quarta-feira, abril 30, 2008

O pastor de Barack Obama

Pastor Jeremiah A.Wright, Jr.

Photobucket
Lucas Mendes

"O pastor Jeremiah Wright nasceu e cresceu numa vizinhança de classe média na Filadélfia, filho de pai pastor e mãe professora, a primeira negra a chegar a vice-diretora de uma escola na cidade. Sempre foi aluno brilhante, inclusive nas escolas com 90% de brancos.

Jeremiah Wright
estava na faculdade quando ouviu o discurso de John Kennedy com a frase "não pergunte o que o país pode fazer por você, e sim o que você pode fazer pelo país". Largou a faculdade e se alistou no corpo de fuzileiros navais. Três anos depois, pediu transferência para a Marinha, fez um curso de técnico em enfermagem e foi parte da equipe médica da Marinha que cuidava do presidente Johnson.

Saiu da Casa
Branca recomendado e condecorado. Não é fácil falar mal do currículo público do pastor. Voltou para a universidade, saiu diplomado como doutor em religião aplicada (Doctor of Ministry) e em 1972 foi dirigir a igreja Trinity de Chicago, onde mais tarde encontraria o universitário e líder comunitário Barack Obama".

Fonte:BBC Brasil - Nova York
-----------
Vida Ministerial

Pastor Jeremiah A. Wright, Jr. assumiu a Igreja de Cristo Unida da Trindade em primeiro de maio de 1972. Em questão de meses ele demonstrou um entendimento e profundo comprometimento para ajudar a TUCC conquistar seu moto e visão. O moto: “Negro sem se envergonhar e Cristão sem se desculpar” foi a frase cunhada pelo seu predecessor, o Reverendo Dr. Reubenm Sheares, que foi oficialmente adotada pela congregação assim que o Pastor Wright iniciou seu ministério.

Desde 1972, sob a liderança do Pastor Wright, a membresia da TUCC cresceu de 87 para mais de 6.000 membros! A Igreja continua crescendo numérica e espiritualmente com grande número de seus membros contribuindo financeiramente, estudando em classes bíblicas e participando em mais de 70 ministérios oferecidos para realçar a jornada Cristã.

O Pastor Wright tem feito conferências em seminários e universidades pelo Estados Unidos e vem representando a United Church of Christ pelo mundo. Ele é reconhecido com um destacado teólogo e pastor, com quatro livros e inúmeros artigos publicados.

http://www.tucc.org/pastor.htm

.

terça-feira, abril 29, 2008

O que há de novo? 2

ASSUNTOS DA SEMANA
20 a 26 de abril de 2008

Photobucket
Dom Fernando Lugo - novo Presidente do Paraguai.


1 . Morte de Isabella Nardoni - continua sendo o assunto mais comentado da semana;

2 . Homofobia: o projeto de lei ameaça liberdade de pregação da palavra de Deus no Brasil;

3 . Bispo católico ganha eleição presidencial no Paraguai, e quer cobrar mais pela energia de Itaipu

4 . O preço do barril de petróleo bate na casa dos 12o dólares;

5 . Áustria - pai mantém filha por 24 anos em cárcere privado e tem seis filhos com ela;

6 . A começo da crise mundial de falta de alimentos;

7 . O xadrês da política brasileira: Lula e Serra sobem, Alckmim e Aécio descem;

8 . O PT quer um terceiro mandato para o presidente Lula;

9 .
Hillary Clinton começa a virar o jogo político nos EUA contra Barack Obama;

10 . Pastor Silas Malafaia prega no congresso dos Gideões Missionários;

11 . Protestos contra a China na passagem pela tocha olímpica entras nações;

12 . Blog Olhar Cristão ultrapassou a marca das 100 mil visitas.



.

Venezuela - Refugio La Villa

Denis Leal, hoy pastor en un refugio,
encarna un ideal de redención

Photobucket
Por Javeir Brassesco
Jornal El Universal - Venezuela
13/01/2008
"Pagué 15 años de cárcel y recibí 17 tiros,
pero encontré el camino"


Denis Leal hizo un tour por el infierno y por las cloacas del alma humana y regresó para contarlo. Pocas bajezas le fueron ajenas: mató, robó, se hundió en las drogas. Y pocas cárceles: El Rodeo, la cárcel Modelo, Tocuyito, Tocorón, la de Ciudad Bolívar, la de San Juan de los Morros, Yare... por todos esos lugares paseó su osamenta.

De aquella vida que hoy le parece tan lejana le quedan no sólo los recuerdos sino también las cicatrices: 17 tiros recibió su cuerpo ("mira esta marca en mi nuca, por ahí entró un tiro y me salió por la quijada"), y sus dos antebrazos y pantorrillas no tienen ni un centímetro sin marcas. "Es que cuando me castigaban, me cortaba para que me llevaran al hospital", explica.

Hoy asegura estar totalmente recuperado, no sólo de las drogas y de una tuberculosis que por poco le mata, sino moralmente recuperado.

Y todo se lo debe al refugio La Villa, en Higuerote, uno de los que regenta la fundación Desafío a la Vida, el único que le aceptó cuando todos los demás lo rechazaron por tuberculoso. Allí es pastor, allí predica con el ejemplo, allí habla a sus "hijos" con la autoridad de quien estuvo hundido en el más hondo de los fracasos.

La cárcel me empeoró

Estaba a punto de cumplir 18 años cuando mató a una persona. Cuando lo agarraron ya era mayor de edad y como tal lo juzgaron: 15 años de cárcel de los cuales pagó cada segundo.

Cuando salió tenía 32 años y era una persona mucho peor que la que había entrado. "Las cárceles de aquí no regeneran a nadie. Es un ocio total en donde el tiempo se va en ver la manera de que no te jodan, en encontrar ese balance perfecto entre el tonto y el avispado, porque en la cárcel no conviene ser ninguna de las dos cosas", explica.

Apenas salió, volvió a la misma vida de drogas y atracos. A los quince días lo tirotearon en 23 de Enero: ocho disparos y ninguno le tocó órgano vital alguno. Hoy ve eso como una señal de Dios: "Él se empeñaba en hablarme pero yo no lo oía".

No es raro que con todo lo que le ha pasado se sienta una especie de elegido, alguien señalado para llevar adelante una misión. "Yo creo que la vida hay que saber leerla, que cada cosa pasa por algo, que tenemos un lugar prefijado en el universo, una misión que cumplir. ¿Por qué murieron mis dos hermanos y no yo, que era mucho peor que ellos? ¿Por qué fui el único sobreviviente de esa pandilla de delincuentes con la que anduve tanto tiempo? ¿Cómo es posible que un día me den ocho tiros y quede como si nada?".

Entendió que todas esas cosas eran señales en el refugio La Villa, lugar al que llegó luego de haber pasado tres días completos fumando piedra en una pensión. Nunca olvidará las palabras con que lo recibió Vladimir Batista, presidente de la fundación Desafío a la Vida: "Has llegado al mejor lugar".

Hoy dice haber conseguido la paz que anheló toda su vida y para la que siempre tuvo un rincón en su alma sin importar lo borracho, drogado o destruido que estuviera. ¿Recaídas? "Qué va. Cómo voy a retroceder. Por fin duermo bien y no me señalan en la calle. Ah, y sobre todo tengo que dar el ejemplo a estos 80 hijos que tengo en el refugio"

Artigo - El Universal

Nota: Refúgio é Casa de Recuperação


cruzue@gmail.com

.

.

segunda-feira, abril 28, 2008

Câncer: celular deve matar mais que cigarro

Photobucket

Folha de São Paulo - 31.03.2008

"O uso do celular deve matar mais que o cigarro em alguns anos, segundo estudo de um médico australiano publicado na internet. Vini Khurana, um neurocirurgião que recebeu 14 prêmios em 16 anos, pede que a população use o aparelho o mínimo possível, principalmente quando se trata de crianças.

O médico analisou cerca de cem trabalhos científicos publicados sobre o tema para chegar às suas conclusões. Segundo ele, há ao menos oito estudos clínicos que indicam uma ligação entre o uso de celulares e certos tipos de tumor no cérebro.

"Já há previsões de que esse perigo tenha mais ramificações para a saúde pública do que o amianto ou o fumo. Isso gera preocupações para todos nós, especialmente com a geração mais nova", afirma Khurana, que é professor de neurocirurgia na Faculdade Nacional de Medicina da Austrália, no estudo".

Folha de São Paulo: texto integral



E PARA QUEM AINDA ACHA QUE ESTA NOTÍCIA É ABOBRINHA DE INTERNET

França pede "prudência" no uso de celular pelas crianças

France Presse,03.01.2008
"O ministério francês da Saúde pediu nesta quarta-feira aos pais que sejam prudentes ao permitir que seus filhos usem o celular, recomendando o uso moderado do telefone, uma advertência que coincidiu com o lançamento de um novo aparelho para menores nas festas de fim de ano.

O ministério não "dispõe de nenhum estudo científico para provar que o uso do celular apresenta risco considerável à saúde", mas várias pesquisas ressaltam a possibilidade de um risco para a saúde após o uso intenso e por longo tempo (mais de dez anos) dos telefones celulares.

Em seu comunicado, o ministério pediu que as "famílias sejam prudentes e saibam usar estes aparelhos", lembrando que é recomendado o uso moderado do celular, principalmente pelas crianças, "que são mais sensíveis porque seus organismos ainda estão em desenvolvimento".

A OMS (Organização Mundial da Saúde) se comprometeu a fazer uma síntese de todos os resultados dos estudos científicos sobre as radiofreqüências".

Texto Integral:
Folha São Paulo

Comentários: quando for comprar um celular novo, dê preferência aos modelos que emitem menos radiação. Já existem tabelas na WEB que fornecem estes dados. João Cruzué

cruzue@gmail.com

.

domingo, abril 27, 2008

A graça de Deus faz a diferença

João Cruzué

Ontem estive com a família no culto da Santa Ceia do Senhor. Confesso com alegria que senti a presença do Senhor através do louvor de um grupo de jovens, e pude notar que o Espírito Santo assopra a presença de Deus começando por uma brasa. E hoje pela manhã, ao abrir a Bíblia para escrever, meus olhos foram condudidos a João 21:3 - o encontro, a partir do qual a graça de Deus transformou para sempre a vida de um pescador comum.

Quando o grupo de jovens recebeu oportunidade para louvar a Deus no início da Ceia, não havia nenhuma aparência de que a graça de Deus estivesse com eles. mas, havia algo especial no líder do grupo, seus movimentos de regência não eram comuns. Eram movimentos largos, mas verticais. Não sei se ele sempre rege assim, mas havia algo especial nele - a presença do Espírito Santo e a graça de Jesus Cristo. O hino era "Tu és fiel Senhor" da Eyshila. A graça do Senhor tomou o maestro, tomou o grupo de jovens, e quando me vi - alegrei-me também no Espírito, e quando isto acontece meu coração aperta e as lágrimas começam a rolar pelo meu rosto. Quando comecei a limpá-las, notei que a mesma coisa acontecia com outros companheiros.

A graça do Senhor é que faz a diferença.

Pedro e os outros discípulos já tinha recebido sobre si o assopro da presença do Espírito Santo, embora ainda não estivessem cheios Dele, fato que aconteceria uns 40 dias depois. Ele estava em meio a uma crise causada por duas coisas: o vazio da separação porque Jesus tinha sido morto e um profundo sentimento de falta por ter negado o Senhor conta tanta facilidade. Então, Pedro decidiu liderar os outros de volta a velha vida de pescadores de pouca sorte, de redes vazias.

A diferença entre uma vida cheia de frustrações e mediocridade e um futuro pleno de realizações passa por um encontro com Jesus. Três anos não foram suficientes para mudar o coração de Pedro. Sua vontade ainda prevalecia sobre o querer de Deus. Bastou apenas uma noite e um encontro com Jesus pela manhã para que sua vida mudasse definitivamente. Ele pescou a noite inteira mas não apanhou um peixe sequer. Deus não criou Pedro pescar peixes, mas para ser pescador de homens. Tirá-los da incerteza do mar escuro para brilhar com a Luz da presença de Deus.

Se Pedro insistisse em usar as redes de um pescador, seria o mais medíocre dos homens. Mas, um "estranho" gritou da praia: "Lançai as redes do lado direito do barco." Ele e os companheiros obedeceram, e apanharam 153 grandes peixes.

A obediência à vontade do Senhor traz a diferença.

Deus criara Pedro para um propósito muito especial: usá-lo como líder da Igreja primitiva, mas Pedro não aceitava a idéia, tendo optado por voltar a ser um pescador comum. Jesus queria honrar Pedro colocando seu nome na Bíblia, para que sua história ficasse conhecida por bilhões de pessoas.

A graça de Deus em você pode fazer a diferença, se antes de fazer as opções importantes da vida, tiver primeiro um encontro com o Senhor, para saber a vontade Dele.


SP-27/04/08
João Cruzué - Blog Olhar Cristão.
cruzue@gmail.com



sábado, abril 26, 2008

Carta a um universitário cristão

Caro irmão em Cristo,

Alderi Souza de Matos*

Você tem o privilégio de freqüentar um curso superior, algo que não está disponível para muitos brasileiros como você. Todavia, esse privilégio implica em muitas responsabilidades e em alguns desafios especiais. Um desses desafios diz respeito a como conciliar a sua fé com determinados ensinos e conceitos que lhe têm sido transmitidos na vida acadêmica.

Até ingressar na universidade, você viveu nos círculos protegidos do lar e da igreja. Nunca a sua fé havia sido diretamente questionada. Talvez por vezes você tenha se sentido um tanto desconfortável com certas coisas lidas em livros e revistas, com opiniões emitidas na televisão ou com alguns comentários de amigos e conhecidos. Porém, de um modo geral, você se sentia seguro quanto às suas convicções, ainda que nunca tivesse refletido sobre elas de modo mais aprofundado.

Agora, no ambiente secularizado e muitas vezes abertamente incrédulo da universidade, você tem ficado exposto a idéias e teorias que se chocam frontalmente com a sua fé até então singela, talvez ingênua, da infância e da adolescência. Os professores, os livros, as aulas e as conversas com os colegas têm mostrado outras perspectivas sobre vários assuntos, as quais parecem racionais, científicas, evoluídas. Alguns de seus valores e crenças parecem agora menos convincentes e você se sente pouco à vontade para expressá-los. Para ajudá-lo a enfrentar esses desafios, eu gostaria de fazer algumas considerações e chamar a sua atenção para alguns dados importantes.

Em primeiro lugar, você não deve ficar excessivamente preocupado com as suas dúvidas e inquietações. Até certo ponto, ter dúvidas é algo que pode ser benéfico porque o ajuda a examinar melhor a sua fé, conhecer os argumentos contrários e adquirir convicções mais sólidas. O apóstolo Paulo queria que os coríntios tivessem uma fé testada, amadurecida, e por isso recomendou-lhes: “Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem a si mesmos” (2 Co 13.5). As dúvidas mal resolvidas realmente podem ser fatais, mas quando dão oportunidade para que a pessoa tenha uma fé mais esclarecida e consciente, resultam em crescimento espiritual e maior eficácia no testemunho. O apóstolo Pedro exortou os cristãos no sentido de estarem “sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês” (1 Pe 3.15).

Além disso, você deve colocar em perspectiva as afirmações feitas por seus professores e colegas em matéria de fé religiosa. Lembre-se que todas as pessoas são influenciadas por pressupostos, e isso certamente inclui aqueles que atuam nos meios universitários. A idéia de que professores e cientistas sempre pautam as suas ações pela mais absoluta isenção e objetividade é um mito. Por exemplo, muitos intelectuais acusam a religião de ser dogmática e autoritária, de cercear a liberdade das pessoas e desrespeitar a sua consciência. Isso até pode ocorrer em muitos casos, mas a questão aqui é a seguinte: Estão os intelectuais livres desse problema? A experiência mostra que os ambientes acadêmicos e científicos podem ser tão autoritários e cerceadores quanto quaisquer outras esferas da atividade humana. Existem departamentos universitários que são controlados por professores materialistas de diversos naipes – agnósticos, existencialistas e marxistas. Muitos alunos cristãos desses cursos são ridicularizados por causa de suas convicções, não têm a liberdade de expor seus pontos de vista religiosos e são tolhidos em seu desejo de apresentar perspectivas cristãs em suas monografias, teses ou dissertações. Portanto, verifica-se que certas ênfases encontradas nesses meios podem ser ditadas simplesmente por pressupostos ou preconceitos anti-religiosos e anticristãos, em contraste com o verdadeiro espírito de tolerância e liberdade acadêmica.

Você, estudante cristão que se sente ameaçado no ambiente universitário, deve lembrar que esse ambiente é constituído de pessoas imperfeitas e limitadas, que lidam com seus próprios conflitos, dúvidas e contradições, e que muitas dessas pessoas foram condicionadas por sua formação familiar ou educacional a sentirem uma forte aversão pela fé religiosa. Tais indivíduos, sejam eles professores ou alunos, precisam não do nosso assentimento às suas posições anti-religiosas, mas do nosso testemunho coerente, para que também possam crer no Deus revelado em Cristo e encontrem o significado maior de suas vidas.

Todavia, ao lado dessas questões mais pessoais e subjetivas, existem alegações bastante objetivas que fazem com que você se sinta abalado em suas convicções cristãs. Uma dessas alegações diz respeito ao suposto conflito entre fé e ciência. O cristianismo não vê esse impasse, entendendo que se trata de duas esferas distintas, ainda que complementares. Deus é o criador tanto do mundo espiritual quanto do mundo físico e das leis que o regem. Portanto, a ciência corretamente entendida não contradiz a fé; elas tratam de realidades distintas ou das mesmas realidades a partir de diferentes perspectivas. O problema surge quando um intelectual, influenciado por pressupostos materialistas, afirma que toda a realidade é material e que nada que não possa ser comprovado cientificamente pode existir. O verdadeiro espírito científico e acadêmico não se harmoniza com uma atitude estreita dessa natureza, que decide certas questões por exclusão ou por antecipação.

Mas vamos a alguns tópicos mais específicos. Você, universitário cristão, pode ouvir em sala de aula questionamentos de diversas modalidades: acerca da religião em geral (uma construção humana para responder aos anseios e temores humanos), de Deus (não existe ou então existe, mas é impessoal e não se relaciona com o mundo), da Bíblia (um livro meramente humano, repleto de mitos e contradições), de Jesus Cristo (nunca existiu ou foi apenas um líder carismático), da criação (é impossível, visto que a evolução explica tudo o que existe), dos milagres (invenções supersticiosas, uma vez que conflitam com os postulados da ciência), e assim por diante. Não temos aqui espaço para responder a todas essas alegações, mas perguntamos: Quem conferiu às pessoas que emitem esses julgamentos a prerrogativa de terem a última palavra sobre tais assuntos? Por que deve um universitário cristão aceitar tacitamente essas alegações, tantas vezes motivadas por preferências pessoais e subjetivas dos seus mestres, como se fossem verdades definitivas e inquestionáveis?

O fato é que, desde o início, os cristãos se defrontaram com críticas e contestações de toda espécie. Nos primeiros séculos da era cristã, muitos pagãos acusaram os cristãos de incesto, canibalismo, subversão e até mesmo ateísmo! Foram especialmente contundentes as críticas feitas por homens cultos como Porfírio e Celso, que questionaram a Escritura, as noções de encarnação e ressurreição, e outros pontos. Eles alegavam que o cristianismo era uma religião de gente ignorante e supersticiosa. Em resposta a esses ataques intelectuais surgiu um grupo de escritores e teólogos que ficaram conhecidos como os apologistas e os polemistas. Dentre eles podem ser citados Justino Mártir, Irineu de Lião, Tertuliano, Clemente de Alexandria e Orígenes, que produziram notáveis obras em defesa da fé cristã.

Em nosso tempo, também têm surgido grandes defensores da cosmovisão cristã, tais como Cornelius van Til, C. S. Lewis, Francis Schaeffer, R. C. Sproul, John Stott1 e outros, que têm utilizado não somente a Bíblia, mas a teologia, a filosofia e a própria ciência para debater com os proponentes do secularismo. Além deles, outros autores têm publicado obras mais populares acerca do assunto, apresentando argumentos convincentes em resposta às alegações anticristãs. Dois bons exemplos recentes são o livro de Lee Strobel, Em Defesa da Fé (www.editoravida.com.br), que possui um capítulo especialmente instrutivo sobre uma questão até hoje não aclarada pela ciência, ou seja, a origem da vida, e o livro de Phillip Johnson, Ciência, Intolerância e Fé (www.ultimato.com.br), cujo subtítulo já diz muito: “A cunha da verdade: rompendo os fundamentos do naturalismo”. É importante que você, universitário cristão, leia esses autores, familiarize-se com seus argumentos e reflita de maneira cuidadosa sobre a sua fé, a fim de que possa resistir à sedução dos argumentos divulgados nos meios acadêmicos.

Outra iniciativa importante que você deve tomar é aproximar-se de outros estudantes que compartilham as mesmas convicções. É muito difícil enfrentar sozinho as opiniões contrárias de um sistema ou de uma comunidade. Por isso, envolva-se com um grupo de colegas cristãos que se reúnam para conversar sobre esses temas, compartilhar experiências, apoiar-se mutuamente e cultivar a vida espiritual. Muitas universidades têm representantes da Aliança Bíblica Universitária (ABU) e de outras organizações cristãs idôneas que visam precisamente oferecer auxílio aos estudantes que se deparam com esses desafios. Não deixe também de participar de uma boa igreja, onde você possa encontrar comunhão genuína e alimento sólido para a sua vida com Deus.

Em conclusão, procure encarar de maneira construtiva os desafios com que está se defrontando. Veja-os não como incômodos, mas como oportunidades dadas por Deus para ter uma fé mais madura e consciente, para conhecer melhor as Escrituras, para inteirar-se das críticas ao cristianismo e de como responder a elas, para dar o seu testemunho diante dos seus professores e colegas, por palavras e ações. Saiba que você não está só nessa empreitada. Além de irmãos que intercedem por sua vida, você conta com a presença, a força e a sabedoria do Senhor. Muitos já passaram por isso e foram vitoriosos. Meu desejo sincero é que o mesmo aconteça com você. Deus o abençoe!

Nota:
1. Entre os livros de John Stott, leia Por Que Sou Cristão , recém-lançado pela Editora Ultimato.

*Alderi Souza de Matos é doutor em história da igreja pela Universidade de Boston e historiador oficial da igreja Presbiteriana do Brasil.

cruzue@gmail.com

.

Blog Ojo Protestante


A CONTRAREFORMA
O maior genocídio de todos os tempos

Stephanie Dañeiluk & Daniel Dañeiluk

"A cincuenta años del inicio de la Reforma, esta se había consolidado en la mayor parte del territorio europeo. Casi toda Alemania, Suiza, Escandinavia, los Países Bajos, Inglaterra, Escocia, Bohemia, Austria, Hungría y parte de Francia estaban embebidas del Protestantismo. Esta situación, en extremo grave para la Iglesia de Roma, que veía escurrírsele por entre los dedos más de mil años de dominación, debía tener una respuesta a la medida.

En 1540, se le había encargado a Ignacio de Loyola la creación de una fuerza especial contrarreformista. Nació así la Compañía de Jesús , llamándoseles a sus integrantes "jesuitas". Sus miembros, cuidadosamente elegidos y probados, además de guardar los votos usuales de la vida religiosa (obediencia, pobreza y castidad), debían jurar especial fidelidad a la Santa Sede, estar dispuestos a ir a donde el Papa los enviase, y hacer cualquier cosa en aras del objetivo asignado.

La Compañía de Jesús cumplió sus objetivos con malévola eficiencia. Este organismo paramilitar, apelando a actividades de espionaje, sobornos, secuestros, torturas, asesinatos, y todo tipo de calamidad imaginable, operó con total impunidad en pos del exterminio de la Reforma, sobre todo a partir del aval otorgado por el Concilio de Trento (1545-1563)

Los Jesuitas como organizadores, más la Inquisición y los ejércitos de los reyes leales a Roma (especialmente la casa de los Habsburgo), constituyeron el tridente que atacaría la Reforma.

Si la Reforma se caracterizó por acercar al pueblo y a sus líderes la idea de la valoración del hombre, de la libertad, del progreso y de la tolerancia a pesar del disenso; siendo sus principales armas las palabras y las letras, y la espada (y salvo excepciones) solo para la legítima defensa; la Contrarreforma se caracterizó por un objetivo: La aniquilación sistemática de las personas sospechosas de ser partidarios protestantes.

El resultado de la Contrarreforma fue el genocidio más grande de todos los tiempos. Los católicos retomaron el control del sur de Alemania, Bohemia, Austria, Hungría, Polonia y Bélgica, y se consolidaron definitivamente en los países meridionales como Portugal, España e Italia.

Y como para muestra solo hace falta un botón, vaya este dato: Para el año 1600, los protestantes constituían cerca del 80% de la población de Bohemia, estimada en unas 4 millones de personas. Luego de las operaciones contrarreformistas quedaron solo unas 800 mil, todas católicas".

Stephanie Dañeiluk - Daniel Dañeiluk
El Ojo Protestante blog


MOMENTOS DA REFORMA
A Derrota da Invencível Armada


"Para fines de del siglo XVI, la Contrarreforma ya se había organizado y el catolicismo recuperaba terreno otrora ganado por los protestantes. Por supuesto, no sería a fuerza del convencimiento, sino de la aniquilación sistemática.

Pero hubo un punto en la historia que definiría el destino de la Reforma, su consolidación o su desaparición.

Desde 1556, reinaba en España Felipe II, de la casa de los Habsburgo, aliados de Roma y archienemigos de los protestantes. En el apogeo de su poder, decidió invadir Inglaterra, en ese entonces un bastión protestante. Especialmente con ese objetivo, preparó una colosal fuerza naval que fue llamada “La Armada Invencible”.

El 20 de Mayo de 1588 partieron de Lisboa rumbo a Inglaterra, 130 buques, con 8.253 marinos, 2.088 remeros y más 19.295 hombres de guerra. Las posibilidades británicas eran escasas, pero no la decisión de la Reina Elizabeth I. Lejos de cualquier idea de acuerdo o capitulación ordenó la defensa y convocó a una campaña de oración. Y lo impensable ocurrió.

Las fuerzas de Felipe II fueron sorprendidas en medio del más terrible de los temporales. Cuentan algunos historiadores que el clima era tan adverso y la confusión de tal magnitud, que las fuerzas españolas fueron dispersadas, al tiempo que algunas de sus naves impactaban entre sí. Mientras tanto, en la costa inglesa, el clima se mostraba más tranquilo y con vientos mar adentro que favorecían el alcance de los cañones y la maniobrabilidad de sus barcos de menor porte. La Armada Invencible fue destrozada, de tal manera, que los ingleses tardaron bastante tiempo en darse cuenta de la magnitud de los daños que habían sufrido los frustrados invasores.

Como resultado de esta batalla, cambió el balance de fuerzas hasta hoy en día. Entre otras consecuencias, los ingleses pasaron a dominar los mares, y el destino de desaparición de la Reforma en Europa fue abortado.

Luego de la catástrofe, Felipe II dijo: “Yo envié a mis naves a luchar contra los hombres, no contra las tempestades.” Por su parte, la Reina Elizabeth I hizo grabar una inscripción que decía: «Dios sopló y fueron dispersados»."

Daniel E. Dañeiluk
El Ojo Protestante blog


Comentário: apresento aos amigos mais um excelente blog.
João Cruzué - Blog Olhar Cristão - cruzue@gmail.com


.

sexta-feira, abril 25, 2008

Casamento gay em "igreja evangélica"

João Cruzué

O autor de novela Agnaldo Silva escreveu em seu blog que pretende encerrar a novela Duas Caras com um beijo do "casal" gay Carlão & Bernardinho. A idéia do autor é fazer a cerimônia do casamento deles em uma "igreja evangélica". A Globo, que vetou de ir ao ar um beijo gay na novela "América", de Glória Perez, respondeu: "Sobre a trama de Carlão e Bernardinho em 'Duas Caras', a direção artística da TV Globo ainda não tomou conheciment, pois não foram recebidos os capítulos finais. Quando chegarem, serão avaliados de acordo com os princípios e valores da emissora".

Comentários: O direito de livre expressão e de religião no Brasil é garantido na Constituição Federal. Sou crente há mais de 33 anos, bem informado, e não acompanho novelas. Dentro do princípio da legalidade toda retransmissora de TV pode levar ao ar o que quiser.

Por outro lado, nós cristãos evangélicos devemos ser pragmáticos: participar mais ativamente em várias frentes: na área política - legislativa, executiva e judiciária - como cidadãos e como agentes públicos. Na área de comunicação, buscar a ser cabeça ( e não cauda) de emissoras tanto de rádio quanto de TV, acompanhando as atitudes por exemplo do Bispo Macedo, R.R. Soares, David Miranda e Silas Malafaia. Nas áreas da imprensa escrita, como editores de jornais, revistas e outros periódicos.

E no exercício de nossos direitos civis podemos boicotar legalmente os produtos de qualquer empresa que financie novelas que trazem o apodrecimento moral da família brasileira ou que vizem especificamente enlamear o bom nome dos evangélicos brasileiros. Estamos diante de uma oportunidade ímpar de conscientização de nossas famílias. A parte mais frágil de qualquer empresa é seu financeiro. Se houver um trabalho de conscientização, família por família, igreja por igreja, 35 milhões (20%) de consumidores evangélicos é uma força de consumo respeitável .

Por fim, guardadas as devidas proporções - para não exagerar, cabe lembrar que esta tática de difamação constante usada pela Rede Globo contra os evangélicos também foi usada por Hitler contra o povo judeu. Isto tem o mau cheiro do nazismo.

Apenas para relembrar: anote bem a marca do produto que patrocina oficialmente a novela Duas Caras: Sabonetes Albany. Esta marca não entra mais na minha casa, e quero sugerir que ela não faça parte da lista de compras das família evangélicas.


João Cruzué - para o blog olhar cristão.


LEIA MAIS:
1.Martin Luther King - Ativismo Político

2.Consciência política dos evangélicos

3.Manifestação evangélica em Brasília

4.Legislação eleitoral com Dr. Valmir

5.Assembléia de Deus da Nicaragua na política

6.O peso do voto evangélico já decide eleições

7.Assembléia de Deus de Angola na política



.
.

quinta-feira, abril 24, 2008

A prosperidade do Evangelho

UMA CRÍTICA DE CALVIN GEORGE
ao "evangelho" da prosperidade

Photobucket


"No es la voluntad de Dios que un cristiano sea pobre"

Por Calvin George

¿Ha oído esto alguna vez? Quizás esa aseveración suene como música a sus oídos, o aún parezca bíblico. Cada vez se está oyendo más promesas de riquezas de parte de evangelistas en la radio y la televisión. Se están aprovechando de la codicia de la gente para atraer a más seguidores. Veamos lo que nos indica la Biblia, con comentarios mínimos:

• La riqueza, cuando obtenido legítimamente y con la condición que no permitimos que nos aparte de Dios, no es pecaminoso. Es una bendición extra de Dios.

Ejemplos de cristianos ricos en la Biblia incluirían: Abraham; (Gen. 13:2; 24:35) Salomón; (1 Reyes 10:23) Ezequías; (2 Reyes 20:12-18) Job; (Job 1:3) y José de Arimatea (Mat. 27:57).

La bendición de Jehová es la que enriquece… Prov. 10:22

He aquí, pues, el bien que yo he visto: que lo bueno es comer y beber, y gozar uno del bien de todo su trabajo con que se fatiga debajo del sol, todos los días de su vida que Dios le ha dado; porque esta es su parte. Asimismo, a todo hombre a quien Dios da riquezas y bienes, y le da también facultad para que coma de ellas, y tome su parte, y goce de su trabajo, esto es don de Dios. Ecl. 5:18-19


• Dios se complace en bendecir a sus hijos, aunque no siempre consiste en abundancia de riquezas terrenales.

El hombre de verdad tendrá muchas bendiciones… Prov. 28:20

Y a Aquel que es poderoso para hacer todas las cosas mucho más abundantemente de lo que pedimos o entendemos, según el poder que actúa en nosotros. Ef. 3:20


• Servir a Dios con la esperanza de riquezas terrenales no es un motivo honorable. Lo que debe motivarnos es el amor.

Porque el amor de Cristo nos constriñe… 2 Cor. 5:14

Y amarás a Jehová tu Dios de todo tu corazón, y de toda tu alma, y con todas tus fuerzas. Deut. 6:5


• Los que creen en el evangelio de prosperidad son más propensos a pensar que Dios le dará riquezas por medio de los casinos, la lotería, o juegos de azar. Buscar enriquecerse de tal manera no es bíblico.

…El que se apresura a enriquecerse no será sin culpa… Prov. 28:20

Así que, teniendo sustento y abrigo, estemos contentos con esto. Porque los que quieren enriquecerse caen en tentación y lazo, y en muchas codicias necias y dañosas, que hunden a los hombres en destrucción y perdición; porque raíz de todos los males es el amor al dinero 1 Tim. 6:8-10

No te afanes por hacerte rico; Sé prudente, y desiste. ¿Has de poner tus ojos en las riquezas, siendo ningunas? Porque se harán alas como alas de águila, y volarán al cielo. Prov. 23:4-5

No os hagáis tesoros en la tierra, donde la polilla y el orín corrompen, y donde ladrones minan y hurtan; sino haceos tesoros en el cielo, donde ni la polilla ni el orín corrompen, y donde ladrones no minan ni hurtan. Porque donde esté vuestro tesoro, allí estará también vuestro corazón. Mat. 6:19-21


• Muchos predicadores del evangelio de la prosperidad tuercen los términos como "prosperidad", "abundancia" y "bendición" en la Biblia para que sus seguidores crean que se refieren mayormente o exclusivamente a bienes materiales. La Biblia es muy claro en señalar que la abundancia no necesariamente consiste en riquezas terrenales.

Y les dijo: Mirad, y guardaos de toda avaricia; porque la vida del hombre no consiste en la abundancia de los bienes que posee. Lucas 12:15


• Hay muchas bendiciones que no consisten de riquezas materiales. En realidad, hay muchas cosas que el dinero no puede comprar

EL DINERO COMPRARÁ:

Una cama pero no sueño

Libros pero no sabiduría

Comida pero no apetito

Adornos pero no belleza

Atención pero no amor

Una casa pero no un hogar

Un reloj pero no tiempo

Medicina pero no salud

Lujo pero no cultura

Asombro pero no respeto

Póliza de seguros pero no paz

Diversión pero no felicidad

Un crucifijo pero no un Salvador


• Si el cristiano que cree en el evangelio de prosperidad continúa en pobreza, sentirá que Dios le debe algo y no ha sido justo con él. Pero note el siguiente versículo, y verá que debemos estar agradecidos que Dios no nos da lo que merecemos:

Por la misericordia de Jehová no hemos sido consumidos, porque nunca decayeron sus misericordias. Nuevas son cada mañana; grande es tu fidelidad. Lam. 3:22-23


• Dios prometió proveer nuestras necesidades básicas, pero nunca prometió dar a todos nosotros los lujos que podamos desear.

Mi Dios, pues, suplirá todo lo que os falta conforme a sus riquezas en gloria en Cristo Jesús. Fil. 4:19

Por tanto os digo: No os afanéis por vuestra vida, qué habéis de comer o qué habéis de beber; ni por vuestro cuerpo, qué habéis de vestir. ¿No es la vida más que el alimento, y el cuerpo más que el vestido? Mirad las aves del cielo, que no siembran, ni siegan, ni recogen en graneros; y vuestro Padre celestial las alimenta. ¿No valéis vosotros mucho más que ellas? …Y por el vestido, ¿por qué os afanáis?… No os afanéis, pues, diciendo: ¿Qué comeremos, o qué beberemos, o qué vestiremos? Porque los gentiles buscan todas estas cosas; pero vuestro Padre celestial sabe que tenéis necesidad de todas estas cosas. Mas buscad primeramente el reino de Dios y su justicia, y todas estas cosas [comida, bebida, ropa; vea versículo 25] os serán añadidas. Mat. 6:25-33


• Si el cristiano que cree en el evangelio de prosperidad continúa en pobreza, será tentado a codiciar los bienes de incrédulos y otros cristianos.

Porque tuve envidia de los arrogantes, Viendo la prosperidad de los impíos.
Sal. 73:3

…Codicias necias y dañosas, que hunden a los hombres en destrucción y perdición…porque raíz de todos los males es el amor al dinero, el cual codiciando algunos, se extraviaron de la fe… 1 Tim. 6:9

Pero los afanes de este siglo, y el engaño de las riquezas, y las codicias de otras cosas, entran y ahogan la palabra, y se hace infructuosa. Marcos 4:19


• La Biblia nos manda que debemos aprender a ser feliz, agradecido y conforme con lo que tenemos en la ausencia de riquezas materiales. Esto es algo que el mundo no entiende, y deja a los incrédulos maravillados.

…He aprendido a contentarme, cualquiera que sea mi situación. Fil. 4:11

"Sé vivir humildemente, y sé tener abundancia; en todo y por todo estoy enseñado, así para estar saciado como para tener hambre, así para tener abundancia como para padecer necesidad". Filipenses 4:12

…Hay quienes pretenden ser pobres, y tienen muchas riquezas. Prov. 13:7

…Como pobres, mas enriqueciendo a muchos; como no teniendo nada, mas poseyéndolo todo. 2 Cor. 6:10

Pero gran ganancia es la piedad acompañada de contentamiento…Así que, teniendo sustento y abrigo, estemos contentos con esto. 1 Tim. 6:6, 8

Y no sólo esto, sino que también nos gloriamos en las tribulaciones, sabiendo que la tribulación produce paciencia; y la paciencia, prueba; y la prueba, esperanza; y la esperanza no avergüenza; porque el amor de Dios ha sido derramado en nuestros corazones por el Espíritu Santo que nos fue dado. Rom. 5:3-5


• La enseñanza del evangelio de prosperidad es un insulto a cristianos en países pobres donde continuamente se encuentran confiando en Dios por sus necesidades básicas. ¿Por qué será que los predicadores del evangelio de prosperidad no predican su mensaje en los países más pobres? ¿Les ha fallado Dios a los de países subdesarrollados? De ninguna manera.

Hermanos míos amados, oíd: ¿No ha elegido Dios a los pobres de este mundo, para que sean ricos en fe y herederos del reino que ha prometido a los que le aman? Pero vosotros habéis afrentado al pobre… San. 2:5-6

[Jesús fue ungido]…para dar buenas nuevas a los pobres. Lucas 4:18


• El evangelio de prosperidad tiende a poner demasiado énfasis en las riquezas, en vez del Proveedor de las riquezas. Confianza en las riquezas terrenales ha causado que muchos se olviden de depender en Dios.

A los ricos de este siglo manda que no sean altivos, ni pongan la esperanza en las riquezas, las cuales son inciertas, sino en el Dios vivo, que nos da todas las cosas en abundancia para que las disfrutemos. 1 Tim. 6:17

Si puse en el oro mi esperanza, Y dije al oro: Mi confianza eres tú; Si me alegré de que mis riquezas se multiplicasen, Y de que mi mano hallase mucho; Si he mirado al sol cuando resplandecía, O a la luna cuando iba hermosa, Y mi corazón se engañó en secreto, Y mi boca besó mi mano; Esto también sería maldad juzgada; Porque habría negado al Dios soberano. Job 31:24-28

He aquí el hombre que no puso a Dios por su fortaleza, Sino que confió en la multitud de sus riquezas... Sal. 52:7

El que confía en sus riquezas caerá; Mas los justos reverdecerán como ramas. Prov. 11:28

…No podéis servir a Dios y a las riquezas. Mat. 6:24

Lea también Deut. capítulo 8


• La pobreza, con tal que no sea el resultado de la pereza o otra falla en el carácter de la persona, no es algo de que ser avergonzado.

Mejor es lo poco del justo, Que las riquezas de muchos pecadores. Sal. 37:16

Mejor es el pobre que camina en integridad, Que el de perversos labios y fatuo. Prov. 19:1

Mejor es el pobre que camina en su integridad, Que el de perversos caminos y rico. Prov. 28:6

Mejor es lo poco con el temor de Jehová, Que el gran tesoro donde hay turbación. Mejor es la comida de legumbres donde hay amor, Que de buey engordado donde hay odio. Prov. 15:16-17

Hermanos míos amados, oíd: ¿No ha elegido Dios a los pobres de este mundo, para que sean ricos en fe y herederos del reino que ha prometido a los que le aman? Pero vosotros habéis afrentado al pobre… San. 2:5-6


• La Biblia hace mención de muchos cristianos pobres haciendo la voluntad de Dios. Entre ellos se destacan:

La viuda pobre

En verdad os digo, que esta viuda pobre echó más que todos. Porque todos aquellos echaron para las ofrendas de Dios de lo que les sobra; más esta, de su pobreza echó todo el sustento que tenía. Lucas 21:3-4

La iglesia de Esmirna

Yo conozco tus obras, y tu tribulación, y tu pobreza... Apoc. 2:9

Jesucristo

…El Hijo del Hombre no tiene dónde recostar su cabeza. Mat. 8:20


• Muchas de las bendiciones que Dios hace disponible a los cristianos son condicionales. Si no cumplimos con las condiciones, no seremos recompensados.

Nunca se apartará de tu boca este libro de la ley, sino que de día y de noche meditarás en él, para que guardes y hagas conforme a todo lo que en él está escrito; porque entonces harás prosperar tu camino, y todo te saldrá bien.
Josué 1:8

Si permanecéis en mí, y mis palabras permanecen en vosotros, pedid todo lo que queréis, y os será hecho. Juan 15:7

• Al fin de cuentas, Dios está en control. Él se glorificará por medio de sus hijos, sea en riqueza o pobreza.

Jehová empobrece, y él enriquece; Abate, y enaltece. Él levanta del polvo al pobre, Y del muladar exalta al menesteroso, Para hacerle sentarse con príncipes y heredar un sitio de honor… 1 Sam. 2:7-8

El rico y el pobre se encuentran; A ambos los hizo Jehová. Prov. 22:2


CONCLUSIÓN:

Dad gracias en todo, porque esta es la voluntad de Dios para con vosotros en Cristo Jesús. 1 Tes. 5:18

Um surfista para Cristo

TESTEMUNHO de CONVERSÃO

Jojo de Olivença

Jojó de Olivença

"O mar sempre me fascinou, mas eu não queria nada com o Criador do mar porque tinha vergonha de me converter em um cristão. Achava que no dia em que me ligasse na de Cristo eu me transformaria em um cara chato, e teria de abandonar o surfe e tudo que eu mais gostava: garotas, festinhas e drogas.

Mas no fundo minha vida era mesmo muito sem graça... um círculo vicioso que não me dava satisfação. Uma alegria que durava pouco, e eu sempre voltava ao mesmo vazio de sempre. Meus pais me falavam muito do evangelho. Eu achava que esse papo de ser crente não colava comigo. Eu sabia que havia um Deus e que precisava de um encontro pessoal com Ele, mas só quando estivesse bem velhinho...


Quando já era surfista profissional, tive que visitar meu irmão. Ele estava se tratando do vício das drogas internado em uma casa de recuperação chamada Desafio Jovem de Feira de Santana. Lá eu vi uma pá de gente com rostos transformados, eles tinham uma alegria e paz tão contagiantes que saí de lá irremediavelmente contaminado. Foi então que comecei a sentir o medo da morte e de partir para a eternidade sem Deus.

Então decidi entregar-me a Jesus de verdade. Convidei-O para entrar na minha mente, no meu coração e no meu sangue. Fiquei cheio da presença dEle em minha vida. Comecei a ler a Bíblia e a praticar. Imaginei que seria proibido de andar sem camisa! Ir à praia, então, nem se fala!", receava eu... Mas ao mesmo tempo tinha a convicção de que surfar era o que Deus reservava pra minha vida.

Enquanto orava e me encucava se surfar era bênção ou maldição, Deus deu-me uma resposta instantânea: o título de campeão brasileiro de surfe, em 1988. Eu não era ninguém, mas Deus me pôs lá. Foi um presente e tanto! Deus me dera o dom de saber ficar sobre as ondas e isto seria motivo de bênção pra mim e muito mais gente. Fui viciado durante oito anos. Mexi com maconha, cocaína e enchia a cara pra valer.


Quando conheci a Jesus e descobri que confiar nele é o maior barato. Meus olhos se abriram e percebi que tudo o que eu tinha antes era uma máscara muito grande. Com isso, a máscara caiu na hora e fui liberto. Para quem era tão pobre que só pegava onda em tábuas de madeirite e ganhou sua primeira prancha como prêmio numa competição, Deus deu o título de campeão brasileiro. Para um cara feio, magro e triste por causa das drogas, Deus deu alegria, muita saúde, energia física e a beleza do brilho no olhar. Para quem era escravo do sexo sem ter um amor de verdade, Deus deu Adriana, uma jóia rara, com quem me casei e constituímos uma linda família.

Hoje, aos 37 anos de idade, estou casado, temos dois filhos e dirijo uma academia de surfe no Guarujá. Participo da Missão "Surfistas para Cristo" que conta com cerca de 1.500 membros e opera em toda costa brasileira. O que realmente desejo é que muitas pessoas tenham um verdadeiro encontro com Jesus Cristo.

Quero dizer que Jesus foi o primeiro surfista que nunca precisou de prancha para sulcar as ondas. Ele caminhou sobre as águas para salvar seus amigos que estavam aterrorizados diante de uma tormenta. Hoje, nós sulcamos as ondas em nossas pranchas, mas o fazemos como pessoas salvas e inspiradas por Ele".

Fontes: Sociedade Bíblica Espanhola e Atletas de Cristo.

cruzue@gmail.com
.

Terremotos - realidade brasileira

Photobucket
Casa destruída por terremoto em Itacarambi-Mg

Por JOHANNA NUBLAT e LETÍCIA SANDER
da Folha de S.Paulo - Brasília


"O Brasil vive um surto de sismos, com aumento da freqüência de terremotos, segundo Lucas Vieira Barros, chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília.

Por volta das 21h de 22/04/2008, um tremor de terra de 5,2 graus na escala Richter assustou moradores de São Paulo, Rio, Paraná e Santa Catarina. Com epicentro na costa brasileira, a cerca de 270 km da capital paulista, o terremoto foi considerado moderado por cientistas e geólogos do país.

Tremores de magnitude mais alta ou moderada se tornaram mais freqüentes, principalmente no litoral sul do país, diz. Ele, porém, não sabe estimar o percentual de aumento das ocorrências nem o período em que teria acontecido.

"Estamos vivendo talvez um surto sísmico no país, com a liberação de energia acumulada há muito tempo. Os sismos acontecem em função dessas forças [das placas tectônicas] e em regiões de fraqueza, onde as rochas podem se romper."

Barros afirma que é possível que um novo terremoto -de igual, menor ou maior magnitude do que ocorreu anteontem-- volte a acontecer no país num intervalo curto de tempo.

Outra possibilidade apontada por Barros é de um tremor de grandes proporções ocorrer. Não é possível descartar essa hipótese, segundo ele, porque os registros de terremotos existem há cerca de cem anos e alguns ciclos de sismos são superiores a esse período.

"Infelizmente não temos informações para dizer que um sismo de sete graus não possa ocorrer. Um sismo desse pode ter ciclo de 400 anos de repetição." O maior terremoto registrado no Brasil foi de 6,2 graus, em Mato Grosso, em 1955".

Artigo publicado na Folha de São Paulo

Comentários: Nossos compêndios antigos de Geografia afirmavam que o Brasil não estava sujeito a abalos sísmicos porque seu subsolo era formado de escudos de gnaises e granito. Era literatura "aprovada" pela ditadura. Todavia, depois daquele terremoto de 09/12/2007, com 4,9º na escala Richter, colocou abaixo casas de um povoado inteiro, matando inclusive uma criança, no Município de Itacarambi - Norte de Minas, a realidade dos fatos desmente os livros. O Brasil pode, sim, sofrer com terremotos de qualquer magnitude. Isto é o que dizem os especialistas em sismologia. João Cruzué

Cruzue@gmail.com

.

Quando falta visão


"Não havendo visão, o povo perece"

Provérbios 29:18a
Sun

João Cruzué

A companhia americana Xerox poderia ter dominado o mercado mundial de micro-computadores. Todavia, décadas atrás, vendeu suas patentes porque seu presidente acreditava que NÃO haveria demanda popular o bastante para o futuro do negócio. Assim, a Xerox permaneceu apenas no ramo da fotocópia.

A era digital trouxe nesta década uma mudança tão abrupta nas comunicações interpessoais, que as formas usuais de comunicação do Evangelho pela Igreja ficaram obsoletas. A primeira geração de crentes comunicava o Evangelho de uma forma que o pecador entendia e sentia o peso dos pecados, chegando à convicção de que precisava - mesmo - de um Salvador. Depois, com o neopentecostalismo veio outra forma de mensagem que enfatizava os benefícios do Evangelho: "Crê no Senhor Jesus e prosperará tú e a tua casa."

E agora, no final da primeira décado do IIIº Miliênio, o que fazer diante de uma nova realidade onde as pessoas estão estudando, comunicando-se, negociando, falando e se vendo através de um computador ou mais rencentemente, de um telefone celular?

Como vamos usar as ferramentas digitais disponíveis para que o Evangelho seja comunicado de forma virtual e ao mesmo tempo produza regenerações reais? É importante analisar bem o futuro, para decidir corretamente agora, pois não há como voltar ao passado para corrigir erros de falta de visão. Para tudo há o seu tempo próprio de decisão.

Sei que a acuidade da visão cristã depende da oração, mas não posso desprezar nenhuma oportunidade, quanto mais aquelas que revolucionam o comportamento das pessoas. Jesus é o Senhor e o único Salvador; isto deve ser comunicado de todas as formas, em todas as línguas, para todos os povos, tribos e nações.


joão cruzué - cruzue@gmail.com

.

Geopolítica do século XXI

Photobucket
BRICs*

“O Século 21 é asiático. A afirmação da embaixadora Regina Dunlop, do Ministério das Relações Exteriores, revela a importância que a aproximação com a China, Índia e outros países asiáticos tem para o Brasil. China e Índia são as nações abordadas no oitavo tema da série Política Externa, tratado pelo Em Questão.

Brasil, Índia e China compõem, juntamente com a Rússia, um bloco de países conhecido por Bric que, na última década, vem aumentado seu peso na economia mundial. Juntas, essas economias superaram, já em 2007, a previsão de que em 2010 seriam responsáveis por 10% do produto mundial. Em razão disso, acordos e parcerias com esses países são fundamentais, mas, de acordo com a embaixadora, elas não podem se limitar apenas aos países que compõem a sigla.

É preciso “prestar atenção” na potencialidade de outros países asiáticos, como Coréia e Vietnã, por exemplo. “Os coreanos já vêm investindo no Brasil em setores como o de automóveis e indústria naval e demonstram interesse por outras áreas como o de trens de alta velocidade”, diz a embaixadora. Já o Vietnã destaca-se por ter sido o segundo país que mais cresceu na Ásia (7%) em 2007, perdendo apenas para a China. Todos eles desenvolveram suas economias aproveitando brechas de negócios deixadas pela China, que cresce, há 28 anos, a uma taxa anual de cerca de 10%. “A China faz um esforço de desenvolvimento louvável e é interessante também para o Brasil que ela continue a se desenvolver”, avalia a embaixadora.

Parcerias – Para Dunlop, os brasileiros têm muito a aprender com os asiáticos, mas também a ensinar. A embaixadora menciona, como exemplo, o conhecimento brasileiro na exploração de petróleo em águas profundas e a experiência na implementação de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família.

Em 2004, a China se tornou o segundo principal parceiro comercial do Brasil e os dois países assinaram acordos em diversas áreas, como saúde, esportes, segurança sanitária e fitossanitária. Outro destaque de parceria é o programa de cooperação no lançamento de satélites: três já foram lançados. “Graças ao programa, o Brasil deixou de ser comprador de imagens para monitoramento de desmatamento e ocupação de terras”, diz a embaixadora.

A aproximação com a Índia também se intensificou nos últimos cinco anos. Em 2003, foi criado o Fórum de Diálogo Índia, Brasil e África do Sul (IBAS), mecanismo de concertação política sobre grandes temas da agenda internacional. E, na relação bilateral, o Brasil e a Índia têm acordos na área de pós-graduação, pesquisa, educação profissional e cursos de educação à distância. Além disso, de acordo com a embaixadora, as possibilidades de acordos com os indianos na área energética são promissoras".

Entrevista - Embaixadora Regina Dunlop

Comentários: Os fatos mostram que nas relações comerciais entre países há também uma porta aberta para trocas culturais, por exemplo: religião; indo ao ponto: missões. Quem não se lembra das construtoras operando no Iraque, quando milhares de brasileiros estiveram trabalhando por lá? Pois, em meio àqueles brasileiros estavam muitos evangélicos que se reunião periodicamente para celebrar cultos. Que a Igreja Evangélica brasileira esteja atenta a estas oportunidades. Com os Estados Unidos no topo da geopolítica mundial, o cristianismo teve um impulso mundial, já a partir do começo do século XX. O que acontecerá se Índia, China e Rússia desequilibrarem esta ordem e deslocarem o centro do poder para o Oriente? João cruzue

* BRICs = Brasil, Rússia, Índia e China

cruzue@gmail.com


.

quarta-feira, abril 23, 2008

O Centenário do Movimento Pentecostal


.

UMA ANÁLISE
PRESBITERIANA

Photobucket

Alderi de Souza Matos* - CPAJ

RESUMO
"No corrente ano, o movimento pentecostal internacional está completando o seu primeiro século de existência. Embora estritamente falando o movimento tenha surgido em 1901, sua grande expansão nacional e mundial teve início com o célebre Avivamento da Rua Azusa, em Los Angeles, em 1906. Um dos muitos países alcançados foi o Brasil, onde o pentecostalismo representa na atualidade a grande maioria dos evangélicos. Aproveitando o transcurso dessa data histórica e considerando a importância do fenômeno e sua crescente presença no meio religioso e na sociedade brasileira, o autor entende que se justifica mais um estudo desse movimento.

O artigo começa com uma consideração dos antecedentes do pentecostalismo na história da igreja e, de modo mais específico, no metodismo e no movimento de santidade (holiness) norte-americanos. Descreve a seguir o surgimento do pentecostalismo clássico através dos seus dois fundadores, Charles Parham e William Seymour.Prossegue mostrando as origens e evolução do movimento no Brasil, até o advento do neopentecostalismo. O artigo conclui com uma breve avaliação das contribuições e dificuldades atuais da tradição pentecostal, bem como sugere maneiras pelas quais as igrejas históricas podem interagir com ela.

INTRODUÇÃO
O moderno
movimento pentecostal é considerado por muitos estudiosos o fenômeno mais revolucionário da história do cristianismo no século 20, e talvez um dos mais marcantes de toda a história da igreja. Em relativamente poucas décadas, as igrejas pentecostais reuniram uma imensa quantidade de pessoas em praticamente todos os continentes, totalizando hoje, segundo cálculos de especialistas, cerca de meio bilhão de adeptos ao redor do mundo. Mais do que isso, o pentecostalismo acarretou mudanças profundas no panorama cristão, rompendo com uma série de padrões que caracterizavam as igrejas protestantes há alguns séculos e propondo reinterpretações muitas vezes bastante radicais da teologia, do culto e da experiência religiosa.

Exatamente agora, sem que muitos se dêem conta – inclusive muitos pentecostais – esse vasto e influente movimento está completando um século. Rigorosamente falando, o pentecostalismo como um fenômeno distinto surgiu nos últimos anos do século 19 ou nos primeiros do século 20. Todavia, por algum tempo ele se manteve relativamente modesto e circunscrito às fronteiras dos Estados Unidos. Seu crescimento vertiginoso e sua difusão internacional ocorreram a partir do famoso Avivamento da Rua Azusa, em Los Angeles, que teve início em abril de 1906.

No Brasil, a magnitude do pentecostalismo é evidente a todos os observadores. Há muitos anos esse segmento congrega a maioria dos protestantes. De acordo com o Censo de 2000, dos 26,2 milhões de evangélicos brasileiros, 17,7 milhões são pentecostais (67%).1 O espantoso crescimento que o protestantismo nacional tem experimentado em décadas recentes reflete principalmente o que ocorre nas igrejas pentecostais. Por causa dos seus pressupostos explícitos ou implícitos, esse movimento tem uma notável capacidade de reinventar-se a cada geração, assumindo formas novas e inusitadas. Isso já ocorreu no passado e ocorre novamente agora com o neopentecostalismo, um fenômeno nitidamente brasileiro.

Assim como está se tornando comum falar em protestantismos, também se faz cada vez mais necessário falar em pentecostalismos, tal a diversidade do movimento. Outro fenômeno digno de nota – alvissareiro para alguns e inquietante para outros – é a adoção da cosmovisão pentecostal nas igrejas históricas, quer a católica, quer as protestantes, através do chamado movimento carismático ou de renovação espiritual"...

Continua na página oficial da publicação: O Centenário do Movimento Pentecostal

Portal
Mackenzie

*Alderi Souza de Matos é doutor em história da igreja pela Universidade de Boston e historiador oficial da igreja Presbiteriana do Brasil. Não deixe de ler também: Carta a um universitário cristão.

cruzue@gmail.com

Dios es el Amor

Photobucket

DIOS ES EL AMOR
Juan Luis Rodrigo*

Cuando acudes a Jesucristo y lo entronizas en tu corazón como Señor, se te abre una nueva dimensión en tu vida, amplia y fecunda. En este nuevo estado de existencia, puedes descubrir la maravilla del amor de Dios. En realidad, algo muy grandioso.

Al desnudar el alma delante del Señor, puedes ver con claridad tu pecado concreto, tu miseria y un montón de debilidades. Como una potente bengala que alumbrase las tenebrosas sombras de la oscuridad. Así de primeras, te cuesta aceptar que te ame como estás. Una mezcla de vergüenza y recelo te lleva a tratar de presentarte un poco limpio o bien parecido, quizá para sentir que eres algo acreedor del aprecio de Dios.

Pero aquí no valen artificios, porque él mira nuestro corazón. Todos comenzamos desde un mismo nivel: recibir el amor de Dios, del que no somos dignos. No es cuestión de malos o buenos, de mejores o peores. Todos los hombres están destituídos de merecimiento alguno. Él ama a las personas porque las quiere, como son, sin ninguna condición, para rehacerlas como fue en el origen, a imagen y semejanza suya en carácter. Sólo pide: "arrepentíos y creed".

Luego, el hombre agradará a Dios o no le agradará con sus pensamientos, palabras y hechos. Esto tendrá sus consecuencias, claro. Pero Dios siempre estará amando al hombre. No es necesario enmendarse para volver la mirada al Señor en demanda de perdón y ayuda. No se va a Dios porque uno es limpio, sino para ser limpio. Jesucristo murió en la cruz para limpiarnos y salvarnos porque nosotros no podíamos hacerlo por nosotros mismos. Hay que ir a Él como uno es, con toda la carga de la propia suciedad y desvarío, porque su amor nos acoge sin tener ninguna otra cosa en cuenta. Nunca la conducta de las personas marca o determina la manera en que Dios las está amando.

No es pues, el ejemplo de la bondad, ni las conductas intachables lo que nos levanta de la perdición, sino la fuerza del amor que se nos brinda. Cuando una persona recibe el amor de Dios en su corazón puede y debe extenderlo a su prójimo "de la misma manera", es decir, sin esperar determinadas conductas o merecimientos.

Sociedad Biblica de España


Autor: Juan Luis Rodrigo
(del libro "Fruta Nueva", Sociedad Bíblica)


cruzue@gmail.com