domingo, julho 27, 2025

População Evangélica no Censo IBGE 2022

  


São Paulo, 27 de julho de 2025.

Artigo de João Cruzué.

Este é  um artigo técnico, porém, desde o início vou fornecer os dados que meu leitor tem interesse.  Ao longo do texto, vou deixar justificativas, memórias de cálculos e dados estatísticos. No final, minhas considerações. Ponto.

1. A população evangélica do Brasil, contada no Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE em 2022, divulgada com atraso em 06 de junho de 2025 foi de 47.418.024 (26,90%) fiéis. Contudo, como o IBGE não incluiu 26.775.432 habitantes na base estatística religiosa,  fiz esta inclusão mantendo a mesma proporção do IBGE. Assim,  cheguei a 54.619.477 cristãos. 

Quadro 1 - elaborado por João Cruzué

   A soma dos números do grupos religiosos e não religiosos divulgados no Portal do IBGE dá 176.305.024 pessoas (acesso em 27/07/2025)


2. Os números da população brasileira divulgados sob o aspecto religioso (Base Religiosa), estão informados no portal Ibge panorama. Utilizei estes números e os coloquei no Quadro 2, abaixo:

Quadro 2 - Elaborado por João Cruzué

            Da leitura deste quadro, você verá que a SOMA dos números dos grupos religiosos e dos sem religião divulgados pelo IBGE não é o total da população brasileira, mas apenas 86,82% dela, ou seja, 176.305.324 pessoas.  Ora, a população oficial informada no topo da página: Ibge panorama é de 203.080.756 habitantes. Portanto, os 26.775.432 (13,18%) estão fora do cômputo da base religiosa.

Memória de cálculo: 176.305.324  (86,82%) + 26.775.432 (13,18%) = 203.080.756 (100,%).

3.  Os percentuais dos grupos religiosos e dos sem religião não foram informados na página do IBGE, mas em reportagem/sem o nome de autor, no portal G1 - Publicação Censo Ibge. Ali, o G1 informou que os católicos caíram para 56,84%, evangélicos  cresceram de 21,6% (2010) para 26,90%. 

4. Quando utilizei os dados da  base religiosa do IBGE e os somei, verifiquei que os percentuais eram praticamente iguais aos publicados na reportagem do G1 diferem pouca coisa. Foi assim que observei que a contagem [na verdade projeção] dos grupos religiosos tinha percentuais semelhantes aos do G1, com uma diferença: descobri que 26.775.432 inidivíduos estavam fora da base de dados da religião.

5. Em 05 de janeiro de 2016 [nove anos atrás] publiquei um post com a estimativa das populações católica e evangélica  para o Censo de 2020, que acabou sendo realizado em 2022. Da leitura do quadro 3, você verá que minha projeção da população católica foi justa: 56,5% (a do censo 2022: 56,7%), mas dos evangélicos, não. Projetei 36,8%, mas pelo IBGE, calculada pelo G1 foi de 26,90%.

Quadro 3 - elaborado por João Cruzué



6. Memória dos Cálculos e Projeções Estatísticas para o Censo IBGE 2020  de minha publicação em 2016. Quero informar que não vou torcer dados e fazer malabarismos para justificar falha de projeção. Convido a continuar a leitura porque em meu entendimento o IBGE divulgou dados atípicos. Você vera que posso ser bem consistente na exposição dos dados. O julgamento é seu.

1ª Incoerência: O próprio IBGE divulga em seu portal a projeção da população brasileira, ano a ano. Por exemplo as projeções de 2000 até 2070 estão neste link: Projeção para 2020. Aqui você verá que a projeção da população para 2022 pelo IBGE era de 210.862.983 habitantes. Em  2016 essa base era de 212.077.375. Quanto o Censo do IBGE contou em 2022? Contou 203.080.756 habitantes.  Foram 7,7 milhões de pessoas abaixo da própria projeção. Abaixo vão os dados compilados da página do link: 

  A projeção do ano 2000 era de 174.695.935 hab. O Censo contou 169.870.803 (-2,7620)

  Para 2010: 194.749.329  - O Censo contou 190.755.799 (-2,0506%)

  Para 2020: 209.164.889 .

  Para 2022: 210.862.983 - O Censo contou 203.080.756 (-3,69066%)

  Para a projeção do Ibge para 2030: 216.973.093 .

7. Questão interessante: A contagem estatística dos dados do Censo de 2022 foi fidedigna? Bem para responder a isso pode-se fazer este teste: pergunte para 10 pessoas, de diferentes famílias, se o Agente do IBGE passou na casa deles. Por que estou propondo isto: de 3 pessoas que perguntei,  em 2 o IBGE não apareceu para contagem. Fiquei surpreso. Normalmente, as projeções do próprio IBGE  x a contagem dos censos divergem para menos em  torno de 2%. Desta vez (2022) foi menor em 3,69%. Quase 4%.

Memória: Projeção do IBGE para 2022: 210.862.983  x contagem  de 203.080.756 habitantes.

2ª Incoerência - Queda abrupta de taxa média anual de crescimento,

8.  Por que a projeção da população evangélica que fiz em 2016, de 36,8%  em 2020 de evangélicos ficou tão distorcida? Resposta: eis um enigma que vamos tentar dissecar dentro da lógica.

- Vamos começar com a taxa média anual de crescimento dos evangélicos no período de 19 anos, entre o Censo de 1991 e Censo de 2010  que foi de 6,322351009%. Como se faz este cálculo?

Memória: a) 42.275.437 ( - ) b) 13.189.285 =  c) 20.086.152.

Onde 'a' é população evangélica no censo do IBGE de 2010 e 'b' a população do Censo de 1991. O resultado de 20.086.152  representa um crescimento de de 3,2052864882365 (320,53%). 

O cálculo da taxa média anual nestes 19 anos é o índice de 3,2052 elevado a pontência  1/19.  Este cálculo 6,322351009% ao ano (ou 6,32%). Acho razoável que se esta taxa de crescimento retratou o crescimento dos evangélicos durante 19 anos, não distorceria  muito a minha projeção para o Censo de 2020, que acabou sendo realizado em 2022,  por causa da Covid-19.

Outra projeção mais  conservadora vou fazer agora. Digamos que os 19 anos entre 1991 a 2010 foram anos de muito crescimento. Então, vamos tomar o período de 30 anos entre o Censo de 1980 e o de 2010. Neste caso, a população evangélica (informada pelo IBGE) em 1980 era de 7.885.846 fiéis e a de 2010, 42.275.437 (os dois dados estão no Quadro 3).  

O quociente da divisão de 5,36092601859 potenciado a 1/30, dá uma taxa média anual de crescimento entre  1980 a 2010 de 5,7567250914% (quase 6%)

9. Projetando a taxa média anual de  crescimento de 19 anos de 6,322351009%, sobre a população evangélica do censo de 2010 de 42.275.347 x  2,08686739816  = 88.223.231 cristãos. Isto representaria 43,42% de 203.080.756 (população brasileira).

10. Vamos considerar que a taxa média de crescimento anual no período de 19 anos (1991 a 2010) seja exagerada. Então, vamos fazer a projeção com a taxa média de crescimento anual  no período de 30 anos, 1980 até 2010, que foi de 5,7567250914%

Memória: 42.275.437 / 7.885.846 = 5,36092601859 e    5,36092601859^(1/30) = 5,7567250914%.
 
Projetando esta taxa média anual de crescimento de 2010 a 2022, eu a potencio  assim:

1,057567250914^12 = 1,957473654.  Multiplicando este índice por 42.275.437 = 82.753.054 cristãos.

11. Anotem estas duas projeções: 88.223.231 com  taxa média anual de crescimento de 1991 a 2010 ou 82.753.054 pela taxa média de crescimento anual de 1980 a 2010.

12. Entretanto, pelos números do IBGE, complementados com a proporcionalidade dos 26.775.432 (fora da base religiosa) o Brasil contava pelo IBGE um percentual de evangélicos de 26,90% sobre 203.080.756, ou seja 54.619.477.

13. Agora veja a parte sensível  ou crítica deste número. Se divido estes 54.619.477 pela população evangélica do Censo de 2010 de 42.275.437, tem-se um  crescimento  em 12 anos de 1,291990  ou 29,1990%.  O cálculo da média de crescimento anual nestes 12  anos deu: 1,021578206, ou 2,1578%.

 
CONSIDERAÇÕES.

De acordo com o Censo de 2010, o número dos evangélicos no Brasil divulgado pelo IBGE era de 42.275.437 crentes. 

De 1980 até 2010 a taxa média anual de crescimento foi de 5,7567%. Já pelo  cálculo no período entre 1991 a 2010, a taxa média anual de crescimento foi de 6,3223%.

De repente, em um período de 12 anos, entre 2010 e 2012, o Brasil tem apenas 26,90% de evangélicos, ou 54.619.477, (dados do Censo + dados fora da base), ocorrendo uma abrupta e inexplicável queda de crescimento da média anual de 5% ou 6% ano,  para 2,15%.

Sendo observador atento e leitor de várias  mídias, não me lembro de nenhuma explicação lógica para  queda tão abrupta da taxa anual de crescimento da Igreja Evangélica.

Ainda há duas considerações  a fazer neste caso. 

A  primeira: por que o IBGE não inclui na base religiosa os 26.775.432 indivíduos que faltam para chegar à população  oficial brasileira de 203.080.756 pessoas. Seriam eles evangélicos? 

A outra: poderia ser um suposto arrefecimento do fevor na pregação do Evangelho fora das quatro paredes.  Não creio.

Considerando que os dados estatísticos apresentados não são produto de chutômetro nem fake a fonte da Informação  usada (IBGE),  posso formular a seguinte hipótese: ou a contagem dos evangélicos nos quatro censos do IBGE de 1980, 1991, 2000 e 2010 estava sistematica e metodologicamente incorreta e a do Censo de 2022 fidedigina ou  a contagem do IBGE do atual Censo está distorcia e a dos quatro Censos anteriores fidedignas.  Faça um complemento da minha pesquisa e forme sua opinião.

Irmão João Cruzué

SP- 27, de julho de 2025.

Autorização:  Autorizo a reprodução deste artigo e apreciaria que o máximo de líderes evangélicos tomassem conhecimento da situação que retratei. cruzue@gmail.com.



segunda-feira, abril 21, 2025

A luta do Papa Francisco contra a chaga da pedofilia aberta pelos padres católicos.

 

Fonte: Observatório Romano
(17.12.1936 - 21.04.2025)

João B.  Cruzué

Desde o dia 13 de março de 2013, quando apareceu pela primeira vez na sacada da Basílica de São Pedro, o Cardeal Jorge Mario Bergoglio - Papa Francisco -  chamou a atenção. Nascido em Buenos Aires, tornou-se o primeiro papa latino-americano, o primeiro jesuíta a assumir o cargo e o primeiro a escolher o nome Francisco, inspirado em São Francisco de Assis.

Desde o início, Francisco tem tentado trazer a Igreja para mais perto das pessoas, especialmente das mais simples. Ele rejeitou muitos dos símbolos de luxo tradicionalmente associados ao papado: mora na Casa Santa Marta, e não no Palácio Apostólico,  usa vestimentas mais simples. 

Uma das marcas fortes de seu pontificado é a defesa incansável dos pobres, dos imigrantes, dos refugiados e das vítimas da injustiça social. Ele denuncia com frequência os excessos do capitalismo e a "cultura do descarte", que marginaliza os mais vulneráveis. Também tem sido um crítico firme das desigualdades e da falta de solidariedade nas sociedades contemporâneas.

Francisco promoveu reformas importantes na estrutura do Vaticano. Criou conselhos de cardeais para auxiliá-lo na reestruturação órgãos internos da Igreja, tentando torná-los mais transparentes e eficientes. Uma de suas preocupações tem sido com as finanças da Santa Sé, buscando mais clareza no uso dos recursos da Igreja.

Francisco publicou encíclicas que marcaram época. A Laudato Si’ (2015), por exemplo, foi a primeira dedicada inteiramente ao cuidado com o meio ambiente, chamando a atenção para a crise ecológica como uma questão moral. Já em Fratelli Tutti (2020), ele propôs uma nova forma de fraternidade global, que vá além das fronteiras, ideologias e religiões.

O Papa também se destacou pelo esforço de aproximação com outras religiões. Encontros com líderes muçulmanos, judeus e ortodoxos têm sido constantes, com destaque para a histórica viagem ao Iraque em 2021, onde pregou a paz entre cristãos e muçulmanos em um território marcado pela guerra.

Por outro lado,  enfrenta resistência dentro da própria Igreja. Suas propostas de abertura pastoral, como o acolhimento a pessoas LGBT, a atenção a casais divorciados e sua crítica ao clericalismo, são mal-recebidas por setores conservadores. Ainda assim, ele tem insistido numa postura de escuta, promovendo um processo de sinodalidade — ou seja, mais participação da base da Igreja nas decisões.

Ao longo de mais de uma década de pontificado, Francisco deixou claro que mais do que governar, desejava pastorear. Seus gestos de afeto, suas viagens a lugares esquecidos do mapa e seu olhar constante para os que sofrem fazem dele uma liderança espiritual com impacto muito além dos muros do Vaticano.

Francisco foi embora ontem, com 88 anos de idade, depois de um AVC fulminante.

Em meu entendimento, o Papa Francisco usou boa parte de seu pontificado para pedir perdão em nome da Igreja pela chaga aberta por milhares de padres pedófilios, desde o início.  Como isto sempre foi feito com diante da imprensa, com um microfone na boca, minha opinião não mudou: puro pragmatismo. Ele foi o Papa que tinha um propósito formal: pedir, e pedir perdão pelos estragos da pedofilia até que a sociedade católica ficasse cansada ou satisfeita. Posso até estar errado, mais está é minha impressão dos fatos.

Entre os diversos pedidos públicos de perdão por abusos sexuais cometidos por membros do clero, especialmente padres, nas seguintes ocasiões:


📍 1. Abril de 2014 – Primeiro pedido público de perdão (Vaticano)

  • Em um encontro com a Comissão Pontifícia para a Proteção dos Menores, Francisco fez seu primeiro pedido oficial de perdão pelos abusos cometidos por padres.

  • Disse: “Sinto-me chamado a assumir pessoalmente o pedido de perdão pelos danos que foram causados por clérigos a estas crianças.”


📍 2. Julho de 2014 – Missa com vítimas no Vaticano

  • Encontro pessoal com vítimas de abuso da Irlanda, Alemanha e Reino Unido, seguido de uma missa privada.

  • Francisco chorou e pediu perdão em nome da Igreja: “Peço humildemente perdão. Não há lugar no ministério da Igreja para quem abusa de menores.”


📍 3. Setembro de 2015 – Visita aos Estados Unidos

  • Em visita à Filadélfia, uma das dioceses mais afetadas por escândalos de pedofilia, Francisco pediu perdão às vítimas e suas famílias.

  • Disse: “Deus chora pelos abusos contra menores. O clero que cometeu esses crimes traiu a confiança de Deus e a dos fiéis.”


📍 4. Janeiro de 2018 – Visita ao Chile

  • Após inicialmente defender um bispo acusado de acobertar abusos, Francisco foi amplamente criticado.

  • Ao retornar a Roma, reconheceu seu erro e pediu perdão às vítimas chilenas, dizendo que sentiu "dor e vergonha".

  • Mais tarde, convocou todos os bispos chilenos a Roma e, em um gesto sem precedentes, aceitou a renúncia coletiva de 34 deles.


📍 5. Agosto de 2018 – Carta ao povo de Deus

  • Após o relatório da Pensilvânia, que revelou mais de 1.000 casos de abusos cometidos por padres ao longo de décadas nos EUA, Francisco publicou uma carta aberta global.

  • Reconheceu o sofrimento das vítimas e afirmou: "Com vergonha e arrependimento, como comunidade eclesial, pedimos perdão."


📍 6. Março de 2019 – Encontro com presidentes das Conferências Episcopais (Vaticano)

  • Convidou líderes da Igreja de todo o mundo para discutir o combate aos abusos.

  • Em sua fala de encerramento, reforçou que "o abuso de menores é um crime horrendo" e reafirmou o compromisso com a tolerância zero.


📍 7. Setembro de 2024 – Visita à Bélgica

  • Durante visita pastoral, voltou a pedir perdão em um discurso fortemente emotivo:
    “A Igreja deve sentir vergonha e pedir perdão por não ter protegido seus filhos.”

  • Foi um gesto simbólico, em um país onde a crise de abusos ainda gera profundas cicatrizes.


Esses pedidos de perdão não foram apenas palavras: eles vieram acompanhados de ações estruturais, como:

  • Criação de normas obrigatórias de denúncia (Vos Estis Lux Mundi, 2019);

  • Julgamentos e punições de clérigos e bispos;

  • Encontros com vítimas e escuta ativa de seus testemunhos.


Por fim, em relação ao Brasil, sempre este alinhado com os políticos da esquerda, a  contragosto da ala conservadora da Igreja Católica Brasileira. 


TESTAMENTO  DO PAPA FRANCISCO PUBLICADO NO PORTAL DA SANTA SÉ:

"Em Nome da Santíssima Trindade. Amém.

Sentindo que o crepúsculo da minha vida terrena se aproxima e com firme esperança na Vida Eterna, desejo expressar os meus últimos desejos relativamente ao meu local de sepultamento.

Sempre confiei a minha vida e o meu ministério sacerdotal e episcopal à Mãe do Nosso Senhor, Maria Santíssima. Portanto, peço que os meus restos mortais repousem, aguardando o dia da ressurreição, na Basílica Papal de Santa Maria Maior.

Desejo que a minha última jornada terrena termine precisamente neste antigo santuário mariano, onde vou rezar no início e no fim de cada Viagem Apostólica para confiar fielmente as minhas intenções à Mãe Imaculada e para agradecer o seu terno e materno cuidado.

Peço que o meu túmulo seja preparado no nicho de sepultamento na nave lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza da mencionada Basílica Papal, conforme indicado na planta anexa.

O túmulo deverá ser no chão; simples, sem ornamentação particular, e ostentando apenas a inscrição: Franciscus.

As despesas para a preparação do meu sepultamento serão cobertas por uma quantia fornecida por um benfeitor, que providenciei para ser transferida para a Basílica Papal de Santa Maria Maior. Dei as instruções apropriadas a Mons. Rolandas Makrickas, Comissário Extraordinário do Capítulo Liberiano.

Que o Senhor conceda a merecida recompensa àqueles que me quiseram bem e continuarão a rezar por mim. O sofrimento que marcou a parte final da minha vida, ofereço-o ao Senhor, pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos.

Domus Sanctae Marthae, 29 de junho de 2022."

Fonte: Santa Sé