domingo, outubro 02, 2011

O olhar de Jesus

.
.
seeing
Ator James Caviezel - A Paixão de Cristo, de Mel Gibson
.
---------------------------------------------------------------------

"Eu sou a luz do mundo; quem me segue

não andará em trevas, mas terá a luz da vida."

João 8:12
--------------------------------------------------------------------------------
João Cruzué

É notável a diferença entre o olhar de Jesus e a visão dos homens. Nascidos em iniquidade, habituam-se desde cedo ao egoísmo, ao pessimismo, ao desprezo e à desconfiança. Ajustam seu foco nas fraquezas, nos defeitos, explorando detidamente o lado mesquinho e hipócrita das pessoas. Jesus Cristo, a expressão viva do amor de Deus, não seguiu este padrão quando examinamos sua maneira de olhar através das páginas do Evangelho.

Quando Jesus viu Simão Pedro pela primeira vez, não criticou suas fraquezas, nem profetizou que o negaria, embora soubesse de tudo isso. Em lugar de ver uma cana (significado do nome Simão) Cristo profetizou por uma rocha (Cefas).

É assim que Cristo nos vê.

Quando nos aproximamos dele, não nos aponta o dedo em direção a nossas fraquezas para que murchemos e desanimemos. O olhar de Jesus procura intensamente por aquilo que há de bom em nosso interior, ainda que seja um átomo em um milhão de defeitos. O dia que você procurar por Ele, vai ser bem recebido.

Quando Jesus viu o baixinho Zaqueu, lá no alto da figueira, não zombou dele perante a multidão. Poderia ter dito: Eis aí o chefe dos coletores de impostos mais corrupto que já houve em Jericó. Não! ele não fez isto. Jesus olhava com os olhos do amor de Deus. Em lugar disso, Jesus se autoconvidou: Zaqueu, desce depressa, pois hoje me convém pousar em tua casa". Apenas um olhar e poucas palavras foram suficientes para produzir a mudança mais radical e a confissão mais sincera da vida de um chefe dos publicanos de Jericó.

Quando Jesus olhou para o coxo junto ao Tanque de Bestesda, ele não viu um aleijado. Um um paralítico inútil. Ele viu um homem. Um homem que depois de 38 anos de doença, ainda tinha esperança de andar. Enquanto todos viam um coxo maluco, mas Cristo olhava para um homem que seguia à caminho de casa com um leito nas costas.

Quando Jesus olhou para a mulher adúltera empurrada por mum grupo apedrejadores, ele não viu uma prostituta, mas uma jovem que precisava apenas de mais uma oportunidade para se levantar e nunca mais cair. Um olhar de misericórdia, que não encontra similar em outras religiões.

Quando Jesus mandou retirar a pedra do túmulo de Lázaro, ele não estava olhando para um cadáver mal-cheiroso, mas via um velho amigo caminhando diante de uma família de pessoas decepcionadas.

Jesus vê uma rocha onde todos veem uma cana seca.

Jesus vê um convertido sincero enquanto todos enxergam um fiscal corrupto sem possibilidades de recuperação.

Jesus vê um homem correndo e saltando, enquanto os conhecidos enxergam um coxo inútil e teimoso.

Jesus não atira pedras em quem está caído.

Jesus vê a vida, onde todos já desistiram ou taparam o nariz por causa do mau cheiro.

Jesus Cristo não vira as costas para quem bate à sua porta.

Em tempos em que é tão fácil descer a "lenha" na vida de nossos irmãos, não custa perguntar: de que maneira estamos olhando as pessoas. Se apenas conseguirmos enxergar defeitos, e nada mais que isto, temos um problema grave problema de visão.

O olhar de Jesus é misericordioso, amoroso, terno, atento àqueles que clamam por socorro. Se nossas virtudes fossem apenas a uma única gota d'água no fundo de um copo vazio, Ele volveria seus olhos para ela e nos diria: Me alegra muito que isto está em teu coração, "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida."

Este é o olhar de Jesus.



Curso Bíblico: Como se reconcilar com Deus





6 comentários:

Carolina disse...

Linda mensagem!!

joão disse...

Texto lindo!! Permita-me compartilhar com alguns conhecidos.

Deus inspirou esse artigo, louvado seja Ele!

Joao Cruzue disse...

Obrigado Carol,

Obrigado João.

Eu já o tinha publicado no blog de mensagens, mas não no Olhar Cristão.

Tem algumas pessoas que gostam dele, por iso, achei que ele ficou... diferente.

Agradeço o incentivo.

Peço orações, pois eu lido com instrução de autos de processos públicos.Isso tira me tira inspiração de escrever.

A Paz de Cristo,

Anônimo disse...

Mensagem especial assim não vem de um homem, mas de Deus. A glória é Dele, e o privilégio é do vaso!

Deivilly disse...

PAZ AMOR E GRAÇA...

GLÓRIA À DEUS MEU AMADO PELO TEU ENTENDIMENTO E PELO CORAÇÃO AMÁVEL PARA TRANSPARECER CRISTO... FICO MUITO FELIZ QUANDO ENCONTRO TEMPO (DEUS NA SUA BONDADE PERMITE)PARA LER ALGUMAS MENSAGENS SUAS... SE VOCÊ PUDER ME MANDE ALGUMAS MENSAGENS... PASSA TAMBÉM NO MEU BLOG, DÁ UMA CONFERIDA NO ESPÍRITO...RSRSRS...
NO AMOR DO SENHOR.

[ deivilly.t.s.lima@gmail.com ]
[ ministeriodesemeadores.blogspot.com]

Desativado disse...

ótima postagem, é realmente verdade! :)
Glória a Jesus, o Senhor dos Senhores!