terça-feira, junho 03, 2008

Myanmar notícias e pedido de oração

Um recado recebido da Igreja da Birmânia

Cyclone Nargis
Ciclone Nargis - 1º de Maio 2008 - Myanmar.

Caro irmão João - como vai?
Tradução João Cruzué

Prazer em conhecê-lo, sinto muito pelo atraso da resposta. Eu já soube que há muitos cristãos no Brasil. Como é do seu conhecimento o povo do nosso estado de Ayeyarwaddy está sofrendo muito por causa da passagem do Ciclone Nargis [ em 02 de maio de 2008].

Ayeyarwaddy é um dos estados de Myanmar devastado pelo Ciclone. Muitas Igrejas foram destruídas e necessitam de reconstrução. Primeiramente a Convenção Batista de Myanmar concedeu abrigo e outros tipos de ajuda: comida, água, roupas, remédios. Agora as pessoas das vilas precisam voltar para seus antigos lares. Quando fui com eles para o campo fiquei muito sensibilizada por eles, porque várias famílias, além dos entes queridos, tinham perdido suas casas e propriedades. É por causa disso que rogo suas orações em favor delas. Somente nosso Senhor Jesus Cristo pode aliviar suas angústias.

Quando eu tiver mais tempo vou lhe escrever contando como é a liturgia de adoração de nossa Igreja. Adeus por enquanto, cuide-se bem.

Minhas lembranças,

T. Su

------------------------

Alguns dados históricos e geográficos.

O território de Mianmar, antiga Birmânia, é povoado há cerca de 10.000 anos. Sua atual população descende de tribos mongóis. Em 1044 o Estado foi unificado com a ascenção da dinastia Pagan, que introduziu o budismo. Em 1287, Kublai invadiu a região com seu exército mongol fragmentando o território que somente voltaria a ser reunificado em 1752.

Área: 675.000km²; principal etnia: Burman -69%; população: 51,5 milhões de habitantes; taxa de crescimento populacional: 1,75%; Capital: Nai Pyi Taw; língua oficial: birmanês; religião predominante: budismo - com 70% da população; Pib: USD 85 bilhões; IDH: 0,583 - classificação 132º lugar entre 177 países. O país está sob ditadura desde 1962. Entre 1988 caiu o ditador U Ne Win depois de protestos e uma grande carnificina e em seu lugar assumiu uma junta militar que levou o país ao mais completo isolamento. Há mais de 1,2 milhões de cristãos em Mianmar. O país voltou a ser o segundo maior plantador de papoula do oriente, atrás apenas do Afeganistão; conseqüentemente o segundo maior exportador de heroína do mundo.

João Cruzué
Blog Olhar Cristão
cruzue@gmail.com



.

3 comentários:

Unknown disse...

JOSÉ CLEMENTE G.F°, ALICE S. A., NICOLAS A. G., MARIALICE A. G. peço muita oração pela união, paz e harmonia entre nós. Estou passando por momentos muito delicado e dificil em todos os sentidos, meus irmãos orem muito por nós. Amém

Anônimo disse...

A paz do SENHOR pra todos, o meu pedido de oração é pela libertação
de MELINA SILVA LEANDRO...e que DEUS abençoe esta obra em
nome de JESUS...amem!!! obrigado!!!!

Anônimo disse...

Peço pra que meu filho Nicolas A G consiga emprego e que venha a frequentar minha casa e volte a falar com o Clemente. Peço saúde para Eliane M. S.que esta na UTI e que eu consiga o dinheiro que tanto preciso pra terminar minha casa. Amém