quarta-feira, março 12, 2008

A Páscoa Cristã


DE MOISÉS ATÉ JESUS CRIS
TO FOI ASSIM:


Um cordeiro era sacrificado por família a cada Páscoa
João Cruzué

"Chegou o dia da Festa dos Pães Asmos, em que importava comemorar a Páscoa. Jesus, pois, enviou Pedro e João, dizendo: Ide preparar-nos a Páscoa para que a comamos. Eles lhe perguntaram: Onde queres que a preparemos? Então, lhes explicou Jesus: Ao entrardes na cidade, encontrareis um homem com um cântaro de água; segui-o até à casa em que ele entrar e dizei ao dono da casa: O Mestre manda perguntar-te: Onde é o aposento no qual hei de comer a Páscoa com os meus discípulos? Ele vos mostrará um espaçoso cenáculo mobilado; ali fazei os preparativos.

E, indo, tudo encontraram como Jesus lhes dissera e prepararam a Páscoa. Chegada a hora, pôs-se Jesus à mesa, e com ele os apóstolos. E disse-lhes: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento. Pois vos digo que nunca mais a comerei, até que ela se cumpra no reino de Deus. E, tomando um cálice, havendo dado graças, disse: Recebei e reparti entre vós; pois vos digo que, de agora em diante, não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus.

E, tomando o pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós". Lucas 22:7-20.

DE CRISTO EM DIANTE CELEBRAMOS ASSIM:

culto santa ceia Pictures, Images and Photos
The Last Supper - By Leonardo Da Vinci
Santa Ceia do Senhor, com pão e vinho

A Ceia do Senhor - "Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.

Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha. Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; pois quem come e bebe se discernir o corpo, come e bebe juízo para si. Eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem". ICor.11 23-30

"Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós". ICor.5:7.

A Páscoa cristã tem um significado especial: todo aquele que aceita Jesus Cristo, crê nas palavras do Evangelho e nasce de novo do Espírito, se liberta da escravidão do pecado. É o sangue de Jesus, derramado na cruz do Cálvario que garante a nossa liberdade. Ele é o cordeiro definitivo que tira os pecados dos homens. Em Cristo morremos para o mundo e passamos a viver para o SENHOR. Ele é o cordeiro de nossa Páscoa.

"Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, [coelhos ou ovos de chocolate] que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo".
1 Pedro 1:18-19.

POR QUE MUDOU ?
Photobucket
Cristo é o cordeiro pascal definitivo.

"Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.

Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne, quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?

E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna. Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador.

Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus; nem também para a si mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no santuário com sangue alheio;

De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo.

Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação." Hebreus: 9.



7 comentários:

Ana Paula disse...

Que bom ser catolica e saber que temos irmãos dedicados a levar o santo nome do Senhor.....
Parbéns pela esplicação.
Que Deus abençõe!!!!!

Rachell disse...

na realidade é maravilhoso saber que temos vida eterna em cristo jesus porque ele morreu na cruz pra nos salvar e limpar de todo pecado.assim todo aquele que nele crer e praticar seus mandamentos e suas escrituras será salvo.
Deus diz todo aquele que crer em mim e praticar meus mandamentos eu me lembrarei dele diante do meu pai , e todo aquele que se envergonhar de mim eu tambem me envergonharei diante de meu pai que esta no ceu

adri disse...

Adriane disse...
então... achamos legal e tudo mais quando lemos algo do tipo...mas pq muitos ou a maioria dos critãos não tomam um posicionamento em relação a pascoa e continuam nesse negócio de coelhinho e ovos, mentem para seus filhos(sendo que a bíblia diz que o diabo é o pai da
mentira)dizendo que coelho põe ovo, uma cultura totalmente pagã, amados, Jesus disse: o meu povo morre por falta de conhecimento, procurem conhecer a palavra de Deus e se libertem desse tipo de engano que está afastando a nossa geração de Jesus...

Anônimo disse...

nossa............

patygirl disse...

graças a Deus por Jesus se entregar por nós e nos dar uma nova vida.É maravilhoso saber que não é com ovos de chocolate,coelhos e coisas corruptíveis que fomos comprados , mas pelo sangue precioso de Jesus. Aleluia!

Davi Kindlein Romio disse...

Muito bom ter explicações didáticas, claras, sobre o cristianismo...
Fique decepcionado com uma pesquisa que fiz
A IMAGEM DA PÁSCOA
Qual a imagem da páscoa? Fui procurar... Descobri! A páscoa não é cristã, na web.
http://www.oadvogadodedeus.org/content/imagem-da-pascoa

Miss. Mauricelia disse...

Miss. Mauricelia
Amados, precisamos pregar a verdade em tempo e fora do tempo, ensinar o que o Senhor Jesus nos ensinou pregando sem receio, mas com muita sabedoria. O assunto Páscoa é complexo com o Natal também o dever da Igreja é orar ganhar vidas e quando estas vidas estiverem dentro da Igreja ensiná-las o verdadeiro sentido das coisas que só o homem espiritual descirne, não adianta querer jogar a verdade e querer que o homem natural venha discernir as espirituais.