programa do Ratinho

João Cruzué

ATUALIZAÇÃO - Quarta-Feira, 24.03.2010

Pastor Silas foi convidado novamente para debater no programa do Ratinho. Os representantes do GLTBS pediram uma revanche, pois consideraram que ex-deputada Iara Bernardes perdera o debate, para o Pastor.

O debate aconteceu ontem, 24 de março de 2010. Compareceu para debater com o Pastor um ex-paquito da Xuxa de nome "Rosana Star".

Resultado: tornaram a perder.

A "Sra" Rosana tentou provocar o pastor chamando-o de de gay, e teve como resposta do Pastor Silas a seguinte frase: "Não vou baixar o nível"

Como não apareceu nenhum vídeo, a fonte desta informação foi minha esposa que assistiu todo debate.

A Paz.

.

João Cruzué
Veja todos os 07 vídeos gravados no Programa do Ratinho
e publicados no YouTube por Alcibiades232


Algumas frases do Pastor Silas no confronto com a ex-deputada Iara Bernardes no programa do Ratinho de 24 de fevereiro de 2010. Assunto: o Projeto de lei 122 da pseudo homofobia.

"Ah! se a impressa brasileira abrisse o assunto para que as pessoas soubessem o que está dentro desta lei..."

"Essa lei tem muitos problemas. Ela criminaliza a opinião."

"Existe uma diferença muito grande entre criticar condutas e discriminar pessoas."

"Se criticar um homossexual,eles querem processar."

"Sabe como ela foi aprovada na câmara, um dia antes do recesso de 2008, com apenas 30 deputados na casa."

"A questão é um jogo muito bem montado. Essa lei deve ser chamada a "Lei do Privilégio"

"A lei é uma aberração para privilegiar um grupo em detrimento de toda sociedade."

Ninguém nasce homossexual; homossexualismo é comportamental."




quinta-feira, fevereiro 25, 2010

A publicação de conteúdo cristão na Internet

.

João Batista Cruzué

De 2007 para cá experimentamos um vigoroso crescimento de blogs evangélicos. Desde o início, a UBE teve um papel ativo na popularização do uso dos blogs por lideranças evangélicas para publicar conteúdo cristão na WEB. Fomos muito criticados por isso, pois havia um pensamento corrente sustentado pela maioria dos blogueiros veteranos da época de que blogs não eram meios de comunicação para qualquer um. E o pessimismo deles era evidente quando exigiam substância de blogueiros que apenas estavam começando.

Tendo iniciado em weblogs a partir de 2004, aprendi que dois anos são o mínimo que alguém precisa para começar a entender os "como, por que, quando, aonde e o quê" de um blog. Estamos nadando contra a corrente dominante, mas focávamos mais além. E começamos a colher os frutos disso em 2009 quando a UBE cresceu de 1.300 para cerca de 6.000 blogs afiliados. Com 20 a 25 milhões de evangélicos, o potencial de publicação de blogs por suas lideranças vai muito além dos 12.000 blogueiros evangélicos que estimamos existirem, hoje. Cem mil blogueiros não é um número utópico para os próximos quatro anos, se considerarmos a implantação da banda larga prometida pelo governo.

Como capacitar tão grande número de blogueiros sejam publicadores por excelência de conteúdo cristão na Internet? Bom, da mesma forma que poucos acreditariam que a UBE alcançaria 10.000 blogs afiliados em 2010, também podemos afirmar que tempos um sonho. E neste sonho podemos ver milhares de blogueiros publicando textos inspirados, eruditos, de assuntos e formas variados para o deleite de milhões de leitores. Isto é possível? É!

O que é conteúdo Cristão?

Conteúdo cristão é tudo que um cristão comprometido com o Senhor Jesus possa escrever. Li recentemente um lindo testemunho de uma moça que está blogando há pouco tempo. Também foi assim que comecei: publicando testemunhos no antigo Portal do Pastor Silas. Como muita gente estava lendo, reuni coragem e busquei conhecimento para começar a publicar no Blogger do Google. Na minha concepção, a melhor plataforma de blogs. É gratuita e o Google armazena e disponibiliza tudo o que escrevemos em sua "biblioteca" de buscas.

Conteúdo cristão é um testemunho, uma crônica, um sermão, esboço de sermão, poesia, poema, informação sobre música, artistas evangélicos, utilidade pública, tecnologia digital, design, cartoon evangélico, missões, jornal da igreja local, fotos de eventos locais, aconselhamento, curso bíblico, apologia, escatologia, comentários sobre qualquer notícia atual, reportagens, tradução de sermões, artigos sobre culinária, artigos sobre saúde, artigos sobre vestuário, beleza, enfim - críticas, compartilhamento de tecnologia e conhecimento sobre blogs - etc.

A criatividade e o compromisso de investir no próprio talento são a trilha para a excelência. Um blog onde somente há postagens de autoria alheia é muito criticado pelos veteranos. Eles detestam copiadores. Sei que não é proibido copiar algum texto (com os devidos créditos de autoria) mas fazer da cópia um costume recorrente, é falta de personalidade. Sobre escrever, nem todos começam como Machado ou Drumond, mas quem investir em muita leitura de bons autores da língua portuguesa vai aprender a escrever bem, para levar muita inspiração e alegria a muitos leitores.

Não é nenhuma utopia acreditar que muitos blogueiros da UBE escreverão livros e serão famosos por suas opiniões na Internet. Mas é preciso ter coragem para começar a escrever. É mais difícil escrever um texto do que criar um blog. Assim que você publica, seu texto estará disponível em qualquer lugar do mundo - graças ao Google. Se você tem o dom de Deus para evangelizar, seu texto inspirado vai exatamente ao encontro da pessoa com quem o Senhor queira falar.

A próxima geração vai se informar na Internet. Se você não estiver por lá escrevendo e publicando, o ateu, o incrédulo e o jornalista que detesta crentes, vão estar ali. Se Deus nos tem dado toda esta tecnologia de comunicação, gratuita, como poderemos enterrar essa oportunidade e deisar sua utilização para o mundo, como aconteceu antes com o rádio e a TV?

Este é o tempo para começar a blogar. Este é o tempo para voltar a blogar. A UBE acredita que há potencial em você para fazer a grande diferença. O Brasil precisa do Senhor Jesus, e uma enorme porta está aberta para falar do amor de Cristo de várias maneiras. Aceite o desafio: publique, aprenda a publicar, invista em leitura e redação, além de convidar outros para ajudá-lo(a) a fazer o mesmo.



quarta-feira, fevereiro 24, 2010

PLC 122 na Comissão de Direitos Humanos do Senado em 2010

.
Senado Federal


Tramitação do assunto PLC 122/2006

Atualizado para 03.10.2010

11/08/2010 - CDH Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa
Anexei ao processado OF.nº 536-P da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Deputado Helder Valin, Presidente, e cópia anexa da proposição nº 1.155 de autoria do Deputado Mauro Rubem, aprovada em sessão realizada pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás, solicitando apoio à aprovação do PLC 122 de 2006.


Histórico tramitações anteriores:

25/11/2009 - CDH Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa
Recebido nesta data Requerimento para a realização de audiência pública, de autoria do Senador Magno Malta, para instruir a presente matéria.

02/12/2009 - CDH Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa
Recebido nesta data Requerimento de autoria do Senador Marcelo Crivella e outros Senhores Senadores, para realização de Audiência Pública para instruir a presente matéria.

08/12/2009 - CDH Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa
Recebido nesta data Requerimento, de autoria do Senador Arthur Virgílio, em aditamento aos dois Requerimentos anteriores, para inclusão no rol de convidados da Audiência Pública do nome de Luiza Cristina Fonseca Frischeisen, Procuradora-chefe da Procuradoria Regional da República da 3ª Região (Estado de São Paulo) e atual coordenadora do Grupo de Direitos Sexuais e Reprodutivos da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão.

04/02/2010 - CDH Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa
Aprovados os Requerimentos nº 01, 02 e 03-CDH, de 2010, para realização de Audiência Pública, de autoria dos senadores: Marcelo Crivella, Magno Malta e Arthur Virgílio, respectivamente, com a finalidade de instruir a matéria. Matéria sobrestada, aguardando realização de Audiência Pública.


Pesquisa de João Cruzué 03.10.2010


MOVIMENTAÇÃO ANTERIOR.

18/11/2009 - 18h38

Notícia de nov.2009

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) decidiu nesta quarta-feira (18) adiar a decisão sobre o substitutivo da senadora Fátima Cleide (PT-RO) a projeto da Câmara dos Deputados, que pune com pena de um a três anos de prisão a discriminação contra pessoa idosa ou com deficiência e ainda em razão da orientação sexual. O acerto foi para que o texto (PLC 122/06) só seja votado depois da realização de audiência pública.

O debate será mais uma tentativa para se chegar a um consenso em torno do conteúdo da proposta, motivo de controvérsia nos últimos dias, tendo sido inclusive objeto de fortes discursos em Plenário. O presidente da CDH, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), concedeu pedido de vista coletiva, para abrir espaço para o debate.

Os críticos do projeto argumentam que, se ele for aprovado, pais e líderes religiosos podem até ser presos por dizer que a homossexualidade é pecado. Na reunião, com grande presença dos membros da comissão, a relatora sustentou que as reações ao projeto levam em conta o texto que saiu da Câmara dos Deputados, e não o seu substitutivo, segundo ela com redação mais simples e objetiva e que atende às diferentes demandas.

A relatora reafirmou, no entanto, a necessidade de medidas para punir condutas que apresentam a intenção explícita, motivada por preconceito, de vitimar pessoas. Segundo ela, essa situação ainda permeia o dia-a-dia de milhões de brasileiros, atingidos em seus direitos básicos, até no direito à vida. Em relação aos homossexuais, ela afirmou que a intolerância é evidente e deixou como saldo, somente no último ano, de 122 assassinatos.

- Se essas vidas não importam, nós poderemos dizer que não existe homofobia no país - declarou a relatora.

Pelo texto do substitutivo, a lei que define e pune atos de preconceito de raça ou de cor (Lei 7.716, de 1989), e que também aborda a intolerância em razão da etnia, religião ou origem, passa a também tratar da discriminação contra pessoa idosa ou com deficiência, por orientação sexual, sexo ou identidade de gênero. Em relação ao projeto da Câmara, houve a inclusão dos idosos e das pessoas com deficiência.

Um dos artigos prevê pena, de um a três anos, para quem impedir, a pessoas desses grupos, o acesso ou recusar atendimento em restaurantes, bares ou locais semelhantes abertos ao público. Outro dispositivo fixa a mesma pena a quem impedir ou restringir a expressão e a manifestação de afetividade em locais públicos e privados abertos ao público entre pessoas desses mesmos grupos.

O dispositivo que mais preocupa os parlamentares opositores ao projeto é o que define pena de até três anos de prisão para quem praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceitos semelhantes. Depois de observar que os livros sagrados de diversos credos condenam o homossexualismo, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) avaliou que, nos termos previstos no projeto, os religiosos estariam impedidos de fazer qualquer menção a isso.

- Eu não posso ensinar o que está na Bíblia a alguém de minha igreja? Serei proibido? O texto diz que o homossexualismo é uma abominação, mas estarei incitando o ódio se fizer tal menção? - indagou Crivella.

Clareza em questão

Já no início da reunião, o senador Magno Malta (PR-ES) afirmou que o substitutivo havia sido aprovado antes na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) de maneira "inexplicável", tendo sido colocado em votação sem divulgação e acordo prévio, o que foi negado pela senadora Fátima Cleide. Tanto ele quanto Crivella fizeram questão de assinalar que são contrários à discriminação contra os homossexuais. A discordância seria apenas com relação à falta de clareza da proposta, que daria margem a interpretações e punições exageradas.

- Não adianta tentarem passar o recado de que somos homofóbicos, pois não somos - reagiu Magno Malta.

Serys Slhessarenko (PT-MT) concordou com o novo debate, contanto que depois disso o projeto não permaneça engavetado. Conforme a senadora, o país precisa avançar no combate à intolerância e à violência contra os homossexuais. Na defesa do substitutivo, Patrícia Saboya (PDT-CE) leu artigo assinado pelo ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), em que ele destaca que o Brasil está no quinto lugar no ranking da homofobia, com os mais de cem assassinatos de homossexuais. De acordo com o ministro, os homossexuais pagam impostos, votam, sujeitam-se a normas legais, mas, ainda são "vítimas de preconceitos, discriminações, insultos e chacotas".

O senador Valter Pereira (PMDB-MS) condenou a discriminação e apontou avanços no substitutivo, mas considerou que ainda há pontos muito subjetivos, que demandam ajustes. Para Mão Santa (PSC-PI), o projeto em exame é desnecessário, pois a Constituição e a legislação penal já oferecem recursos para a defesa jurídica das pessoas que se sintam ofendidas por atos de discriminação.


Comentário (fev.2010) no jogo democrático as ações políticas contam mais que reclamações e ofensas. Entre 81 senadores, cabe notar a participação ativa de três Senadores: Magno Malta, Marcelo Crivela e Arthur Virgílio. Este ano tem eleição para dois senadores em cada Estado. Não dê seu voto apenas pela simpatia do candidato, seja mais exigente. Descubra se ele tem legítimos compromissos cristãos. A consciência disso é crucial. Se você votar em qualquer um, pode ter uma surpresa nos próximos oito anos. Por exemplo: ser obrigado a realizar casamentos homossexuais na sua Igreja - na marra! Lembra daquele juiz que mandou derrubar a porta de uma Igreja Batista em Goiânia? Pois é, olho vivo em quem você vai votar em 2010. João Cruzué.

Nota: E quando chega os meses que antecedem as eleições esses políticos, inimigos da Igreja Cristã, aparecem disfarçados entre os crentes para colher votos, e depois de eleitos, dão uma banana para a Igreja. Acho que a Igreja ainda padecem de ensinamentos de como exercer a política, sem praticar a policagem.

.




segunda-feira, fevereiro 22, 2010

De mãos dadas com Jesus

.
João Cruzué

A semana que passou foi a semana das menininhas. Explico: tive minha atenção despertada por várias delas. No sábado quando caminhava observei duas, de uns dois anos, gêmeas. Lindas, tagarelas e brincando na calçada. Domingo, durante o culto, tinha mais uma brincando no banco de trás. Acho que não tinha mais do que dois aninhos. Mas hoje, pela manhã eu quase "babei" ao ver um pingo de gente seguindo para a escola, com uma mochila rosa com desenhos dourados (quase maior que ela) de mãos dadas com seu papai. E não é a primeira vez que escrevo sobre este assunto.

Hoje eu fui mais cedo para o trabalho. Desci do ônibus antes do final para caminhar porque estava com mais desejo de orar do que de costume. Eu ando pensando em fazer uns jejuns para tirar uma dúvida sobre dons de curar. No meio da caminhada, lá vem a menininha da mochila rosa com seu pai. E eu me lembrei dos primeiros anos de casados quando minha esposa e eu adorávamos sair com a Pris, então com um, dois aninhos.

A Pris nasceu linda. Quando fui vê-la no berçário, não estava lá, mas nas mãos das enfermeiras. Elas a achavam muito bonita. Nas compras pelo supermercado, então, nós a colocávamos na cadeirinha do carrinho. E ninguém ficava indiferente, pois era muito sorridente e barulhenta.

Também me lembro de que eu a tomava pela mão e seguíamos para um gramado no prédio em frente, para passearmos na "floresta".

Mas não foi somente para falar de menininhas que estou escrevendo.

Eu não conseguia ver, mas durante o tempo de minhas aflições, pois fiquei desempregado por 11 anos, eu orava, eu chorava, eu batia nas portas fechadas. Naquele tempo eu sentia que Jesus estava bem longe de mim. Eu não conseguia ver Jesus. Como Tomé, eu só acreditaria se Ele me mostrasse suas mãos. Mas o Senhor estava lá.

Voltando ao assunto da caminhada e da oração, também vi outras duas coisas além daquela cena magnífica da menina da mochila rosa segurando a mão do seu papai. Do outro lado da Avenida tinha um prédio velho. Sujo. Com pichações em todos os andares, janelas quebradas e sem porta de entrada. Uma barreira de blocos de concreto foi erguida de forma a fechar a entrada do prédio, para que ninguém entrasse.

E mais adiante também vi uma palmeira areca-bambu com um cacho de muitos coquinhos. E outra, com outro cacho ainda maior. E eu fiquei imaginando e meditando naquelas três cenas.

Sei que muitas pessoas leem este blogs. Leem no anonimato e ninguém fica sabendo. Talvez seja este o seu caso. Saiba que escrevi esta crônica para você. Para você que ao ler a descrição do velho prédio abandonado, disse para si: "Este se parece comigo, estou sozinho/sozinha e nem portas há para que eu saia. Pois bem, você precisa saber uma coisa: quem passou por 11 anos de desemprego também sabe o significado da palavra - lixo.

Toda lágrima que chorei, o Senhor Jesus viu. Toda falta que a minha casa passou o Senhor conhecia. As portas na "cara" e o sumiço dos "amigos" Ele também notou. E enquanto eu pensava e sentia que estava sozinho, Ele nunca deixou de segurar minha mão. Desde o dia em que o aceitei de verdade como dono da minha vida. E a prova disso é, que tempos depois, para cada necessidade que minha família e eu passamos, o Senhor Jesus nos deu tanto que não posso detalhar.

É por merecimento? Não! É porque Ele me adotou como filho desde o dia que o aceitei. Quando você aceita Jesus, de verdade, de coração, você não anda mais sozinho. Os olhos do Senhor nos acompanham. As mãos do Senhor nos amparam. Ninguém vê - mas ele está lá.

Jesus muda o quadro da história. Ele transforma um prédio velho em ruínas em menininha saltitante de mochila com letras douradas. E uma vida miserável que habita na escuridão em uma alguém tão abençoado, que suas bênçãos não se podem contar em um cacho de coquinhos de areca-bambu.

Eu sei que Jesus faz tudo isto, pois é isto que fez na minha vida. O Senhor Jesus é especialista em milagres e Doutor das causas causas impossíveis

Procure uma Igreja Evangélica mais próxima para VOLTAR para Jesus. Dê a sua mão para ele segurar. "Entrega teus caminhos ao Senhor, confia nele, e ele tudo fará" (Salmo 37).





domingo, fevereiro 21, 2010

Celebrando a Criação nos 200 anos de Darwin


Enrichment Journal - excerto

Tradução: João Cruzué

"Neste ano é celebrado em todo mundo o 200º aniversário do nascimento (1809) de Charles Darwin e também o 150º aniversário (1859) da publicação de seu livro "A Origem das Espécies". Ao contrário do que parece, as Igrejas cristãs não têm motivo para se preocupar. Será uma excelente oportunidade para pastores e pregadores inspirarem o povo de Deus e compartilhar o Evangelho com os outros."

Pergunta: É verdade que a maioria dos cristãos acredita que todos cientistas sejam ateus?

Resposta
do astrônomo Hugh Ross, Ph.d: Não. Pesquisas realizadas em 1914 e 1996 sobre cientistas incluídos em Homens e Mulheres Americanos da Ciência ambas revelaram que 40% deles acreditavam em Deus e na vida após a morte. Minha experiência falando para centenas de campi universitários por mais de vinte anos convence-me de que estes números ainda são verdadeiros. Frequentemente, quanto mais alto o calibre científico e a produtividade das Faculdades e instituições tanto mais a probabilidade de encontrar seguidores de Jesus Cristo entre eles.

Por exemplo:
David Rogstad é o astrofísico que liderou o Laboratório de Propulsão a Jato cujos esforços salvaram do desastre as comunicações com a nave Galileo em sua missão para Júpiter e suas luas. Lynn Carta, uma bióloga pesquisadora apresentou um a série de seminários sobre modelos criacionais de Biologia para a Faculdade Caltech e estudantes graduados. Hoje ela dirige um dos maiores laboratórios nacionais de biologia evolucionária. Michael Strauss ,um físico de partículas da Universidade de Oklahoma, fala exaustivamente das evidências científicas para a fé cristã. Henry "Fritz" Schaeffer, um químico que foi indicado para o Prêmio Nobel por quatro vezes, dirigiu audiências em mais de 100 campi universitários a respeito de casos científicos da cristandade.

Cientistas ateus tendem a trazer mais publicidade sobre suas crenças do que seus colegas teístas. Entretanto, centenas de cientistas Phds. têm papéis ativos especialmente em campi universitários seculares. Convencido por uma evidência científica de que a teoria da evolução tinha recebido um golpe mortal, o pioneiro em nanotecnologia, Richard Smalley, químico laureado pelo Prêmio Nobel, abraçou a fé cristã pouco tempo antes de morrer, encorajava outros colegas cientístas a seguirem seu exemplo."

Pergunta: O que acontece quando um livro sobre a natureza e o Livro das Escrituras parecem se conflitar?

Kenneth Samples - O consenso
teológico cristão histórico afirma que os dois livros vêm do Deus da verdade (que não pode mentir) e que estas duas fontes de revelação por fim coexistirão. Todavia é necessário distinguir entre a revelação por um lado e a interpretação humana da revelação, de outro. A Ciência (e outras disciplinas acadêmicas) representa a interpretação do livro da natureza. E a Teologia representa a interpretação da revelação bíblica.


A interpretação humana desses dois livros pode na verdade se conflitar. Neste caso, os cientistas ou eruditos podem reconsiderar os dados retirados do livro da natureza. Ou os Teólogos e leitores da Bíblia podem reconsiderar sua interpretação das Escrituras. Os dados das Escrituras ou do reino físico podem ter um significado diferente do que o intérprete imagina. A Ciência não pode corrigir as Escrituras, mas ela pode ajudar a corrigir os erros de interpretação dos textos bíblicos.


Pergunta: Como astrônomo e Evangelista por mais de 30 anos, o senhor pode descrever a importância do uso da Ciência para ajudar as pessas a ter um relacionamento com Jesus Cristo?

Hugh Ross - o coração não pode se regozijar naquilo que sua mente rejeita. Quando aquilo que um indivíduo sabe ser verdadeiro por um registro da natureza parece contradizer o que ele conhece das Escrituras, isto vai afastá-lo de fazer um compromisso com Cristo. Este tipo de conflito bloqueia a motivação de alguns cristãos de compartilhar sua fé.

O coração da doutrina da fé cristã é que todas as coisas que Deus nos revela é verdadeiro, e portanto, consistente. O artigo 2º da Confissão Belga Reformada afirma que Deus nos deu dois livros: O livro das Escrituras e o livro da natureza. Ambos são dignos de fé e confiança em todas as coisas que comunicam. Assim, como Kenneth Samples, qualquer conflito entre a Teologia e a Ciência deve-se a duas coisas: uma falha de interpretação nos registros da natureza, uma interpretação errada das palavras da Bíblia ou ambas.

Cristãos devem ser diligentes para integrar todas as coisas que Deus revela nos 66 livros da Bíblia e as disciplinas científicas. Anomalias ou discrepâncias aparentes deveriam ser oportunidades para se aprofundar nas pesquisas da questão para aprender mais da verdade que Deus quer revelar.

Hoje o conhecimento científico vem explodindo. Em algumas disciplinas a base de conhecimento dobra em menos de cinco anos. E isto não confirmação do naturalismo, deísmo e darvinismo. Tais novidades fascinam as pessoas. E também provêm oportunidades para testar a confiabilidade de seus sistemas de crença. Ao passo que muitos não-cristãos se recusam ouvir as evidências históricas da ressurreição corpórea de Jesus da morte, eles escutarão as notícias de uma recente descoberta científica.


All text at: Celebration of Creation


.

sábado, fevereiro 20, 2010

Até o limite da esperança


Jesus and a Woman of Issue
Jesus e a mulher do fluxo de sangue

Myer Pearlman

"Às vezes, Deus retarda a resposta de nossa oração para que cheguemos no limite da esperança. O Senhor não age assim com seus filhos apenas para deixá-los em suspense, Ele quer, antes de mais nada, fortalecer-lhes a fé, e deixá-los ver claramente que o socorro vem somente de Deus.

Quando Jesus foi convidado para ir à casa de Jairo foi tocado pela mulher do fluxo de sangue. Jesus podia ter adiado seu entrevista com ela para depois que voltasse da casa de Jairo. Mas deliberadamente esperou até que não houvesse mas oportunidade de socorro humano àquele pai.

Quando Abraão se preparava para sacrificar Isaque, o anjo não interferiu até que o cutelo estivesse prestes a descer sobre o moço. Quando Jacó lutou com o anjo, a bênção não foi dada até que raiasse o sol. Quando Jesus esteve em Caná, só transformou a água em vinho após o suprimento ter-se esgotado.

Não temos qualquer garantia de ficarmos isentos das dificuldades desta vida, mas de uma coisa estamos certos: o Senhor estará conosco enquanto as enfrentamos. Crentes e descrentes igualmente, enfrentam as crises comuns a esta existência – adversidades, decepções, doenças e a morte. Ambos terão de passar pelos portais escuros da existência, mas aquele que anda com Jesus pode confessar: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo”

Na opinião dos descrentes as aparências das coisas materiais contradizem o que se diz das coisas espirituais. O lema deles é ver para crer. Mas na esfera espiritual é preciso crer para ver. O homem espiritual não é influenciado pelo que vê, mas por aquilo que crê.
"

Se creres verás a glória de Deus.


Myer Pearlman (1898 -1842) foi um judeu que se converteu a Cristo. A história de sua breve vida de apenas 44 anos, é um verdadeiro romance. Myer Pearlman, pela sua extrema simplicidade cristã e dedicado amor a Jesus, de quem foi um dos mais ardorosos discípulos, ainda vive no coração de milhares de seus admiradores.

Quando visitar uma livraria cristã, não deixe de aquirir seus livros.




cruzue@gmail.com


.

quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Liderança- o poder da visão

.
K2

"The Power of Vision"


Por Steve Mills
Tradução João Cruzué


O QUE MOTIVA AS PESSOAS?


Para os líderes esta é uma grande questão. Fatores psicológicos, sociológicos e mesmo espirituais contribuem para a motivação. Elementos tanto intrínsecos como extrínsecos estão envolvidos. Tom Landry, um dos mais proeminentes técnicos de futebol americano disse: Liderança é a habilidade que leva as pessoas a fazer o que não querem para que elas possam tornar-se naquilo que querem ser.

O poder da visão motiva. Ele motiva um alpinista a enfrentar ventos cruéis por trilhas perigosas até alcançar o cume. O poder da visão motivou [Santos Dumont a passar por cima dos desapontamentos e quedas] até construir uma máquina voadora. Jesus motivou um pequeno grupo de 12 homens incultos e de ocupações diferentes a mudar o mundo. Eles captaram a visão de seu líder, Jesus, e alteraram o curso de toda a história.

Sua visão, como um líder, tem impacto significativo sobre o crescimento e eficiência da sua Igreja e escola dominical. A visão de um líder é poderosa e a falta de

COMO A VISÃO INFLUENCIA O LÍDER?

A visão primeiro influencia o líder pessoalmente ao lhe dar uma direção. Ele ouve o Espírito Santo, avalia a situação e sabe o que é preciso e desejado.

Um pastor com sentido claro de direção, e que é capaz de articular, conseguira uma alta motivação para sua Igreja. O superintendente de escola dominical que recebeu uma direção do Senhor e traçou um rumo claro, inspirará toda seu departamento.

A menos que você saiba aonde ir, como chegar lá e o que você quer realizar, a vida se tornará insípida e chata. Dennys Waitly em “Sementes de Grandezas” diz: “A razão da falha de tantos indivíduos em atingir seus objetivos na vida é porque eles nunca realmente os colocam em primeiro lugar” Você tem um objetivo pessoal para sua vida? Se a vida pessoal de um líder é estéril e desorganizada por falta de visão, seu ministério público será também desorganizado e ineficiente.

Você tem uma visão e alvos para sua escola dominical? Defina alvos para começar novas classes, começar ou aumentar treinamento de quadros, de aumentar as matrículas e freqüências. Pergunte para você mesmo: Se nossa escola dominical pudesse ser alguma coisa no mundo, com o que ela seria parecida? Observe as possibilidades em lugar das limitações. Deus tem um plano para sua Igreja e escola dominical, e Ele quer revelá-lo para o líder que busca sua presença.

A visão do líder lhe dá um sentido de urgência e exatidão. Esta convicção de que sua visão é correta e urgente domina seus pensamentos, penetra suas emoções e dita suas ações. A diferença entre um líder e um sonhador é que enquanto o líder põe seus sonhos em ação, o sonhador fica só pensando neles.

Um visão consome um líder com um senso de responsabilidade. Ele assume responsabilidades para o cumprimento de sua visão. Embora outros possam captar sua visão, ninguém terá uma paixão mais intensa do que ele. Isto pode ser frustrante para o líder, mas a chave é trabalhar com pessoas, e ainda assumir o desafio da realização.

COMO O LÍDER DEVE COMPARTILHAR SUA VISÃO.

Primeiro, começar com um alvo claramente definido e comunicável. Por exemplo, este ano nós queremos aumentar o número de matrículas em 35%, ou neste trimestre, nós queremos utilizar uma campanha para aumentar a freqüência dos adoradores nos cultos em 15%.

Segundo, utilizar técnicas de “brainstorm” para encontrar maneiras de realizar o objetivo. Envolvendo outros em uma encontro de planejamento. Começar a sonhar com o grupo. Idéias fantásticas podem aflorar desses encontros interativos.

Terceiro – estabeleça sua estratégia. Para que um objetivo seja alcançado, passos específicos devem ser dados. Determine o que deva ser feito e em que ordem as metas devam ser completadas.

Quarto estipule datas. Fixe seu cronograma e as datas para que cada meta seja concluída.

Quinto delegue funções a seu pessoal. Se o seu objetivo é aumentar as matrículas em 35%, ajude cada professor a fixar um objetivo de matrículas para sua classe. Se o seu objetivo é melhorar o comparecimento de adoradores, forneça nomes de pessoas para serem contatadas para classes individuais. Você pode lançar um concurso e designar um mediador. Utilize os recursos e as habilidades das pessoas com quem você trabalha para realizar o que Deus espera de você.

Sexto, trabalhe seu plano. Uma vez que você tenha estabelecido seu objetivo, derminado sua estratégia e delegado responsabilidades, mãos à obra. Não permita que seu objetivo morra na mesa de planejamento.

Sétimo avalie os resultados. Observe os dois lados, positivos e negativos. Seja objetivo quanto ao sucesso da tarefa. O que precisa ser mudado e o que está indo bem?

Este é um ótimo momento para orar e fazer planos para sua escola dominical. Busque o Senhor para receber uma visão Dele, depois a passe adiante, para aqueles que você cuida. Isto ajudará sua escola dominical ficar eficiente e crescer. Lembre-se, uma visão poderosa tem o poder para motivar.


Tradução João Cruzué

STEVE MILLS AG/US NORTHWEST
The Power of Vision - enrichmentjournal.org


.

sábado, fevereiro 13, 2010

A publicação de conteúdo cristão-evangélico na Internet

.

João Cruzué
*

A
Internet é mídia pública e globalizada. É o quarto e maior veículo de comunicação de massa a partir da imprensa. Fonte de difusão e aquisição de conhecimento da atual e próxima gerações. E o "microfone" mais democrático de interação acessível a partir de um Real. Gostaria de compartilhar minha visão, missão, críticas e sonhos de uma blogosfera evangélica responsável
e eficiente. Algo grande por que valha a pena investir tempo e esforço.

A internet é muito rápida. Em uma semana tirou uma Susan Boiller do anonimato e a transformou em estrela de primeira grandeza da música mundial. Também em menos de uma semana tem derrubado pretensões políticas e a credibilidade de campeões do esporte. A WEB é uma vitrine feita para fazer trilhões. O comércio, a indústria, bancos e o terceiro setor estão ali para potencializar o ganho. Eles pagam fortunas a consultores para conhecer cientíiicamente os novos caminhos do êxito.

Há cinco anos comecei publicar meus primeiros testemunhos na WEB. Compartilhei com todos desde então os conhecimentos conquistados dia a dia. A partir de 2007 disponibilizei um tutorial chamado Como Blogar que tem servido de apoio para a Associação de Blogueiros Cristãos e a tantos outros, pois é pública.

Eu tenho uma missão e uma visão para compartilhar

A missão é incentivar e desafiar a toda liderança cristã para que não seja apenas um usuário-leitor na Internet. Trabalho para que todos aprendam como e comecem a publicar conteúdo cristão no papel de publicadores.

Minha visão é simples e pretensiosa. Pela fé eu posso ver milhares de formadores de opinião ocupando os espaços vazios que de há muito são exclusivos de uma imprensa e liderança ostensivamente desfavorável aos princípios cristãos. Ateus, ímpios, incrédulos, homossexuais, artistas, esportistas, jornalistas, repórteres fotógrafos - dizendo o que pensam e induzindo outros à mesma forma de pensamento. Não vamos resolver isto apenas com Blogs - mas é um começo.

Todavia, depois de dar graças a Deus por mais de 20 mil blogueiros publicando na Internet, 7.000 deles na UBE, tenho motivos para preocupações. A maioria dos que conquistaram seus espaços estão repercutindo uma cultura de baixo e médios níveis herdadas da cultura de suas Igrejas. Não há lugar para mediocridade na Internet. Há sede de Deus nos corações das pessoas que navegam pela internet. E o que elas fazem quando abrem um blog ou um site evangélico e começam a ler os comentários nos rodapés? Fogem!

Quando nossas ações contradizem os princípios do ágape neotestamentário passamos a ter cheiro de hipocrisia. Os blogs evangélicos não podem ser "puxadinhos" de uma cultura individualista de gosto mundano que os santos do Senhor rejeitam. E depois de termos semeado e compartilhado nosso conhecimento para colocar um recurso de grande potencial nas mãos de nossos irmãos líderes, o joio ameaça a blogosfera.

Um tirirical de ofensas, difamações, críticas gratuitas, discussões de credos, somados velho farisaísmo daqueles que se especializaram em procurar defeitos e somente defeitos como se olhos de urubus tivessem.

Eu sonho com uma blogosfera evangélica vencedora. Textos que atraiam os olhos e os corações desta e das futuras gerações de leitores. No meu sonho não importa a multiforme manifestação dos aspectos culturais, mas que tenha um bom cheiro: o cheiro do amor cristão. Eu sempre soube que um bom texto é aquele que traz o calor do Espírito Santo em suas palavras, e que o mau texto é aquele que está a serviço da desconstrução de alguma coisa ou alguém.

Antes de concluir quero dizer meia dúzia de palavras: "Procura-se formadores de opinião cristãos." Se não tomarmos juízo, a sociedade brasileira vai perceber muito rapidamente que nós evangélicos não somos dignos de crédito, pois não vai gostar daquilo que ela vê: muito individualismo e pouco amor! Por último, quando for publicar qualquer coisa na internet saiba que você está literalmente dentro uma vitrine global. Não se deixe influenciar pelo sucesso passageiro dos maus blogueiros, construa sua credibilidade virtual passo a passo com muito trabalho, solidariedade e espírito comunitário.


*João Cruzué é um dos ex-administrador da UBE.


quinta-feira, fevereiro 11, 2010

As quatro propostas de faraó


O Mar Vermelho
João Cruzué

Quando Deus apareceu a Moisés no Monte Horebe deu-lhe uma missão quase impossível: Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o Meu povo, os filhos de Israel, do Egito. E tendo (de má vontade) aceitado aquela missão, enfrentou a astúcia do soberano do Egito que não tinha nenhuma vontade de deixar o povo ir. Por quatro vezes Faraó tentou enganar Moisés sem lograr êxito.

A primeira proposta


Então chamou Faraó a Moisés e a Arão e disse: Ide e sacrificai ao vosso Deus nesta terra. Moisés não aceitou, e por duas razões: ele temia que, sacrificando no Egito, os egípcios considerariam o sacrifício uma afronta a seus deuses e poderiam perseguir Israel. Mas o pior não era isso. Deus não aceitaria um sacrifício na terra da escravidão. O Egito simboliza o mundo, lugar do pecado; é preciso sair do mundo para consagrar a vida ao Senhor.

Deus requer mudança. Sacrifício no Egito significa um falso ensino e uma falsa conversão. A mensagem divina é: Arrependei-vos e convertei-vos dos vossos maus caminhos. O "Egito" é um mau caminho - é caminho do mundo. Um pecador para receber o perdão de Deus tem que abandonar o mundo, sair do Egito, e tornar-se para Deus.

O Faraó com tal proposta queria que Moisés e o povo de Israel pensassem que estariam agradando a Deus, mas seu real propósito era que continuassem escravos. O Egito é a terra da escravidão e Faraó simboliza satanás; e Moisés, o libertador, uma figura do Cristo.

Moisés recusou a proposta de Faraó e não aceitou o acordo.

A segunda proposta


Disse Faraó: Deixar-vos-ei ir, para que sacrifiqueis ao Senhor, vosso Deus, no deserto; somente que indo, não vades longe; orai também por mim. Tendo sofrido as conseqüências da quarta praga, Deus estava quebrando o orgulho de Faraó lento e gradualmente. Uma nova proposta Faraó fez, depois de ouvir os conselheiros. Moisés não se deixou enganar pela aparente humildade, pois a trás daquela proposta escondia outra armadilha - sacrificar perto do Egito. Isto significava coxear entre dois caminhos. Morar na divisa do Egito era tão perigoso quanto estar no Egito. Um exemplo: quando Ló, o sobrinho de Abraão, escolheu a campina do Jordão, não foi morar direto em Sodoma. Ao longo do tempo ele foi assentando sua tenda cada vez mais perto, e por fim, foi morar na própria Sodoma. Quem aceita Jesus, mas não rompe com as velhas amizades, é como a semente à beira do caminho, que fica ao alcance do diabo. Se na primeira proposta Faraó queria que Moisés aceitasse um sacrifício de mentirinha, na segunda ele esperava que a mudança também fosse de "brincadeirinha".

A terceira proposta


Mas três pragas tinham caído sobre o Egito. Sete pragas. Moisés ia fortalecendo-se diante dos olhos do Egito e de Israel. Agora ele estava na ofensiva e Faraó, acuado. Disse Moisés a Faraó: Assim diz o Senhor: Até quando recusas a humilhar-te diante de Mim? Deixa ir o Meu povo para que Me Sirva, e em seguida ameaçou com a praga de gafanhotos. Então Faraó querendo mostrar força diante de seus servos, endureceu as negociações. Moisés queria que saísse povo com suas famílias, incluindo velhos, filhos, filhas e o gado para fazer uma festa ao Senhor a uma distância de três dias no deserto. Faraó não concordou: Andai agora vós e os varões e ninguém mais. E os lançou fora do palácio.

De acordo com essa proposta, eles deviam deixar para trás as famílias e o gado. A família é um projeto do Senhor. Seu conceito é divino e uma Igreja forte se faz com famílias bem constituídas. Quando a família vai mal, sofrem a sociedade, a Igreja e toda nação. De que vale o crente ganhar o mundo inteiro para Cristo a custa da sua própria família? É isto que muitos pastores e pregadores estão fazendo. Moisés não aceitou deixar as famílias de Israel para trás; nem os velhos, nem as esposas, nem filhos, nem filhas; como também não ficariam nem os animais. Faraó recusou a proposta de Moisés e a resposta de Deus foi a praga dos gafanhotos, que arrasou com a agricultura do Egito.

A quarta proposta de Faraó.


E Faraó chamou Moisés - em Êxodo 10. 24 - e propôs: Ide e servi ao Senhor, as crianças também podem ir, mas vão ficar as ovelhas e as vacas. Faraó contava com a fuga de Israel para a liberdade. Ao exigir que ficassem as ovelhas e as vacas estava planejando que a fome debilitasse, fragilizasse Israel e quando estivesse assim, iriam se lembrar das cebolas, da comida dos escravos, e votaria correndo com os próprios pés.

Um povo sem vacas e sem ovelhas afetaria diretamente as crianças, pois não haveria leite e a reprodução ficaria comprometida. A esta altura, Moisés além de querer levar a família e o gado impôs uma nova condição: Tu também darás em nossas mãos sacrifícios e holocaustos, para que ofereçamos ao Senhor nosso Deus.

Moisés aumentou as exigências em vez de diminuí-las. Faraó, irritado, disse que nunca mais queria vê-lo. O Resultado de sua recusa em deixar sair Israel foi a última e mais devastadora das pragas: a morte de todos os primogênitos do Egito. E não houve uma casa no Egito que não acordasse de luto.

A conclusão do negócio


Faraó mandou chamar a Moisés pela última vez. Na calada da noite ele disse: Levantai, e saí do meio do meu povo, tanto vós como os filhos de Israel. Ide e servi ao Senhor, como tendes dito. Levai também convosco vossas ovelhas e vossas vacas, como tendes dito; e ide e abençoai-me também a mim. "E os egípcios apertavam o povo, apressando-se para lançá-los fora da terra com receio de serem todos mortos pelo Deus de Israel.

E fizeram , pois, os filhos de Israel conforme a palavra de Moisés e pediram aos egípcios vasos de prata, vasos de ouro e vestes. Indenização! E saíram em vitória, livres e prósperos.

Mensagens de João Cruzué

cruzue@gmail.com



.