domingo, outubro 30, 2011

Câncer de laringe




Presidente Lula, o sr. vai ficar bom. Conte com minha oração.
.
Mas pare de fumar. E de beber.
.

Instituto Nacional de Câncer

O câncer de laringe é um dos mais comuns a atingir a região da cabeça e pescoço, representando cerca de 25% dos tumores malignos que acometem esta área e 2% de todas as doenças malignas. Aproximadamente 2/3 desses tumores surgem na corda vocal verdadeira e 1/3 acomete a laringe supraglótica (ou seja, localizam-se acima das cordas vocais).

Sintomas
Na história do paciente, o primeiro sintoma é o indicativo da localização da lesão. Assim, odinofagia (dor de garganta) sugere tumor supraglótico e rouquidão indica tumor glótico e subglótico. O câncer supraglótico geralmente é acompanhado de outros sinais e sintomas como a alteração na qualidade da voz, disfagia leve (dificuldade de engolir) e sensação de um "caroço" na garganta. Nas lesões avançadas das cordas vocais, além da rouquidão, pode ocorrer dor na garganta, disfagia e dispnéia (dificuldade para respirar ou falta de ar).


Fatores de Risco
Há uma nítida associação entre a ingestão excessiva de álcool e o vício de fumar, com o desenvolvimento de câncer nas vias aerodigestivas superiores. O tabagismo é o maior fator de risco para o desenvolvimento do câncer de laringe. Quando a ingestão excessiva de álcool é adicionada ao fumo, o risco aumenta para o câncer supraglótico. Pacientes com câncer de laringe que continuam a fumar e beber têm probabilidade de cura diminuída e aumento do risco de aparecimento de um segundo tumor primário na área de cabeça e pescoço.


Tratamento
O tratamento dos cânceres da cabeça e pescoço pode causar problemas nos dentes, fala e deglutição. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maior é a possibilidade de o tratamento evitar deformidades físicas e problemas psicossociais.

Além dos resultados de sobrevida, considerações sobre a qualidade de vida dos pacientes entre as modalidades terapêuticas empregadas são muito importantes para determinar o melhor tratamento. O impacto da preservação da voz na qualidade de vida do paciente é importante, já que a laringectomia total (retirada total da laringe) implica na perda da voz fisiológica e em traqueostomia definitiva.

Reabilitação
Entretanto, mesmo em pacientes submetidos à laringectomia total, é possível a reabilitação da voz através da utilização de próteses fonatórias tráqueo-esofageanas. De acordo com a localização e estágio do câncer, ele pode ser tratado com cirurgia e/ou radioterapia e com quimioterapia associada à radioterapia, havendo uma série de procedimentos cirúrgicos disponíveis de acordo com as características do caso e do paciente.

Resultados
Em alguns casos, com o intuito de preservar a voz, a radioterapia pode ser selecionada primeiro, deixando a cirurgia para o resgate quando a radioterapia não for suficiente para controlar o tumor. A associação da quimio e radioterapia é utilizada em protocolos de preservação de órgãos, desenvolvidos para tumores mais avançados. Os resultados na preservação da laringe têm sido positivos. Da mesma forma, novas técnicas cirúrgicas foram desenvolvidas permitindo a preservação da função da laringe, mesmo em tumores moderadamente avançados.





.

Um comentário:

Aluizio Araujo disse...

CARTA ABERTA AO EX-PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

Meu presidente, carinhosamente prefiro continuar tratando-o dessa forma, acredito meu conterrâneo que o senhor foi muito abençoado por Deus, por que ao contrário de muitos arrogantes políticos com muitas pós-graduações dizerem na época de que o seu governo não chegaria a um final feliz, não só chegou como além de conquistar muitos benefícios aos mais pobres elevando muitos excluídos a classe C, como também teve aprovação no seu segundo mandato de mais de 70% dos brasileiros, além de receber do presidente americano a frase que ficou na história: “esse é o cara!”

A Palavra de Deus diz que nossas palavras têm poder de ‘abençoar e maldizer’, por isso nosso Pai celestial nos ensina para que em tudo daí graças a Deus e que sejamos sempre otimistas, colocando nossas dificuldades sempre no altar do Senhor. Mais acredito que mesmo aqueles que ainda não estão no aprisco do Senhor, ao proferirmos palavras de fé e otimismo acontece conforme afirmamos. O presidente Lula mesmo diante de uma crise econômica anunciada na época, ‘ele afirmou que seria para nós uma marolinha e foi mesmo!

Presidente Lula, nós te amamos e Jesus Cristo muito mais ainda e tenha fé nesse Pai todo poderoso que Ele pode fazer um milagre na sua vida, creia também que Ele tem um plano na vida de cada um de nós. Continue com o seu carisma, sua forma gentil de tratar seu semelhante, até por que toda honra e toda glória pertence ao Senhor Jesus Cristo, Ele ama a todos não fazendo acepção de pessoas. Presidente Lula, lembre-se que toda grande vitória antecede muita luta e sofrimento.

O apóstolo Paulo inspirado por Deus nos ensina que nos aperfeiçoamos no sofrimento. Se durante seu tratamento não puder falar muito, ‘escreva através de um blog, continue participando desse contexto social’ O presidente se lembra que disse uma vez que seria um blogueiro? Escrevendo ou não leia sempre esse blog do irmão João Cruzué que junto com outros irmãos serão usados por Deus para dar ânimo e força para vencer essa batalha com a certeza da vitória em Jesus Cristo. Um grande abraço estamos orando por sua vida. Aluizio Araujo