sábado, março 31, 2018

50º aniversário da morte do Pastor Martin Luther King


POR: JOÃO CRUZUÉ



"Nosso objetivo é tanto livrar o homem branco dos erros da segregação quanto libertar o homem negro. Se nos esquecermos disso, então falhamos" (MLK).

1. HOMENAGENS DA UNIVERSIDADE DE BERKELEY

Campanário da Universidade de Berkeley
(tradução)
O grande sino de 5 toneladas do Campanário  da Universidade de Berkeley,   prestará uma homenagem de  39 badaladas, quarta-feira, dia 4 de abril de 2018, pelo  transcurso do50º aniversário de assassinato do Pastor Dr. Martin Luther King Jr. Isso honrará um pedido do National Civil Rights Museum (Museu Nacional dos Direitos Civis) para que os sinos das igrejas e dos campi em todo o mundo participem do "MLK 50 Bell Toll" (50 badaladas por Martin Luther King). Dr. Martin Luther King, um pastor batista e ativista americano da não-violência, foi morto a tiros aos 39 anos em 4 de abril de 1968, em Memphis, Tennessee.


-----



2. HOMENAGENS DA  UNIVERSIDADE DE HOUSTON

(tradução)
Em 4 de abril de 1968, foi assassinado em Memphis, no estado do Tenessee, o Pastor Dr. Martin Luther King, Jr., o mais proeminente líder dos direitos civis do século XX.
Em memória da vida e do trabalho do Dr. King, o Dr. Antonio D. Tillis, Reitor da Faculdade de Artes Liberais e Ciências Sociais e MD Anderson Professor de Estudos Hispânicos na Universidade de Houston, convida você para um programa comemorativo dos aclamados direitos civis, ativista e ganhador do Prêmio Nobel da Paz no 50º aniversário de sua morte. O evento será realizado em 4 de abril de 2018, na Universidade de Houston, A. D. Bruce Religion Center, localizado na Cullen Boulevard nº 3.841.





---

3. HOMENAGENS DA YALE UNIVERSITY



Transmissão ao vivo do culto solene em 12 de março de 2018


(tradução)

Uma abordagem "fiel" dos problemas públicos mais urgentes da nação americana.

Vivendo, hoje,  o legado dos 50 anos da morte do Pastor Dr.  Martin Luther King.

Para comemorar o 50º aniversário da morte de Martin Luther King, Jr., a Yale Divinity School da Universidade de Yale  e o Capítulo de Memphis do Movimento Moral Mondays sediarão um painel no Templo Israel, em Memphis, sobre a revitalização do legado do Pastor King e o avanço dos direitos civis hoje. Os painelistas são:

Traci Blackmon, Ministra Executiva dos Ministério de Justiça e Testemunho, Igreja Unida de Cristo; 

Katie Bauman, Rabina associada do Temple Israel em Memphis;

Gerald Durley, Pastor Sênior Emérito, da Igreja Batista Missionária Providência em Atlanta;

Eboni Marshall Turman, professora assistente de teologia e religião afro-americana, da Yale University Divinity School;

Jonathan Judaken, Professor, do Rhodes College (moderador).



----


4. CASA BRANCA 
(tradução)


[...] "Este ano marca o 50º aniversário da morte do Dr. King, que foi tragicamente assassinado em 4 de abril de 1968. Ao nos aproximarmos deste marco solene, reconhecemos a dívida contínua da nossa nação com o legado do Dr. King. Dr. King defendeu o mundo - O que ainda exigimos - onde os direitos sagrados de todos os americanos sejam protegidos, comunidades rurais e urbanas são prósperas de costa a costa, e nossos limites e nossas oportunidades são definidos não pela cor de nossa pele, mas por o conteúdo do nosso caráter. Lembramos a imensa promessa de liberdade que está na base da nossa grande República, a responsabilidade que se exige de todos nós, que reivindicamos seus benefícios, e dos muitos sacrifícios daqueles que vieram antes de nós. (Presidente Donald Trump).



O Presidente Donald J. Trump entrega uma caneta a Isaac Newton Farris Jr., sobrinho do líder dos Direitos Civis assassinado Pastor Dr. Martin Luther King, Jr., depois de assinar uma proclamação em homenagem ao Dia de Martin Luther King Jr. (White House)






SP 31/3/18


.

sexta-feira, março 30, 2018

Meteograma Cidade de São Paulo período de 01 a 10 de abril 2018


Crédito: Inpe/Cptec

Vou manter a publicação com intervalos de uma semana.

Meteograma: de 31/03 a 10/04/18.



Print screen: João Cruzué
Data: 30.3.18
Hora: 16:27




domingo, março 25, 2018

Pimentas ornamentais - quatro anos depois da gertrudis


Por: João Cruzué

Voltei a cultivar pimentas ornamentais, a partir de sementes de sucessivas gerações de plantas que vieram da gertrudis, este lindo pé de pimenta malagueta anão, que aparece na janela do escritório, em foto clicada por mim, em maio de 2014. Esta pimenteira não suporta frio, também não vinga frutos em ambientes fechados.

Como a gertrudis estava soltando muitos botões de flores,  eu tive de levá-la para casa para que o vento ou algum inseto fizesse a polinização. Com menos de 5 minutos no meu quintal, eu pude ver algumas abelhas, muito pequenas, pousando em suas flores e saindo com as patinhas cheias de polem branco. Depois, eu me lembrei que no muro do quinta havia uma colmeia. 

Quatro anos se passaram. Também  já se forma, pelo menos, cinco gerações de gertrudinhas.

Como você vai ver mais abaixo, uma colmeia de abelhinhas está morando no muro do meu quintal. A qualquer hora do dia, eu as veja pousando nas flores dos meus pés de pimenta. É o que se pode chamar de meio ambiente sustentável, não é?  As abelhinhas gostam do polem das getrudinhas, e estas fazem com que as flores se transformem em pimentinhas. Depois das fotos, veja nosso vídeo, lá em baixo.


Pimentas ornamentais - fotos de João Cruzué

Gertrudis - foto de maio/2014



 Mudas de sementes de sucessivas gerações de gertrudinhas - data: 9 de fevereiro de 2018


 13 de fevereiro de 2018



17 de março de 2018



 Gertrudinhas - 24 de março de 2018


 24 de março de 2018


 24 de março de 2018


Gertrudinha em 24 de março de 2018
(mais ou menos 50 dias de idade)






Fotos e vídeos de João Cruzué
(Se copiar, coloque meu nome e o endereço do meu blog)






segunda-feira, março 12, 2018

Momento difícil da política brasileira

Scar e as hienas
Por João Cruzué

Sou uma pessoa temente a Deus desde meus 19 anos. Era adolescente no tempo da Ditadura Militar, e trabalhava no Centro de São Paulo, quando ocorreu o comício das Diretas Já. Assisti ao anúncio da morte de Tancredo Neves pelo seu  porta-voz Antônio Brito. Passei pelo Plano Cruzado de José Sarney, pela eleição de Collor, o Plano Real lançado pelo Presidente Itamar Franco, a introdução do instituto da reeleição pelo Sr. Fernando Henrique Cardoso e da esculhambação da moralidade pública dos últimos três presidentes: Lula, Dilma e Temer. Além de tudo isso, também presenciei a Igreja Evangélica  levando seus pastores aos assentos das Casas Legislativas, trocando o arado da chamada espiritual pelos pratos de lentilhas navegando nas ondas de um ativismo generalizado.

Quando o Judiciário atropela o Legislativo, quando o Executivo cabresteia o Legislativo e a Igreja  deixa sua missão de pregar o Evangelho e começa a gostar de representação política, à primeira vista  se nos parece que a Casa está sem autoridade. No meio de tudo isso, uma corrupção desenfreada. E de onde brota tanta corrupção: de dentro das famílias. Famílias ímpias, famílias ateias, famílias católicas e famílias evangélicas. A corrupção não é inerente aos animais. Ela nasce dentro das famílias dos brasileiros. Isso impossível de negar. E o Brasil desbanca qualquer país do mundo em grandezas financeiras de corrupção. Sempre na casa dos milhões.

A segurança pública está em colapso. A Cidade do Rio de Janeiro hoje, é o cartão postal do que está para acontecer no Brasil inteiro. A polícia está sendo acuada por criminosos que cresceram no vácuo de poder ou indiferença do Estado. A população está ficando desesperada. Com o volume da corrupção e a falta de segurança.

Para onde isso vai?  Do jeito que o vento sopra, estamos caminhando para ser um grande "venezuela". Se aparecer algum salvador da pátria prometendo acabar com a bandidagem e a corrupção - não importa quem seja - tem enormes chances de ser eleito no primeiro turno.

Se alguém tem juízo e pensa um pouco, sabe que agora somente oração não vai resolver. Vai ser preciso  muito jejum para nosso país, na ânsia de caçar os ratos, coloque um leão em vez de um gato na presidência.  

Quando a sociedade aceita a usurpação de qualquer poder sobre o Legislativo (por pior que ele seja) está aberto o caminho para a ditadura. O povo entra na história como massa de manobra. A imprensa é amordaçada, os sindicatos cabresteados e a Igreja vai perder a imunidade tributária.

Quem tem ouvidos, não apenas ouça, mas pense e tome uma atitude sábia. Que Deus nos livre e guarde da tempestade que hoje está soprando na divisa Norte.








sábado, março 10, 2018

Biografia Atualizada de Billy Graham


99 anos
William Franklin Graham
07.11.1918  - 21.02.2018

Tradução: João Cruzué

“Meu objetivo de vida é ajudar as pessoas a encontrar uma relação pessoal com Deus, que creio, vir pelo conhecimento de Cristo." - Billy Graham.

O evangelista Billy Graham aceitou literalmente a Cristo quando Ele disse em Marcos 16:15, ide vós por todo o mundo pregar o Evangelho a toda criatura. O Pr. Graham pregou o Evangelho a mais pessoas em reuniões públicas que qualquer outro na história – cerca 210 milhões de pessoas em mais de 185 países e territórios, incluindo Missões Mundial e Global. Centenas de outros milhões mais foram alcançados pelos seus programas de televisão, vídeos, filmes, e internet.

Desde a cruzada de 1949, em Los Angeles, quando chamou a atenção das pessoas, Billy Graham levou centenas de milhares de indivíduos a tomar decisões pessoais de viver para Cristo - que é a força do seu ministério. Nascido em 07 de Novembro de 1918 em Charlotte na Carolina Norte a quatro dias do Armistício que terminou com a Primeira Guerra Mundial, Billy Graham criou-se em um sítio de gado leiteiro. Cresceu durante a grande depressão dos anos 30, por isso aprendeu o valor do trabalho duro na fazenda da família, mas lá, ele também encontrou tempo para passar muitas horas no celeiro lendo muitos livros assuntos variados.

No outono de 1934, com 16 anos de idade, Billy Graham fez um compromisso pessoal com Cristo pelo ministério de Mordecai Ham, um evangelista itinerante, que visitou Charlotte para uma série de reuniões de avivamento.

Foi Ordenado em 1939 por uma igreja da Convenção Batista do Sul, e recebeu uma formação sólida na Sagradas Escritura pelo Instituto Bíblico da Flórida ( Colégio Trinity da Flórida). Em 1943 ele se graduou na Faculdade Wheaton de Illinois e casou-se com sua colega de escola, Ruth McCue Bell, filha de um cirurgião missionário que tinha passado os 17 primeiros anos de sua vida na China.

Planejada durante três semanas, a cruzada de Los Angeles em 1949 lançou Billy Graham à proeminência internacional. Suas reuniões transcorreram ao longo de oito semanas, com multidões superlotando, toda noite, uma tenda erguida no centro da cidade . Suas cruzadas subseqüentes foram do mesmo modo extensas - a de Londres que durou 12 semanas e a de Nova York, no Madison Square Garden, em 1957, que aconteceu à noite durante 16 semanas consecutivas.

Hoje com 87 anos de idade, Billy Graham e seu ministério são conhecidos em todo globo. Ele pregou sermões em remotas aldeias africanas e também no coração da Cidade de Nova York; para chefes de estado em todo mundo, mas também a bosquímanos africanos , aborígenes da austrália e para tribos nômades da África e do Oriente Médio.

A partir de 1977, ao Pr. Graham foi concedido a oportunidade de conduzir missões evangelísticas em praticamente cada país da antiga aliança política oriental, inclusive à União Soviética. Fundou em 1950 a Associação de Evangelistica Billy Graham (BGEA) para conduzir seu ministério mundial que teve sede em Minneapolis no estado de Minnesota até 2003, quando quando se transferiu Charlotte, na Carolina Norte - sua terra natal.

Escreveu 25 livros muitos dos quais "Top Sellers". Seu Livro de memórias, "Do jeito que eu sou" publicado em 1997, conseguiu o prêmio da "tríplice coroa" ao aparecer simultaneamente em três listas de livros mais vendidos por uma semana. Nele o Pr. Graham faz reflexões sobre sua vida incluindo os mais de 60 anos de ministério ao redor do mundo. De um começo humilde como filho de produtor de leite da Carolina Norte, ele compartilha como sua inabalável fé em Cristo formou e talhou seu ministério.

O conselho do Pr. Graham foi requisitado por presidentes; seus apelos tanto nas areas seculares como religiosas é evidenciado pela larga variedade de grupos que o honraram, inclusive pelos numerosos títulos de doutor "Honoris Causa" de muitas instituições dos Estados Unidos e do exterior. Os reconhecimentos incluem Prêmio da Fundação Presidencial Ronald Reagan para a Liberdade(2000) para contribuições à causa da liberdade; a Medalha de Ouro Congressional (1996); o Prêmio da Fundação Templeton para o Progresso da Religião (1982); o Prêmio de Grande Irmão pelo seu trabalho em nome da prosperidade das crianças (1966). Em 1964 ele recebeu o Prêmio de "Locutor do Ano" foi citado pelo Instituto George Washington Carver Memorial pelas suas contribuições ao relacionamento inter-racial.

Também foi reconhecido pela Liga de anti-difamação B'nai B'rith em 1969 e pela Conferência Nacional de Cristãos e Judeus em 1971 pelos seus esforços em criar uma melhor compreensão entre todas as crenças. Em Dezembro de 2001 o Pr. Graham foi presenteado com a fidalguia honorária, de Comandante Honorário dos Cavaleiros da Ordem do Império Britânico (KBE) pela sua contribuição internacional para a vida cívica e religiosa por mais de 60 anos. Além de muitas outras honrarias.


Billy Graham é regularmente citado pelas Organizações Gallup com um dos 10 homens mais admirados do mundo, descrito com uma figura dominante com uma presença sem paralelo por 48 vezes, sendo 41 delas consecutivas.

Ele e sua esposa Ruth têm cinco filhos - três mulheres: Virginia, Anne Morrow e Ruth Bell; dois homens: William Franklin, III e Nelson Edman; 19 netos e muitos bisnetos. Atualmente mora nas montanhas do oeste da Carolina do Norte, USA.

Testemunhos

George W Bush - "Há somente uma razão por que estou aqui no Gabinete Oval, e não em um bar. Encontrei a fé, encontrei a Deus. Estou aqui pelo poder da oração" Bush disse publicamente que deixou de consumir álcool sem a ajuda dos Alcoólicos Anônimos , nem de nenhum programa contra o uso indevido de substâncias proibidas, e afirmou que deixou o hábito para sempre, com a ajuda de meios espirituais, como o estudo da Bíblia e aconselhamento com o evangelista Billy Graham." DrJustin A. Frank - "Bush no Divã".
Conta-se que Marilyn Moroe foi visitada por Billy Graham durante a apresentação de um show. Ele, um pregador do evangelho na época havia sido mandado pelo Espírito Santo àquele lugar para pregar à Marilyn. Ela, porém, depois de ouvir a mensagem do evangelho disse: "Não preciso do seu Jesus." Uma semana depois foi encontrada morta em seu apartamento.
Nota do tradutor: Sei que deve haver traduções melhores que esta na web, mas fiz este trabalho pessoalmente pensando na minha e sua edificação e inspiração. Fonte: http://www.billygraham.org/


João Cruzué - SP - 18.05.2007.

domingo, março 04, 2018

Dia Internacional da Mulher 2018

.
08 de MARÇO de 2018

Este é o dia que fez o SENHOR; alegremo-nos e regozijemo-nos  nele. Foi o SENHOR que fez isto, e é coisa maravilhosa aos nossos olhos.  Salmo 118-24 e 23.

Homenagem ao Dia da Mulher
João Cruzué
.
O mundo muda devagar, mas ele muda. O reconhecimento dos mesmos direitos para gêneros diferentes tem evoluído mais nos últimos 90 anos que em qualquer outra época. Principalmente no meio da sociedade cristã, que veio do judaísmo. Mesmo assim, a cultura preconceituosa latente da pouca valorização da mulher dentro dessa sociedade, ainda tem muito a melhorar.

De um ano para cá, o combate ao assédio sexual é uma realidade que tem exposto muitos hipócritas. Diretores de cinema, treinadores de ginásticas, políticos.  O que ainda não tenho visto mudanças é na cultura do funk. Falo daquelas letras podres, colocadas em ritmos que simulam um coito. Ali, a mulher é tratada como fêmea do cão. Por fim, é vilipendiada em alguns "bailes" com um lugar chamado "taboa do sexo". Não tenho visto nenhum artista "global" descendo a língua nisso. Precisa mudar. Isto não é humano, está faltando Jesus Cristo.

No Brasil, já não é mais estranho que a mulher seja Prefeita, Governadora, Juíza, Ministra ou Presidente. Por outro lado, se formos utilizar dados estatísticos, para tabular de que sexo é a maioria dos bebês que são abortados e abandonados pelas próprias mães, você e eu já sabemos a resposta: é do sexo feminino. É o que chamo de cultura preconceituosa latente. 

Na Índia, existem programas  de políticas públicas do governo com o objetivo de estimular a mulher a continuar os estudos depois do casamento. Analisando de perto o problema, entendi que a preocupação é mais econômica do que de valorização. A economia indiana perde trilhões de rúpias, todo ano, pela falta de graduação das mulheres. Com menos estudos, elas ficam com menor potencial de produção e de consumo - um tropeço paquidérmico em um mundo cada vez mais globalizado.

Na Arábia Saudita, o berço do Islã onde fica a cidade sagrada de  Meca, na casa de Mohamad - o  Profeta de Alah, a mulher é tão inferior ao homem que ainda não tem o direito de dirigir um automóvel nas ruas.  Coisa mais comum que acontece, por exemplo, na Cidade de São Paulo.

Por que a Inglaterra e os Estados Unidos prosperaram tanto nos últimos 400 anos? Por que será que o Cristianismo cresceu mais que todas as religiões no mundo? Minha resposta ainda não tem base científica, pois não tive tempo para pesquisar. No entanto, minha intuição diz que isso foi devido a aceitação crescente da mulher como ser inteligente e do seu papel na sociedade como ser mais sensível, solidário, responsável e comunicativo. Isto teve, sim,  grande influência social, política e econômica.

Agora vamos falar de liderança eclesiástica feminina na Igreja evangélica brasileira. Tomamos por exemplo a Igreja Assembleia de Deus - a minha casa. Durante 16 anos frequentei as reuniões de obreiros desta Igreja em São Paulo. período que foi de 1988 a 2004. Tanto no ministério de Madureira quanto na "Missão". Naquela época, era apenas um "clube do Bolinha" onde nenhuma mulher punha os pés - nem a esposa do Pastor. De sete anos para cá mudou. Melhorou. Tornou-se  rotina a presença de oficiais e suas esposas. Naturalmente, seguindo o costume do que já acontece lá fora, há décadas. 

Será que a Igreja Evangélica atual esta errando ao outorgar ministério as mulheres? Literalmente, sim. Mas biblicamente, não. Deus colocou um sacerdócio provisório nas mãos da tribo de Levi. Mas o sacerdócio definitivo mudou para a tribo de Judá, por promessa e pelo advento do Messias. Creio que quanto ao ministério feminino, quem decide sobre está questão é o Espírito Santo. No tempo de Jesus e do apóstolo Paulo havia servidão e escravidão. Ele não polemizou sobre essas práticas, mas com o tempo elas foram reprovadas, repudiadas e banidas do meio cristão. Mas, quanto às mulheres, Jesus as considerava publicamente, coisa admirável naqueles dias.

O livro de Hebreus trouxe uma mensagem revolucionária demais para os dias em que foi escrito. Registra  os conceitos de uma mudança radical do Velho para o Novo Testamento. Mostra  que expiação dos pecados feita pelo sangue de bodes e cordeiros tinha passado e caducado. O sangue do Cristo inocente, derramado na cruz do Calvário, dali por diante alcançava o status de sacrifício perfeito, definitivo e eterno. A aceitação desta mudança não foi coisa de dias nem de anos: até hoje, há judeus que não aceitam Jesus como o Messias profetizado. 

Lembro-me  também  quanto foi traumática a experiência de Paulo.  Ele só conseguiu enxergar o Cristo que estava combatendo depois do momento que ficara cego.

Jesus tinha uma cultura particular para tratar com as mulheres. Nas muitas vezes que o vemos na Bíblia dialogando, seja com a mulher samaritana, a viúva de Nain, a mulher do fluxo de sangue, a mulher encurvada, a mulher adúltera, a ex-prostituta  que lhe enxugou os pés na casa do fariseu Simão, Maria Madalena, Marta e Maria irmãs de Lázaro, a mulher siro-fenícia OU o destino de sua mãe aos cuidados do evangelista João. Isto dispensa comentários e mostra que Jesus era muito diferente da cultura machista daquela época.

A crescente aceitação e valorização da mulher no mundo cristão ao longo dos séculos vem, ou pelo menos deveria vir, da forma com que Cristo olhava para as mulheres. Ele as olhava como seres humanos iguais e não inferiores aos homens. É isto que penso.

Quanto à questão do aborto. Vejo, principalmente, os líderes políticos de influência ateu-marxista tomarem a iniciativa de propor e lutar por leis que descriminalizam o aborto e defendem o casamento gay em nome da modernidade. Pessoalmente, do ponto de vista cristão, acho que estas medidas de suposta proteção feminina escondem um grande sofisma. Na verdade isto  é prejudicial às próprias mulheres.  Explico: Se o aborto se tornar legal no Brasil, ele também vai aumentar a banalização da vida. Nos países onde isso é permitido (Japão, por exemplo) nos pré-natais alguns médicos induzem descaradamente as pacientes pobres e fragilizadas a abortarem.  E nesta decisão a pressão é maior se o feto for do sexo feminino.  Quem defende isso?  A esquerda brasileira, com o velho bordão: "A mulher é dona do próprio corpo".Se o feto é de uma menina, o que o aborto faz com o corpo dela? 


A violência contra a mulher está longe de ser resolvida no Brasil. A prostituição infantil aumenta insidiosamente. As delegacias da mulher, espalhadas pelo país, ainda não são institutos fortes. Os estupros praticados por pais, padrastos, avôs e, pasmem: bisavôs, ainda continuam escondidos (e tolerados) debaixo do tapete. E estas coisas acontecem muito porque falta uma consciência verdadeiramente cristã dentro dos lares. É preciso de uma mudança endógena, de dentro da fora. A igreja cristã deve bater mito forte na bigorna dos VALORES cristãos. É contra uma cultura milenar de desvalorização feminina que é preciso lutar.

A mulher cresce e potencializa-se econômica, social, sentimental e profissionalmente quando a família abre a porta para o Cristo que bate.

Que venham dias melhores. Eu estou orando e torcendo por isso.

Salve  08 de Março de 2018,  Dia Internacional da  Mulher!


.









Não há causa perdida para Deus

.
Clama a mim, e responder-te-ei.
João Cruzué

Quero escrever esta mensagem para você. Sei que vai digitar alguma coisa na Internet procurando por algo, por uma palavra de Deus, para que fale ao seu coração. Agora são meia-noite de 14 minutos. Eu preciso dormir, mas sinto-me compelido a escrever este pequeno texto, sob o que imagino ser o propósito de Deus.

E Jonas tomou o navio e fugiu para Társis, em clara desobediência ao mandado de Deus que disse assim: Levanta e vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela com aquela pregação que eu te disse. E a razão de Jonas ter desobedecido é que ele desejava do fundo de seu coração, que os ninivitas fossem destruídos. Um povo mau e carniceiro, com um exército destruidor.

E Jonas tinha razão.

Depois de ter passado pelo ventre do grande peixe, voltou à praia para ouvir de novo a mesma ordem do Senhor: Levanta e vai à grande cidade de Ninive e clama contra ela com aquela pregação que eu te disse.

E mesmo a contragosto o profeta cruzou a cidade caminhando por três dias. Caminhava e clamava a todos pulmões que em poucos dias Nínive seria subvertida. Ele queria que a cidade fosse destruída. Tinha interesse nisso, por causa do "dente-por-dente-e-olho-por-olho".

Mas mesmo com o coração distante da mensagem, houve uma conversão do Rei ao animal. E eles jejuaram e buscaram arrependimento. E o que Jonas não queria, aconteceu: A cidade se arrependeu e o juízo de Deus não se abateu sobre a cidade naquele tempo.

Quando a vontade de Deus está em uma causa, não importa quem pregue nem o que fale. É Deus que está agindo. E se Deus teve misericórdia nos habitantes daquela cidade e lhes mudou o coração por uma palavra, isto significa que sua causa ainda não está perdida, e sua filha, ou seu filho, ou seu esposo, ou sua esposa, ou mãe, ou pai, ou quem quer seja não está definitivamente perdido nos caminhos por onde tem andado.

Deus é o Deus da Misericórdia. Aquele que é ruim, que não presta, que não tem qualquer possibilidade de mudança, ainda que esteja morto, para  Deus isto não é causa perdida.

O Senhor Jesus é o filho do Deus Único. Jesus o melhor advogado. Ponha a causa de seu filho, ou de sua filha, ou quem for nas mãos do Senhor. Clame, insista, jejue,  peça para o Senhor se lembrar de você, na sua oração e de agir em seu favor.

Se ele teve misericórdia do povo de Nínive e teve perdão para eles, também Ele diz para você levantar a  cabeça e continuar orando,  e clamando e esperando, porque há vitória de Deus no caminho da sua oração. Agora, se Ele tiver um propósito para sua vida e você estiver fugindo, enquanto não se colocar no lugar que o SENHOR quer, você pode passar por um problema parecido com o  deo profeta Jonas. É melhor obedecer a voz de Deus.

Jeremias 33:3

Amém.





Conversa franca sobre o namoro cristão

.
Namoro
Pastor Armando Vanelli

Como pastor, durante 35 anos nunca disse que o namoro é algo bom, antes, um mal necessário. Até porque não se pode pensar num relacionamento entre dois adolescentes ou jovens sem que haja um cortejar ou galantear, e a partir destes atos é que nasce uma inspiração amorosa. Seria muito bom que os jovens fizessem  seus planos de relacionamento se utilizando  dos princípios da Palavra de Deus, para o passo único e mais acertado da vida a dois - o casamento.

Nos meus muitos anos de pastoreado, percebi que a maioria que conduziu o relacionamento pelas suas vontades pessoais, experimentaram marcas e traumas, a exemplo de uma jovem que me ligou em desespero. Penso que posso sugerir algumas recomendações para um namoro em linha com os padrões divinos.

A primeira conscientização a ser tomada é que um namoro nunca deve ser em caráter experimental. Ao perceber que é tempo e hora de iniciar um relacionamento, é preciso ter convicção de que namoro é algo sério e, portanto, precisa ser iniciado com uma pessoa que também seja séria. Daí,  já se subentende existir duas coisas que não se combinam: “namoro e brincadeira”. 

Despertados pelas descobertas de transformação do corpo, e seduzidos por tão apelativos chamados da mídia, o adolescente que mal largou os brinquedos e brincadeiras, pensam que o que vem pela frente agora - carícias, afagos sensuais, beijos prolongados, tudo isto seja o tão esperado namoro. Esta aproximação tão precoce acaba desembocando em experiências com marcas psicológicas que afetarão a personalidade por toda uma vida, das quais podemos citar a perda da virgindade e a gravidez indesejada. Resta a cada interessado no namoro, buscar em oração que o início de um relacionamento seja apenas o primeiro passo de um caminho que vá culminar em um feliz e perene casamento.

A partir de descoberto o amadurecimento, para o início do relacionamento, com a devida permissão dos pais, este precisa obedecer a regras e limites. 

É hora de romper com os padrões ditados pelas aberrações da mídia que prega o "ficar" como algo bom, porque não implica comprometimento dos envolvidos. A divulgação de estimulação ao sexo está desenfreada, ontem mesmo, no meu celular, recebi uma "proposta" de despertamento de maiores prazeres nas relações através de um livro divulgado, e ainda com pagamento de taxa de 0,31 centavos mais impostos.

Que absurdo! Uma publicidade destas nas mãos de um jovem casal em namoro, sem regras e disciplinas. Esta banalização daquilo que é santo, que foi instituído por Deus, visa denegrir os conceitos primordiais da família e com isto acabam por passar informações distorcidas, como a mais clássica usada hoje: "ser virgem é coisa antiquada". 

O namoro para ser correto, precisa ter cores cristãs, marcas e padrões de Deus.  Se o namoro tiver o timbre cristão, isto é, normas e princípios ditados por Deus, e estes estão por toda a Bíblia, o casal terá mais facilidade de aprender a dizer não ao impulso sexual. E hoje é preciso mesmo ter normas já que a depravação tomou conta dos meios de comunicação.  

Em linhas gerais, cristãos não comprometidos totalmente com a Palavra já não importam se seus filhos praticam o sexo antes do casamento. Há um corrente de pensamento livre (ou libertino) que promulgam que a ideia que compromissados para casar já podem praticar o sexo, mesmo antes de assumirem o consórcio nupcial. Deus, no entanto, em Sua palavra nunca abriu esta concessão. 

A Palavra nos ensina que o sexo foi instituído por Deus como benção a ser desfrutado entre um homem e uma mulher que se amam e que assumem um compromisso permanente. Em suma, o sexo é benção dentro do casamento, fora dele é impureza.  

Se num relacionamento este princípio for levado como fator primário, a dignidade e o respeito pela pessoa amada passam  para um plano de grande fundamento no compromisso: respeito e dignidade. O que quer dizer isto? Um não pode intencionar igualdade de procedimentos ou gostos semelhantes. Quando há falta de respeito fica patenteada a ausência do amor real.

Respeito e dignidade formam pontes para a fidelidade. Se no namoro a fidelidade é algo pratico, este procedimento será bem patente no casamento. Apelidos como “galinhão” ou “vassourinha” são dados a quem tem mais de uma parceira ou parceiro no namoro, no entanto isto é o padrão carnal, logo, é de suma importância fazer prevalecer a vontade de Deus. A quem se ama, fidelidade à toda prova.

E por fim, deixei a parte mais difícil  justamente para fechamento da postagem. Em  início de um relacionamento procure alguém que tema a Deus. Se não houver a mesma crença, que não acredite em Jesus como único e suficiente salvador, tem algo errado. A esta situação a Bíblia dá o nome de “jugo desigual”. Isto está narrado em II Coríntios 6:14-18. Vi também nestes anos de ministério gente que foi “legal”, “bacana” e de “acordo com tudo” no namoro, mas depois do casamento, deixou a igreja, não permitiu mais a esposa de ir à igreja, e o pior, vem gerando confusão na cabeça dos filhos no tocante a fé.

É preciso que a pessoa a ser escolhida para uma vida a dois tenha profunda confissão da fé para que ambos não olhem mais um ao outro, mas o alvo dos olhares agora seja voltado para Jesus. (Hebreus 12.2).

Isto me faz lembrar uma história engraçada contada pelo Reverendo Dario Sallas, professor de Retórica Sagrada na Faculdade de Teologia do Chile. Certa vez entrou no gabinete do Pr. Dario uma jovenzinha dizendo: “Pastor, eu gosto de mais da Igreja, estou aqui desde o começo, mas ainda não consegui arrumar alguém para me casar dentro da igreja, e recentemente conheci um moço muito lindo, com lindo narizinho, olhos azuis, corpo atlético e quero lhe confessar que não estou buscando apenas o espiritual, preciso de algo para os olhos”. O pastor perguntou: Tereza, ele tem Jesus Cristo? Não pastor, não tem não. Então ele não tem nada, Tereza! Mas pastor, ele tem carro, casa e é lindo, já lhe disse, estou em busca de algo para os olhos. 

Mesmo com a discordância do pastor, Tereza começou a namorar o jovem, e não muito depois veio a casar se com ele. Alguns meses depois, numa sessão de aconselhamento apareceu Tereza com os olhos todo roxo e dizendo: “pastor, veja o que fez  meu marido...”, e o pastor sem demora arrematou: “olha Tereza, você queria tanto algo para os olhos, e agora já tem!”

Não busque nada para os olhos, busque quem tenha os mesmos princípios de crença e fé, não se prenda a “um jugo desigual”, porque namoro não é brincadeira, é o primeiro passo para uma “união eterna”.






.

Flores do jardim de Israel

.
Por Viviane Zigelman

A nosso convite, Viviane escreveu um post sobre cultura de Israel, com fotografias das flores de Israel. Ela mora em Israel, é comerciante de cosméticos Made in Israel e edita o blog Israel Compras.


.
כלנית - Calanit (hebraico) ou Anemone Coronária
Mais uma belíssima flor que temos aqui em Israel naturalmente, no inverno. Campos e mais campos avermelhados com o verde, formam lindas paisagem e nós aproveitamos para passear e curtir toda essa perfeição Divina. 

Linda flor que aparece no inverno pelos campos verdes de Israel, naturalmente. Há diversas cores e também conseguimos comprar em lojas de flores ou plantas no inverno, que é quando tem flores... Em outras estações, ficam somente as folhas.


Rakefet (em hebraico) ou Cyclamen



A flor שקד (shaked),  Prunus dulcis

A flor שקד (shaked), é a Prunus dulcis, é a flor da amendoeira. Para ver Israel todo florido com essa beleza Divina, é preciso estar aqui no fim de janeiro, inverno, quando as amendoeiras começam a florir e enfeitar a paisagem como numa pintura. Quem vem pra Israel nessa época, fiquem atentos com suas câmeras ligadas, vale a parada e a foto! 

  1. Azaleia
 No inverno e na primavera, Israel é rico de flores... muitas e de muitos tipos... são muitos israelenses passeando pelos campos floridos nessa época, nos finais de semana, porém, no verão somente as flores mais resistentes ao calor dão o ar da graça, como por exemplo, Hibiscus,  BougainvilleaEspirradeira, etc... Devido a essa falta de cores em nossas paisagens, em cada cidade, vila ou o que quer que seja, é comum vermos azaleias aos montes, em rotatórias, margaridinhas, entre muitas outras espécies de flores... as prefeituras dos municípios se encarregam de florescer Israel manualmente para que não ficamos com a paisagem da seca.


Add captionה - Shkedyah ou Amendoeira
Imaginem campos e mais campos de plantações de Shkedim (amêndoas), no inverno todas floridas... Um paraíso na Terra! Aqui se come muita amêndoa, e para bebês tem até um tipo de creme de amêndoas de passar em biscoitos ou no pão... Tem o leite de amêndoas para crianças alérgicas à lactose, muito saudável. Quando tem jogo, é comum ver os israelenses comendo amêndoas cruas ou torradas, com sal ou natural... também gostam de comer girassol, o que pra mim é difícil, já que lembro meu papagaio comendo isto

Há muitas lojas especializadas na vendas dessas sementes entre outras, castanha do pará, macadâmia, nozes, castanha de caju, etc., e frutas cristalizadas, como por exemplo, papaya, abacaxi, coco, kiwi, morango, tamarindo, banana, maçã, etc.