domingo, março 16, 2008

Células tronco


VINÍCIUS

Aos seis meses de idade, Vinícius é um bebê que adora papinha de mamão, já tenta sair sozinho do carrinho e dá sonoras gargalhadas durante o banho. O menino foi gerado a partir de um embrião congelado durante oito anos, um recorde no país. Pelos critérios da Lei de Biossegurança, seria um embrião indicado para pesquisas com células-tronco embrionárias.
Caio Guatelli/Folha Imagem
Photobucket

Menino foi gerado a partir de um embrião congelado durante oito anos, um recorde.
Vinícius nasceu após quase 20 anos de tentativas de gravidez do casal Maria Roseli, 42, e Luiz Henrique Dorte, 41, de Mirassol (SP), que incluíram quatro fertilizações in vitro (FIV) e três abortos de gêmeos no terceiro mês de gestação. A mulher tinha endometriose e o marido, má qualidade dos espermatozóides, fatores que impediam uma gravidez natural.

Na última FIV, feita em 1999, Maria Roseli produziu nove embriões. Transferiu quatro para o útero, mas não engravidou. O casal decidiu então congelar os cinco embriões restantes. "Resolvemos dar um tempo. Não suportaria a dor de mais um aborto", relata a mãe.


IGREJA CATÓLICA - BRASIL
O cardeal dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, disse ontem em Toledo (PR) que se o STF (Supremo Tribunal Federal) ratificar a Lei de Biossegurança, que permite as pesquisas com células-tronco embrionárias humanas, o Brasil poderá estimular um mercado informal de embriões.

"Se nada for feito, será questão de tempo chegar ao caos e nos deparar com o comércio de embriões", afirmou o líder religioso, que equipara a destruição de embriões ao aborto.

No campus da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Toledo, onde recebera o título de cidadão-honorário da cidade, Scherer defendeu a criação de comissões de bioética nas arquidioceses brasileiras. "É preciso uma reflexão sem paixão", disse.


SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - BRASIL
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Marco Aurélio Mello, disse nesta sexta-feira (13) que o julgamento a respeito da liberação de pesquisas com células-tronco será apertado. Mello não quis antecipar sua posição e afirmou não acreditar que haverá um novo pedido de vista sobre o tema.

"O score [placar] vai ser muito apertado. Creio que teremos uma diferença de um a dois votos, em um sentido ou em outro. E eu espero que o sentido seja aquele mais harmônico com os interesses da sociedade em geral", declarou, depois de participar do encerramento do 2º Congresso Brasileiro de Direito de Seguros e Previdência, no Rio de Janeiro.

Embora diga que não espera um novo adiamento no processo, Mello admitiu que esta situação poderá voltar a ocorrer. Ele explicou que o caso deverá voltar a ser analisado no início de abril pelo STF.

"Os olhos durante esse período estarão muito abertos. Não acredito em pedido de vistas, mas poderá ocorrer. O colegiado é um somátório de forças distintas, e o Judiciário em si, às vezes, revela surpresas", acrescentou.


PESQUISAS - INGLATERRA
O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, enfrenta uma rebelião dos membros católicos de seu governo em torno do projeto de lei sobre pesquisas embrionárias e fertilidade, informa nesta sexta-feira o jornal "Daily Telegraph".

O governo trabalhista pediu a seus deputados disciplina de voto no tema e os ministros do governo estão normalmente sujeitos à responsabilidade coletiva na hora de votar um projeto de lei governamental.

No entanto, segundo o jornal, três ministros católicos, Des Browne (Defesa), Ruth Kelly (Transportes), e Paul Murphy (ministro para Gales), ameaçam não aceitar a decisão.

O projeto de lei, que será submetido à votação no Parlamento nos próximos dois meses, autorizará a criação, para fins de pesquisa, de embriões híbridos por meio de injeção de células ou DNA de animais em embriões humanos ou de células humanas em óvulos de animais.

O primeiro-ministro e o titular de Saúde, Alan Johnson, afirmam que a lei é vital para a pesquisa de novos tratamentos que permitam curar doenças como a fibrose cística ou doenças relacionadas aos neurônios.

A Igreja Católica se opõe, no entanto, à criação de embriões híbridos.

Fonte: Folha de São Paulo Online
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u380351.shtml


Leia Nossa opinião sobre pesquisa de células tronco publicada em 07/03/08.

.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá. Pessoal.

Gostaria que vocês fossem a favor dá CELULAS TRONCO EMBRIONARIA, pois ela savará muitas vidas,e se Deus deu sabedoria aos médicos e aos cientitas, as pessoas que não são a favor é por que nunca passaram por isso, qdo ela sentirem na pele, o que é ficar sem movimentos ou sem sensibilidade e totalmente dependente em relação a tudo das pessoas e outras doenças degenerativas e outros.
Aí vão lembras das células tronco que poderá salvar vidas. Ninguém sabe o dia de amanhã de cada um.
As pessoas que não aprovam, será que pensaram nas pessoas da etópia passando fome e morrendo.
Pra isso ninguém lembra, e aí fica pensando em não aprovar.
Pense Nisso.

Joao Cruzue disse...

.

Resposta:

Deixa de ser preconceituoso/a.

Leia esta postagem mais antiga antes de pensar que descobriu a roda.

http://olharcristao.blogspot.com/2008/03/celulas-tronco-embrionarias.html



.