sexta-feira, novembro 02, 2007

A ponta do cipó

a ponta do cipó

João Cruzué

Há tempos temos observado como está dispersa a consciência dos líderes cristãos brasileiros. Uma desunião crônica que nos deixa fracos para a luta em prol do interesse genuinamente cristão. Martin Luther King, Jr. disse que tinha um sonho e a visão do Pastor King cumpriu-se por que o preço foi cobrado dele próprio. Ele pagou com sangue a liberdade do negro americano. A situação da Igreja Evangélica Brasileira precisa urgente de uma correção de rumo.

Há um mal que atinge todos os líderes cristãos, independentemente de que região do Globo onde eles estiverem - a "Síndrome de Salomão". É um termo nosso para tipificar uma crescente confiança em si próprios e o desvio do olhar para baixo, para o próprio umbigo.

Se isto é ruim? É claro que sim! O resultado é que "juizes" andam arrombando portas de igrejas para casamentos de desviados e os gays desta nação, pasmem: juntos hoje conseguem fazer uma pressão social tal, que amedrontam pastores e legisladores . E onde estamos nós os crentes? Diante dos fatos, por baixo. E indo direto ao ponto, aprendemos solidariedade apenas diante de ameças? Durante o mês de outubro foi uma verdadeira enxurrada de textos sendo veiculados na WEB. sobre o PL 122. Os irmãos acham, de fato, que Deus está contente com as atitudes das lideranças de nossas Igrejas? Estará Ele contente também com as atitudes de quem não lideram, mas que adulam?

Só o tempo dirá esta resposta. Mas, se nos próximos dez anos alguma coisa ruim acontecer a esta nação que retire a liberdade de pregar o Evangelho que hoje temos, não será por culpa das "ovelhas", mas de seus pastores. Hoje, ao nosso ver, muito mais preocupados com a política secular - com a devida observação de que existem louváveis e sinceras exceções. Esta inversão de valores, incontida, já mostra sinais do juízo do Senhor sobre a Igreja brasileira. Temo que a ira Dele se manifeste em dias não muito distantes para pufiricar sua Igreja como está escrito no Salmo 66:10.

Não existem três caminhos na Bíblia. O caminho largo, o estreito, e um caminho de largura mediana que possa satisfazer os que cocheiam.

Semanas atrás, fiquei muito surpreso ao atender um convite para uma celebração dos 15 anos de uma adolescente cristã. No início cerimônia seu pastor era a primeira pessoa da fila caminhando sobre um tapete vermelho, tendo a sua frente uma criança levando a Bíblia Sagrada. Atitude digna de louvor. Mas no final da festa, entremeando hinos evangélicos, lá estavam aquelas músicas de "funk" para atender o gosto dos ímpios. Só dos ímpios? Não! Tanto muitos jovens "crentes", quanto eles, estavam dançando animadamente. Meditando na questão, aquela adolescente estava verdadeiramente precisando de um bom conselho. Creio, que seu pastor deve ter ficado tão surpreso com os acontecimentos, quanto eu, pois jamais aceitaria que ele já estivesse acostumado com tais desvios.

Eu creio que este retrato em mais ou menos força nas cores, espelha o que deve estar acontecendo pelo Brasil inteiro. Décadas atrás, os jovens crentes buscavam o batismo com o Espírito Santo em vigílias nos finais de semana. Hoje, esta geração - com as devidas exceções - têm procurado por "baladas" que varam pelas madrugadas. O que é isto? Não se trata de nenhuma novidade - quando o Povo de Israel saiu do Egito em busca da Terra Prometida, também começaram a dançar ( nús) em volta de um bezerro de ouro.

Se os crentes são de faz-de-contas, em grande número, que conclusão posso tirar de seus mestres?

Uma Igreja que está dormindo. A maior preocupação da doutrina hoje é ainda o cabelo e a calça comprida, femininos. Estão coando o mosquito e engolindo uma cáfila de camelos com toda sorte de mercadorias mundanas. Aí, o poema de Maiacovsky sempre me vem à lembrança: " Um dia vieram de noite e colheram uma rosa em nosso jardim.... no outro dia o diabo veio e começou a semear o joio no campo do trigo e por os estar ALGUNS pastores dormindo (muito ocupados com a política secular e o "pudê") foram racionalizando a coisa, fingindo que não estavam vendo. Agora está chegando o tempo da colheita e pela "foto" dá para perceber que vamos ter uma farta safra de joio.

O pastor que souber disso, que há funkeiros e baladeiros em sua Igrejar e fizer vista-grossa, e não aconselhar, e se não for ouvido - disciplinar, já perdeu o amor pelas ovelhas que lhes foram entregue para cuidar e também vai perder a ponta do cipó com Deus. E quando o cipó do ministério pastoral arrebenta - não tem mais concerto com Deus.

Deuteronômio 28:13

autor: João Cruzué
cruzue@gmail.com

para o Blog Olhar Cristão
http://olharcristao.blogspot.com

free hit counters
Map IP Address


Nenhum comentário: