quarta-feira, novembro 16, 2011

Os Negros na Bíblia Sagrada



.
"Há Negros na Bíblia?"
(Comentário sobre o Livro do Reverendo Arão Litsuri)


BRAZÃO MAZULA / de MOÇAMBIQUE


Dois aspectos introdutórios à minha fala:

Quando recebi um exemplar do livro, das mãos do meu padrinho de casamento e com uma dedicatória muito amiga do autor, havia-me decidido a lê-lo pela curiosidade que o título em si provocava em mim; talvez não o lesse agora; ii) telefonei ao Rev.do Arão Litsuri para felicitá-lo pela obra e agradecer-lhe pela gentil dedicatória. Foi então que disse que queria falar comigo. Numa tarde dessas, encontramo-nos no Hotel Polana. Ele bebendo água e eu tomando um copo de leite, o Rev. Arão Litsuri convidava-me a falar do livro por ocasião do lançamento. Fiquei surpreendido, porque não esperava. Salvo o único encontro que tive com ele durante o processo eleitoral de 2004, do qual ele foi presidente, encontramo-nos algumas vezes em momentos formais e protocolaras, mas nunca tivemos um encontro para bate-papo.

Aceitei o convite, porque não podia recusar. Por duas razões: i) por princípio de vida, não costumo recusar à Igreja: eu sou resultado da formação da Igreja e nunca conseguirei retribuir o quanto a Igreja me deu; - ii) é difícil recusar um convite destes provido duma personalidade com a estatura moral do Rev. Litsuri. Arão Litsuri é artista nato em música, é pastor e dirigente religioso, é mestre. Isto significa que o seu convite é refinado e bem peneirado. No entanto, aceitei o convite com a ressalva de que não sou teólogo. Rev.do Litsuri sorriu como quem não concordava com a minha ressalva.

O Rev.do Litsuri apresenta-nos, para refeição desta noite, apropriando-se da expressão de Santo Agostinho, uma obra teológica. Não se trata de teologia geral, mas de teologia bíblica, fazendo uma exegese da Sagrada Escritura. Uma das áreas mais difíceis nos estudos teológicos é, precisamente, a de estudos bíblicos. Só isto qualifica o autor de um teólogo profundo. Nota-se essa profundidade na busca de fontes primárias assentes na própria Sagrada Escritura. Para isso, estuda o hebraico, língua fundamental para a investigação bíblica. Há quatro línguas fundamentais para a exegese bíblica: o hebraico, o grego e o aramáico e o latim.

Arão Litsuri escolheu o hebraico, a língua original que lhe permitiu investigar o sentido vernáculo e a escrita original dos termos como o de Kush, o seu ponto de referência para a sua tese. A profundidade da sua análise é evidenciada pelo recurso a estudos comparados de historiadores, exegetas, ás fontes arqueológicas e, inclusive, a historiadores africanos e africanistas, como Basil Davidson (p.21), E. Mveng (p.74) e Cheik Anta Diop (p. 82). Essa profundidade é mais evidenciada ainda nas “ferramentas” metodológicas de análise que utiliza. Ao longo da leitura da obra, percebe-se como ele segue lógica e rigorosamente “o método histórico-crítico, o criticismo literário, o criticismo de fonte e o método arqueológico” adoptados (p. 22)

Como o título sugere, o autor propôs-se para a dissertação do seu mestrado em Estudos Religiosos a “pesquisar os antecedentes africanos no estudo da Bíblia Hebraica” (pag. 17). A sua preocupação é a de saber se “há negros na Bíblia. Não se trata apenas de pesquisar a sua presença física, mas de investigar o estatuto, a condição e o papel desses negros no livro sagrado milenar, de cerca de 4500 anos a.C. Arão Listuri não tem receio der abordar esta questão; não se contenta com apreciações ligeiras; persegue-a até encontrar provas convincentes. Arão Litsuri investiga sem preconceito algum. Procura, a todo o momento, equilibrar a racionalidade que uma investigação científica exige, com a fé no que faz assegurando a dimensão epistemologica da pesquisa e a sua sensibilidade africana pela causa africana.

É um trabalho ingente e de muita paciência que vemos no seu livro. O investigador Arão Litsuri palmilha o Pentatêutico, os Salmos, os profetas, as Crónicas, os livros históricos, da Sabedoria e de Ben-Sirá.

Para ponto de partida (p. 17 e 27), escolhe a palavra Kush que aparece muitas vezes nos textos bíblicos e que em hebraico significa “preto, escuro, cara queimada” (p.27).

No seu percurso investigativo, Arão Litsuri observa e demonstra, através de evidências bíblicas, três coisas:

i) que Kush era bem conhecido e “de acordo com o profeta Ezequiel (29:10) Kush localizava-se “no sul do Egipto” e foi bem conhecido pelos hebreus por causa do papel proeminente que aquele país desempenhou nas relações com o Egipto e a Palestina” (p. 28). Demonstra que o “antigo Kush” compreendia as actuais regiões do Sudão e Et~iópia”, “na alrtura (...) também, conhecidos por Núbia” (p. 29) Outros nomes como Sheba, Seba, Sabines, Ofir estão igualmente associados a Kush (p. 30-31). O mais interessante é que os Sabeanos, habitantes de Sheba, cerca de 1000 a.C., devem ter descido até Sofala/Moçambique para o comércio de ouro (p. 31). A exploração e o comércio de ouro até Kush, Líbia, Ofir, Sofala são outras evidências de referências de negros na Bíblia.

ii) Em segundo lugar, percorrendo minuciosamente os textos bíblicos, desde Génesis (2: 10-14), Êxodo, Números, passando pelos profetas Isaías, Ezequiel, Sefonias, Jeremias, Samuel e Daniel, pelos Salmos e pelo livro sapiencial de Job, e pelas Crónicas, pelos livros históricos dos Reis, Naum e Ester, vai descobrindo que Kush aparece como “um termo geográfico”, “nome de uma pessoa”, “uma pessoa”, como “um povo” e como “uma nação( (p.33 – 69). Por exemplo, actual Sudão como antigo Kush (p.35), no século VII a C. , Kush já era conhecido na corte real de Jerusalém (p. 48 e cfr. Num. 12:1).

Nisto, o autor encontra uma prova inconcussa em Jeremias (13.23) quando se interroga se “Pode o etíope mudar a sua pele (a sua própria cor), ou um leopardo as sua manchas (- as pintas da sua pele)? Aqui o termo em hebraico “O kushita” (-etíope, em grego) “denota”, segundo Arão Listsuri, “a colectividade” abrangendo “todos os Kushitas em geral” e, por conseguinte, referiundo-se “ao povo, aos habitantes da terra de Kush”, mais especificamente os “negros”. Assim, o termo etíope, em grego, ou seja kushita em hebraico, está ligado “ao conceito de raça, a (própria) raça negra na Bíblia” (p. 51). Kush (Etiópia) aparece também como nação, como uma identidade própria e “envolvida em questões internacionais como o Egipto, Punt (actual Somália, p. 122) Líbia, Assíria e Palestina e com “Faraós kuchitas”, ou seja, Faraós Negros” (p. 60-61).

Iii) O terceiro aspecto muito importante é o referido pelo profeta Amós (entre os anos 760-750 a. C). A referência a Amós é de grande importância na medida em que, como simples pastor e cultivador de sicómoros (Amós1:1 e 7:14), o profeta Amós aparece à primeira vista como “uma pessoa pobre e sem cultura”, mas na realidade é um conhecedor profundo do seu povo, do que se passa nos países vizinhos e de “toda a problemática social, política e religiosa de Israel” (cfr. Bíblia dos Capuchinhos. Lisboa/Fátima, 1998, p. 1478. Pela boca de Amós, o oráculo do Senhor diz: “Não sois vós para mim, ó filhos de Israel, como os filhos dos etíopes? (Cfr. Versão dos Capuchinhos: “Porventura não sois vós para mim, ó filhos de Israel, como os filhos dos cuchitas? –oráculo do Senhor”). A importância deste versículo está em que, segundo Arão Litsuri, “Amós revolucionou o pensamento fechado dos israelitas para lhes fazer ver que todos os outros povos também eram povos escolhidos, incluindo os africanos”. (p.53).

Posto isto, o autor tira algumas conclusões.

A primeira conclusão, decorrente do método do criticismo das fontes, diz que “o conhecimento difundido sobre Kush era bem conhecido em todos os tempos” e estendia-se a partir de 1500 a. C. (p.73). Mais concrectamente: “que Kush, onde o rio Gihon (ou Nilo) corre, é “um país africano, posto que o rio Nilo corre na África” (p. 74).

A segunda conclusão reforça a primeira. Baseando-se nas expressões do profeta Isaías (18: 1-2) que se referem “para além dos rios da Etiópia” a “Embaixadores do mar”, conclui não haver nenhuma “ sombra de dúvida de que “Etiópia” (Kush) neste caso, está em África, do mesmo modo que não há dúvida de que o Nilo está em África”. E que o Nilo era uma rota de transporte entre Kush, Sudão e Egipto” (p. 79). Não duvida que Kush se localiza em África e não na Ásia (p. 122).

Para terceira conclusão, observa que esse Kush, identificado pelas suas riquezas de topázio, pedra preciosa ou crisolite e ouro, “foi um vizinho próximo do Egipto e que, consequentemente, situava-se em África (p. 80). A quarta conclusão decorre do Salmos 60:31 que diz que “embaixadores reais virão do Egipto: a Etiópia cedo estenderá para Deus as suas mãos”. Daí que “Javé é já adorado em Kush”, ou seja, que “Deus intervém na história humana e assim todas as nações devem adorá-lo”, (p.101). Finalmente em quinto lugar, que é nessa qualidade que estabelece “parceria com Egipto” e “teve pontos de contacto com Israel” (p. 105). Em suma, conclui que “há negros na Bíblia (p. 123).

Para terminar, quero, mais uma vez, felicitar o pesquisador e estudioso em assuntos bíblicos, Arão Litsuri, por este trabalho de grande valor para a ciência teológico-bíblica e para o alimento da nossa fé em Deus. Quero também, agradecer-lhe por me ter servido este delicioso manjar intelectual e espiritual e ter-me honrado com um gesto de amizade de poder participar neste acto solene, de lançamento do seu livro ao público. Intitulei esta minha fala de “depoimento”, deixando assim traduzir o meu pensar e as lições que aprendi e continuarei a aprender. De facto, esta obra ensina-nos muito. Quanto mais a lemos, mais apreendemos coisas nova. Não se trata de obra que apenas enche as nossas cabeças com muita informação. Para isso, basta cada um pegar na bíblia e lê-la à sua maneira. O aspecto particular, para o qual convido o público a adquirir o livro, está na interpelação que a obra nos provoca: a de ver a Bíblia não mais como um simples livros de estante e de pietismo, mas tê-la sempre como fonte da nossa metánia, da nossa permanente transforamação para a perfeição.

Esta obra faz-me pensar der novo na importância da introdução de estudos religiosos, ou seja, de estudos teológicos, nas nossas instituições públicas do ensino superior. Por que não? Existem em muitos países. Não fere a laicidade do Estado. Quanto mais os seus cidadãos tiverem uma cultura religiosa profunda, mais serão interpelados pelos altos valores da existência e da vida, dignificando mais a sua sociedade e, consequentemente, mais enobrecerão o próprio Estado.

Não podia haver um ambiente mais bonito de apresentar esta obra ao público do que fazer coincidir com o lançamento do seu álbum musical, transportando-nos, desta forma, para a fé de David que expressava tambem através da sua harpa. A harpa deste rei bíblico simboliza a razão humana, a sabedoria da vida, a fé em Deus e a cultura caminhando juntos!

Parabéns, Rev.do Arão Litsuri, pois a sua pesquisa cuidada alimenta a nossa razão humana; o rigor do manejo da sua metodologia de investigação deixa transparecer a sua sabedoria de vida; a escolha do tema e a paciência no trabalho realizado revelam-nos a sua fé em Deus; e a viola que o acompanha coroa as quatro dimensões da razão da existência humana neste mundo!

*Depoimento apresentado por ocasião do lançamento do livro e do álbum musical do Reverendo Arão Litsuri, no dia 13 de Dezembro de 2007, no Cine-África, cidade de Maputo

Fonte Jornal Noticias - Moçambique - palavra pesquisada: pastor


Cruzue@gmail.com

.


Encerramento Centenário da Igreja Assembleia de Deus em São Paulo

.. .
João Cruzué

Debaixo de muita chuva e com a presença de 100 mil fiéis, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus realizou, simultaneamente, hoje, dois grandes cultos de encerramento das comemorações de seu Centenário no Brasil. As comemorações tiveram lugar no Pacaembu e na Arena de Barueri. Entre as autoridades políticas que honraram o evento estiveram: O Ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, representando a Presidente Dilma; o Governador do Estado, Dr. Geraldo Alckmin, o Prefeito da Cidade de São Paulo, Sr. Gilberto Kassab e o ex-governador José Serra.


Cem
CGADB - PACAEMBU

Barueri
CONAMAD - ARENA BARUERI

A celebração no Estádio do Pacaembu, cedido excepcionalmente para o encerramento das comemorações do Centenário pelas autoridades municipais, foi liderada pelo Pastor Presidente da CGADB, José Welington Bezerra da Costa - Ministério da Missão/Belenzinho.

Milhares de jovens, adolescentes, senhoras do Círculo de Oração, pastores de diversas regiões do país, estiveram unidos, para agradecer a Deus por 100 anos de grande desenvolvimento da Igreja.

Perto do final da comemoração, o evento foi interrompido pela Justiça, pois há uma determinação do Ministério Público desde 2009, de que apenas eventos esportivos devem ser realizados no local.
A proibição vem de ação contra os eventos religiosos foi movida em 2004 pela Associação Viva Pacaembu, formada por moradores do bairro.

O Prefeito Kassab, mesmo correndo o risco de ser processado pelo MPE por improbidade administrativa, abriu exceção e autorizou o uso do Estádio pela Igreja Assembleia de Deus. Esta atitude me leva a crer ele conta com o apoio da Igreja para suas futuras prentensões políticas em São Paulo.

100


A Grande Cruzada do Centenário na Arena de Barueri esteve a cargo da CONAMAD - Convenção do Ministério de Madureira, sob a liderança do Pastor Samuel Ferreira, líder da Igreja Assembleia de Deus do Brás/SP.

Cruzada
Banner da Cruzada do Centenário da Ass. Deus Ministério Madureira

A nota triste das comemorações do primeiro centenário das Igrejas Assembleias de Deus, foi o espírito de divisão. À separação do Ministério da "Missão" com o Ministério de Madureira acentuada depois de janeiro de 2007 somou-se a mais uma: A da Igreja Mãe de Belém do Pará.

As três lideranças: Pr. Manuel Ferreira, Pr. José Wellington e Pr. Samuel Câmara não conseguiram arrancar o espinho da cizânia que fere as Assembleias de Deus desde os anos 30.

Quanto mais penso na questão, mais fico propenso a dizer se isto não teve início já nos primeiros dias da congregação quando os missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingrem, quando saíram da Igreja Batista que os acolheu em Belém do Pará. As informações conhecidas são de que foram "convidados" a deixar aquela Igreja, mas não conhecemos completamente o contexto dessa ruptura.






.

segunda-feira, novembro 14, 2011

A Favela da Rocinha e os juros pagos pelo Governo Brasileiro

.
.
Rocinha
Favela da Rocinha

João Cruzué

Em 1976 (há 25 anos) uma jovem evangélica, nossa conhecida, foi ao Rio de Janeiro à convite de amigas da Igreja Assembleia de Deus. Levava consigo a filha de dois anos e nãão sabia que suas anfitriãs moravam na região da Favela da Rocinha. Assim que chegou, sua amiga a levou até as "autoridades" locais para as apresentações: Olha fulano, está é minha amiga, irmã de Igreja de São Paulo e este bebê é a filhinha dela. Ela veio aqui para visitar e cantar em nossa Igreja. O tal fulano, com um baita fuzil ou coisa parecida no ombro, olhou e tomou conhecimento. Minha conhecida ficou tão surpresa, para não dizer assustada, que ao dar o primeiro passo à frente, torceu, quebrou e voltou com o pé engessado.

Há mais de 25 anos a comunidade da Rocinha está de alguma forma debaixo da lei do tráfico que a cada ano foi ocupando e ocupando o vácuo do Estado. A invasão policial acontecida nesta semana tem sido um espetáculo produzido especialmente para as câmeras de TV. Por que demoraram tanto?

O fermento em pó que branqueou a Rocinha nos últimos 25 anos, na verdade já se espalhou e cresce exponencialmente em centenas de outras favelas das periferias de grandes cidades. É como se fosse uma franquia de um supermercado cujos produtos são: O pó, a erva, o crack e agora o oxi tendo como fundo musical som do "pancadão" ou dos bailes funks.

Segundo declaração não confirmada de Antônio Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha, metade de seu faturamento de
100 milhões de reais por ano seguia para o bolso de policiais do Rio. O tráfico da rocinha pagava bem: 200 reais por semana para os enroladores e 1.500,00 para os empregados no refino. A "empresa Rocinha Pó Ltda." faturava 2 milhões de reais por semana. E ela prosperou não apenas pelo vácuo do poder do Estado, mas porque parte desse poder se tornou da empresa.

O que está sendo mostrado na Rocinha é o retrato em maior escala do que está acontecendo nas favelas do Brasil inteiro. O termo País emergente, 350 bilhões de dólares em reservas, o saldo positivo de 3 bilhões da balança comercial em setembro de 2011 é apenas vaidade, conversa para boi dormir. O passivo social deste País, a dívida para com estas milhões de pessoas que procuram viver e sobreviver nestas favelas é cerca de 10, 20 vezes mais do que as garantias (reservas de 350 bilhões) dos barões dos Bancos.

A cada meio ponto porcentual que o COPON derruba da taxa SELIC, um bando abutres (economistas de meia tigela) irritados se faz ouvir. Sei que não é tão simples assim mexer nas variáveis macroeconômicas de uma nação, mas anote este número absurdo: 107,7 bilhões de reais. Foi isso que o Brasil (União) pagou de juros em 2011 até setembro passado. Projetando para um ano inteiro serão 143,6 bilhões de reais.

É claro que o capital financeiro deve ser bem remunerado. É ele que irriga as artérias da economia nacional, todavia, por que não à taxas bem menores? A Rocinha é a vista verdadeira da janela dos fundos do Brasil. Sabe o que significaram em termos de juros os oito anos de mandato dos Presidentes FHC e Lula? A "bagatela" de 2,2 trilhões de reais. Metade disso teria eliminado o vácuo de poder do Estado em todas as rocinhas do Brasil. A miséria foi repartida com os que já eram pobres e a gordura (juros) do Brasil foi entregue aos grandes banqueiros e especuladores mundiais.

As próximas informações vieram da site do Tesouro Nacional (STN), onde são publicados os RREOs - Relatório Resumido da Execução Orçamentária (Anexos I e II). Estou familiarizado com elas, pois além de blogueiro, sou contador público, tendo já publicado tais relatórios por mais de seis anos na Prefeitura de São Paulo. Então vamos a elas:

Período: setembro 2011

TabJoao

Olhando sem muita cerimônia para os dados da tabela, você há de convir que: A soma dos orçamentos da Saúde, Educação e Assistência Social - é praticamente o que a União previu e já pagou de JUROS em 2011.

Não sou nenhum idiota anticapitalista nem nunca cri na utopia marxista. No entanto sou cristão, e como tal acho uma vergonha o discurso ufanista que PT/PSDB vêm matraqueando neste país. Foi feito alguma coisa? Foi. Mas para tantos anos de miséria que este país passou, ainda serão necessários igual tanto, para distribuir melhor a renda e zerar a dívida social. Mas de que forma, se ainda pagamos os juros mais altos do mundo?

Quando é que vai sobrar alguma coisa para investir nas periferias das grandes Cidades? A ocupação da Rocinha no Rio, para mim não passa de um grande teatro, onde se vende a ilusão de que o poder paralelo do tráfico está dominado.

Não! Não está dominado coisa nenhuma.

Há centenas de outras rocinhas crescendo neste momento por aí. O maldito tripé droga+traficante+polícia se mostrou um negócio viável, para a infelicidade dos mais pobres.

É preciso mais distribuição de renda. Estes garotos que crescem nas "rocinhas" precisam de algum tipo política pública, para não recorrerem aos empregos informais do tráfico. Trabalho abaixo dos 16 anos "não pode", mas os empresários do pó têm seus próprios regulamentos.

As ações do governo na Rocinha do Rio de Janeiro não passa de uma peça de marketing. Elas estão atrasadas, no mínimo, 25 anos. E que não fique escondido de ninguém que o Brasil está pagando de juros, todo ano, a mesma coisa que gasta com Saúde, Educação e Assistência Social.

Pense nisto da próxima vez que olhar para uma favela.

Por fim vou dizer mais um "desatino": acho que o valor dessas bolsas esmolas que o governo dá para esta gente humilde das periferias abandonadas ainda é menor que os tributos que ele retira do consumo das coisinhas que compram.

Isto é uma tristeza!






Rede Record ressuscita o cai-cai de Toronto para humilhar Ana Paula Valadão


João Cruzué

Ontem, quando voltei do culto, a Rede Record do Bispo Macedo estava pondo mais fogo em uma velha meninice que foi muito comentada no Brasil em 2007, quando Paul Gowdy, um de seus criadores, deixou publicamente o movimento (não me lembro por qual razão) através de uma carta traduzida por João A. de Souza Filho, postada em agosto de 2007 no blog do Pastor Ciro Zibordi .

Para quem quiser ir bem fundo nisso, que foi um dos maiores engodos "pentecostais" do século XX, pode começar por: www.deceptioninthechurch.com, passando por um artigo do Ultimato. Mas se quiser ir direto à fonte em anote o site catch the fire ou o que restou da Toronto Airport Christian Fellowship, antes chamada de Toronto Airport Vineyard Church.

As imagens
veiculadas pela TV Record ontem, no "Domingo Espetacular", 13/11/2011, ali pelas 22:00h , a meu ver tinham um alvo certo: A cantora Ana Paula Valadão e o líder da Igreja Batista da Lagoinha, Pastor Márcio Valadão. Foi o centro da mensagem que passaram.

O que estou escrevendo não foi por ter ouvido de outros. Pessoalmente assisti o que vou continuar a relatar.

Em uma das imagens que a Record mostrou, um pastor estrangeiro fez uma oração e tanto a cantora Ana Paula Valadão quanto seu pai, o Pastor Márcio Valadão, caíram como que desmaiados. Ela depois de algum tempo meneava a cabeça sem se levantar do chão. Seu pai permanecia deitado e imóvel. Em outra imagem, não sei se gravada no mesmo dia, a cantora engatinhava pelo púlpito imitando os passos de um pretenso leão.

Nas imagens seguintes e secundárias, foi mostrado o "efeito paletó". Um pastor passa o paletó e as pessoas caem como pedras de um dominó. Fiquei particularmente impressionado com uma imagem do pastor americano Benny Hinn. Ele orou, fez um gesto, e um senhor de paletó foi atingido por um soco invisível que o atirou metro e meio para trás, instantaneamente.

Bem isso não é novidade para mim que sou pentecostal, nascido na Igreja Deus é Amor, desde 1975. Já naquele tempo tinha se iniciado as manifestações do "pula-pula". Dois anos depois fui para a Igreja Assembleia de Deus, onde estou até os dias de hoje. De tempos em tempos sempre apareceram (e vão continuar aparecendo) fenômenos estranhos que trouxeram dúvidas no meio assembleano. Por exemplo: os tais dentes de outro. As "pílulas de fogo". Os tapas na testa. Os "arrebatamentos" em vigílias. Isso, creio, não seja nem 10% do que de fato ocorreram por aí, mas que não tomei conhecimento, pois não sou do tipo curioso, como a maioria dos crentes da Assembleia.

A meninice é um fato bíblico incontestável.

Como também é incontestável que a maturidade cristã a suceda sob os efeitos de uma alimentação espiritual sólida. Acredito que as duas fases são reais, como também tenho certeza de que uns deixam de ser meninos cedo, enquanto outros nunca conseguem avançar para a maturidade. No meio disso estão os pregadores com "efeitos especiais" que não raramente transformam Igrejas em alguma coisa semelhante a um circo.

Uma boa notícia é que, cedo o tarde, os "efeitos especiais" se tornam conhecidos e a ilusão desaparece pelo conhecimento da verdade.

Tenho certeza de que as imagens veiculadas pela TV Record ontem, domingo, não foram meras reportagens. Elas tinham um endereço certo: jogar mais gasolina em um assunto recente em que o Bispo Macedo afirmou que mais de 90% dos cantores evangélicos (mostrando Ana Paula Valadão) são endemoninhados. Será que isto tem a ver com o crescente mercado da música gospel?

Esta tese não é nova. O Bispo sempre disse que Deus não derruba ninguém para enchê-la do seu Espírito Santo. Não vou entrar nesta questão, mesmo porque nunca caí.

Entretanto um estrago muito pior vem, não das meninices, mas das atitudes do chamado profeta velho registradas em I Reis 13: 11/31.

Profeta velho sim. A partir do momento que um Bispo passa a usar o dinheiro dos dízimos e das ofertas da Igreja para financiar uma rede mundana de TV. Esta atitude em uma escala de desvio espiritual é imensamente maior que cair pelo "vento" do paletó, andar como leão e frequentar o "cai-cai".

É como repetir o discurso de convencimento que levou o jovem profeta a ser morto que vou parodiar: "Olha Deus falou mesmo assim: nada de "cai-cai", de passear como leão, de usar o "vento" do paletó - forçar a barra para mostrar que é muito espiritual. Mas tem uma coisa, você pode vir até minha casa para assistir a minha rede de TV e se alimentar das novelas (indecentes) e ver a performance dos artistas que contratei (alguns filhos de santo) com os dinheiros do dízimo e das ofertas da "minha" Igreja"

Preciso dizer mais alguma coisa? Sim, preciso: A trave julgando o argueiro.


Importante: Não estou julgando o Bispo, mas suas atitudes anticristãs. A Igreja Universal do Reino de Deus é uma bênção e creio que todos os seus bispos e pastores NÃO andam por aí remexendo em quedas alheias, para expô-las em uma rede aberta de televisão com propósitos mesquinhos. Isso pode ser tudo, menos atitude de um cristão.



.

domingo, novembro 13, 2011

Como criar um blog evangélico no Google



Blogando de graça o Evangelho por todo mundo


Dicas de João Cruzué


Olá!

Se você está procurando por dicas para começar um blog evangélico de forma gratuita, veio ao lugar certo. Há mais de seis anos comecei a blogar conteúdo cristão. Ainda estou aprendendo, mas sem esquecer de compartilhar o conhecimento adquirido. Printei algumas fotos em sequência, para que você possa clicar nelas e dar seus primeiros passos. Crie um blog para a glória de Cristo. Tenho outras dicas em www.cursodb.blogspot.com e em www.comoblogar.blogspot.com



PASSO 1

Crie uma conta de email no Google em: www.gmail.com
g1
g2




PASSO 2



Criar o blog gratuito no Google em: www.blogger.com
use a mesma senha do email para entrar no blog.


g3

g4

g5

g6

PASSO 3

Escolher o modelo para configurar seu blog.
Minha sugestão: o último modelo "viagem" é o mais completo.

g7


g8


PASSO 4

Ajustar as larguras em "Designer do Blog" Ajustar larguras

g9

PASSO 5

COLOCAR O BANNER/CABEÇALHO DO BLOG
Eu uso dois programas para criar um banner: Paint e Jasc Paint Shop Pró

g10


g11



O RESULTADO

Confira aqui: www.regdei.blogspot.com


g12
Tempo gasto: 60 minutos


A paz de Cristo

cruzue@gmail.com





.

sábado, novembro 12, 2011

Fernando Haddad e o voto evangélico

.
João Cruzué

As estradas das candidaturas à Prefeitura da maior cidade brasileira estão em fase de pavimentação. A primeira vítima foi a senadora Marta Suplicy. Sempre forte na largada, mas devido a seu crescente contencioso com os evangélicos, não tinha chances de vitória em segundo turno. Sem dúvida, este é um blog religioso, no entanto seu escritor tem plena cidadania e liberdade para expressar sua opinião sobre política. E é isso que vou fazê-lo, com o foco em Fernando Haddad, o candidato ungido pelo ex-presidente Lula, para disputar a alcadia da antiga Vila de São Paulo de Piratininga, hoje a cidade 10ª cidade com o maior PIB entre as cidades do mundo.

A senadora Marta não tem nenhum compromisso com o pensamento evangélico. É direito dela, como também é o nosso de criticá-la por ter desengavetado o famigerado PLC 122/2006¹ do Senado na primeira iniciativa de seu mandato. Para a senadora os crentes são o atraso da nação e os homossexuais o moderno. Tudo bem, é o pensamento dela. Da mesma forma, pensa o prefeito Gilberto Kassab, que para quem não sabe, retirou os sindicatos e a Marcha para Jesus da Avenida Paulista, mas insistiu para que a parada gay permanecesse por lá. Também eu respeito a opinião dele.

O Presidente Lula, um político muito experiente, não gosta de ser um perdedor. Ele sabe que 25% do eleitorado paulistano é evangélico. Sabe também que a cada eleição esses crentes estão mais politizados, esclarecidos e conscientes do poder que têm nas urnas. Marta não passaria no crivo das lideranças evangélicas pela apologia explícita em favor dos homossexuais. Lula sabia disso e a afastou com convicção do caminho. Eu não vou dizer "bem feito!', mas foi o troco que recebeu pelo desengavetamento do Pl 122/2006. Ou respeita o voto evangélico ou fica fora da eleição.

Site do Senado Federal

Fernando Haddad nunca foi amigo nem simpatizante de evangélicos. Sua militância e seus livros revelam um militante do socialismo. Sua insistência em distribuir o "kit Gay" para todas as escolas públicas do Brasil (à revelia) pode ser um compromisso com a "modernidade" mas por outro lado é um desprezo à família cristã. Só não foi adiante, porque levou um tremendo pito da Presidente Dilma, que já aprendeu com o Presidente Lula a ter respeito pelo voto evangélico, sem o qual não se conquista um cargo majoritário.

Abril/Veja/Educação

Por força voto evangélico aqui, não estou me referindo a falta de escrúpulos do ex-governador Antony Garotinho que, vez ou outra, se utiliza deste argumento para fisiologismo. Ele não nos representa. Refiro-me a força dos pastores evangélicos - principalmente - da Igreja que pertenço, Igreja Evangélica Assembleia de Deus, que possui mais da metade dos evangélicos brasileiros.

À semelhança das últimas eleições, uma fila de candidatos vai caminhar pelos púlpitos da Igreja Assembleia de Deus, dissimulando que aprecia muito a conduta evangélica (principalmente o voto), fazendo citações bíblicas, enfim... mostrando o rosto a convite de autoridades da Igreja.

O que me preocupa não é o aparecimento desses candidatos na Igreja, mas o que pode acontecer antes disso. Qual vai ser o preço do assédio, dos acordos, dos conchavos, dos conluios, feitos por baixo dos panos - a revelia dos membros da Igreja, para que o candidato A ou B tenha o apoio do pastorzão fulano ou bispão cicrano?

Sim. Como mestre no jogo sindical, o presidente Lula já tem na ponta da língua o nome dos pastores a quem Haddad deve procurar apoio e oferecer "contrapartidas". Prestem bem atenção de onde vão partir as ordens das lideranças tanto da Casa de Madureira quanto da Casa do Belenzinho.

Belisquem-me, se estiver dizendo bobagem: Por que a Igreja Assembleia de Deus fecharia os olhos para um ministro que, decididamente, tem mais compromisso com a difusão da homoafetividade nas escolas públicas - onde estudam a maioria dos filhos dos crentes - do que com a defesa da família brasileira?

--Irmão João será possível que o voto dos crentes pode ser "comprado" em acordos de "toma-lá-dá-cá" feitos longe dos olhos dos membros da Igreja? Minha reposta não vai consistir de palavras, mas de uma observação: Se de repente você perceber o ministro Haddad sendo paparicado e recebido como amigo íntimo da liderança da sua Igreja, andando como muita desenvoltura por ali, desconfie de "promessa de mensalão".

Ou Fernando Haddad começa a pensaar seriamente em se desculpar, e faça um compromisso público com a família cristã paulistana, ou não vai ver a cor do meu voto nem o de millhões de crentes paulistanos.

E tem mais: A Avenida Paulista precisa voltar a ser o local de início da Marcha para Jesus como no passado. Simples isonomia constitucional.

A eleição do próximo prefeito da Cidade de São Paulo passa, sem dúvida, pelo crivo das lideranças e pelo voto evangélico. Sem estes 25% - nenhum candidato se elege. Se metade deles vêm da Igreja Assembleia de Deus, que suas lideranças tenham juízo e não se deixem "engambelar" com propostas indecentes de cargos para filhos de pastores - para enfraquecê-la. Só assim crentes deixarão de ser inferiores a um gay na opinião dos políticos: fazendo-se respeitar. A Igreja tem muito mais a ganhar com atitudes cristãs que aceitando aquela fisolofia podre do "É dando, que se recebe".

Fique de olho!

1 Pl 122/2006 - último andamento







.

Bispo Macedo e os cantores evangélicos pentecostais

.

"O Homem que introduziu o sincretismo religioso
entre os evangélicos critica os pentecostais do Brasil
"


Bispo Edir Macedo

Pastor Lúcio Freire

Blog Cidadania Cristã

As declarações do Bispo Edir Macedo, líder máximo da Igreja Universal e dono da Rede Record de Televisão no dia 14 de setembro, em seu programa no canal online da IURD, causaram indignação quando ele atacou abertamente as igrejas pentecostais e os cantores evangélicos. Edir Macedo comparou as igrejas pentecostais com centro de umbanda, disse que "... ninguém cai na igreja a não ser que esteja endemoninhado” e ainda afirmou que 99% dos cantores evangélicos também são endemoninhados e perturbados”.

Edir Macedo ligou claramente a doutrina das igrejas pentecostais ao diabo, à bruxaria, além disso, afirmou que faz a campanha não para se promover, pois já é famoso, mas sim para mostrar a "verdade”.

No programa mostrou imagens do Pastor Marco Feliciano e da cantora e pastora Ana Paula Valadão. Usando como exemplo de cantores que são “possessos por demônios”.

"O diabo também promove dentro da Igreja grandes cantores, cantoras e que fazem grandes sucessos, mas aquele sucesso é justamente uma mensagem subliminar para iludir os crentes”, afirmou Edir Macedo.

O Bispo Edir Macedo continuou seu ataque contra as doutrinas das igrejas pentecostais, como a Assembleia de Deus. Para o líder da Universal, a forma como os frequentadores dessa igreja recebem o Espírito Santo não vem de Deus, mas sim do diabo.
E comparou as manifestações do Espírito Santo nas igrejas à possessões demoníacas os centros de umbanda.

Para, João Cruzué, jornalista e presidente da Associação do blogueiros Cristãos, Edir Macedo mexeu com a Igreja do Senhor Jesus Cristo “e perdeu uma excelente oportunidade de ficar calado ou pelo menos mostrar uma sabedoria, que se um dia já teve, foi perdida em algum lugar do passado, desde o momento que passou a amar mais o dinheiro do que o Dono dele”.

Silas Malafaia comprou a briga e responde ao bispo Edir Macedo: ... “Minha gente é para rir ou para chorar? Isso deve ser alguma pegadinha?” “Esse pessoal pensa que é especialista em demônios”.

Malafaia afirma: quem introduziu “a crendice e o sincretismo religioso no meio evangélico, distribuindo rosa ungida, sabonete para banho de descarrego, sessão de descarrego, sal grosso, galhos de arruda”... Foram eles.

“Qual é a igreja que os pastores se vestem de branco para "dar passes" nas pessoas? E quem é o bispo Macedo para determinar de que maneira o Espírito Santo deve agir?”

"Me poupe", disse Silas Malafaia. “Eu acho que de tanta fogueira santa já queimou os neurônios da cabeça deles”.

Quanto a manifestações demoníacas nas igrejas, Silas afirmou que a única coisa que o diabo sabe fazer é “mentir” porque é o “pai da mentira”. “O resto ele só imita”. Então não vamos descartar essa possibilidade. "Mas quem é o bispo Macedo para julgar a Igreja do Senhor Jesus?"

Pivô da Guerra: Jogo comercial entre gravadoras

Sobre a afirmação de que 99% dos cantores gospel são endemoninhados. Pastor Silas Malafaia disse que a cúpula da IURD só está falando isso para impedir que os membros de sua igreja comprem os CDs dos cantores que não fazem parte do Casting da gravadora ligada à Igreja Universal. “A gravadora dele está dando prejuízo há anos, e a Ana Paula Valadão gravou pela Som Livre gravadora da emissora de TV Globo. O jogo é comercial”, ressaltou Silas Malafaia.

Pastor Silas aproveitou para dizer, que o bispo Edir Macedo insiste em não enxergar. “Se os cantores evangélicos, no entender do Bispo, são endemoninhados, o que dizer então de alguns artistas contratados pela TV Record que atuam em suas novelas, que tem até a cabeça feita em terreiros de macumba? Questionou o Pastor Silas. "O que dizer então do dinheiro dos dízimos e ofertas da Igreja Universal que custeiam novelas em que é mostrado toda espécie de pecado, a começar da prostituição? E mais: Os demônios expulsos com direito a entrevista na mídia não estão a serviço de autoridades maiores do reino das trevas? Quem está manipulando quem?” ... "O santo financiando o profano e o podre".

O pastor assembleiano concluiu dizendo que não estava falando da Igreja e sim dos homens que exercem liderança na mesma”.

Pessoas que acompanham o trabalho do grupo Diante do Trono, reafirmam: “as mensagens dos bispos da Universal são na verdade uma forma de tentar impedir a venda dos CDs dos artistas da Som Livre (gravadora da Globo), que por meio do selo “Você Adora” está investindo na contratação de cantores gospel e conseqüentemente esses cantores estão deixando a gravadora do bispo Edir Macedo.

O cantor Regis Danese, por exemplo, deixou a Line Records. Após lançar cinco álbuns pela gravadora de Edir Macedo. Foi através da Line Record que Regis Danese lançou o álbum “Compromisso”, que obteve o disco de diamante duplo pela venda de mais de um milhão de cópias. “Faz um Milagre em Mim”, o carro-chefe deste álbum, tornou-se uma febre em todo o Brasil e recebendo a interpretação de diversos artistas seculares. E o cantor deve fazer parte do rol dos cantores gospel da Som Livre.

Os fãs do grupo mineiro também tentam questionar o líder da IURD se os cantores que fazem parte do casting da Line Records também são possuídos por demônios.

Ou seja, a guerra não é por causa do reino, ou expansão do mesmo, é por causa do dinheiro.


Comentário do Blogueiro: Este assunto não é novo, mas não deixa de ser atual. O bispo está falando pelos cotovelos. Uma pena; para quem há ganhou tantas almas, pode correr o risco de ser reprovado naquilo que cansou de ensinar. Há um personagem bíblico que retratata bem este caso: O profeta velho de I Reis 13.



.

quinta-feira, novembro 10, 2011

Barack Obama e o Dia da Consciência Negra

.

Biografia de Barack Obama


Um negro à frente da nação mais poderosa da terra.


arts by Joao Cruzue
jc6


Tradução João Cruzué


OS PRIMEIROS ANOS

Barack Hussein Obama nasceu no Havaí em 04 de agosto de 1961. Seu pai, Barack Obama Sr., nasceu e se criou em um pequeno vilarejo no Quênia, onde cresceu cuidando de cabras ao lado do próprio pai, que era um empregado doméstico de ingleses.

Ann Dunhham, a mãe de Barack, cresceu em uma pequena cidade do Kansas. O pai de Ann trabalhou com equipamentos de petróleo durante a Depressão, e depois se alistou para a II Guerra Mundial depois de Pearl Harbor, quando ele cruzou a Europa no exército do General Patton. Sua mãe foi trabalhar em uma linha de montagem de bombas, e depois da guerra, eles estudaram no G. I. Bill, compraram uma casa através de um programa imobiliário federal , e se mudaram para o Havaí.

Foi ali, na Universidade do Havaí, que os pais de Barack se conheceram. Sua mãe estudava lá, e seu pai tinha ganhado uma bolsa de estudos que lhe permitia deixar o Quênia e correr atrás de seus sonhos na América. O Pai de Barack posteriormente retornou ao Quênia, e Barack cresceu com a mãe no Havaí, e depois viveu por poucos anos na Indonésia. Mais tarde, ele se mudou para Nova York, onde se graduou na Columbia University em 1983.

OS ANOS DA FACULDADE

Relembrando os valores da empatia e serviço que sua mãe lhe ensinou, Barack foi morar em Chicago em 1985, onde se tornou um agente comunitário de um grupo baseado em uma igreja que procurava melhorar as condições de vida da vizinhança afligida pelo crime e alto desemprego.

O grupo teve algum sucesso, mas Barack observou que se ele quisesse verdadeiramente melhorar a vida das pessoas daquela comunidade e de outras comunidades, não deveria conseguir apenas uma mudança de padrões locais, mas através de uma mudança nas leis e na política.

Barack Obama concluiu o curso de advocacia em Harvard em 1991, onde se tornou o primeiro presidente afro-americano da Revista de Direito de Harvard. Pouco Depois, ele retornou para Chicago para praticar como advogado de causas civis, e ensinar direito Constitucional, onde prestou serviços pro oito anos. Em 2004, ele se tornou o terceiro afro-americano desde a Reconstrução, a ser eleito Senador dos Estados Unidos.

A CARREIRA POLÍTICA

As experiências políticas da vida de Barack Obama têm sido ricas e variadas – crescer em diferentes lugares, conviver com pessoas que tinham ideias diferentes, animaram sua jornada política. Entre o partidarismo e a briga do debate público de hoje, ele ainda acredita na capacidade de unir as pessoas em trono de um objetivo político - uma política que busque a solução dos desafios de americanos diários à frente dos planos partidários e ganhos político.

No Senado do Estado de Illinois, significou trabalhar com ambos Democratas e Republicanos para ajudar famílias de trabalhadores a terem êxito criando programas como o Crédito do Imposto de Renda sobre ganho estatal, que em três anos forneceu mais de 100 milhões de dólares em cortes fiscais para famílias através do estado.

Ele também levou a cabo uma expansão da educação de pré-infância, e depois que certo número de prisioneiros na fila da morte foram achados inocentes, o Senador Obama trabalhou junto com funcionários de execução legais para requerer gravações em vídeo de interrogações e confissões em todos os casos de pena capital.

No Senado de Estados Unidos, ele se concentrou em atacar os desafios do século 21 em um mundo globalizado, com uma nova maneira de pensar e ações políticas que não mais se baseie em m denominador comum muito baixo. Sua primeira lei aprovada com o Republicano Tom Coburn, foi uma medida para re-estabelecer a confiança no governo permitindo que cada americano possa ver online como e onde é gasto cada centavo dos impostos que pagam. Ele também foi a voz principal em patrocinar uma reforma de ética que extirparia a corrupção à moda “Jack Abramoff” no Congresso.

Como membro do Comitê de Assuntos de Veteranos, o Senador Obama lutou para ajudar os veteranos de Illinois a conseguir o pagamento da pensão por invalidez que a eles foi prometida. Está trabalhando para preparar o “VA” para o regresso de milhares de veteranos que precisarão de cuidados depois da volta do Iraque e o Afeganistão.

Reconhecendo a ameaça terrorista imposta por armas da destruição de massa, ele viajou à Rússia com o Republicano Dick Lugar para iniciar uma nova geração de esforços de não-proliferação despendidos para encontrar e tornar seguras as armas mortais ao redor do mundo. E sabendo da ameaça que enfrentamos a nossa economia e nossa segurança da dependência da América ao óleo, Obama está trabalhando para trazer montadoras de carros, sindicatos, agricultores, negociantes e políticos de ambos os partidos juntos para promover um maior uso de combustíveis alternativos e padrões mais altos de combustível em nossos carros.

Se é a pobreza exposta pelo Katrina, o genocídio no Darfur, ou o papel da fé na política, Barack Obama continua falando alto sobre as questões que definirão a América no século 21. Mas acima de todas suas realizações e experiências, ele é muito orgulhoso e agradecido pela sua família. Sua esposa, Michelle, e suas duas filhas, Malia, 9, e Sasha, 6, vivem no Zona do Sul de Chicago.

Acréscimo de João Cruzué - em 04 de novembro de 2008, 44 anos depois do célebre sermão "I have a dream" que o Pastor Martin Luther King, Jr. proferiu diante de 250 mil pessoas no Memorial Lincoln Park em Washington, Barack Hussein Obama Jr se tornou coincidentemente o 44 presidente dos Estados Unidos da América e o primeiro presidente negro (ou metade negro) americano. O resultado da eleição, ainda não conclusivo, aponta 364 para Obama e 174 para seu o republicano McCain, considerando o colégio eleitoral de 538 delegados.

Tradução de Joao cruzue
SP-04.11.2008-23.01h
Fonte: Barack Obama site


Leia também: A Biografia de Michelle Obama



CURIOSIDADES SOBRE BARACK OBAMA

50 coisas que você deve saber sobre ele

1- Coleciona revistas do "Homem-Aranha" e de "Conan, O Bárbaro";

2- Era conhecido como O'Bomber na escola por seu talento para o basquete;

3- Seu nome significa "aquele que é abençoado", em línguas nativas do Quênia;

4- A refeição favorita é linguini de camarão feito por sua mulher, Michelle Obama;

5- Ganhou um Grammy em 2006 pela versão em áudio do seu livro de memórias "Sonhos do Meu Pai";

Reprodução
Capa do livro de Barack Obama intitulado "Sonhos de meu Pai"
Capa do livro de Barack Obama intitulado "Sonhos de meu Pai"

6- É canhoto - o sexto da história dos Estados Unidos, pós-guerra;

7- Leu todos os livros da série "Harry Potter";

8- Tem um par de luvas de boxe vermelhas autografadas por Muhammad Ali;

9- Trabalhou em uma loja de sorvete quando era adolescente e depois disso não suporta comer esse tipo de doce;

10- Seu lanche favorito é barra de proteínas de chocolate com amendoim;

11- Comeu carne de cachorro, de cobra e grilo cozido quando morou na Indonésia;

12- Fala espanhol;

13- Durante a campanha, se recusou a assistir ao canal CNN e preferiu um de esportes;

14- Sua bebida preferida é chá gelado de amora;

15- Prometeu a Michelle Obama que iria parar de fumar antes de concorrer à Presidência (não parou);

16- Tinha um macaco de estimação chamado Tata quando morou na Indonésia;

17- Na academia, consegue levantar peso com até 90 kg;

18- Tinha o apelido de Barry antes de entrar para a universidade. Depois pediu para ser chamado pelo nome completo;

19- Seu livro favorito é "Moby Dick", de Herman Melville;

20- Foi à despedida de solteiro do noivo de sua irmã, mas foi embora quando uma mulher que faria strip-tease chegou;

21- A mesa usada em seu gabinete do Senado pertenceu a Robert Kennedy;

22- Ele e Michelle ganharam US$ 4,2 milhões no ano passado, principalmente com a venda de seus livros;

23- Seus filmes favoritos são "Casablanca" e o "Estranho no Ninho";

24- Para dar sorte, carrega um pequeno medalhão com a Virgem Maria e menino Jesus e uma pulseira que pertencia a um soldado do Iraque;

25- Se candidatou para fazer fotos para um calendário, quando estudava em Havard, mas foi rejeitado por um comitê feminino;

26- Entre os músicos favoritos estão Miles Davis, Bob Dylan, Bach e The Fugees;

27- Levou Michelle para assistir ao filme "Do the right thing on their first date" ("Faça a coisa certa no primeiro encontro", em tradução livre), do diretor Spike Lee;

28- Gosta de jogar pôquer e scrabble (palavras cruzadas jogadas em um tabuleiro);

29- Não toma café e raramente consome bebidas alcóolicas;

30- Se não fosse político, gostaria de ter sido arquiteto;

31- Quando adolescente, consumiu drogas como maconha e cocaína;

32- As filhas desejam estudar em Yale antes de se tornarem atriz (Malia,13) e dançarina e cantora (Sasha, 10);

33- Detesta a moda dos jovens que usam calças com cintura baixa;

34- Pagou seu empréstimo estudantil há quatro anos, somente depois de assinar com a editora que publica seus livros;

35- Sua casa em Chicago tem quatro lareiras;

36- A madrinha de Malia é a filha de Jesse Jackson, Santita;

37- A pior mania é checar a toda hora o telefone BlackBerry;

38- Usa um computador Apple Mac;

39- Dirige um Ford Escape Híbrido, substituto do seu Chrysler 300;

40- Usa terno Hart Schaffner Marx que custa de US$ 1.500;

41- Tem quatro pares idênticos de sapatos pretos;

42- Corta cabelo uma vez por semana em uma barbearia de Chicago, que cobra US$ 21;

43- As séries de TV favoritas são "Mash" e "The Wire";

44- Recebeu, do Serviço Secreto dos EUA, o nome secreto de Renegado;

45- Era chamado pelo apelido de Bar por sua avó;

46- Planeja construir uma quadra de basquete na Casa Branca;

47- Seu artista favorito é Pablo Picasso;

48- Chilli é sua especialidade na cozinha;

49- Disse que muitos dos seus amigos na Indonésia eram crianças de rua;

50- Tem em sua mesa uma escultura de origem africana que representa a fragilidade da vida -- uma mão de madeira segurando um ovo.


Não deixe de ler: O mundo espera por Barack Obama

E uma Entrevista com Barack Obama


cruzue@gmail.com


.

Como receber o perdão do Senhor Jesus Cristo

.

Simon

João Cruzué

Está semana está cheia de notícias ruins. Tediosas. Irritantes. O Presidente Lula está se tratando de um câncer, provavelmente causado pelo fumo. Carlos Luppi está falando pelos cotovelos. Alguns alunos da USP foram presos defendo o direito de fumar maconha sem serem importunados pela polícia. A Presidente Dilma vai precisar dos dedos das duas mãos, para contar os ministros que foram demitidos por algum problema ligado à corrupção. A polícia do Rio vai empurrar os traficantes da Rocinha para algum outro lugar. Em Guarulhos, mais um caixa eletrônico do Bradesco foi pelos ares. Lá fora, o Irã está construindo uma bomba atômica e teme um ataque aéreo de Israel. Sílvio Berlusconi vai se demitir do cargo de primeiro ministro da Itália. A Grécia pode quebrar a Europa inteira com sua dívida e fazer uma marola que pode dar volta ao mundo.

Uma semana inteira ouvindo e ouvindo esta ladainha, cansa. Mas eu não vou fazer nenhum comentário adicional, em cima desses assuntos comuns, se há uma coisa mais útil para escrever olhando para você.

Há pessoas que não conseguem dormir porque estão cheias de culpas e dúvidas. E para elas o que se passa lá fora é de pouca importância diante da situação que estão passando agora. Então quero escrever este texto para elas.


AS IMPOSSIBILIDADES

Em Lucas 1:37 está escrito: Deus não há nada impossível. Então eu vou falar de Pedro. Seu nome de "batismo" era Simão; tradução: Taquara. Jesus, em determinado momento, trocou seu nome, de Simão para Cefas, tradução: Rocha. Mas a mudança de taquara para rocha não aconteceu da noite para o dia.

Pedro tinha liderança. Era impetuoso. Agressivo. Autoconfiante. Mas ainda vazio. Continuava uma taquara.

Quando Cristo falou da sua morte, Pedro garantiu que será o único a não deixá-lo. Mas quando o Galo cantou, Pedro já tinha negado o Senhor três vezes. Chateado, humilhado, derrotado, a velha natureza de Pedro nunca esteve tão perto de uma radical mudança. Falta ainda descer mais um degrau, para então subir de vez e se transformar.

Cristo já morrera. E para Pedro o sonho tinha acabado. Mas ele estava enganado. Estava apenas começando.

Então, Pedro decidiu voltar a velha vida de pescador. Depois de três anos, subiu no barco, chamou seus antigos companheiros para voltar ao batente - a dura vida de pescador. E passaram uma noite inteira arrastando as redes no Lago da Galileia. E nada apanharam.


UMA SEGUNDA CHANCE

Até que uma pessoa disse lá da praia: Lance a rede do lado direito do barco. E pela segunda vez na vida do pescador, o milagre aconteceu. A rede quase estourou de tantos peixes.

Só podia ser mão do Senhor. E era.

Era Jesus pronto para fazer da taquara uma rocha, de uma vez por todas.

Pedro, tu me amas? Sim, Senhor, eu amo.

--Então vai fazer o que lhe mandei antes: Apascenta os meus cordeiros.

E pela segunda vez: Pedro, tu me amas? Sim, Senhor, eu te amo.

--Então volta para fazer o que te mandei: Apascenta as minhas ovelhas.

E pela terceira vez: Pedro, tu me amas mesmo? Sim, Senhor. Tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo.

--Então, de uma vez por todas, abandona estas redes. E vai, e apascenta as minhas ovelhas.

E Pedro foi. E seguiu fielmente as ordens do Senhor, porque teve certeza, de que fora perdoado.


RECEBENDO O PERDÃO

O interessante é que neste diálogo de Jesus e Pedro, o perdão não foi mencionado sequer uma vez. Mas ao ter intimado a Pedro para assumir seu compromisso com a Igreja, Jesus estava lhe dando muito mais que uma segunda oportunidade: O Perdão.

Receba também, neste momento, o Perdão do Senhor. E torna para o Senhor. E vai em paz fazer aquilo que abandonou pelo meio do caminho. Assim como Pedro.



Nota: não deixe de ler também: Como se reconciliar com Deus




.

terça-feira, novembro 08, 2011

O pai do filho pródigo

João Cruzué

Quando o filho mais moço exigiu sua parte na herança, o pai não disse uma palavra; fez suas contas e repartiu a fazenda para os dois herdeiros. Quando o moço vendeu sua parte, pegou o dinheiro e foi-se embora, o pai presenciou tudo, e também não disse uma palavra. E não disse nada, porque nada do que dissesse iria convencê-lo. É o que pode estar acontecendo hoje quando você acha que Deus está em silêncio.

E o jovem foi-se embora e desperdiçou tudo. Ainda tentou manter-se à distância em um emprego de apascentador de porcos, depois que o dinheiro acabou. Isso também é muito comum. Deus tem sido uma das últimas portas que os filhos do pós-modernismo batem quando encontram o fundo do posto.

Quando a fome apertou mesmo, e o moço sentiu que um porco tinha mais valor que ele, a "ficha" caiu. Ele racionalizou, pensou bem, e tomou uma atitude: iria voltar! Mesmo que para isso tivesse que se humilhar e aceitar uma posição de serviçal. Iria trabalhar apenas pelo pão.

E por causa da fome ele voltou. A crise o trouxe de volta ao caminho de casa.

O Pai, por outro lado, não se esqueceu dele nem por um dia. E foi assim que o avistou, ainda longe, voltando trôpego, nu, esquálido, com os pés feridos, cheirando a esterco de porcos - mas arrependido.

Viu e não lhe deu as costas, nem ficou irado, nem endureceu o semblante. Em vez disso, abriu um grande sorriso. Seu coração moveu-se de íntima compaixão, saiu correndo ao encontro do filho, sorrindo e chorando ao mesmo tempo.

Abraçou e beijou-o; também sem lhe dizer uma palavra. Não precisava.

Não sei se chegou mesmo a ouvir as frases ensaiadas do jovem desventurado. O regresso, o rosto humilde já diziam tudo.

E não mais se contendo de tanta alegria, o pai gritou aos empregados:


Trazei-lhe a melhor roupa;

Vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão,

E alparcas nos pés,

Trazei o bezerro cevado, matai-o

e comamos e alegremo-nos,

Porque este meu filho estava morto, e reviveu

Tinha-se perdido, e foi achado.


Aquele pai não disse uma palavra de perdão. Sua recepção, no entanto, valia por mil palavras. Demonstrava não apenas perdão, mas devolução do status filial e um amor incondicional. Amor que se expressou por uma explosão de alegria em uma grande festa.

O pródigo arrependido não estava preparado para um perdão incondicional, nem pela reconquista da condição de filho. Jamais passou pela sua cabeça ser recebido com festa. É assim que Deus faz: Ele vai muito além daquilo que planejamos e esperamos.

Quando Jesus disse esta parábola, o desmiolado filho caçula representava os pecadores: as prostitutas, os leprosos, os publicanos, os samaritanos, os desprezados pela sociedade, os quebrantados de coração, os bêbados, os desgarrados e distanciados de Deus. Você e eu.

E o filho mais velho que se aborreceu com a volta do irmão caçula representava os religiosos legalistas dos dias de Cristo. Fariseus, saduceus, levitas, escribas e sacerdotes. A elite religiosa que torcia o nariz pela forma amorosa com que Cristo se relacionava com a "gentalha". A mesma atitude mesquinha que está acontecendo neste século XXI, em que Deus está interessado na salvação dos perdidos, já tem preparado o "cevado" para uma grande festa, mas os "filhos mais velhos", não estão mais interessados em olhar o caminho dos pródigos.

Jesus deixou implícito e muito claro na parábola que o Pai do pródigo, é Deus, nosso Pai Celestial. Um Pai amoroso, perdoador, festejador, que deseja para abraçar aqueles que se levantam do pecado e encontram o caminho do arrependimento. Um Deus que tem propósitos especiais para cada pessoa - ou farrapo de pessoa. Ele ama cada pecador e está disposto a perdoar e depois revelar em cada coração qual seu propósito de cada um.

Deus está em silêncio, não é porque o/a não ama. Mas porque talvez você se mantém longe e ainda não pensou em voltar. Ainda deseja continuar distante, vivendo infeliz, sob uma justificativa de uma falsa liberdade, crendo em sofismas, em filosofias vazias. Pode ser que jamais pensou em ler uma Bíblia - a palavra de Deus. Quem sabe se Uma foto do quadro da sua vida nesse instante pudesse lhe mostrar que não há nenhum futuro para você sem a mão amiga de Deus.

Jesus é o filho do Deus vivo. Basta apenas um pensamento em seu coração. Um simples pensamento: "Deus, se Tu existes mesmo, mostra um pouco da tua misericórdia para mim, e perdoa-me, pois minha situação é esta, esta e esta...
Eu sempre pensei assim, assim e assim...E agora eu preciso muito de ajuda. Da Tua ajuda, pois eu cheguei além do que se conhece por fundo do poço.

Um abraço de perdão. Um beijo de aceitação. Uma roupa de justificação, um anel de filiação, sandálias para proteger os pés e uma grande festa de comemoração para a sua volta. Você pode estar morto, perdido, derrotado mas se voltar de verdade para Deus vai receber uma nova vida, vai encontrar um caminho da paz e da felicidade e vai voltar a ouvir de novo o barulho da alegria.

Ô Glória!

SP- 07.03.2011

Nota: Tudo o que disse no texto não é história da carochinha, nem conversa fiada baseada em teorias ou ouvir dizer. Eu conheço bem o gosto das privações e silêncio de Deus, durante 11 anos de um longo desemprego. Eu creio em cada palavra do que disse, e sei que por experiência própria que Jesus, o filho de Deus é o socorro bem presente no dia da angústia.



cruzue@gmail.com




.



domingo, novembro 06, 2011

Foto de nigerianos queimados em explosão de oleoduto

.

Niger

João Cruzué

Esta foto circula pela internet com uma legenda falsa. Deixando de lado aquilo que não é verdadeiro, vamos aos fatos.

Há um grupo radical islâmico operando na Nigéria, auto denominado "Boko Haran", que traduzindo é: Educação Ocidental é Sacrilégio."

Nestes últimas dias, já matou mais de 100 pessoas e incendiou seis templos cristãos, segundo a Al Jazeera.

Entretanto, a foto não tem nada a ver com os ataques da "Boko Haran". Trata-se de mais uma, de quase uma dezena de explosões ao longo dos oleodutos nigerianos. Infelizmente não é incomum perfurar os canos com picaretas para roubar gasolina. Houve casos onde vilarejos inteiros foram dizimados em explosões - Wikipedia.

Observe bem a foto e veja que os corpos estão enfileirados. Seria uma grande covardia, sjm., dizer que estas pessoas são cristãos nigerianos mortos por muçulmanos sanguinários.

A única entidade que poderia desmentir minha opinião é a Cruz Vermelha Internacional, mas tendo feito a devida pesquisa Red Cross ali não há notícias recentes que façam ligação a esta foto. Ainda mais, se considerar que há, pelo menos, dois agentes da Cruz Vermelha Internacional presentes nela.

Portanto, minha opinião é: estas mais de 100 pessoas foram mortas em uma das explosões de oleodutos vem acontecendo na Nigéria. Não tem nada a ver com cristãos assassinados por muçulmanos daquele país.






quarta-feira, novembro 02, 2011

A ressurreição de Lázaro e as promessas do Salmo 91

.
.
Lazaro
Quadro "A Ressureição de Lázaro"

João Cruzué

A pequena aldeia de Betânia nunca mais foi insignificante depois do milagre que Jesus operou na casa de Lázaro. Se até então a presença do Senhor no cenário politico-religioso de Jerusalém era desdenhada e considerada exótica, assim que Lázaro "acordou" depois de três dias morto, ela se tornou grande demais para ser desconsiderada. Mas, eu não quero meditar no assunto pelo ângulo político. Há coisas muito mais profundas e edificantes neste milagre que uma abordagem política. O milagre não chegou à casa de Lázaro aleatoriamente. Ele veio, ao meu ver, porque a casa de Lázaro estava na condição descrita pelo versículo 14, do Salmo 91.

A Bíblia diz que Jesus era amigo íntimo desta família. Em algum momento que desconheço, o Senhor passou a frequentar aquela casa; imagino que algum de seus discípulos os apresentara, ou mesmo, passando a caminho de Jerusalém, tivesse pousado ali, já por ser muito tarde. E foi por causa desta amizade que Jesus, fugindo de sérias ameaças de morte, voltou para cuidar de Lázaro.

Trazendo este fato para nossos dias, posso ver que vale muito a pena investir tempo para conversar com Jesus. Como você observou, evitei o uso do verbo "orar" e preferi um outro que denota diálogo. De alguma forma sei, que um dos caminhos que nos transportam à presença do Senhor é a oração. Nada novo, pois, era assim que Jesus fazia. Buscar a presença de Jesus. Se obedecermos seus mandamentos, primeira condição, quanto mais tempo passarmos com ele, mas da sua presença estará em nós. E para quê? Para que no dia "D", um dia da grande necessidade, sua voz não soar estranha aos ouvidos de Deus.

Jesus e os discípulos estavam fugindo de Jerusalém, depois daquele confronto com os judeus no Alpendre de Salomão. Confronto que poderia terminar em muitas pedradas e prisões. Iam se afastando, quando um mensageiro chegou e disse que Lázaro estava à beira da morte. Contrariando os conselhos dos discípulos, e esquecendo-se do perigo, deu meia volta por causa do amor que sentia por Lázaro. E por este amor, tudo o mais fora relevado como secundário.

Tenho recebido alguns emails de pessoas contando de situações desesperadoras. Alguns perguntando: E agora, confio no Senhor e espero ou jogo tudo para o alto?

Minha experiência de vida é bem pequena em relação a tantos cristãos, mas eu aprendi a servir ao Senhor tanto com o bolso cheio quanto vazio. Onze anos vazio, para ser exato.

O que eu posso dizer? Bem, a resposta está no Salmo 91, v.14, onde a providência de Deus está condicionada ao nosso amor por Ele.

Com certeza havia muitos "lázaros" moribundos ou mortos em Jerusalém e aldeias circun-vizinhas. Por que o milagre ficou restrito à casa de Lázaro? Há mais de uma resposta. Uma delas, porque era assim a vontade de Deus, mas vou ficar com a seguinte: A casa de Lázaro, inteira, amava Jesus e este amor não brotou apenas nos dias da ressurreição. Ele já havia fincado raízes há mais tempo.

No tempo da grande adversidade, em que o favor de Deus é um requisito imediato, há alguma coisa em nós ou em nossa casa que possa chamar a atenção de Deus em nosso favor - principalmente se formos conhecedores da sua palavra?

Bem, nunca é tarde para começar. E provamos nosso amor pelo Senhor quando procuramos nos achar envolvidos - sempre - com alguma coisa que agrada seu Espírito. E se ainda não sabemos no que nos envolver, é porque temos colocado a sua vontade em segundo ou terceiro planos.

Isso pode levar a um final muito triste. No dia que você estiver mais precisando, também ser deixado em segundo plano. É daí que vêm as desculpas de naufrágio na fé: "Orei, clamei, bati... mas como Deus não me ouviu , é porque não se importa."

A família de Lázaro amava Jesus. Uma das provas disso está registra em três livros do Evangelho. Houve um Jantar também em Betânia. Na casa de Simão, o leproso. Naquela oportunidade ela entrou com um vaso de alabastro nas mãos, e derramou o mais puro nardo nos pés de Jesus, e com os longos cabelos os enxugou. Interessante! Havia tantos discípulos, e só uma pessoa se colocou no centro da vontade de Deus para ungir o corpo de Jesus - ainda em vida.

Ungiu com um espírito voluntário. Sem interesses mesquinhos.

A ressurreição de Lázaro, se não foi o maior, foi um dos maiores milagres operados por Jesus. E ele eferveceu inteiramente a cidade de Jerusalém. Foi a última oportunidade que os Judeus tiveram para se reconciliar com Deus. Mas eles não estavam interessados em reconciliação.

O grande milagre da ressurreição de Lázaro não aconteceu em qualquer casa nem em qualquer família. Deus preparou o tempo, a hora e o lugar para atender um pedido de oração de uma casa que amava e honrava profundamente seu filho - o Senhor Jesus Cristo.

Jesus confrontou a morte para trazer Lázaro de volta à vida, para atender à vontade do Pai. E agora quero terminar este texto, citando os três últimos versículos do Salmo 91, onde a condiçãoda vitória da família de Lázaro está no versículo 14:

"14. Pois que tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em um alto retiro, porque conheceu o meu nome.

15. Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; livrá-lo-ei e o glorificarei.

16. Dar-lhe-ei abundância de dias e lhe mostrarei a minha salvação!"