domingo, outubro 16, 2011

Planejando um Blog Evangélico de alcance mundial

.
João Cruzué

Há espaço na Internet para mais um blog evangélico? Minha resposta é: Sim! Da mesma forma que não vai faltar espaço para mais um pregador das boas novas de Cristo. Blogando desde 2005, sendo um dos mais antigos na weblogosfera, acredito que não chega a 2% o número de líderes cristãos que tomaram a atitude de apregoar as boas novas de Cristo na Internet, onde o meio mais fácil, simples e gratuito é um blog.

Quer uma informação estonteante? Quando você assume o púlpito para pregar uma mensagem, seus ouvintes são aqueles que estão ao alcance da voz. Quando você escreve aquela mesma mensagem e a publica em um blog, ele passa a ser um púlpito mundial. Isso é tão verdadeiro quando as pessoas de 204 países que já leram alguma coisa escrita por mim.

Você é um servo de Cristo? Trabalha com ministério de ensino? Foi chamado ao ministério da Palavra? Você não sabe em que ministério foi chamado, mas tem muitas experiências com Deus? Gosta de dar seu testemunho, mas não tem oportunidades para dizer quão grandes coisas o Senhor tem feito na sua vida? Por que ainda está perdendo tempo?

Saiba que Deus tem nos dado, através da tecnologia, ferramentas gratuitas para falar que Jesus salva, perdoa pecados, cura, liberta dos demônios, abre as cadeias dos cativos das drogas e ainda nos dá o direito à vida eterna. Se o Espírito de Deus arde em seu coração, aproveite esta oportunidade e aprenda publicar todas as coisas que emocionam a sua alma. Se o Senhor fala com você, também falará através das palavras que você escrever.

Mas guarde bem isso: a presença de Deus não traz confusão. Uma pessoa é pensar que é Deus quem está por trás de suas emoções, outra coisa bem diferente é a presença do Espírito de Deus. Nem todo o que diz: Senhor, Senhor, anda de fato na presença dele. Quer um exemplo, muito claro da vaidade humana querendo se passar por profetas de Deus? Então leia as palavras bonitas e cheias de teologia dos três amigos de Jó. Eram só palavras. E palavras que nunca tinha saído da boca de Deus. Mas, segundo está no Livro de Isaías, o que sai da boca de Deus, irá e prosperará naquilo para o que Deus determinou. A palavra irá, e não voltará vazia.

É muito fácil criar um blog. E também de graça. O primeiro passo é criar uma conta de email no Google, em www.gmail.com . Depois, com o mesmo nome de usuário, e a mesma senha, você poderá criar o seu blog em www.blogger.com . Por que este endereço é o melhor? Porque o Google é a maior ferramenta de busca do mundo. E também possui o maior arquivo digital. Ele arquiva o que você escreve, e depois deixa disponível a quem faz a busca. Naturalmente, para que tudo que você publique apareça na primeira página de buscas, vai demandar tempo e paciência.

Quanto à técnica, há muitos anos tenho compartilhado tudo que aprendi em Como Blogar e também em: Curso de Blogs . De graça aprendi e de graça estou compartilhando. Ultimamente tenho tido pouco tempo de sobra. Trabalho no horário comercial. Gasto duas horas para ir ao trabalho e outras duas para voltar. E mesmo assim, nunca tive má vontade em responder alguma dúvida de leitores interessados em publicar conteúdo cristão na Internet, começando por um Blog.

Depois de ter criado seu blog, comece escrevendo e publicando um texto por semana. Em um ano serão mais de 50. Aprenda, nos endereços que deixei acima, a colocar o título correto nos seus textos.

Olhe para o título que coloquei neste texto. À primeira vista você vai achar que é muita pretensão. Eu digo que não. Veja: De cada 100 visitas aos blogs da família olhar cristão, cerca de 5 a 10% vem de gente que fala espanhol. Já fui lido em cerca de 204 países do mundo, por causa, principalmente, de meus textos em inglês. Se você tem domínio destas duas línguas, então analise este plano: Se durante um ano, você conseguir postar dois textos por semana, de coisas de sua autoria, a partir desse tempo, praticamente tudo o que escrever vai estar disponível na segunda ou primeiras páginas de busca do Google. Tempo, originalidade, conteúdo = credibilidade. Leia de novo este parágrafo para entender o que estou dizendo.

As maiores oportunidades para falar de Jesus estão nas línguas espanhola e inglesa. Com a última, por exemplo, você pode ser lido em todo o mundo. Principalmente na China e na Índia, onde está praticamente a metade da população mundial, e na Europa.

Por acaso você entendeu o plano? Então vou resumir o que disse acima. Crie um blog. Mantenha regularidade na frequência de publicações. Coloque um título técnico em suas postagens. Se souber - realmente - inglês ou espanhol, publique nessas línguas. E use seu blog como um púlpito de alcance mundial. Sem se esquecer do tempo de maturação e da paciência para esperar pelo menos por um ano até começar a colher os maiores resultados. Um corredor de maratona não costuma vencer a prova na primeira participação. Mas se ele persistir, e planejar seus treinos, sua alimentação e mantiver o foco, a partir de certo tempo ele vai começar a ganhar suas provas. Assim também acontece aqui.

E se conhecer alguém na sua Igreja que tem talentos para escrever, não deixe de estimulá-lo(a) para que tenha conhecimento disto.

Escreva para glorificar a Deus e deixe que o mundo saiba.

Com muita esperança,

Irmão João Cruzué
Academia de Blogueiros Evangélicos
Associação de Blogueiros Cristãos




Um comentário:

_Bruny_ disse...

Olá,
obrigada por dispor seu tempo em "blogar"! Gostaria de divulgar mais meu blog, como fazer isso? Em que sites posso cadastrá-lo?

Grata,
Deus abençoe cada vez mais o seu trabalho.