quarta-feira, novembro 28, 2007

Que darei eu?

Que darei eu ao SENHOR
por todos os benefícios que me tem feito?
Salmo 116: 12
João Cruzué

Hoje de manhã, eu pensava: Que devo escrever para o ânimo de meus amigos, nesta quarta-feira? Enquanto minha esposa e eu tomávamos café, veio à mente este versículo bíblico, que certamente fala conosco sobre gratidão e compromisso.

Grandes coisas fez o SENHOR por nós, por isso temos motivos suficientes para estarmos alegre. Primeiro, entre muitos os convidados para servir a JESUS, fomos escolhidos, perdoados, justificados e adotados. "Vinde a Mim vós todos que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Que daremos, pois, ao SENHOR pela alegria e paz que temos em nossa alma?

Um bilhão e trezentas milhões de pessoas - quase um quinto da população mundial - é dependente do cigarro. Diza o rádio. Trinta mil pessoas por ano morrem no Brazil de câncer nas vias respiratórias. Quando o câncer de pulmão apresenta seus sinais definitivos, restam apenas 60 dias de vida; o pulmão simplesmente trava, pára de funcionar. Quando aceitei JESUS ele me libertou do cigarro. Que preço pagaria por mais um dia, uma semana, um ano, 50 anos de vida?

Já é conhecido dos leitores o momento que tomei em minhas mãos um pacote de meio quilo de café e chegando em casa agradeci, depois de ter saído do supermercado e visto tantos carrinhos cheios. Que devo eu dar pela oportunidade de ganhar o pão com fartura , isto já há quatro anos e meio - a partir dos 47 anos de idade? Ainda mais porque a oportunidade bateu à porta de minha casa, quando já estava no 11º ano de desemprego?

Que darei eu pela minha formação acadêmica? Coisa maravilhosa é saber ler e compreender os textos, e poder escrever coisas que alegram. Minha esposa trabalha com recuperação de ciclo de crianças que de alguma forma têm distúrbios e não conseguem guardar o som de uma sílaba e . Sabemos também que uma das piores misérias do mundo, depois da guerra, é o analfabetismo. Quanto vale a oportunidade que tive de poder custear um curso superiorcaro, e não possuir nenhuma incapacidade para a leitura?

Por que meu coração bate há 51 anos? Que darei eu pelo benefício da vida e pela alegre companhia da família, dos colegas de trabalho, pelos irmãos na fé espalhados por lugares tão distantes que apreciam a leitura deste blog, cujo autor é um capiau mineiro? Viver é maravilhoso. Já dizia aquele rabino "Nascer, é Deus dizendo que você muito importante."

Assim diz o SENHOR: Tomai sobre voz o meu jugo, e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. Isto é um compromisso com O SENHOR. O fardo dos pecados é pesado, o jugo da obediência à vontade do SENHOR é leve. Que jugo é este? É o jugo do Amor, pois todos os mandamentos da LEI resumem-se em: Amar a DEUS e ao nosso próximo.

Como ser grato a Deus? Que compromisso devo assumir para agradecê-Lo? O salmista escreveu: "Tomarei o cálice da salvação". Um cálice sem dor e sem amargura, bem diferente do que o Senhor tomou. Jesus orou três vezes ao PAI para que o livrasse do cálice da amargura de nossos pecados, mas disse que aceitava a vontade dEle em lugar da sua. Em troca ele nos oferece o cálice do seu sangue, um memorial da sua morte e uma profecia sobre o dia que vamos estar reunidos com Ele naquela Grande Ceia. Invocarei o nome do SENHOR.

"Pagarei os meus votos ao SENHOR" - isto, entre outras coisas, fala de testemunhar publicamente dos benefícios que recebo no dia a dia dEle. Meu talento é de escrever? então devo usar as melhores ferramentas para que seu nome seja conhecido em todos os cantos da terra - em português e inglês. Além do testemunho, não devo esquecer-me da orientação bíblica de nunca comparecer diante do SENHOR com as mãos vazias, no sentido financeiro. Jesus não disse "É dando que se recebe" frase hoje símbolo de corrupção política. "Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber."

E por fim: "SENHOR sou deveras teu SERVO", e um servo fiel procura fazer a vontade de seu SENHOR ,para agradá-lo, não por força, mas com espírito voluntário. Nosso Deus cuida muito bem de nós e não podemos passar nossa vida, anos após anos, dedicando-nos somente ao trabalho, aos estudos, ao lazer, etc., e nunca nos involvendo nas tarefas cristãs. Um cristão ocioso, sem compromisso com o Reino de Deus, é como um árvore de muitas folhas, de muitas flores que não se transformam em frutos. Somos livres do pecado para sermos alegres, e para que esta alegria continue, devemos ter um compromisso de trabalhar para o SENHOR dentro da sua vontade, daquilo porque fomos criados. Amor, paga-se com amor.

O Que você tem dado ao SENHOR em troca de tantos benefícios que ELE lhe tem dado? Se você quiser ser grata(o) a Ele, se hoje ouvir a voz do seu Espírito, não endureça seu coração ou não diga que vai começar amanhã.

autor: João Cruzué

Blog Olhar Cristão
cruzue@gmail.com

.

Um comentário:

Adeilde disse...

Oi amado, graça e paz de Cristo. Hoje por acaso eu entrei no seu blog e pude desfrutar dessa linda mensagem que me tocou a alma, lê-la foi como me sentir abraçada pelo amor do meu Deus e responsabilizada para dar-lhe por tanto amor mais amor. Obrigada por fazer a diferença em um veiculo muitas vezes usado de modo corrosivo para fins nada legais,abraços.