domingo, outubro 02, 2011

O caminho da dependência de Cristo

..

"DEPENDENTE, SEMPRE"

Emaus
Caminho de Emaús

Tempos atrás, meditei nas palavras de Jesus: "Porque sem mim, nada podeis fazer." (João 15:5). Pensando no assunto, notei que essa palavra não é para todos. São para alguns. E alguns poucos.

Olhando à minha volta, encontrei pessoas interessantes, educadas, realizadas com tudo que se pode entender necessário para uma vida feliz. No entanto, algumas dessas mesmas pessoas não acreditam na existência de Deus, ou as que acreditam, vivem longe, sem O conhecer ou sem manter qualquer relacionamento, por menor que seja, com Ele. Pensando nisso, entendi que uma "boa vida" não exige necessariamente a presença de Deus. Muitos "vivem" sem ele. E muitos vivem muito bem, alcançam postos elevados, são respeitados e admirados...

Com isso, pensando nessas pessoas que, aparentemente, têm tudo mas não vivem Deus, conclui que quando Jesus disse que nada se podia fazer sem ele, ele se referia a um grupo de pessoas diferenciadas. Pessoas dependentes!

Então, pensei na humanidade dividida em dois grupos distintos: primeiro, aqueles que são felizes e conseguem tudo sem Deus e de outro lado aqueles que nada podem sem Deus.

Imediatamente me perguntei: Em qual grupo eu quero estar?

Sem pestanejar respondi pra mim mesma: eu quero sempre, todos os dias da minha vida, estar no grupo que não faz nada sem Jesus, que não dá um passo sequer sem a sua presença.

Pode parecer estranho, mas a coisa mais linda e mais satisfatória nesse mundo é depender de Deus. Eu explico. Em outras reflexões, entendi a origem da minha dependência de Deus.

Primeiro, todos temos limites, certo? Por mais inteligentes, espertos ou bem articulados que sejamos, nós temos limites. Uns conseguem mais e outros menos, mas o fato é que todos são limitados. Em algum momento eu alcançei o meu limite e o meu Deus me levou além. Com seu amor, fez com que eu ultrapasse barreiras que eu sozinha não podia. Com isso, fui para um lugar maior que eu.

Dai por diante não parei mais. Ele foi me levando à lugares maiores, mais altos, indo mais longe do que eu podia sequer imaginar. Nesses lugares eu não poderia andar sozinha, até porque não havia chegado ali sozinha. Eu não conseguiria caminhar sem que ele estivesse comigo!

Em outras palavras, Deus me levou a lugares que eu só poderia estar se estivesse com Ele. Lugares além das minhas possibilidades, e por estar aquém de tudo isso, a presença de Deus me acompanhando era indispensável pra minha própria existência, tal como era.

Por isso, afirmei sem pensar que eu só posso estar no grupo daqueles que dependem de Deus, de Jesus e do Espírito Santo, todos os dias em que eu viver!

Não posso viver sem ele. Ele é quem me sustenta, me guia, quem me faz andar por lugares mais altos do que eu, quem me leva além dos meus limites.

Desde pequenos buscamos independência. Com o passar do tempo, as referências vão mundando, mas a busca é a mesma. Queremos fazer do nosso jeito, queremos ter autonomia para andarmos segundo nosso entendimento.

Queremos ser donos de nós mesmos. Nesse contexto é díficil enterdermos como "ser dependente" pode ser bom. Sei porque vivi isso, sonhava em fazer a minha vontade. Quando criança e adolescente, pensava em crescer e tomar as rédeas da minha vida.

Mas Deus me surpreendeu e mostrou que mais fascinante do que escrever a minha história, era viver a história que ele já havia escrito pra mim, antes mesmo de abrir meus olhos neste mundo pela primeira vez.

Desde que eu entreguei as direções da minha vida em suas mãos, tenho vivido milagres e sobrenaturais que eu quase nem posso acreditar. É lindo! Maravilhoso! Incrível! Não há nada melhor do que depender de Deus!

Se todos pudessem se desprender do visível, se pudessem crer e se disponibilizar a entrar no grupo daqueles que nada fazem sem Jesus, viveriam milagres e coisas sobrenaturais em suas vidas. Experimentariam um novo fundamento e teriam suas vidas transformadas para sempre!


Alinye Korine é estudante.



.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa noite. Também sou um estudante assim como você e comecei a desenvolver Síndrome do Pânico recentemente por muitas questões relativas a Deus. Acredito que Deus permitiu que eu passasse por tudo isso. E finalmente, compreendi o seu amor por mim e a sua misericórdia, pois eu achava que ele não estava comigo. Hoje eu não sinto mais medo do porvir e deixei a minha vida em suas mãos, pois eu dependo dele para tudo. Deus te abençoe ricamente!